Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


591Q1073448 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Ana, 28 anos, foi diagnosticada com infecção por HPV e está realizando acompanhamento na unidade básica de saúde. Ela demonstra preocupação com a possibilidade de desenvolvimento de câncer cervical e solicita orientações detalhadas. Qual orientação é mais adequada para Ana sobre a prevenção de complicações associadas ao HPV?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q893483 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Sabe-se que pacientes desnutridos têm piores desfechos clínicos, o que pode aumentar o tempo para a sua recuperação. Deste modo, quando indicada a Terapia Nutricional Enteral (TNE) deverá ser oportunamente iniciada.

Analise as afirmativas a seguir:

I. a TNE deverá ser infundida por via endovenosa.
II. a TNE deverá ser infundida via trato gastrointestinal (TGI).
III. a TNE pode ser infundida pelo método contínuo, in bolus e por gavage.
IV. a passagem da sonda enteral, de acordo com as legislações vigentes, é um procedimento privativo do enfermeiro.
V. a TNE não tem contraindicações e pode ser realizada no ambiente hospitalar e doméstico.
VI. equipos de sistema aberto podem ser utilizados por até quatro horas.


E assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q1064749 | Redes de Computadores, E Mail, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras PR, OBJETIVA, 2025

No contexto do correio eletrônico, os protocolos são responsáveis por garantir a comunicação adequada entre sistemas para o envio e recebimento de mensagens.

Sabendo-se disso, assinalar a alternativa que apresenta um protocolo utilizado para o envio de e-mails.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q995632 | Português, Tipologia Textual, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional.

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Observe o 1º parágrafo do subtítulo “Ligação entre medo e ansiedade” e assinale a alternativa que apresenta a tipologia textual predominante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q881981 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

As principais sequelas são, entre outras, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q953920 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 512 de 2016, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Texto associado.
As questões se refere a Lei Complementar nº 512/2016 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Catas Altas.
O servidor aprovado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

597Q1002817 | Português, Formação do imperativo, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Texto associado.
Texto

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...]

Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]
Ao considerar a conjugação da forma verbal destacada em “Se você quiser, compre um carro” (1º§), pode-se perceber que a segunda oração assume um caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q1002824 | Português, Variação Linguística, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Texto associado.
Texto

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...]

Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]
No último parágrafo, a expressão destacada em “Em outros termos, você continua entrando pelo cano.” cumpre o seguinte efeito linguístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q986702 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras PR, OBJETIVA, 2025

O CME é uma unidade destinada ao controle dos materiais para as unidades hospitalares, entre outras atividades. Sobre as demais atividades desenvolvidas no CME, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Receber, desinfetar e separar os artigos que requerem reprocessamento.
( ) Esterilizar os artigos e as roupas, por meio de métodos adequados.
( ) Armazenar e distribuir os artigos e as roupas esterilizados para outras unidades. ( ) Realizar controle microbiológico e de validade dos artigos esterilizados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q892499 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

O que pode acontecer se uma IST não for diagnosticada e tratada adequadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q894295 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), assinale a alternativa que contenha uma atribuição específica do técnico de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q893528 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Sobre os aspectos legais do Registro de Enfermagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É considerado parte integrante do Processo de Enfermagem.


( ) Somente terá valor se for datado e assinado, se for legível e não apresentar rasuras.


( ) O profissional de enfermagem deve registrar as informações inerentes e dispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva e completa.


( ) As informações sobre um cliente só deverão ser transmitidas mediante o entendimento de que tais dados não serão divulgados a pessoas não autorizadas.


( ) As decisões e condutas sobre a assistência e os cuidados de um paciente são baseadas em informações atuais.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

604Q892249 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

O Protocolo de Manchester é um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Considerando o Sistema de Triagem de Manchester, quando o paciente é classificado na cor amarela o tempo máximo de espera recomendado para o atendimento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q895065 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Em relação à Política Nacional de Imunização (PNI), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

606Q893532 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A respeito das medicações, a coluna da esquerda apresenta o grupo farmacológico e a da direita, sua indicação. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Anti-histamínicos
2. Antimicóticos
3. Antibióticos
4. Coagulantes
5. Anticoagulantes

( ) Aumentam o tempo de coagulação sanguínea, interferem na produção de trombina e na subsequente formação de fibrina a partir do fibrinogênio.

( ) Inibem ou anulam o crescimento das bactérias.

( ) Usados no alívio dos sintomas das manifestações alérgicas

( ) Podem ser aplicados diretamente na zona onde se desenvolve uma infecção por fungos.

( ) Aceleram o processo de coagulação.


Marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q892511 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é o principal objetivo da Política Nacional de Humanização (PNH):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q892513 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

O que significa transversalidade na Política Nacional de Humanização (PNH):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q893545 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Em relação à assistência de enfermagem aos distúrbios cardiovasculares, analise as afirmativas.


I. O débito cardíaco é a quantidade de sangue ejetada por cada ventrículo em litros, por minuto, sendo que o normal é de 7 L/min. no coração de um indivíduo em repouso.

II. A diástole é o período de relaxamento ventricular resultante em enchimento atrial.

III. A hipertensão é um aumento da pressão arterial para mais de 140x90 mmHg.

IV. A pré-carga é o grau de estiramento das fibras musculares cardíacas no final da diástole.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

610Q1060463 | Direito Sanitário, Sistema Nacional de Vigilancia Sanitaria, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

De acordo com as recomendações da ANVISA, se houver necessidade de retirar os pelos para um procedimento cirúrgico deve-se fazê-lo imediatamente antes da cirurgia.
Com base nas recomendações da ANVISA acerca da tricotomia pré-operatória, nos procedimentos cirúrgicos de abdome superior deve-se retirar os pelos desde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.