Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q892055 | Administração Pública, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

O filósofo Immanuel Kant, em suas reflexões éticas, elabora a distinção entre o uso público e o uso privado da razão.
O uso privado da razão estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q956316 | Enfermagem, Doenças Renais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

No cuidado de pacientes com insuficiência renal crônica, qual das seguintes intervenções deve ser considerada prioritária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

423Q953501 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

A triagem neonatal a partir da matriz biológica, “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte. Faz parte das doenças investigadas pela Triagem Neonatal de Santa Catarina EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q1059231 | Matemática, Geometria Plana, Técnico em Enfermagem, PM MG, PM MG, 2024

A quadra poliesportiva do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, com formato retangular de dimensões de 30 metros de comprimento e 20 metros de largura, será revestida com placas quadradas de material sintético e antiderrapante que medem 40 cm de lado. Desprezando o espaço entre as placas, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a quantidade de placas necessárias e suficientes para revestir completamente a quadra é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q885421 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

O capítulo IV da Resolução COFEN Nº 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de enfermagem, trata das infrações e penalidades. Segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso, as infrações serão consideradas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

426Q1050826 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Se é verdade que nem todo x é y, avalie se as seguintes afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):

I. Ao menos um x não é y. II. Algum y não é x. III. Todo y não é x.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q889302 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

A nutrição é uma das necessidades básicas do ser humano. O padão de alteração de ingestão de alimentos, que pode ser definida tanto como a dificuldade de iniciar a deglutição como a sensação de que alimentos sólidos e/ou líquidos estão retidos, de algum modo, na passagem da boca para o estômago, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

428Q886487 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Para administrar medicação em um paciente necessita de cuidados específicos para garantir a segurança do paciente. Marque a alternativa correta sobre administração de medicamento e locais de aplicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q887779 | Informática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Analise as seguintes afirmações sobre o Adobe Reader e arquivos PDF:

I. O Adobe Reader é primariamente usado para visualizar e imprimir arquivos PDF.
II. O Adobe Reader pode editar o conteúdo de arquivos PDF, permitindo, inclusive, a remoção de conteúdo dos arquivos sem a necessidade de software ou assinaturas adicionais.
III. Arquivos PDF podem manter sua formatação em diferentes dispositivos e plataformas.


É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q952817 | Enfermagem, Metabolismo, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Os registros de enfermagem são elementos essenciais no processo de cuidado e, quando elaborados de forma a refletir fielmente a realidade documentada, promovem a comunicação entre a equipe de saúde. Sobre suas finalidades, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Garantir a continuidade da assistência prestada ao paciente. ( ) Servir como instrumento de defesa legal em casos de litígios. ( ) Possibilitar o registro subjetivo das opiniões pessoais do profissional. ( ) Auxiliar na avaliação e planejamento do cuidado ao paciente. ( ) Facilitar a comunicação entre os membros da equipe multiprofissional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

431Q889586 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra do Guarita RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com as diretrizes da American Heart Association 2020 (AHA) para a cadeia de sobrevivência da parada cardiorrespiratória extra-hospitalar (PCREH) adulto, o terceiro elo é a(o) ____________, seguido pelo quarto elo, __________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q891892 | Informática, Windows, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

No Windows 10, onde se encontra a opção para “Exibir e Gerenciar Dispositivos e Impressoras”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q886793 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre imunidade, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) A imunidade inata é caracterizada por respostas rápidas a uma ampla gama de agentes infecciosos
2.(__) A imunidade adaptativa é a primeira linha de defesa do organismo contra invasores patogênicos.
3.(__) A imunidade passiva é adquirida naturalmente, através da exposição a patógenos.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q891924 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Para um paciente que apresenta um quadro de celulite no membro inferior esquerdo (MIE), foi prescrita Vancomicina 400 mg endovenosa. A apresentação do frasco-ampola é de 500 mg, que deverá ser diluído em 10 ml de água destilada. Após reconstituído, a dose deve ser diluída em 100 ml de soro fisiológico 0,9% e administrada em 30 minutos. Quantos mililitros de Vancomicina devem ser acrescentados ao soro e qual é o gotejamento para a infusão no tempo prescrito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q882710 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Há um paciente foi prescrito um antibiótico que deve ser administrado a uma dose de 1,5 g a cada 12 horas. O antibiótico está disponível em frascos de 750 mg por 10 ml. O técnico de enfermagem precisa calcular o volume a ser administrado em ml para cada dose. Qual é o volume correto que deve ser administrado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q882712 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Considerando o câncer de colo de útero, estão corretas as afirmações abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q881972 | Direito Administrativo, Sistema constitucional de remuneração, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

De acordo com o § 1º do art. 39 da Constituição Federal de 1988( DOS SERVIDORES PÚBLICOS), A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:

I. A natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira.
II. Os requisitos para a investidura.
III. As peculiaridades dos cargos.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q883765 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em um paciente diabético em tratamento com insulina, qual o principal cuidado do técnico de enfermagem ao administrar a medicação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q953910 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Sobre os cuidados de primeiros socorros em casos de suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

440Q886083 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Adustina BA, MS CONCURSOS, 2024

Introdução de solução via retal, pode ser utilizada para a eliminação de toxinas ou resíduos. A prática é indicada pelo médico, juntamente com a prescrição de qual solução deverá ser usada no procedimento (fonte www.gov.br).
Qual técnica está sendo citada no enunciado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.