Questões de Concursos: Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q953619 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

A integração de dados de diferentes fontes é crucial para análises complexas em ambiente SIG (Sistemas de Informações Geográficas). Qual é o termo que descreve o processo de combinar dados de diferentes fontes e escalas para criar um conjunto de dados consistente?

12 Q953594 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

Os sensores remotos, em geral, possuem uma característica que determina sua capacidade de quantização na distinção de alguns detalhes dos alvos por meio de níveis de cinza. Sendo assim, um sensor que possui 8 bits na produção da imagem digital apresenta uma variação no gradiente, indo do branco ao preto, possuindo:

13 Q953597 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

Na aplicação do sensoriamento remoto, diversas técnicas são aplicadas, dentre elas os chamados índices de vegetação, baseados em ortogonalidade e por razão entre bandas espectrais. Com base nisso, dados referentes ao sensor MODIS (satélite TERRA) centrado na Banda 1 (620-670 nm) e na Banda 2 (841-876 nm) possuem ρ 0,47 e ρ 0,74, respectivamente. Assim é CORRETO afirmar que o valor calculado do NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) é de:

14 Q953612 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

Sistemas de Informações Geográficas, chamado SIG (ou no inglês GIS) são importantes ferramentas para análise e manipulação de dados geográficos. Em um determinado projeto, em ambiente que permite essa manipulação, qual é o componente fundamental que permite armazenar e gerenciar grandes quantidades de dados geográficos?

15 Q953615 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

No sensoriamento remoto e na cartografia geral, a escolha da escala cartográfica é crucial para estudos de uso e ocupação do solo. Para estudo de monitoramento de centros urbanos, qual é a escala cartográfica mais adequada para este tipo de abordagem de mapeamento, buscando a maior precisão possível?

16 Q953596 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

No campo do sensoriamento remoto, diferentes plataformas podem ser utilizadas para a coleta de imagens e dados da superfície terrestre, cada uma com suas características e aplicações específicas. Considerando as plataformas de coleta de dados mais comumente usadas nessa área, qual das alternativas a seguir oferece uma descrição mais abrangente dessas tecnologias?

17 Q953592 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

A série Landsat gerou a maior base de imagens orbitais do mundo, tanto em termos de abrangência espacial, quanto em termos temporais. Dentre as características dos sistemas sensores dessa série, é CORRETO afirmar que:

18 Q953602 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

As projeções cartográficas são representações de uma feição esférica em uma superfície plana. Com isso, a cartografia para representação da Terra redonda em um mapa plano é um meio da utilização de projeções, que pode ser considerado:

19 Q953608 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

Todo alvo que tenha temperatura acima de zero Kelvin (-273,15°C) emite radiação eletromagnética, incluindo a do infravermelho termal. Ou seja, acima dessa temperatura, as moléculas se encontram em um estado vibracional e emitem radiação eletromagnética. Baseado na afirmativa, é CORRETO o comprimento de onda na faixa do termal estar entre:

20 Q953613 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, UFCG, UFCG, 2025

No processamento digital de imagens (PDI), a edição topológica é uma etapa básica para garantir a precisão geométrica das imagens digitais. Ao importar para um projeto uma imagem orbital, qual é o objetivo principal da edição topológica na continuidade do processo de um projeto de sensoriamento remoto?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.