Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1731Q919371 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

As vias de administração de medicamentos são fundamentais para garantir que os fármacos atinjam o local desejado no organismo de forma eficaz e segura.
Sobre os meios de administração de medicamentos, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1732Q1056331 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Para a realização de uma RCP de qualidade em um adulto, considerando as Diretrizes de 2010 da American Heart Association devem ser realizadas compressões torácicas a uma frequência adequada de compressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1733Q1002832 | Legislação Federal, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

A Norma Operacional de Controle Disciplinar dispõe sobre o procedimento apuratório para aplicação da penalidade disciplinar, no âmbito da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH. De acordo com o mencionado diploma normativo, assinale a alternativa que apresenta a correta definição de comissão apuradora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1734Q1002834 | Legislação Federal, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a ordem das fases das contratações que são tratadas no Regulamento de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1735Q1079125 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2024

Com relação ao Microsoft Excel para Microsoft 365, analise as alternativas e assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1736Q894294 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

A Portaria nº 2.436 de 2018 aprova a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e estabelece as diretrizes para a organização da Atenção Básica (AB) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com disposta nesta Portaria, assinale como Verdadeiro ou Falso as afirmativas abaixo:


( ) População adscrita é a população que está fora da região de atuação da Unidade Básica de Saúde.

( ) Regiões de saúde são consideradas como um recorte espacial estratégico para fins de planejamento, organização e gestão de redes de ações e serviços de saúde em determinada localidade.

( ) A Atenção Básica não deverá ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde.

( ) O Cuidado Centrado na Pessoa aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxilie as pessoas a desenvolverem os conhecimentos, aptidões, competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e seu cuidado de saúde de forma mais efetiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1737Q892506 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Por que a anotação de enfermagem é considerada uma responsabilidade legal dos profissionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1738Q892512 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Quem coordena a Política Nacional de Humanização (PNH):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1739Q991333 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Alguns procedimentos precisam ser adotados antes da coleta de sangue. Dos procedimentos listados abaixo, está INCORRETA a orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1740Q893542 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Sobre as Políticas Nacionais de Saúde do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas.


I. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.


II. A Atenção Primária à Saúde deve se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.


III. Estratégia da Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, sendo uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.


IV. As equipes de Saúde da Família (eSF) devem ser responsáveis por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1741Q999272 | Matemática, Álgebra Linear, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Uma matriz 2x2 possui elementos na diagonal principal iguais a 1 e elementos fora da diagonal principal iguais a 0. Assinale a alternativa que apresenta a matriz inversa dessa matriz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1742Q1064821 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.


TEXTO 3


O que mais você quer?

Por Martha Medeiros


Era uma festa familiar, dessas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia: “Olha pra essa menina. Sempre com esta cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?”

Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais. Fulana é linda, jovem e tem um corpaço, o que mais ela quer? Sicrana ganha rios de dinheiro, é valorizada no trabalho e vive viajando, o que é que lhe falta?

Imaginei a garota acusando o golpe e confessando: sim, quero mais. Quero não ter nenhuma condescendência com o tédio, não ser forçada a aceitá-lo na minha rotina como um inquilino inevitável. Acada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.

Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a ideia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.

Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estreia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.

Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências de ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa do mundo, a melhor qualquer coisa. Gostaria de me reconciliar com meus defeitos e fraquezas, arejar minha biografia, deixar que vazem algumas ideias minhas que não são muito abençoáveis.

Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão errado e também sobre as que dão certo. Me permitir ser um pouco insignificante.

E, na minha insignificância, poder acordar um dia mais tarde sem dar explicação, conversar com estranhos, me divertir fazendo coisas que nunca imaginei, deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir. O que eu quero mais? Me escutar e obedecer ao meu lado mais transgressor, menos comportadinho, menos refém de reuniões familiares, marido, filhos, bolos de aniversário e despertadores na segunda-feira de manhã. E também quero mais tempo livre. E mais abraços.

Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.

Fonte: MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008 Adaptado.
Sobre os elementos da narrativa presentes no texto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1743Q956281 | Português, Significação Contextual de Palavras, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.
O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.


Pesquisadores da USP encontram microplásticos nos cérebros de oito pessoas


De tão pequenas, é impossível vê-las a olho nu. Mas elas existem e estão em todos os lugares. No mexilhão comprado direto do pescador, nas frutas e nos legumes da feira ou nos alimentos industrializados do mercado. Também já foram encontradas na cerveja, no chá, no leite, na água (em especial a engarrafada) e ainda no solo e no ar.

Em formato de esfera, fios ou fragmentos de filmes ou espuma, as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes do que nunca no planeta. Com a vida imersa em plásticos, era esperado que, em algum momento, diminutos fragmentos do material fossem encontrados até mesmo no mais protegido dos órgãos humanos, o cérebro. Agora foram.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a patologista Thais Mauad, o engenheiro ambiental Luís Fernando Amato Lourenço e a bióloga Regiani Carvalho de Oliveira identificaram partículas de microplástico no cérebro de oito pessoas que viveram ao menos cinco anos na cidade de São Paulo. Após a morte, elas foram submetidas a autopsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, onde os pesquisadores coletaram amostras de uma estrutura chamada bulbo olfatório.

Localizado no interior do crânio logo acima do nariz, os bulbos olfatórios - há dois, um em cada hemisfério cerebral - são a primeira parte do sistema nervoso central a que chegam as informações sobre os cheiros. Eles estão em contato com neurônios que detectam moléculas de odor no fundo do nariz e funcionam como uma potencial via de entrada dessas e de outras partículas, além de microrganismos, no cérebro.

Os pesquisadores precisaram resgatar equipamentos que não eram usados havia mais de 40 anos, como seringas de vidro, para lidar com esse material biológico. Também tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza dos utensílios - com lavagens com água filtrada três vezes e o uso de acetona -, além de substituir o plástico por papel alumínio ou vidro para cobrir ou fechar os recipientes. Nos dias de manipulação do material, só se podia usar roupas de algodão.

Eles congelaram as amostras do bulbo olfatório e as fatiaram em lâminas com 10 micrômetros (µm) - cada micrômetro corresponde ao milímetro dividido em mil partes iguais. Uma parte do material foi digerida por enzimas para que fosse possível detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas das amostras. Depois de preparado, o material foi levado para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Lá fica o Sirius, uma das mais brilhantes fontes de radiação síncrotron em atividade no mundo.

Ele produz um tipo especial de luz altamente energética que alimenta 10 estações de trabalho. Com o auxílio do físico Raul de Oliveira Freitas e da química Ohanna Menezes, ambos do CNPEM, a equipe da USP usou uma dessas estações - a Imbuia - ao longo de uma semana para iluminar as amostras com um feixe de radiação infravermelha e caracterizar a composição de partículas de plástico encontradas nelas.

Ao comparar a quantidade de micro e nanoplásticos (MNP) nos três órgãos, os pesquisadores observaram que ela era até 20 vezes mais elevada no cérebro do que no fígado, onde foi encontrada a menor concentração. Também notaram que a quantidade de micro e nanoplásticos mais do que dobrou de um período para outro. Nas amostras de 2024, havia, em média, 8.861 microgramas (µg) de micro e nanoplásticos por grama (g) de tecido cerebral. Oito anos antes, a concentração média era de 3.057 µg/g.

No fígado, ela era 145 µg/g em 2016 e subiu para 465 µg/g em 2024. Nos rins, a quantidade foi intermediária (cerca de 600 µg/g) nos dois períodos. Em todos os casos, o material detectado em maior abundância foi o polietileno. Também derivado do petróleo, esse polímero plástico foi sintetizado casualmente em 1898 pelo químico alemão Hans von Pechmann (1850-1902) e hoje é o plástico mais produzido no mundo (34% do total), usado em sacolas, garrafas, copos e filmes plásticos.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-encontram-microplasticos-no-cerebro-de-oito-pessoas/ (adaptado).
Os sinônimos são palavras que possuem significados semelhantes, podendo ser usados em diferentes contextos para enriquecer o vocabulário. Nesse sentido, analise as assertivas sobre possíveis sinônimos de palavras do texto:

I. Um sinônimo adequado para "abundantes", no contexto do texto (as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes), é "escassas".
II. "situadas" pode ser substituída por "localizadas" sem alterar o sentido da frase "detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas".
III. "rigoroso", em "tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza", tem como sinônimo "meticuloso", ambos indicando precisão e cuidado.

Sobre as assertivas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1744Q883836 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Durante o período de amamentação, a orientação sobre a frequência das mamadas é essencial para garantir o bom desenvolvimento do bebê e a manutenção da produção de leite materno. O técnico de enfermagem deve informar às mães que a frequência ideal de mamadas nas primeiras semanas de vida do bebê é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1745Q956031 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com o disposto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, se, durante o plantão, um técnico de enfermagem deixa de realizar a troca de curativo prescrito para um paciente, expondo-o ao risco de infecção na lesão, está cometendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1747Q1021571 | Legislação Federal, Lei 12 550 de 2011 Decreto 7 661 de 2011, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com a Lei nº 12.550/2011, assinale a alternativa que apresente incorretamente uma das competências da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1748Q920196 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

A Resolução Cofen nº 564, de 6 de dezembro de 2017, aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. De acordo com a resolução citada, em relação às infrações e penalidades, são consideradas circunstâncias atenuantes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1749Q884617 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

A Atenção à Saúde da Família (ASF) é uma estratégia de organização dos serviços de saúde que visa à reorientação do modelo assistencial, com ênfase na promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento de enfermidades, considerando o contexto familiar e comunitário. São fatores que compõem a ASF, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1750Q884618 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

A asma é uma condição crônica das vias respiratórias caracterizada pela inflamação e pelo estreitamento das vias aéreas. São sinais e sintomas dessa patologia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.