Início

Questões de Concursos Técnico em Informática

Resolva questões de Técnico em Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q957754 | Redes de Computadores, Tecnico em Informatica, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

É um circuito oscilador que tem a função de sincronizar e ditar a medida de velocidade de transferência de dados entre duas partes essenciais de um processamento. Está associado, portanto, uma medida de frequência com a qual operações são realizadas (ciclos por segundo):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1362Q891458 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Durante a utilização de uma rede sem fio em sua casa, uma pessoa percebeu que, em determinados pontos distantes do roteador wi-fi, a qualidade do acesso à internet estava ruim. Para resolver esse problema, foi instalado um repetidor de sinal sem fio (de canal único) para conectar esses pontos distantes. Tanto o roteador quanto o repetidor suportam o protocolo 802.11n com taxa máxima teórica de 600 Mbps. A rede sem fio da casa está conectada à internet por um modem que provê conexão de até 100 Mbps de taxa de download.

Qual será a maior taxa teórica de download da internet, em Mbps, percebida pelos dispositivos conectados por meio do repetidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1363Q957762 | Segurança da Informação, Tecnico em Informatica, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

O que é autenticação multifator (MFA)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1365Q891467 | Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

A arquitetura de E/S do sistema de computação e a sua interface com o mundo exterior oferecem um meio sistemático de controlar a interação com esse mundo e fornecem ao sistema operacional as informações de que ele precisa para o gerenciamento eficaz da atividade de E/S.
Com relação aos dispositivos de E/S, um dispositivo que serve para armazenamento externo de dados é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1366Q1074260 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Técnico em Informática, Prefeitura de Vermelho Novo MG, Instituto Consulplan, 2025

No Microsoft Excel (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil), é possível vincular dados de uma célula de outra planilha dentro da mesma pasta de trabalho. Qual das fórmulas a seguir está corretamente estruturada para referenciar a célula A1 da planilha chamada “Vendas”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1367Q980570 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

É feita uma requisição para um servidor, ele devolve a lista liberada de pastas e arquivos. Qual é esse protocolo que permite fazer o download e o upload de arquivos com facilidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q980574 | Informática, Técnico em Informática, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Um antivírus atua principalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1369Q887423 | Programação, Técnico em Informática, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Identifique o conceito que NÃO está diretamente relacionado à programação orientada a objetos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q882057 | Segurança da Informação, Ataques e ameaças, Técnico em Informática, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No contexto da segurança da informação, qual das seguintes opções é uma estratégia eficaz para mitigar ataques de engenharia social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1371Q893325 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

É implementado em formato circular, sendo que as informações não são enviadas diretamente do dispositivo remetente para o dispositivo destinatário, e, sim, jogadas na rede, na qual vão tramitar em círculo, passando de dispositivo a dispositivo, até chegar no dispositivo de destino. Como é denominada esta topologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1372Q919951 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico em Informática, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Texto associado.
Sempre que eu contrariava Luzia desobedecendo a suas ordens, contestando quase tudo com respostas agressivas, ela me dizia que eu era tão ruim que minha vinda ao mundo pôs um fim à vida da mãe. “Deu fim à nossa mãe”, era a sentença cruel, lançada para me atingir e evocar as complicações que se seguiram ao meu nascimento. Minha mãe se acamou, deprimida. “Nossa mãe se foi de melancolia”, era o que se contava em casa. Nunca soube ao certo o que Luzia sentia por mim, graças ao que nos aconteceu. Por ter sido a responsável por minha criação ainda muito jovem, dizia que ninguém quis se casar com ela por causa dessa obrigação. Nenhum homem iria aguentar minhas malcriações. Sua mágoa era duradoura. Caí feito um fardo sobre suas costas depois da morte da mãe e da partida dos nossos irmãos. Eu era mais uma atribulação para Luzia, além de todas as outras: cuidar da casa, do pai, da roupa da igreja, e ter que se esquivar dos humores do povo da Tapera.
Diferente da mãe e das mulheres da aldeia, Luzia, a irmã mais velha, parecia não ter se interessado pela arte do barro, nem mesmo pelo roçado. Dizia que lavoura era trabalho para homem. Repetia, ao ver a ruma de mulheres caminhando para o mangue à beira do Paraguaçu, que não foi feita para ficar sob o sol catando mariscos, e que se pudesse moraria na cidade grande. Desde cedo passei a seguir seus passos. Às terças e sextas-feiras Luzia andava até o mosteiro, recolhia cortinas, toalhas e estolas, e formava uma imensa trouxa. Equilibrava tudo sobre a cabeça com uma rodilha feita de peça menor, podia ser uma fronha de travesseiro ou uma toalha pequena. Cada entrada no mosteiro era precedida de reprimendas a mim: “Você não pode tocar em nada”, “Não fale alto, nem corra pelo pátio”, “Peça a bênção aos padres quando se dirigirem a você. Seja agradecido se lhe ofertarem algo”. E, claro, só poderia receber qualquer coisa se tivesse seu consentimento. Eu não fazia mais gestos de assentimento às suas recomendações. Planejava como contrariar as regras, em especial aquela que dizia que deveria olhar sempre para o chão e andar como se fosse invisível para não incomodar as orações. Tanta advertência não era por acaso, Luzia confessou num rompante de desabafo: queria manter seu ganha-pão como lavadeira do mosteiro e conseguir uma vaga para que eu estudasse na escola da igreja.
Nessa altura, meu irmão Joaquim tinha retornado de um tempo longo morando na capital. Ele levava uma vida errante, mas quando jovem aparecia vez ou outra para ajudar seu Valter nos carregamentos do saveiro Dadivoso, com sacas de grãos e caixas de verduras. Saíam às quintas-feiras em direção à Feira de São Joaquim e não tinham dia certo para regressar. Foi um tempo em que manejei os saveiros na imaginação, nas brincadeiras de menino, enquanto admirava o Dadivoso e outras embarcações navegando o Paraguaçu em direção à baía. Quando meu irmão começou a trabalhar com seu Valter, eu o seguia até o rio para observar o carregamento das sacas de farinha, dos barris de azeite de dendê e das caixas de inhame e aipim. Guardava a esperança de que me considerassem pronto para trabalhar. Sonhava ir embora de casa, não precisar mais olhar a carranca de Luzia me dizendo que eu era um fardo. Meus irmãos deixaram a Tapera antes mesmo de me conhecerem. Da maioria deles não havia fotografia nem recordação. Eu fiquei só com Luzia e meu pai. Como não havia quem cuidasse de mim na sua ausência, precisei seguir seus passos muito cedo, a todo canto, até que ela me considerasse pronto para ficar sozinho.

(VIEIRA JUNIOR, Itamar. Salvar o fogo. 2. ed. São Paulo: Todavia, 2023. p. 17-18. Fragmento.)
Os trechos a seguir também são do livro “Salvar o fogo”; contudo, não estão presentes no texto apresentado. Analise-os e assinale a alternativa em que NÃO há erro de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1373Q893329 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Mensagem é o nome dado àquilo que está sendo tramitado na rede, e os serviços relacionados à mensagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q991639 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Técnico em Informática, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

Texto associado.
TEXTO PARA A QUESTÃO.

A última conferida
Paulo Pestana
Crônica

“Para o cemitério, só vou se for levado – e na horizontal”, me diz um amigo, pragmático, depois de ter sido constrangido por outro camarada com o pior tipo de pergunta que se pode fazer, aquela que traz, antes da interrogação, uma afirmação. É de perder o rebolado. “Não te vi no cemitério, a que horas você esteve lá?”.
Ele não se deu o trabalho de usar a frase anterior porque sentiu que seria pior, teria que se estender. Teria que dizer que não é superstição, mas porque não vê sentido nessas cerimônias de despedida; mas era muita explicação, exigiria alguma filosofia e muita paciência e ele preferiu se escorar em mim para mudar o rumo da prosa. Falamos de futebol.
A tradição manda que a gente vá dar uma conferida final naquele parente, amigo ou camarada que se foi, mas eu também evito. Gosto de lembrar das pessoas vivas e não me sinto à vontade naquele quase convescote em que as pessoas falam de amenidades em torno de um corpo inerte, cercado por flores à espera de ser carregado para a cova.
Lembro sempre a história de Ulysses Guimarães, o Senhor Diretas, que nunca ia a enterros e acabou não indo nem ao próprio, já que o corpo dele nunca foi encontrado e, há 30 anos, continua mergulhado no Oceano Atlântico.
Um outro amigo é tão supersticioso que sequer fala a palavra cemitério. Como se fosse adiantar alguma coisa, prefere usar campo santo, necrópole ou, mais frequentemente, até porque é descendente de libaneses, almocábar, que obviamente é uma palavra de origem árabe. Não sei se a semântica resolve alguma coisa, mas para ele ameniza. E ficamos assim.
Saber que não se vai mais encontrar um amigo ou mesmo um conhecido já é dor suficiente. Não é preciso dividi-la com parentes e outros presentes. Há quem alegue que só uma cerimônia fúnebre é capaz de encerrar uma história de convivência e que seria a última oportunidade de dar um adeus a um querido. Só que o querido não está mais ali, só há um corpo.
O homem enterra seus semelhantes desde 60 mil anos antes de Cristo, pelo menos. Inicialmente era um modo de esconder os corpos de animais predadores. Mais tarde, egípcios mantinham conservados os corpos da gente importante e os romanos começaram a cremar, mas só gente de bem; os bandidos eram enterrados mesmo.
Até recentemente – 1964 – a Igreja Católica proibia a cremação de fiéis, mas os vikings faziam cerimônias em que misturavam fogo e água para carbonizar guerreiros e nobres num barco, a caminho de Valhala.
Os velórios só foram instituídos na idade média para resolver o problema de enterrar gente viva – como as pessoas bebiam vinho e outros espíritos em taças de estanho, muitas vezes chegavam a um estado de narcolepsia que era confundido com morte. E decidiu-se esperar um pouco mais antes de botar terra em cima.
Hoje, os velórios são solenidades para os vivos; um outro amigo, mais vivido, tem uma explicação mais direta sobre o fato de evitar cemitérios: “Quem não é visto não é lembrado”.

PESTANA, Paulo. A última conferida. Correio Braziliense, 31 de maio de 2023. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/paulopestana/a-ultimaconferida/. Acesso em: 17 jun. 2023.
Como se classifica o sujeito gramatical da oração “Falamos de futebol.” (2º parágrafo)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1376Q977328 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Técnico em Informática, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Uma empresa está dividida em dois departamentos: vendas e entregas. Nesse contexto, 18 funcionários trabalham no departamento de vendas, 10 trabalham no departamento de entregas e existem 4 funcionários que trabalham em ambos os departamentos. O total de funcionários dessa empresa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1377Q991672 | Programação, Conceitos básicos de programação, Técnico em Informática, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

let pilha = [30, 50, 60, 10, 9]; let removerDaPilha = 30; function removerDaPilha( item) { const index = pilha.indexOf(item); if (index !== -1) { pilha.splice(index, 1); return “Item removido com sucesso" } return "Item não pode ser removido" } console.log(removerDaPilha(50));
Com base no bloco de código acima, qual será o retorno no console da aplicação quando o código for executado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1378Q1055941 | Banco de Dados, Postgresql, Técnico em Informática, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional, desenvolvido como projeto de código aberto. O utilitário do PostgreSQL que permite fazer cópia de segurança (backup) de um banco de dados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1379Q1055942 | Arquitetura de Computadores, Memória, Técnico em Informática, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Para que um computador funcione são necessários diversos componentes tanto de hardware quanto de software. “Componente do computador que consiste em um conjunto de locais, definidos por endereços numerados sequencialmente, onde cada local contém um número binário que pode ser interpretado como uma instrução ou um dado.” Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1380Q883403 | Programação, Linguagens de marcação, Técnico em Informática, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Entre os elementos do HTML 5 (Hypertext Markup Language, version 5), cada um com suas próprias características e funcionalidades específicas, há um que define o que deve ser exibido quando o navegador não suporta anotações de ruby. Qual é esse elemento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.