Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q1047914 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os requisitos básicos para investidura em cargo público incluem os seguintes, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q893292 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Sobre o eletrocardiograma, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q893295 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Técnico de Enfermagem, ao assumir o plantão, lê no prontuário do paciente B.B.M. (78 anos), a prescrição do Enfermeiro: “realizar banho de leito”. Considerando a informação descrita em prontuário e as rotinas a serem executadas pela equipe ao longo da jornada de trabalho, o banho do paciente B.B.M. será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q956016 | Português, Regência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que agora a solidão nos adoece?

Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.

(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)

* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Considere as passagens reescritas do texto:
Com um comportamento de grupo, os primatas se protegeram contra a ameaça de predação e escassez de recursos. (3º parágrafo)
Nesse caso, nós falamos de solitude. (6º parágrafo)

De acordo com a norma-padrão de regência verbal e nominal, os trechos em destaque podem ser substituídos, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q1040759 | Enfermagem, Farmacologia Na Enfermagem, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

Um colaborador solicita orientação ao técnico de enfermagem quanto às medicações escritas na receita médica: atenolol 50 mg, hidroclorotiazida 25 mg, AAS 100 mg, sinvastatina 10 mg. O técnico explicou que nessas dosagens, os medicamentos têm, respectivamente, ação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q955002 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Qual vacina é recomendada para gestantes a partir da 20ª semana gestacional e puérperas até 45 dias pós-parto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q956284 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.
O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.


Pesquisadores da USP encontram microplásticos nos cérebros de oito pessoas


De tão pequenas, é impossível vê-las a olho nu. Mas elas existem e estão em todos os lugares. No mexilhão comprado direto do pescador, nas frutas e nos legumes da feira ou nos alimentos industrializados do mercado. Também já foram encontradas na cerveja, no chá, no leite, na água (em especial a engarrafada) e ainda no solo e no ar.

Em formato de esfera, fios ou fragmentos de filmes ou espuma, as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes do que nunca no planeta. Com a vida imersa em plásticos, era esperado que, em algum momento, diminutos fragmentos do material fossem encontrados até mesmo no mais protegido dos órgãos humanos, o cérebro. Agora foram.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a patologista Thais Mauad, o engenheiro ambiental Luís Fernando Amato Lourenço e a bióloga Regiani Carvalho de Oliveira identificaram partículas de microplástico no cérebro de oito pessoas que viveram ao menos cinco anos na cidade de São Paulo. Após a morte, elas foram submetidas a autopsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, onde os pesquisadores coletaram amostras de uma estrutura chamada bulbo olfatório.

Localizado no interior do crânio logo acima do nariz, os bulbos olfatórios - há dois, um em cada hemisfério cerebral - são a primeira parte do sistema nervoso central a que chegam as informações sobre os cheiros. Eles estão em contato com neurônios que detectam moléculas de odor no fundo do nariz e funcionam como uma potencial via de entrada dessas e de outras partículas, além de microrganismos, no cérebro.

Os pesquisadores precisaram resgatar equipamentos que não eram usados havia mais de 40 anos, como seringas de vidro, para lidar com esse material biológico. Também tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza dos utensílios - com lavagens com água filtrada três vezes e o uso de acetona -, além de substituir o plástico por papel alumínio ou vidro para cobrir ou fechar os recipientes. Nos dias de manipulação do material, só se podia usar roupas de algodão.

Eles congelaram as amostras do bulbo olfatório e as fatiaram em lâminas com 10 micrômetros (µm) - cada micrômetro corresponde ao milímetro dividido em mil partes iguais. Uma parte do material foi digerida por enzimas para que fosse possível detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas das amostras. Depois de preparado, o material foi levado para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Lá fica o Sirius, uma das mais brilhantes fontes de radiação síncrotron em atividade no mundo.

Ele produz um tipo especial de luz altamente energética que alimenta 10 estações de trabalho. Com o auxílio do físico Raul de Oliveira Freitas e da química Ohanna Menezes, ambos do CNPEM, a equipe da USP usou uma dessas estações - a Imbuia - ao longo de uma semana para iluminar as amostras com um feixe de radiação infravermelha e caracterizar a composição de partículas de plástico encontradas nelas.

Ao comparar a quantidade de micro e nanoplásticos (MNP) nos três órgãos, os pesquisadores observaram que ela era até 20 vezes mais elevada no cérebro do que no fígado, onde foi encontrada a menor concentração. Também notaram que a quantidade de micro e nanoplásticos mais do que dobrou de um período para outro. Nas amostras de 2024, havia, em média, 8.861 microgramas (µg) de micro e nanoplásticos por grama (g) de tecido cerebral. Oito anos antes, a concentração média era de 3.057 µg/g.

No fígado, ela era 145 µg/g em 2016 e subiu para 465 µg/g em 2024. Nos rins, a quantidade foi intermediária (cerca de 600 µg/g) nos dois períodos. Em todos os casos, o material detectado em maior abundância foi o polietileno. Também derivado do petróleo, esse polímero plástico foi sintetizado casualmente em 1898 pelo químico alemão Hans von Pechmann (1850-1902) e hoje é o plástico mais produzido no mundo (34% do total), usado em sacolas, garrafas, copos e filmes plásticos.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-encontram-microplasticos-no-cerebro-de-oito-pessoas/ (adaptado).
Segundo o texto, qual material foi identificado como o mais abundante nas partículas de plástico analisadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

888Q955009 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Os psicofármacos são um recurso entre outros para o tratamento em Saúde Mental. Analise as alternativas abaixo sobre as principais classes de medicamentos que agem sobre o sistema nervoso central e marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q884356 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Coronel Bicaco RS, FUNDATEC, 2024

A cicatrização de feridas é um processo complexo e dinâmico pelo qual o corpo se recupera e repara tecidos lesionados. Esse processo envolve uma série coordenada de eventos biológicos que buscam restaurar a integridade estrutural e funcional da pele ou de outros tecidos danificados. Referente aos processos de cicatrização, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A cicatrização por segunda intenção ocorre em lesões com perda significativa de tecido ou lesões crônicas, sem possibilidade de aproximação das bordas. ( ) A cicatrização por terceira intenção ou mista ocorre em feridas cirúrgicas mantidas abertas para resoluções de edemas ou infecção. ( ) As feridas sem complicações devem ser mantidas oclusas por 24 a 48 horas, por exemplo, feridas cirúrgicas limpas. ( ) A cicatrização por segunda intenção demanda um tempo menor para cicatrizar, diminuindo a probabilidade de infecção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q1040772 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

Conforme as normas de biossegurança nas instituições de saúde, a responsabilidade pelo descarte do material perfurocortante na fonte geradora, após a imediata utilização pelo técnico de enfermagem é do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q884614 | Enfermagem, NR's do Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

A Norma Regulamentadora NR-32 foi estabelecida para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que lidam diretamente com serviços de saúde, incluindo os profissionais de enfermagem. A identificação dos agentes biológicos mais prováveis de acordo com a localização geográfica e com a característica do serviço de saúde e setor ocorre de diferentes maneiras. Assinale a alternativa que NÃO é uma das formas de identificação desses agentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q884615 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

A Farmacologia é a ciência que estuda os efeitos dos medicamentos no organismo e engloba diversas áreas, incluindo origem, ação, mecanismos de ação, absorção, metabolismo e excreção de medicamentos. A qual classe farmacológica o medicamento Monoxidil pertence?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q884105 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Os sinais vitais são medidas essenciais na avaliação clínica que fornecem informações sobre o estado fisiológico de um indivíduo. A interpretação correta desses sinais é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados. Com base nos parâmetros normais dos sinais vitais em adultos e nos critérios diagnósticos utilizados em prática clínica, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

894Q886414 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cruzaltense RS, FUNDATEC, 2024

Na área da saúde, a terminologia refere-se ao conjunto de termos técnicos específicos utilizados para descrever conceitos, procedimentos, doenças, tratamentos e outras informações relacionadas ao campo da medicina e da saúde. Esses termos são padronizados para garantir uma comunicação clara e precisa entre profissionais de saúde, pesquisadores, educadores e outros envolvidos no setor. Assinale a alternativa que descreve, correta e respectivamente, o significado dos termos pirose, pirexia, piúria e prurido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q892047 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

Em 1751, o governador português do Mato Grosso queixou-se da ambição monopolista espanhola à conversão dos nativos. Perguntava que lei divina ou positiva, que direito ou bula papal, ditava que os índios que viviam naquelas partes fossem propriedade da Espanha. Admitia o sentido da pretensão se os portugueses fossem heréticos. Como não eram, e dado que procuravam converter os índios, por que não deveriam ser autorizados a fazê-lo? Se a Espanha podia “conquistar os índios para Deus”, Portugal também podia.
Adaptado de: Herzog, Tamar. Fronteiras da Posse, Portugal e Espanha na Europa e na América, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, p. 80.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que responde corretamente aspectos que explicam a presença das atividades das duas potências europeias na região.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

897Q891552 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Os artigos de múltiplos uso em estabelecimentos de saúde podem se tornar veículos de agentes infecciosos, se não sofrerem processos de descontaminação após cada uso. Os locais onde esses artigos são processados e as pessoas que os manuseiam também podem tornar-se fontes de infecção para hospedeiros suscetíveis. Os artigos destinados ao contato com a pele não íntegra ou com mucosas íntegras são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

898Q892065 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

Assinale a opção que indica um equipamento fixo que compõe a sala de cirurgia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

899Q884650 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Mirante da Serra RO, MS CONCURSOS, 2024

Flebite ou tromboflebite é uma condição comum de trombose que ocorre em uma veia superficial provocando uma reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos.

Sobre a flebite, assinale a alternativa Incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

900Q982704 | Português, Técnico em Enfermagem, UFMG, UFMG, 2025

Texto associado.
Texto I




Biscoito recheado pode tirar até 39 minutos de vida


Pesquisa avaliou o impacto dos 33 alimentos que mais contribuem para a ingestão energética dos brasileiros


Publicada na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health (Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública), pesquisa de cientistas da USP (Universidade de São Paulo), da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) indica que o brasileiro perde em média 6 minutos de vida por porção de comida se consumida com frequência, apontando um padrão alimentar que pode estar contribuindo para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis no país. As perdas são referentes a um consumo ao longo da vida, ou seja, frequente, e não a um consumo imediato por porção. Para medir esse tempo, a análise foi feita usando um sistema desenvolvido por pesquisadores americanos que estima minutos de vida ganhos ou perdidos conforme as características nutricionais dos itens.

O estudo avaliou o impacto dos 33 alimentos que mais contribuem para a ingestão energética dos brasileiros, e o pior deles foi o biscoito recheado. Em ordem, os piores alimentos avaliados foram o biscoito recheado (-39,69 minutos), a carne suína (-36,09 minutos) e a margarina (-24,76 minutos). Já as melhores avaliações ficaram com peixe de água doce (+17,22 minutos), banana (+8,08 minutos) e feijão (+6,53 minutos).

Os resultados mostram que a maior parte dos alimentos mais consumidos no Brasil foram avaliados negativamente, estando associados à perda de minutos de vida. Segundo os pesquisadores, os dados não indicam necessariamente que toda refeição com esses alimentos tira minutos de vida de forma imediata, mas alertam para o desequilíbrio geral do padrão alimentar atual do brasileiro. O estudo constata que, apesar de ter alimentos benéficos, como arroz, feijão e banana, a dieta brasileira está marcada pelo aumento de consumo de carnes e alimentos ultraprocessados, em detrimento de frutas e verduras.

“Isso pode estar contribuindo para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes”, diz Marhya Júlia Leite, nutricionista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP, uma das autoras do artigo. “Isso reforça a importância de buscar um equilíbrio, com maior presença de vegetais na dieta e menor consumo de produtos animais”, afirma Leite. Segundo ela, os dados podem auxiliar na orientação de políticas públicas que incentivem o consumo de alimentos vegetais e reduzam o consumo de ultraprocessados.


BISCOITO recheado pode tirar até 39 minutos de vida. Jornal O Tempo [online], Belo Horizonte, 09 de maio de 2025. Disponível em: https://www.otempo.com.br/saude-e-bem-estar/2025/5/9/biscoito-recheado-pode-tirar-ate-39-minutos-de-vidasaudavel-diz-estudo-brasileiro?appId=aemshell. Acesso em: 10 mai. 2025. (Adaptado).








Texto II




Dicas de nutricionistas para se alimentar melhor em 2025


Confira uma lista de hábitos que vão te ajudar a comer de maneira mais saudável, com consciência e prazer


Com a rotina cada vez mais agitada, pode ser difícil fazer escolhas alimentares equilibradas. Para te ajudar nesse processo, conversamos com especialistas em nutrição, que compartilharam três dicas práticas e eficazes para melhorar a sua dieta ao longo do ano.

Dica 1: Inclua mais frutas, verduras e legumes na alimentação


“Os vegetais são fontes riquíssimas de vitaminas, minerais e fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de diversas doenças”, explica Fabiana Gusmão Mairo, nutricionista na Clínica Neo Vita, em São Paulo. Por isso, a inclusão de uma boa variedade de vegetais e frutas no dia a dia é fundamental para promover saúde, longevidade e bem-estar.


Dica 2: Reduza o consumo de carnes vermelhas


“O consumo excessivo de carne vermelha tem sido associado ao desenvolvimento de diversas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer, especialmente o colorretal”, alerta Fabiana Gusmão Mairo. Ela orienta que, para uma dieta mais equilibrada, é importante variar as fontes de proteína, incluindo opções como peixes, aves, ovos, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e fontes vegetais como tofu e quinoa.


Dica 3: Consuma mais peixes

“O consumo regular de peixes, ricos em ômega-3, traz inúmeros benefícios. Esse nutriente essencial ajuda a reduzir a inflamação no organismo, melhora o perfil lipídico ao aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminui os níveis de triglicerídeos, além de proteger contra doenças cardiovasculares”, explica Fabiana. A nutricionista completa que é importante também optar por preparações mais saudáveis, como grelhado, assado ou cozido, evitando frituras para não comprometer os benefícios nutricionais dos peixes.



MAGALHÃES, S. Dicas de nutricionistas para se alimentar melhor em 2025. Vogue, São Paulo, 02 de fevereiro de 2025. Disponível em: https://vogue.globo.com/wellness/noticia/2025/02/8-dicas-de-nutricionistas-para-se-alimentar-melhor-em2025.ghtml. Acesso em: 10 mai. 2025. (Adaptado).

Considerando os tempos verbais utilizados no texto II e a modalidade padrão escrita da Língua Portuguesa, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) No 4º parágrafo, em “é importante também optar por preparações mais saudáveis”, o verbo principal está flexionado no futuro, expressando incerteza.
( ) No 3º parágrafo, em “incluindo opções como peixes, aves, ovos, leguminosas”, o gerúndio não expressa tempo, mas apresenta valor adverbial e modifica o verbo principal.
( ) No 3º parágrafo, em “tem sido associado ao desenvolvimento de diversas doenças”, o particípio “sido” expressa uma qualidade do sujeito.
( ) No 1º parágrafo, em “que compartilharam três dicas práticas”, o verbo encontra-se no pretérito perfeito do indicativo, expressando um evento passado que já foi concluído.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.