Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1901Q995641 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as atividades exercidas pelo técnico de enfermagem.

( ) Participar da programação da assistência de enfermagem.
( ) Executar ações assistenciais de enfermagem, Inclusive as privativas do enfermeiro.
( ) Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.
( ) Participar da equipe de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1902Q1088571 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um homem de quarenta e sete anos de idade deu entrada em uma unidade de pronto- socorro após sofrer trauma automobilístico. O paciente chegou acompanhado de uma equipe de atendimento especializado pré-hospitalar que, após empregar as medidas de avaliação primária, fez imobilização cervical completa e controle ventilatório com máscara facial. Na admissão, foi realizada avaliação do paciente e confirmado traumatismo craniencefálico (TCE). Após algumas horas, o paciente evoluiu com perda da consciência (escore 5 na escala de coma de Glasgow) e instabilidade hemodinâmica.

Considerando o caso clínico acima apresentado e os cuidados devidos em casos de trauma, julgue os itens


As condutas habituais a serem tomadas no pronto- socorro incluem manter o paciente aquecido e com as vias aéreas desobstruídas, fornecer oxigenação prescrita, verificar os sinais vitais periodicamente, puncionar veia calibrosa e observar e relatar sinais de choque hipovolêmico ou sinais de mudança no padrão de consciência.
  1. ✂️
  2. ✂️

1903Q1020733 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

A prescrição de enfermagem para um paciente internado, portador de ferida contaminada, determina que, para a realização de curativo na lesão, a limpeza seja realizada com soro fisiológico 0,9%, em jato. Para alcançar o jato adequado para a irrigação, o técnico de enfermagem deve utilizar, entre outros recursos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1904Q1020740 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

Internada em um hospital dia, oito horas após ter sido admitida na clínica cirúrgica, E.C., 56 anos, sexo feminino, submetida à safenectomia bilateral, com raquianestesia, solicitou auxílio da enfermagem porque desejava ir ao banheiro para urinar. Frente a essa situação, o técnico de enfermagem deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1905Q1020741 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

Solicitou-se ao técnico de enfermagem (TE) que realizasse a coleta de material para o exame de triagem neonatal (exame do pezinho) de um recém-nascido com três dias de vida, que, junto com sua mãe, estava de alta. De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, para realizar esse procedimento, o TE deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1906Q894281 | Informática, Windows, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

Considerando o cenário de redes Microsoft, aponte, entre as alternativas abaixo, a que melhor descreve como configurar o compartilhamento de pastas no Windows 10:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1907Q1002831 | Legislação Federal, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Acerca das disposições do Regulamento de Pessoal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) sobre cargos, cargos em comissão e funções gratificadas, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1908Q1002833 | Legislação Federal, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o Regulamento de Licitações e Contratos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), analise as afirmativas abaixo.
I. As contratações serão precedidas de licitação, ressalvados os casos previstos no regulamento, e destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto, e a evitar operações em que se caracterize sobrepreço ou superfaturamento.
II. Nos procedimentos de contratação devem ser observados os princípios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, da obtenção de competitividade, do julgamento objetivo e do formalismo moderado.
III. A contratação da qual decorra impacto negativo sobre bens do patrimônio cultural, histórico, arqueológico e imaterial tombados dependerá de prévia autorização da esfera de governo encarregada da proteção do respectivo patrimônio, devendo o impacto ser compensado por meio de medidas determinadas pela Diretoria Executiva, na forma da legislação aplicável.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1909Q1080416 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro GO, OBJETIVA, 2022

Segundo a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

( ) A pessoa com deficiência está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1910Q1086315 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Andradas MG, IPEFAE, 2019

Com a mudança das placas de carro do formato atual ABC1234, para o formato Mercosul ABC1D34, as placas atuais dos carros deverão ser modificadas para o novo padrão seguindo a tabela abaixo:

Segundo dígito da placa Quarta letra da placa Mercosul (Formato ABC-1234) (Formato ABC1D34) 0 A 1 B 2 C 3 D 4 E 5 F 6 G 7 H
8 I 9 J

Desta forma um carro que hoje possui a placa KJC-3498, após a alteração terá a placa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1911Q999276 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A respeito da Portaria n. 483, de 1º de abril de 2014, que redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado, analise as afirmativas abaixo.

I. Para efeito desta Portaria, consideram-se doenças crônicas as doenças que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, leva à cura.
II. São princípios da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, entre outros, a equidade, a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde.
III. Compete às Secretarias de Saúde dos Municípios, entre outros, publicar documentos de apoio para a organização local das linhas de cuidado e para a elaboração de diretrizes clínicas regionais.
IV. Compete à Atenção Básica, entre outros, realizar o diagnóstico, o rastreamento e o tratamento da sua população adstrita de acordo com os protocolos e as diretrizes clínicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde ou elaboradas pelo nível local.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1912Q956012 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que agora a solidão nos adoece?

Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.

(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)

* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Assinale a alternativa que traz a afirmação correta a respeito do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1913Q999277 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Considerando o que dispõe a Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1914Q1064822 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.


TEXTO 3


O que mais você quer?

Por Martha Medeiros


Era uma festa familiar, dessas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia: “Olha pra essa menina. Sempre com esta cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?”

Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais. Fulana é linda, jovem e tem um corpaço, o que mais ela quer? Sicrana ganha rios de dinheiro, é valorizada no trabalho e vive viajando, o que é que lhe falta?

Imaginei a garota acusando o golpe e confessando: sim, quero mais. Quero não ter nenhuma condescendência com o tédio, não ser forçada a aceitá-lo na minha rotina como um inquilino inevitável. Acada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.

Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a ideia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.

Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estreia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.

Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências de ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa do mundo, a melhor qualquer coisa. Gostaria de me reconciliar com meus defeitos e fraquezas, arejar minha biografia, deixar que vazem algumas ideias minhas que não são muito abençoáveis.

Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão errado e também sobre as que dão certo. Me permitir ser um pouco insignificante.

E, na minha insignificância, poder acordar um dia mais tarde sem dar explicação, conversar com estranhos, me divertir fazendo coisas que nunca imaginei, deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir. O que eu quero mais? Me escutar e obedecer ao meu lado mais transgressor, menos comportadinho, menos refém de reuniões familiares, marido, filhos, bolos de aniversário e despertadores na segunda-feira de manhã. E também quero mais tempo livre. E mais abraços.

Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.

Fonte: MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008 Adaptado.
Qual é o tema central da narrativa apresentada no texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1915Q955007 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre as principais causas de adoecimento e morte nos homens é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1916Q1064835 | Informática, Internet, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Assinale a alternativa que apresenta serviços de armazenamento de arquivos em nuvem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1917Q920208 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde (2010), três eixos são considerados fundamentais para viabilizar a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens, sendo eles: o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, a atenção integral à saúde sexual e à saúde reprodutiva e a atenção integral no uso abusivo de álcool e de outras drogas em pessoas jovens. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1918Q1079187 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Técnico em Enfermagem, UNIFAL MG, UNIFAL MG, 2024

Há anos trabalhando como Técnica em Contabilidade em uma Universidade Federal, Joana elabora periodicamente o inventário de patrimônio da Instituição e o envia por e-mail ao seu chefe imediato. Como se trata de um trabalho de rotina, que precisa ser feito de tempos em tempos, Joana desenvolveu um modelo pré-definido de inventário e, com base nesse modelo, ela consegue obter automaticamente rascunhos de e-mails, de forma que o conteúdo das mensagens fique pronto em questão de minutos.

Além disso, para evitar problemas com a chefia, Joana ativa o recurso de rastreamento de abertura de e-mails, para que ela fique sabendo quando a mensagem foi lida pelo destinatário.

A Universidade na qual Joana trabalha utiliza o serviço de e-mails do Gmail, que oferece, dentre vários recursos, o de Programar Envio.

Nesse sentido, qual é a principal funcionalidade do recurso de Programar Envio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1919Q982711 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFMG, UFMG, 2025

Durante a aferição da pressão arterial com esfigmomanômetro aneroide de um paciente adulto, qual das seguintes ações pode interferir no valor da pressão arterial e levar a uma leitura falsamente elevada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1920Q1066942 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Antônio Carlos SC, UNIVALI, 2024

O governo federal anunciou o adiamento do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em função das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Abaixo estão algumas informações sobre o mesmo, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.