Início

Questões de Concursos Técnico em Informática

Resolva questões de Técnico em Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1581Q887425 | Segurança da Informação, Técnico em Informática, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Identifique a principal finalidade de um Certificado Digital em ambientes de segurança da informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1582Q893320 | Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

É o conceito segundo o qual o espaço de endereçamento da memória, ou seja, o conjunto de endereços da memória principal disponíveis para um ou mais programas, passa a ser maior que a quantidade real de endereços dessa memória principal. Tal definição é atribuída à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1583Q919950 | Arquivologia, Pontuação, Técnico em Informática, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Texto associado.
Sempre que eu contrariava Luzia desobedecendo a suas ordens, contestando quase tudo com respostas agressivas, ela me dizia que eu era tão ruim que minha vinda ao mundo pôs um fim à vida da mãe. “Deu fim à nossa mãe”, era a sentença cruel, lançada para me atingir e evocar as complicações que se seguiram ao meu nascimento. Minha mãe se acamou, deprimida. “Nossa mãe se foi de melancolia”, era o que se contava em casa. Nunca soube ao certo o que Luzia sentia por mim, graças ao que nos aconteceu. Por ter sido a responsável por minha criação ainda muito jovem, dizia que ninguém quis se casar com ela por causa dessa obrigação. Nenhum homem iria aguentar minhas malcriações. Sua mágoa era duradoura. Caí feito um fardo sobre suas costas depois da morte da mãe e da partida dos nossos irmãos. Eu era mais uma atribulação para Luzia, além de todas as outras: cuidar da casa, do pai, da roupa da igreja, e ter que se esquivar dos humores do povo da Tapera.
Diferente da mãe e das mulheres da aldeia, Luzia, a irmã mais velha, parecia não ter se interessado pela arte do barro, nem mesmo pelo roçado. Dizia que lavoura era trabalho para homem. Repetia, ao ver a ruma de mulheres caminhando para o mangue à beira do Paraguaçu, que não foi feita para ficar sob o sol catando mariscos, e que se pudesse moraria na cidade grande. Desde cedo passei a seguir seus passos. Às terças e sextas-feiras Luzia andava até o mosteiro, recolhia cortinas, toalhas e estolas, e formava uma imensa trouxa. Equilibrava tudo sobre a cabeça com uma rodilha feita de peça menor, podia ser uma fronha de travesseiro ou uma toalha pequena. Cada entrada no mosteiro era precedida de reprimendas a mim: “Você não pode tocar em nada”, “Não fale alto, nem corra pelo pátio”, “Peça a bênção aos padres quando se dirigirem a você. Seja agradecido se lhe ofertarem algo”. E, claro, só poderia receber qualquer coisa se tivesse seu consentimento. Eu não fazia mais gestos de assentimento às suas recomendações. Planejava como contrariar as regras, em especial aquela que dizia que deveria olhar sempre para o chão e andar como se fosse invisível para não incomodar as orações. Tanta advertência não era por acaso, Luzia confessou num rompante de desabafo: queria manter seu ganha-pão como lavadeira do mosteiro e conseguir uma vaga para que eu estudasse na escola da igreja.
Nessa altura, meu irmão Joaquim tinha retornado de um tempo longo morando na capital. Ele levava uma vida errante, mas quando jovem aparecia vez ou outra para ajudar seu Valter nos carregamentos do saveiro Dadivoso, com sacas de grãos e caixas de verduras. Saíam às quintas-feiras em direção à Feira de São Joaquim e não tinham dia certo para regressar. Foi um tempo em que manejei os saveiros na imaginação, nas brincadeiras de menino, enquanto admirava o Dadivoso e outras embarcações navegando o Paraguaçu em direção à baía. Quando meu irmão começou a trabalhar com seu Valter, eu o seguia até o rio para observar o carregamento das sacas de farinha, dos barris de azeite de dendê e das caixas de inhame e aipim. Guardava a esperança de que me considerassem pronto para trabalhar. Sonhava ir embora de casa, não precisar mais olhar a carranca de Luzia me dizendo que eu era um fardo. Meus irmãos deixaram a Tapera antes mesmo de me conhecerem. Da maioria deles não havia fotografia nem recordação. Eu fiquei só com Luzia e meu pai. Como não havia quem cuidasse de mim na sua ausência, precisei seguir seus passos muito cedo, a todo canto, até que ela me considerasse pronto para ficar sozinho.

(VIEIRA JUNIOR, Itamar. Salvar o fogo. 2. ed. São Paulo: Todavia, 2023. p. 17-18. Fragmento.)
Sobre a pontuação do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As aspas foram utilizadas para indicar mudança de interlocutor.
( ) Em “Tanta advertência não era por acaso, Luzia confessou num rompante de desabafo: queria manter seu ganha-pão como lavadeira do mosteiro e conseguir uma vaga para que eu estudasse na escola da igreja.” (2º§), empregou-se dois-pontos para enunciar um esclarecimento.
( ) Em “Eu era mais uma atribulação para Luzia, além de todas as outras: cuidar da casa, do pai, da roupa da igreja, e ter que se esquivar dos humores do povo da Tapera.” (1º§), a última vírgula foi empregada incorretamente, pois não se utiliza essa pontuação antes da conjunção “e” que separa elementos que exercem a mesma função sintática.
( ) Em “Repetia, ao ver a ruma de mulheres caminhando para o mangue à beira do Paraguaçu, que não foi feita para ficar sob o sol catando mariscos [...]” (2º§), o trecho destacado foi inserido entre vírgulas por ser uma oração subordinada adjetiva restritiva.
( ) Os dois-pontos têm a mesma função em “Eu era mais uma atribulação para Luzia, além de todas as outras: cuidar da casa, do pai, da roupa da igreja, [...]” (1º§) e “Cada entrada no mosteiro era precedida de reprimendas a mim: “Você não pode tocar em nada, [...]” (2º§).

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1585Q919953 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Informática, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

A diretoria da empresa Araponga Veloz recomendou a seus gerentes a aplicação de técnicas administrativas que resultassem em maiores satisfações do pessoal e, consequentemente, fossem ampliados benefícios que redundassem em estabilidade emocional e surtissem efeitos na produtividade, produzindo custos, ampliando a receita, melhorando o nível dos salários.
(MEDEIROS, João Bosco. Redação Empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 41.)

Para tornar a leitura desse texto mais fluida é necessário fazer uma edição para melhorar a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1586Q991635 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Técnico em Informática, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

Texto associado.
TEXTO PARA A QUESTÃO.

A última conferida
Paulo Pestana
Crônica

“Para o cemitério, só vou se for levado – e na horizontal”, me diz um amigo, pragmático, depois de ter sido constrangido por outro camarada com o pior tipo de pergunta que se pode fazer, aquela que traz, antes da interrogação, uma afirmação. É de perder o rebolado. “Não te vi no cemitério, a que horas você esteve lá?”.
Ele não se deu o trabalho de usar a frase anterior porque sentiu que seria pior, teria que se estender. Teria que dizer que não é superstição, mas porque não vê sentido nessas cerimônias de despedida; mas era muita explicação, exigiria alguma filosofia e muita paciência e ele preferiu se escorar em mim para mudar o rumo da prosa. Falamos de futebol.
A tradição manda que a gente vá dar uma conferida final naquele parente, amigo ou camarada que se foi, mas eu também evito. Gosto de lembrar das pessoas vivas e não me sinto à vontade naquele quase convescote em que as pessoas falam de amenidades em torno de um corpo inerte, cercado por flores à espera de ser carregado para a cova.
Lembro sempre a história de Ulysses Guimarães, o Senhor Diretas, que nunca ia a enterros e acabou não indo nem ao próprio, já que o corpo dele nunca foi encontrado e, há 30 anos, continua mergulhado no Oceano Atlântico.
Um outro amigo é tão supersticioso que sequer fala a palavra cemitério. Como se fosse adiantar alguma coisa, prefere usar campo santo, necrópole ou, mais frequentemente, até porque é descendente de libaneses, almocábar, que obviamente é uma palavra de origem árabe. Não sei se a semântica resolve alguma coisa, mas para ele ameniza. E ficamos assim.
Saber que não se vai mais encontrar um amigo ou mesmo um conhecido já é dor suficiente. Não é preciso dividi-la com parentes e outros presentes. Há quem alegue que só uma cerimônia fúnebre é capaz de encerrar uma história de convivência e que seria a última oportunidade de dar um adeus a um querido. Só que o querido não está mais ali, só há um corpo.
O homem enterra seus semelhantes desde 60 mil anos antes de Cristo, pelo menos. Inicialmente era um modo de esconder os corpos de animais predadores. Mais tarde, egípcios mantinham conservados os corpos da gente importante e os romanos começaram a cremar, mas só gente de bem; os bandidos eram enterrados mesmo.
Até recentemente – 1964 – a Igreja Católica proibia a cremação de fiéis, mas os vikings faziam cerimônias em que misturavam fogo e água para carbonizar guerreiros e nobres num barco, a caminho de Valhala.
Os velórios só foram instituídos na idade média para resolver o problema de enterrar gente viva – como as pessoas bebiam vinho e outros espíritos em taças de estanho, muitas vezes chegavam a um estado de narcolepsia que era confundido com morte. E decidiu-se esperar um pouco mais antes de botar terra em cima.
Hoje, os velórios são solenidades para os vivos; um outro amigo, mais vivido, tem uma explicação mais direta sobre o fato de evitar cemitérios: “Quem não é visto não é lembrado”.

PESTANA, Paulo. A última conferida. Correio Braziliense, 31 de maio de 2023. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/paulopestana/a-ultimaconferida/. Acesso em: 17 jun. 2023.
O emprego do presente do indicativo nos verbos do terceiro parágrafo da crônica tem a intenção de veicular, nessa parte do texto, a ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1587Q1078419 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, UEM, UEM, 2025

Sobre disco rígido (HD) e drive de estado sólido (SSD), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I) Os SSDs são mais leves e realizam operações de leitura e escrita de forma mais lenta que os HDs.
II) Na maioria dos casos, os SSDs consomem mais energia e são menos resistentes que os HDs.
III) Os SSDs caracterizam-se por ausência de partes mecânicas e por ausência de vibrações no uso.
IV) A métrica comumente associada a unidades SSDs e usada para indicar a resistência do dispositivo ao processo repetitivo de gravação de dados ao longo do tempo é a TBW (terabytes gravados).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1588Q1078422 | Informática, Editor de Textos, Técnico em Informática, UEM, UEM, 2025

Sobre processadores de texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1589Q1078423 | Informática, Editor de Textos, Técnico em Informática, UEM, UEM, 2025

Sobre recursos do Microsoft Word, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Cabeçalhos e rodapés, numeração de páginas e inserção de tabelas e de imagens são recursos disponíveis no Microsoft Word.

( ) O Microsoft Word possui o controle de alterações, que é um recurso colaborativo para revisar e sugerir mudanças em documentos.

( ) No Microsoft Word, não é possível gerar um sumário automático com base nos estilos aplicados aos títulos de um documento.

( ) A mala direta é um recurso para gerar documentos personalizados a partir de uma lista de dados e está disponível no Microsoft Word.


Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1590Q1078432 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, UEM, UEM, 2024

Faça a correspondência e assinale a alternativa CORRETA.
(1) Máquina Virtual
(2) Armazenamento na Nuvem
(3) Gadget
(4) Criptografia
( ) Serviço que permite armazenar e acessar dados pela Internet, em servidores remotos.
( ) Protege as comunicações que são realizadas pela Internet como, por exemplo, as transações bancárias.
( ) Gíria tecnológica pra designar dispositivos eletrônicos portáteis de maneira genérica.
( ) Pode ser usada para testar novos sistemas operacionais sem afetar o sistema operacional principal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1591Q991650 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Técnico em Informática, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

Um ônibus está com 20% de sua capacidade total de pessoas sentadas ocupada para ir da cidade A para a cidade B. Qual é a probabilidade de escolher um assento vazio dentre o total de assentos, sabendo que o total de assentos é igual a 40?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1592Q1078434 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, UEM, UEM, 2024

Assinale a alternativa CORRETA para preencher o espaço da afirmativa a seguir.
Sobre SSD, no barramento ___________, a interface de comunicação é feita por um cabo (normalmente vermelho) conectado à placa-mãe. Considerando que os primeiros SSDs eram mais lentos, esse tipo de barramento ainda era suficiente para transferir os dados entre o processador e a unidade de armazenamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1593Q991652 | Direito Administrativo, Técnico em Informática, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

Funcionários públicos da Caixa Econômica Federal e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) são denominados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1594Q881320 | Segurança da Informação, Técnico em Informática, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

A capacidade de uma pessoa determinar, por si mesma, quando, como e em que medida as informações pessoais sobre ela poderão ser compartilhadas ou comunicadas a outras pessoas, entidades ou organizações está diretamente relacionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1595Q881322 | Sistemas Operacionais, Técnico em Informática, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção que apresenta termo relativo ao processo em nuvem que envolve replicar e fazer backup com segurança de dados e cargas de trabalhos críticos em um local secundário ou em vários locais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1596Q919980 | Informática, Técnico em Informática, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Considerando que, durante o suporte técnico, um usuário relata dificuldades para salvar documentos do Microsoft Office no formato compatível com o BrOffice, o técnico em informática deverá recomendar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1597Q991660 | Informática, Windows, Técnico em Informática, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

Um fotógrafo está revisando suas fotografias do último ensaio e reparou que o Windows mostra que a pasta tem um tamanho de 12.560 KB. Qual o tamanho da pasta em MB?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1598Q919995 | Segurança da Informação, Técnico em Informática, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

A certificação digital permite que uma instituição implemente um sistema de autenticação robusto para garantir a identidade dos seus usuários e a integridade das comunicações. Assinale a principal função da certificação digital em um ambiente corporativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1599Q991679 | Programação, Técnico em Informática, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

Qual é a finalidade principal de uma variável em programação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1600Q1055946 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Técnico em Informática, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Sobre o gerenciamento de redes de computadores, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode-se afirmar que o gerenciamento de redes é a implementação integrada e organizada de hardware, software e pessoas para monitorar, testar, consultar, configurar e analisar todos os elementos da rede, a fim de garantir exigências de desempenho e qualidade.
II. O protocolo RDP é usado para transmitir informações e comandos entre uma entidade gerenciadora e um agente que opera nome da entidade dentro de um dispositivo de rede gerenciado.
III. O protocolo SNMP opera na camada de rede e, por isso, é ineficaz para o gerenciamento de rede, pois não se pode monitorar serviços de alto nível tão importantes nas redes atuais, tais como: http, ftp e dns.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.