Questões de Concursos Técnico em Gestão Cultural

Resolva questões de Técnico em Gestão Cultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q388843 | História, História Geral, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, bem como instrumentos, objetos, artefatos e lugares, comunidades e pessoas que lhes são associados, correspondem ao que modernamente se entende por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q810307 | Legislação Federal, Lei 8313 1991, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Texto para questões 38 e 39

Pretende-se realizar um projeto cultural que tem como proposta retratar a riqueza e a singularidade da cultura paraense, tendo como base hábitos e valores das comunidades tradicionais integradas na sociedade contemporânea. Para a implementação desse projeto, deverão ser construídos três espaços: um espaço para abrigar acervo textual e iconográfico referente às comunidades tradicionais; um espaço de múltiplo uso, para a realização de cursos, oficinas, seminários, entre outras atividades culturais; e um espaço para sala de pesquisa, consulta informatizada ao acervo, exposições e serviços educativos. O projeto prevê ainda a produção de 500 exemplares de um catálogo com textos e imagens que representem a cultura paraense.

Considerando o projeto hipotético apresentado no texto e com base na Lei n.º 8.313 (Lei Rouanet), de 23/12/1991, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q794968 | Filosofia, Técnico em Gestão Cultural, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a Teoria do Valor, Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx possuem os seguintes postulados:

I. A Teoria de valor de Adam Smith conclui que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e os aluguéis.

II. Ricardo fazia distinção entre a noção de valor e a noção de riqueza. O Valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, contudo, não dependia da abundância, mas sim do maior ou menor grau de dificuldade na sua produção. Já a riqueza era entendida como os bens que as pessoas possuem, bens que eram necessários, úteis e agradáveis.

III. Marx alterou alguns fundamentos da Economia Clássica, estabelecendo uma distinção entre valor de uso e valor de troca: Valor de uso: Representa a utilidade que o bem proporciona à pessoa que o possui; Valor de troca: Este exige um valor de uso, mas não depende dele.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q328409 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Após a elaboração do projeto político-pedagógico pelos diversos segmentos de determinada escola, foi instalado, na entrada principal, um painel com as ações e metas previstas para que todos pudessem acompanhar o desenvolvimento e fazer as observações sobre o andamento e a qualidade dos resultados alcançados.

Nesse caso, o elemento facilitador do êxito do projeto políticopedagógico por essa ação foi o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q715612 | Arquitetura, AutoCAD, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

O sucesso dos sistemas digitais no desenvolvimento de desenho de arquitetura depende principalmente de um mínimo de organização inicial, sem o qual pode-se perder o controle da produção gráfica. Com relação à organização e à produção de desenho digital em sistemas CAD, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q714510 | Antropologia, Técnico em Gestão Cultural, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A antropologia estrutural, buscando melhor perceber as estruturas mentais inconscientes básicas das sociedades, classifica as culturas em quentes e frias. Considerando a intrinsidade das sociedades e culturas humanas, é correto afirmar que as sociedades de cultura fria seriam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q716344 | Arquitetura, Conforto ambiental, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Para o bom desempenho térmico das construções em cidades de clima tropical, quente e úmido, o arquiteto deve considerar alguns aspectos no desenvolvimento do projeto. Esses aspectos incluem

I prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

II proteger as aberturas da radiação solar direta, sem que os elementos de proteção sejam bloqueadores dos ventos.

III escolher materiais que possuam grande inércia térmica.

IV considerar o movimento dos ventos dominantes.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q388209 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

O Brasil dos anos 20 do século passado vive em um ambiente de grande efervescência, de que são exemplos as revoltas tenentistas, o surgimento do Partido Comunista e a crise política da denominada República Velha, que deságua na Revolução de 1930. É em meio a esse contexto que acontece, em fevereiro de 1922, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna. Em relação a esse acontecimento, um autêntico festival em que as novas tendências da arte moderna são apresentadas ao público, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q387828 | Educação Artística, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1943. A montagem do espetáculo apresentou uma dramaturgia densa e revolucionária. O cenógrafo desse espetáculo, importante nome do teatro brasileiro, foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q714754 | Antropologia, Técnico em Gestão Cultural, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A organização social em que a linha de parentesco, ou descendência, e a transmissão de poder são feitas pela linha materna é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.