Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q881293 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Durante a assistência a um paciente com diabetes mellitus tipo 1 (DM1), o profissional de enfermagem identificou alguns sinais e sintomas característicos de cetoacidose diabética.
Um desses sinais é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q954810 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Um passatempo

"O melhor disso tudo é saber que não estamos sós em nossos hábitos"

Patrícia Espírito Santo | 26/01/2025


Não que eu tenha horror de fazer supermercado. Não é algo que me incomode muito, mas, ainda assim, não tenho tido muita chance de fazê-lo. Aqui em casa são poucas coisas que conseguimos comprar virtualmente, e supermercado, definitivamente, ainda não entrou no nosso radar on-line.

Não sei se porque somos de gerações que nasceram no tempo em que não existiam hipermercados, só os pequenos de bairro, onde era comum anotar as compras na caderneta para pagar no início do mês. Fato é que gostamos de apreciar as gôndolas e pegar nas mercadorias antes de decidir levá-las, por mais contraproducente que isso possa parecer.

Não tenho a chance de desfrutar desse passeio porque meu marido adora fazê-lo. Ele é do tipo que dá bom dia a cavalo e faz amizade com todo mundo, do gerente aos repositores e operadores de caixa. Não passamos um mês sequer sem que ele chegue em casa com centenas de frutas da época bem maduras que acaba ganhando porque “iam perder”. Viram doces a serem distribuídos aos amigos.

Sempre que o acompanho nas compras, querendo tornar mais leve o enfrentamento de carrinhos cheios e filas, resta-me observar o alheio. Não há como escapar. Sou capaz de duvidar que exista alguém que resista a não fazer um perfil do consumidor, que se encontra à sua frente na fila ou logo atrás, a partir de suas compras.

Aquele ali vai fazer um churrasco e vai beber muito! Meus Deus, só teor alcoólico alto! Aquele outro não gosta de cozinhar, está levando só coisa pronta que não faz bem à saúde. Já aquele outro deve ter uma penca de crianças em casa. Apreciando esse ou aquele, nos lembramos do que está faltando em nossas prateleiras e começa o corre-corre entre os corredores em busca de mais um produto, enquanto o parceiro segura o lugar na fila.

O melhor disso tudo é saber que não estamos sós em nossos hábitos. Assim como 1 nessas horas podemos perceber como 2 devemos ou não nos comportar em ambientes públicos. Nada como 3 uma fila para colocar em prova nossos direitos e deveres, nossa capacidade de sermos pacientes e generosos ou de impor limites.


ESPÍRITO SANTO, Patrícia. Um passatempo. Estado de Minas, 26 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/patricia-espirito-santo/2025/01/7043102-um-passatempo.html.Acesso em: 26 jan. 2025. Adaptado.

A respeito de ir às compras de supermercado como forma de passatempo, percebe-se que a articulista se mostra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q954823 | Medicina, Uroanálise, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Na coleta de material para exame microbiológico de urina, a principal recomendação para evitar contaminação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q890846 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que melhor apresenta as certezas a que o profissional de enfermagem deve estar atento na administração de medicamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q887786 | Enfermagem, Medicação Subcutânea, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A administração da terapia medicamentosa ao paciente é uma das funções assistenciais desempenhadas pela equipe de enfermagem sob a responsabilidade do enfermeiro. Assinale a alternativa que contém um medicamento que pode ser aplicado via subcutânea (SC):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q887794 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Quais são as principais ações realizadas pela equipe de enfermagem para proporcionar cuidados compassivos e conforto ao paciente e à família, especialmente na fase final da vida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q882967 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A suplementação nutricional oral (SNO) é uma importante ferramenta na prevenção, tratamento e reabilitação do paciente desnutrido ou com risco para desnutrição. É considerada uma indicação para a SNO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1064747 | Arquitetura de Computadores, Hardware, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras PR, OBJETIVA, 2025

O hardware de um computador é composto por diversos componentes responsáveis pelo processamento, armazenamento e controle das operações. Entre esses elementos, alguns desempenham um papel fundamental na refrigeração do sistema, evitando superaquecimento e garantindo o funcionamento adequado dos dispositivos internos.
Com base nisso, assinalar a alternativa que apresenta o componente de hardware responsável por dissipar o calor gerado pelo processador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q953908 | Noções de Primeiros Socorros, Parada Cardiorrespiratória reanimação, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Sobre os cuidados de primeiros socorros em uma situação de parada cardiorrespiratória em um paciente com membro fraturado, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q886082 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Adustina BA, MS CONCURSOS, 2024

É um tipo de banho, em que são jogadas pequenas porções de água sobre o corpo, também chamado de banho parcial, podendo ocorrer ou não no leito. Qual tipo está sendo citado no enunciado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q995656 | Enfermagem, TransOperatório, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Se durante um procedimento cirúrgico ocorrer queda de material orgânico no piso da sala operatória (SO), a recomendação de limpeza neste caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q956019 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

A frase que está em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal se encontra na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q884341 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2024

De acordo com o art. 13 do Decreto 7.508/2011, Para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:

I. Garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
II. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
III. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.
IV. Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q881282 | Enfermagem, Ergonomia no Trabalho, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com base nas disposições acerca da segurança no trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Entre as medidas preventivas relacionadas à ergonomia no trabalho estão as pausas para propiciar a recuperação psicofisiológica dos trabalhadores, que devem ser computadas como tempo de trabalho efetivo.
( ) Em casos excepcionais e que envolvem um maior risco de contaminação, o uso de luvas estéreis pode substituir o processo de lavagem das mãos.
( ) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q894870 | Enfermagem, Doenças Renais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A maioria dos pacientes com Cálculo renal apresentam sintomas como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1026746 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Aline, Beth, Carla, Denise e Elisa são amigas. Elisa é mais nova do que Beth e mais velha do que Carla. Denise é mais nova do que Carla. Aline é mais nova do que Beth. Elisa é mais nova do que Aline.
Das cinco, a mais velha é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q954826 | Enfermagem, Anatomia do Sistema Respiratório, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Durante a administração de oxigenoterapia em um paciente com insuficiência respiratória, o técnico de enfermagem nota que o paciente apresenta sinais de desconforto respiratório e hipoxemia persistente. A conduta mais adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q889297 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

Sobre as técnicas de higiene, conforto e segurança do paciente, realizados pela enfermagem, analisar os itens.

I. A enfermagem deve ajudar o paciente a adquirir novos hábitos de higiene, conscientizando-o da sua importância na saúde física e na emocional, respeitando individualidades, crenças e tabus, estabelecendo uma relação de vínculo e confiança mútua.
II. Ao avaliar a pele, nunca se deve considerar a idade. Também é importante lembrar que nem todos os tipos de pele necessitam de nutrição e hidratação.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q882428 | Enfermagem, PósOperatório, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O Pós-operatório que se inicia a partir da saída do paciente da sala de cirurgia e perdura até sua total recuperação, pode ser dividido em pós-operatório imediato, mediato e tardio. Assinale a alternativa que apresenta as intervenções de enfermagem CORRETAS no pós-operatório imediato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q886784 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A imunidade inata é a primeira linha de defesa do corpo e é caracterizada por sua resposta rápida a invasores. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta um componente essencial da imunidade inata.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.