Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1781Q1073446 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Miguel, 67 anos, apresenta insuficiência cardíaca congestiva. Durante o plantão, o técnico de enfermagem percebe que Miguel está com edema nos membros inferiores e relata dificuldade respiratória ao deitar-se. Quais medidas devem ser adotadas para o alívio dos sintomas de Miguel?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1782Q1073447 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Rafael, 50 anos, foi admitido no pronto-socorro após parada cardiorrespiratória (PCR). A equipe inicia as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). O técnico de enfermagem é responsável pela ventilação com bolsavalva-máscara. Qual é a frequência correta de ventilação durante a RCP com bolsa-valva-máscara em um paciente adulto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1783Q995634 | Português, Análise sintática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional.

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Analise a função sintática dos termos da oração: “ela / fica / temerosa” e assinale a alternativa correta em relação à classificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1784Q1056315 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Sobre a aspiração de vias aéreas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1785Q995643 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes na prevenção e controle das infecções. Sobre a higienização das mãos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1786Q1020734 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

Na sala de espera, enquanto aguardava ser chamada para consulta, P.J., 58 anos, sexo feminino, hipertensa, diabética, obesa, apresentou um “desmaio”. Ao chegar no local, o técnico de enfermagem (TE) constatou que P.J. apresentava parada cardiorrespiratória. Frente a essa situação, o TE deve, entre outros cuidados,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1787Q1056323 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O leite amarelado e grosso que a mulher produz nos primeiros dias após o nascimento do bebê, rico em anticorpos, e que desempenha um papel fundamental na imunidade e no desenvolvimento saudável do bebê é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1788Q1020739 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

Em consonância com o preconizado pelo Ministério da Saúde, o acolhimento com classificação de risco foi implantado na unidade de urgência do hospital. De acordo com a escala diária de atividades, o técnico de enfermagem irá atuar na assistência de enfermagem aos pacientes classificados/identificados com a cor amarela, compreendendo aqueles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1789Q1020742 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

A Rede Municipal de Saúde de Uberlândia realiza um trabalho especial para cuidar da saúde das mulheres no município. No que diz respeito à prevenção do câncer de colo uterino disponibiliza o exame citopatológico com o propósito de fazer o diagnóstico precoce e, com isso, garantir melhor resultado nos tratamentos. Ao orientar as mulheres quanto ao preparo necessário para a realização desse exame, o técnico de enfermagem deve esclarecer que, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1790Q1002823 | Português, Substantivos, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Texto associado.
Texto

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...]

Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]
Em “Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto” (4º§), o substantivo destacado possui o seguinte significado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1791Q919372 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

A admissão, alta e óbito são momentos chave no ciclo de atendimento de um paciente em instituições de saúde. Cada um desses eventos exige cuidados específicos e acompanhamento rigoroso para garantir a segurança e o bem-estar do paciente.
Nos eventos da admissão, alta e óbito, são adotados os procedimentos:

I. Se referindo ao momento em que um paciente é recebido e registrado em um hospital ou unidade de saúde. A admissão, é um processo que ocorre quando o paciente precisa de cuidados médicos, seja de forma planejada ou de emergência.

II. Durante a alta, são realizados exames iniciais, coleta de histórico médico, definição de diagnóstico preliminar e plano de tratamento.

III. A alta é o processo de liberação do paciente após a conclusão do tratamento ou quando ele já está estável e não precisa mais de internação. A alta pode ser médica ou administrativa.

IV. O óbito é o evento de falecimento de um paciente. Quando ocorre, a equipe médica realiza os procedimentos necessários para certificar-se do falecimento, que pode envolver a verificação de sinais vitais e o preenchimento de documentos legais relacionados à causa da morte.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1792Q1002832 | Legislação Federal, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

A Norma Operacional de Controle Disciplinar dispõe sobre o procedimento apuratório para aplicação da penalidade disciplinar, no âmbito da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH. De acordo com o mencionado diploma normativo, assinale a alternativa que apresenta a correta definição de comissão apuradora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1793Q1002834 | Legislação Federal, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a ordem das fases das contratações que são tratadas no Regulamento de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1794Q1002835 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem. Considerando esta afirmativa, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1795Q894294 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

A Portaria nº 2.436 de 2018 aprova a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e estabelece as diretrizes para a organização da Atenção Básica (AB) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com disposta nesta Portaria, assinale como Verdadeiro ou Falso as afirmativas abaixo:


( ) População adscrita é a população que está fora da região de atuação da Unidade Básica de Saúde.

( ) Regiões de saúde são consideradas como um recorte espacial estratégico para fins de planejamento, organização e gestão de redes de ações e serviços de saúde em determinada localidade.

( ) A Atenção Básica não deverá ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde.

( ) O Cuidado Centrado na Pessoa aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxilie as pessoas a desenvolverem os conhecimentos, aptidões, competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e seu cuidado de saúde de forma mais efetiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1796Q893539 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A escala de Cincinnati é um instrumento de avaliação pré-hospitalar que avalia casos suspeitos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1797Q893541 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

De acordo com a Estratégia Saúde da Família, a equipe multiprofissional de Saúde da Família (eSF) deve ser composta essencialmente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1798Q893294 | Enfermagem, Lei do SUS, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Universalização, equidade e integralidade são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1799Q999279 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A respeito da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, que, entre outros, institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para efeito desta Portaria, considera-se acolhimento a escuta ética e adequada das necessidades de saúde do usuário no momento de procura ao serviço de saúde e na prestação de cuidados com a finalidade de atender à demanda com resolutividade e responsabilidade.
( ) Para efeito desta Portaria, considera-se gestão a administração de uma unidade ou órgão de saúde, tais como ambulatório, hospital, instituto e fundação, que se caracteriza como prestador de serviços do SUS.
( ) Para efeito desta Portaria, considera-se modelo de atenção a forma como é organizado o sistema de saúde a partir da compreensão do processo de saúde e doença, do modo como se organiza a oferta de serviços e suas formas de intervenção por meio dos modelos de práticas profissionais e institucionais estruturadas para o atendimento de necessidades individuais e coletivas, específicas para um determinado contexto histórico e social.
( ) Para efeitos desta Portaria, considera-se prontuário único o documento que normaliza um padrão de atendimento a determinada patologia ou condição clínica, identificando as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1800Q999280 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A respeito da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, que, entre outros, institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.