Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q881191 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

De acordo com a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir:

I. Consulta de enfermagem.
II. Prescrição da assistência de enfermagem.
III. Cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
IV. Participar da programação da assistência de enfermagem.
V. Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.


Cabe ao técnico de enfermagem, as atividades descritas nos seguintes itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q893482 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Um paciente com doença oncológica foi internado com febre para investigação. Após realização da hemocultura, diagnosticou-se uma infecção fúngica. Para isso, o médico prescreveu 50 mg de Anfotericina, por via endovenosa para ser infundida em quatro horas em bomba de infusão. Considere que o frasco ampola apresenta 50 mg do medicamento e a reconstituição do frasco deverá ser feita com água destilada 5 ml. Para a rediluição foi prescrito 250 ml de soro glicosado 5%.

Analise as afirmativas a seguir.

I. A reconstituição poderia ter sido feita com qualquer diluente.
II. O soro glicosado não é indicado para a rediluição do medicamento.
III. O medicamento deverá ser infundido a 63,75 ml/h.
IV. Este medicamento pode causar febre, tremores e cianose durante a infusão.
V. O técnico de enfermagem, idealmente, deverá verificar os sinais vitais antes, durante e após a infusão do medicamento.
VI. Mesmo que ocorram eventos adversos durante a infusão do medicamento, este não deverá ser interrompido.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q995638 | Português, Proparoxítonas, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional.

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

As palavras a seguir fazem parte de mesma regra de acentuação: “imaginárias – cenários – exercícios”, assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q953913 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

A Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, regulamenta as ações e serviços de saúde no país, garantindo o acesso gratuito à saúde para todos os cidadãos. Leia os seguintes conceitos abaixo:

I - Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
II - Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
III - Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos de qualquer atividade do cotidiano de vida dos cidadãos.
IV - Entende-se por saúde bucal o conjunto articulado de ações, somente no nível de atenção básica a saúde, que visem a garantir promoção, prevenção, recuperação e reabilitação odontológica, individual e coletiva, inseridas no contexto da integralidade da atenção à saúde.

De acordo com as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

685Q881978 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Nas Feridas altamente colonizadas, infectadas, ou com risco de infecção, com presença de biofilme, crônicas ou agudas e queimaduras (2° e 3° grau), são procedimentos contraindicados:

I. Não utilizar em conjunto com sabonetes, pomadas, óleos ou enzimas.
II. Não associar com tensoativos aniônicos.
III. Não utilizar em cartilagem hialina.
IV. Drenos.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1056327 | Enfermagem, Dengue, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A dengue é considerada uma doença de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito ou confirmado deve ser notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. Trata-se de uma doença dinâmica, que permite a evolução do paciente de um estágio a outro, rapidamente. Considerando que a dengue hemorrágica pode ser classificada de acordo com a sua gravidade em graus, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Grau I. 2. Grau II. 3. Grau III. 4. Grau IV.
( ) Colapso circulatório com pulso fraco e rápido, estreitamento da pressão arterial ou hipotensão, pele pegajosa e fria, e inquietação.
( ) Febre acompanhada de sintomas inespecíficos, em que a única manifestação hemorrágica é a prova do laço positiva.
( ) Choque profundo com ausência de pressão arterial e pressão de pulso imperceptível.
( ) Hemorragias espontâneas leves (sangramento de pele; epistaxe; gengivorragia; dentre outros).

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q884551 | Informática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024

No que se refere aos softwares, analisar os itens.

I. O software corresponde a um conjunto de instruções e dados que orientam o computador como executar suas tarefas.
II. O sistema operacional de um computador é considerado um software.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q1056330 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As queimaduras são classificadas de acordo com as definições consideradas na profundidade e extensão do dano aos tecidos: como leves, moderadas ou graves. Queimaduras que envolvem mãos, pés, rosto ou genitália; de espessura parcial que envolvem mais de 10% da superfície corporal; e, de espessura total que envolvem mais de 1% do corpo são classificadas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q890700 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A caracterização das infrações éticas e disciplinares bem como a aplicação das respectivas penalidades são regidas pelo código de ética do profissional de enfermagem, sem prejuízo das sanções previstas em outros dispositivos legais. Sendo assim, é competência do Conselho Federal de Enfermagem a aplicação da penalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

690Q894286 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

Os sinais vitais devem se manter dentro uma faixa de valores para serem considerados normais. A frequência cardíaca do adulto em repouso, por exemplo, deve ser de 50 a 100 batimentos por minuto. Um paciente adulto em repouso, com frequência cardíaca de 40 batimentos por minuto, apresenta-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q886096 | Medicina, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Adustina BA, MS CONCURSOS, 2024

Qual a definição de Fisiologia Humana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q892502 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Por que é importante alertar as parcerias sexuais quando uma IST é diagnosticada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q892248 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

A sala de vacinação é classificada como área crítica, devendo ser destinada exclusivamente à administração dos imunobiológicos, mas, excepcionalmente, considerando-se os diversos calendários de vacinação existentes, ela pode ser compartilhada com a administração dos imunobiológicos. De acordo com as normas do Programa Nacional de Imunização, a temperatura dos refrigeradores destinados à estocagem de imunobiológicos deve ser mantida entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

694Q895064 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Com relação à descompensação glicêmica provocada pelo Diabetes Mellitus, a coluna da esquerda apresenta o distúrbio e a da direita, seus sintomas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Hipoglicemia 2. Hiperglicemia

( )Alteração na coordenação motora ( ) Sensação de boca seca ( )Maior frequência para urinar ( )Baixa concentração ( )Convulsões e perda da consciência (em casos mais graves) ( )Aumento da fome e da sede

Aumento da fome e da sede
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

695Q880473 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jari RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Código de Ética e a legislação para o exercício da enfermagem, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É direito do profissional de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.

( ) É permitido ao técnico de enfermagem realizar atividades privativas do enfermeiro quando essas forem delegadas e supervisionadas pelo enfermeiro.

( ) Os técnicos e auxiliares de enfermagem participam do processo de enfermagem, com anotações de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, a prescrição de enfermagem e a implementação dos cuidados prescritos e sua checagem, sob a supervisão e orientação do enfermeiro.

( ) O técnico de enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q888158 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

A farmacologia é uma ciência e seu estudo pode ser utilizado com finalidade:

I. Terapeuta.

II. Intuitiva.

III. Preventiva.

IV. Diagnóstica.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q892782 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Paciente chega à emergência com um sangramento vaginal aumentado, com sua classificação de risco amarelo, e precisa receber 500 ml de ringer lactato em 2 horas. O equipamento disponível tem um fator de gotejamento de 20 gotas/ml. Aproximadamente quantas gotas por minuto devem ser infundidas na paciente para cumprir a prescrição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q956016 | Português, Regência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que agora a solidão nos adoece?

Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.

(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)

* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Considere as passagens reescritas do texto:
Com um comportamento de grupo, os primatas se protegeram contra a ameaça de predação e escassez de recursos. (3º parágrafo)
Nesse caso, nós falamos de solitude. (6º parágrafo)

De acordo com a norma-padrão de regência verbal e nominal, os trechos em destaque podem ser substituídos, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q956284 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.
O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.


Pesquisadores da USP encontram microplásticos nos cérebros de oito pessoas


De tão pequenas, é impossível vê-las a olho nu. Mas elas existem e estão em todos os lugares. No mexilhão comprado direto do pescador, nas frutas e nos legumes da feira ou nos alimentos industrializados do mercado. Também já foram encontradas na cerveja, no chá, no leite, na água (em especial a engarrafada) e ainda no solo e no ar.

Em formato de esfera, fios ou fragmentos de filmes ou espuma, as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes do que nunca no planeta. Com a vida imersa em plásticos, era esperado que, em algum momento, diminutos fragmentos do material fossem encontrados até mesmo no mais protegido dos órgãos humanos, o cérebro. Agora foram.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a patologista Thais Mauad, o engenheiro ambiental Luís Fernando Amato Lourenço e a bióloga Regiani Carvalho de Oliveira identificaram partículas de microplástico no cérebro de oito pessoas que viveram ao menos cinco anos na cidade de São Paulo. Após a morte, elas foram submetidas a autopsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, onde os pesquisadores coletaram amostras de uma estrutura chamada bulbo olfatório.

Localizado no interior do crânio logo acima do nariz, os bulbos olfatórios - há dois, um em cada hemisfério cerebral - são a primeira parte do sistema nervoso central a que chegam as informações sobre os cheiros. Eles estão em contato com neurônios que detectam moléculas de odor no fundo do nariz e funcionam como uma potencial via de entrada dessas e de outras partículas, além de microrganismos, no cérebro.

Os pesquisadores precisaram resgatar equipamentos que não eram usados havia mais de 40 anos, como seringas de vidro, para lidar com esse material biológico. Também tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza dos utensílios - com lavagens com água filtrada três vezes e o uso de acetona -, além de substituir o plástico por papel alumínio ou vidro para cobrir ou fechar os recipientes. Nos dias de manipulação do material, só se podia usar roupas de algodão.

Eles congelaram as amostras do bulbo olfatório e as fatiaram em lâminas com 10 micrômetros (µm) - cada micrômetro corresponde ao milímetro dividido em mil partes iguais. Uma parte do material foi digerida por enzimas para que fosse possível detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas das amostras. Depois de preparado, o material foi levado para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Lá fica o Sirius, uma das mais brilhantes fontes de radiação síncrotron em atividade no mundo.

Ele produz um tipo especial de luz altamente energética que alimenta 10 estações de trabalho. Com o auxílio do físico Raul de Oliveira Freitas e da química Ohanna Menezes, ambos do CNPEM, a equipe da USP usou uma dessas estações - a Imbuia - ao longo de uma semana para iluminar as amostras com um feixe de radiação infravermelha e caracterizar a composição de partículas de plástico encontradas nelas.

Ao comparar a quantidade de micro e nanoplásticos (MNP) nos três órgãos, os pesquisadores observaram que ela era até 20 vezes mais elevada no cérebro do que no fígado, onde foi encontrada a menor concentração. Também notaram que a quantidade de micro e nanoplásticos mais do que dobrou de um período para outro. Nas amostras de 2024, havia, em média, 8.861 microgramas (µg) de micro e nanoplásticos por grama (g) de tecido cerebral. Oito anos antes, a concentração média era de 3.057 µg/g.

No fígado, ela era 145 µg/g em 2016 e subiu para 465 µg/g em 2024. Nos rins, a quantidade foi intermediária (cerca de 600 µg/g) nos dois períodos. Em todos os casos, o material detectado em maior abundância foi o polietileno. Também derivado do petróleo, esse polímero plástico foi sintetizado casualmente em 1898 pelo químico alemão Hans von Pechmann (1850-1902) e hoje é o plástico mais produzido no mundo (34% do total), usado em sacolas, garrafas, copos e filmes plásticos.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-encontram-microplasticos-no-cerebro-de-oito-pessoas/ (adaptado).
Segundo o texto, qual material foi identificado como o mais abundante nas partículas de plástico analisadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.