Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q889289 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

Considerando-se os princípios do desenvolvimento sustentável, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O consumo consciente e a produção responsável são fundamentais para a sustentabilidade econômica e ambiental.
( ) A proteção da biodiversidade é vital para manter o equilíbrio dos ecossistemas e a saúde do planeta.
( ) Promover a industrialização é garantir a segurança alimentar sem comprometer os recursos naturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1822Q891873 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, ALTO, FGV, 2024

Com base no protocolo de Cirurgia Segura, o condutor da lista de verificação deverá confirmar se o paciente possui alguma alergia conhecida.
Essa confirmação deve ocorrer antes da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1823Q978409 | Matemática Financeira, Conceitos fundamentais de Matemática Financeira, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Uma loja de eletrônicos estava vendendo um celular por R$ 2.000,00. No mês seguinte, com a chegada de novos modelos, o preço desse celular teve uma redução de 15%. Passado mais um mês, para limpar o estoque, sobre o novo valor, a loja ofereceu um desconto de 25% para pagamento à vista. Diante desses descontos, qual valor a ser pago por esse celular comprando à vista no último mês?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1824Q978419 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Qual é a conduta do técnico de enfermagem em caso de criança com quadro de desidratação moderada, segundo o plano B da estratégia da OMS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1825Q891898 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A Atenção Básica ou Primária é a porta de entrada preferencial do sistema de saúde no Brasil. Compete a esse nível de atenção a promoção e a prevenção em saúde. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, de acordo com as diretrizes acerca da Atenção Básica, segundo a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB).

Coluna 1
1. Unidade Básica de Saúde.
2. Equipe de Saúde da Família.
3. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica.
4. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha.

Coluna 2
( ) Estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica.
( ) Constituído(a) de equipe multiprofissional complementar às equipes que atuam na Atenção Básica.
( ) Infraestrutura adequada ao quantitativo de população adscrita e suas especificidades.
( ) Desempenha funções em unidades construídas em comunidades cujo acesso se dá por meio fluvial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1826Q891901 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Termo utilizado quando há omissão de cuidado, que pode ser relacionado ao desenvolvimento físico, emocional ou social de uma pessoa, como descuido com a higiene, falta de cuidados necessários com a saúde e abandono. A qual termo o trecho se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1827Q891912 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Dor que se apresenta de maneira superficial, em queimação, choque, amortecimento, com prurido e/ou sensação de agulhada, alfinetada. Ocorre quando há lesão ou doença que acomete o sistema nervoso somatossensitivo como, por exemplo, no diabetes ou no herpes-zóster. Qual é a denominação desse tipo de dor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1828Q891418 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

A ferida representa uma ruptura na continuidade da pele, e, qualquer que seja a etiologia dessa lesão, uma das prioridades é promover o processo de cicatrização por meio da realização de curativo e da escolha correta da cobertura a ser utilizada para favorecer a cicatrização.
Um dos princípios a ser observado na cobertura escolhida é que ela deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1829Q883996 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

Em relação aos tipos de febre, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1830Q883998 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

600 mg/dl, podendo o paciente apresentar sintomas e sinais como confusão, desidratação severa e coma. II. A cetoacidose diabética é classificada quando a glicemia capilar > 100 mg/dL podendo apresentar sintomas como fadiga, náuseas, hálito cetônico. III. A primeira conduta do técnico de enfermagem ao paciente com quadro de hiperglicemia deveráser instalar acesso venoso periférico para uma estabilização hemodinâmica. IV. A avaliação secundária ao paciente deverá ser com ênfase na coleta da história, avaliar glicemia capilar, monitorizar ritmo cardíaco, oximetria de pulso e sinais vitais. V. Na abordagem medicamentosa no quadro de hiperglicemia a primeira medicação de escolha a ser administrada é Tiamina 100 mg IM."> Conforme os Protocolos de Suporte Avançado de Vida do SAMU do Ministério da Saúde, no atendimento pré-hospitalar ao paciente com hiperglicemia, analise as afirmativas e marque a alternativa correta:

I. O estado hiperosmolar hiperglicêmico é classificado quando a glicemia capilar >600 mg/dl, podendo o paciente apresentar sintomas e sinais como confusão, desidratação severa e coma.
II. A cetoacidose diabética é classificada quando a glicemia capilar > 100 mg/dL podendo apresentar sintomas como fadiga, náuseas, hálito cetônico.
III. A primeira conduta do técnico de enfermagem ao paciente com quadro de hiperglicemia deveráser instalar acesso venoso periférico para uma estabilização hemodinâmica.
IV. A avaliação secundária ao paciente deverá ser com ênfase na coleta da história, avaliar glicemia capilar, monitorizar ritmo cardíaco, oximetria de pulso e sinais vitais.
V. Na abordagem medicamentosa no quadro de hiperglicemia a primeira medicação de escolha a ser administrada é Tiamina 100 mg IM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1831Q881192 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A prescrição médica orienta a administração de Solução Glicosada (SG) 10%, porém a farmácia dispõe apenas de frasco de Solução Glicosada (SG) 5% e na unidade existem ampolas de Glicose 50% com 20 ml. Quantos ml de glicose serão necessários para transformar 500 ml de SG 5% em SG10%?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1832Q892712 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

A manifestação clínica de um desequilíbrio no sistema parasito-hospedeiro-ambiente, causado pelo aumento da patogenicidade do parasita em relação aos mecanismos de defesa anti-infecciosa do hospedeiro, ou seja, pela quebra da relação harmoniosa entre as defesas do nosso corpo, o número e a virulência dos germes, propiciando a invasão deles nos órgãos do corpo, é denominada doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1833Q1049641 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Nos termos da Lei nº 8.142/1990, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1834Q995635 | Português, Análise sintática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional.

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

No fragmento: “Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo”, assinale a alternativa correta em função da análise sintática das orações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1835Q890937 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Excreção no contexto da farmacocinética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1836Q1080123 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Paraíba do Sul RJ, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO, 2019

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, deficiência é: “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica”. Assim, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira no que diz respeito a portadores de deficiência.
COLUNA 1 (1) Portadores de dificuldades na condição motora, comprometendo a mobilidade ou outra forma de coordenação motora; (2) Limitação ou perda das funções básicas do olho e do sistema visual; (3) Associação de duas ou mais deficiências, sejam intelectuais, físicas, emocionais, de linguagem etc.; (4) Perda parcial ou total da audição em um ou ambos os ouvidos. Pode ser de nascença ou causada por doenças; (5) Designação que caracteriza problemas que acontecem no cérebro e levam a um baixo rendimento, mas que não afetam outras regiões ou áreas cerebrais.
COLUNA 2 ( ) Deficiência visual; ( ) Deficiência auditiva; ( ) Deficiência Física; ( ) Deficiência mental; ( ) Deficiência Múltipla.
A sequência correta de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1837Q995645 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que contenha o significado correto do termo afebril.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1838Q1081918 | Enfermagem, Exames Laboratoriais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Na fase pré-analítica, a validade do exame laboratorial depende do preparo do paciente e da técnica de coleta. Qual alternativa descreve com precisão o impacto do jejum, do uso do garrote e do repouso prévio na acurácia da amostra sanguínea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1839Q1020735 | Enfermagem, Tuberculose, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

A tuberculose continua sendo uma epidemia em grande parte do mundo, causando a morte de quase um milhão e meio de pessoas a cada ano, principalmente em países em desenvolvimento. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e curada, ainda mata cerca de 4,4 mil pessoas todos os anos no Brasil (MS, 2019). Frente a essa situação, o município adotou, como uma das estratégias para o controle dessa doença, a busca ativa de sintomáticos respiratórios, ou seja, indivíduos que apresentem tosse
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1840Q1002816 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Texto associado.
Texto

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...]

Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]
A partir da leitura atenta do texto, conclui-se que seu título cumpre um papel irônico uma vez que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.