Início

Questões de Concursos Técnico em Informática

Resolva questões de Técnico em Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q562528 | Informática, Switch e Pontes, Técnico em Informática, TJ RS, FAUGRS

Três caixas possuem equipamentos diferentes de interconexão de redes, identificadas, cada uma, com uma ?dica? relacionada ao tipo de equipamento. Primeira caixa: "Esse equipamento possui implementadas apenas as camadas um e dois do modelo de referência OSI"; segunda caixa: "Esse equipamento é capaz de encontrar a melhor rota para o tráfego de dados"; terceira caixa: "Todos os dispositivos eventualmente conectados a esse equipamento estão no mesmo domínio de colisão".

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, os tipos dos equipamentos das caixas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q27502 | Português, Técnico em Informática, Câmara de Presidente Olegário MG, FUMARC

Texto associado.
HISTÓRIA E CULTURA DE PRESIDENTE OLEGÁRIO

     O calendário de eventos da cidade de Presidente Olegário conta com algumas festas, religiosas e profanas. O evento de maior tradição é a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, localidade situada cerca de 60 km da sede; esta festa acontece no mês de agosto, e a comemoração propriamente dita tem lugar no dia 15 deste mês. É importante lembrar que a Romaria de Andrequicé (festa irmã da Romaria de Água Suja), tem origens no final do século XIX, quando da doação do terreno e início das celebrações e peregrinações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
     Nos dias hodiernos, a romaria conta com a presença de romeiros de diferentes partes do Estado de Minas Gerais e de flhos da terra residentes em outros estados e distritos. Ainda no âmbito das festas religiosas, durante o mês de janeiro, o município conta com uma gama de Folias de Reis, realizadas em diferentes localidades rurais e no distrito sede. Em janeiro acontece também a Festa em Louvor a São Sebastião, que tem lugar na localidade de Pissarrão. Até bem pouco tempo, contávamos ainda com a Congada em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, festa bonita e interessante por sua natureza e constituição mas que, por motivos outros, deixou de acontecer nesta cidade gloriosa e triste pelo esquecimento de algumas tradições.
     Outra tradição que malgradamente caiu no ocaso foi a bela Contradança dos Godinhos, folguedo iniciado em princípios do século XX pela família que dá nome à dança e que transita entre o sagrado e o profano, constituindo um joguete em que homens constituem pares nos quais a outra parte é um homem vestido de mulher (talvez em protesto ao arraigado patriarcalismo católico cristão do estado das Gerais), dançando ao som de uma sanfona, baixos e um violão e ciceroneados por um palhaço. É interessante notar que a profanação está justamente no vestir-se de mulher e questionar os tabus estabelecidos pelos costumes civeis e religiosos e a sagração, ou seja, a manutenção do sagrado nos símbolos sagrados do catolicismo estampados nas vestimentas dos participantes. A tradição, infelizmente, vem se perdendo, em parte por falta de investimentos de recursos públicos, através das secretarias de cultura, em parte pelo crescente afastamento das gerações hodiernas em manifestações culturais tradicionais, de forma que há apenas uma pessoa que ainda detém parte do conhecimento desta Contradança.
     Outra interessante Festa, que vem perdendo, infelizmente, suas forças ao longo dos anos, é a Festa da Produção, durante a qual o município, através da Prefeitura Municipal e do Sindicado dos Produtores Rurais, expõe, discute e negocia os produtos agropecuários da cidade, além de promover shows musicais no parque de exposições e atrações culturais em diferentes pontos da cidade. Infelizmente, como fora dito, esta festa também tem perdido suas forças, mas nada que não possa ser resolvido com força de vontade e investimentos efetivos nos setores de educação e cultura, principalmente.
     No distrito da Galena também existe uma festa tradicional que é a Festa de Reis, em devoção aos Três Reis que visitaram o menino Jesus após o seu nascimento, ela acontece a partir do dia 25 de dezembro, quando começa a visita da folia nas casas e nas fazendas e no dia 05 de janeiro (dia dos Santos Reis) o dia da Festa, quando todos se reúnem para rezar e comemorar o dia dos Santos Reis.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
O último parágrafo do texto apresenta um tipo de intertex- tualidade referente à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q646186 | Informática, Topologia, Técnico em Informática, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Formando com essas topologia as redes de menor porte interligados via um intranet ou internet. Das opções dispostas abaixo qual NÃO corresponde a uma topologia valida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q27593 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, Câmara de Descalvado SP, VUNESP

Uma arquitetura de computador está baseada em um microprocessador que apresenta as seguintes características de barramentos:

•  64 vias de endereços;
•  32 vias de dados.

A operação de leitura de uma palavra de 32 bits na memória, cujo endereço seja múltiplo de 4, poderá ser realizada, na sua forma mais eficiente, em um número de operações de leitura igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q555487 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A CPU contém uma memória pequena, de alta velocidade, usada para armazenar dados (entrada ou saída), resultados temporários obtidos durante a execução das instruções e certas informações de controle. Esta memória é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q668219 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Os periféricos de um computador podem ser categorizados como de entrada e de saída. O teclado é um bom exemplo de periférico de entrada, pois por meio dele o usuário pode inserir informações. Já o monitor é um exemplo de periférico de saída, pois é utilizado para apresentar informações ao usuário. A respeito do teclado e do monitor, assinale a alternativa que indica, respectivamente, os nomes de padrões de conectores que podem ser utilizados para conectar estes periféricos a um computador. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q32011 | Português, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

Texto associado.
Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Mãe
(Crônico dedicado o o Dia das Mães, embora com o final inadequado, ainda que autêntico)
Rubem Braga

O menino e seu amiguinho brincavam nas primeiras espumas; o pai fumava um cigarro na praia, batendo papo com um amigo. E o mundo era inocente, na manhã de sol
Foi então que chegou a Mãe (esta crônica é modesta contribuição ao Dia das Mães), muito elegante em seu short, e mais ainda em seu maiô. Trouxe óculos escuros, uma esteirinha para se esticar, óleo para a pele, revista para ler, pente para se pentear — e trouxe seu coração de Mãe que imediatamente se pôs aflito achando que o menino estava muito longe e o mar estava muito forte.
Depois de fingir três vezes não ouvir seu nome gritado pelo pai, o garoto saiu do mar resmungando, mas logo voltou a se interessar pela alegria da vida, batendo bola com o amigo. Então a Mãe começou a folhear a revista mundana — "que vestido horroroso o da Marieta neste coquetel" — "que presente de casamento vamos dar à Lúcia? tem de ser uma coisa boa" — e outros pequenos assuntos sociais foram aflorados numa conversa preguiçosa. Mas de repente: 
— Cadê Joãozinho?
O outro menino, interpelado, informou que Joãozinho tinha ido em casa apanhar uma bola maior.
— Meu Deus, esse menino atravessando a rua sozinho! Vai lá, João, para atravessar com ele, pelo menos na volta! 
O pai (fica em minúscula; o Dia é da Mãe) achou que não era preciso: 
— O menino tem OITO anos, Maria! 
— OITO anos, não, oito anos, uma criança. Se todo dia morre gente grande atropelada, que dirá um menino distraído como esse! 
E erguendo-se olhava os carros que passavam, todos guiados por assassinos (em potencial) de seu filhinho. 
— Bem, eu vou lá só para você não ficar assustada.
Talvez a sombra do medo tivesse ganho também o coração do pai; mas quando ele se levantou e calçou a alpercata para atravessar os vinte metros de areia fofa e escaldante que o separavam da calçada, o garoto apareceu correndo alegremente com uma bola vermelha na mão, e a paz voltou a reinar sobre a face da praia.
Agora o amigo do casal estava contando pequenos escândalos de uma festa a que fora na véspera, e o casal ouvia, muito interessado — "mas a Niquinha com o coronel? não é possível!" — quando a Mãe se ergueu de repente: 
— E o Joãozinho? 
Os três olharam em todas as direções, sem resultado. O marido, muito calmo — "deve estar por aí", a Mãe gradativamente nervosa — "mas por aí, onde?" — o amigo otimista, mas levemente apreensivo. Havia cinco ou seis meninos dentro da água, nenhum era o Joãozinho. Na areia havia outros. Um deles, de costas, cavava um buraco com as mãos, longe. 
— Joãozinho! 
O pai levantou-se, foi lá, não era. Mas conseguiu encontrar o amigo do filho e perguntou por ele. 
— Não sei, eu estava catando conchas, ele estava catando comigo, depois ele sumiu
A Mãe, que viera correndo, interpelou novamente o amigo do filho. "Mas sumiu como? para onde? entrou na água? não sabe? mas que menino pateta!" O garoto, com cara de bobo, e assustado com o interrogatório, se afastava, mas a Mãe foi segurá-lo pelo braço: "Mas diga, menino, ele entrou no mar? como é que você não viu, você não estava com ele? hein? ele entrou no mar?". 
— Acho que entrou... ou então foi-se embora. 
De pé, lábios trêmulos, a Mãe olhava para um lado e outro, apertando bem os olhos míopes para examinar todas as crianças em volta. Todos os meninos de oito anos se parecem na praia, com seus corpinhos queimados e suas cabecinhas castanhas. E como ela queria que cada um fosse seu filho, durante um segundo cada um daqueles meninos era o seu filho, exatamente ele, enfim — mas um gesto, um pequeno movimento de cabeça, e deixava de ser. Correu para um lado e outro. De súbito ficou parada olhando o mar, olhando com tanto ódio e medo (lembrava-se muito bem da história acontecida dois a três anos antes, um menino estava na praia com os pais, eles se distraíram um instante, o menino estava brincando no rasinho, o mar o levou, o corpinho só apareceu cinco dias depois, aqui nesta praia mesmo!) — deu um grito para as ondas e espumas — "Joãozinho!".
Banhistas distraídos foram interrogados — se viram algum menino entrando no mar — o pai e o amigo partiram para um lado e outro da praia, a Mãe ficou ali, trêmula, nada mais existia para ela, sua casa e família, o marido, os bailes, os Nunes, tudo era ridículo e odioso, toda essa gente estúpida na praia que não sabia de seu filho, todos eram culpados — "Joãozinho!" — ela mesma não tinha mais nome nem era mulher, era um bicho ferido, trêmulo, mas terrível, traído no mais essencial de seu ser, cheia de pânico e de ódio, capaz de tudo — "Joãozinho!" — ele apareceu bem perto, trazendo na mão um sorvete que fora comprar. Quase jogou longe o sorvete do menino com um tapa, mandou que ele ficasse sentado ali, se saísse um passo iria ver, ia apanhar muito, menino desgraçado!
O pai e o amigo voltaram a sentar, o menino riscava a areia com o dedo grande do pé, e quando sentiu que a tempestade estava passando fez o comentário em voz baixa, a cabeça curva, mas os olhos erguidos na direção dos pais: 
— Mãe é chaaata... 

Maio, 1953
(http://www. releituras. com/rubembraga_mae. asp)
Levando-se em conta a leitura de toda a crônica de Rubem Braga, é possível dizer que o trecho "E o mundo era inocente, na manhã de sol" transmite a ideia de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q560972 | Informática, Memória, Técnico em Informática, CRM MG, FUNDEP UFMG

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de memória que oferece tempos de acesso mais baixos que o HD e trabalha com taxas de transferência muito mais altas, além de perder os dados armazenados quando o computador é desligado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q617903 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, MPE RS, FCC

O BIOS, o CMOS e o SETUP de um microcomputador correspondem, respectivamente, a componentes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q32014 | Português, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

Texto associado.
Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Mãe
(Crônico dedicado o o Dia das Mães, embora com o final inadequado, ainda que autêntico)
Rubem Braga

O menino e seu amiguinho brincavam nas primeiras espumas; o pai fumava um cigarro na praia, batendo papo com um amigo. E o mundo era inocente, na manhã de sol
Foi então que chegou a Mãe (esta crônica é modesta contribuição ao Dia das Mães), muito elegante em seu short, e mais ainda em seu maiô. Trouxe óculos escuros, uma esteirinha para se esticar, óleo para a pele, revista para ler, pente para se pentear — e trouxe seu coração de Mãe que imediatamente se pôs aflito achando que o menino estava muito longe e o mar estava muito forte.
Depois de fingir três vezes não ouvir seu nome gritado pelo pai, o garoto saiu do mar resmungando, mas logo voltou a se interessar pela alegria da vida, batendo bola com o amigo. Então a Mãe começou a folhear a revista mundana — "que vestido horroroso o da Marieta neste coquetel" — "que presente de casamento vamos dar à Lúcia? tem de ser uma coisa boa" — e outros pequenos assuntos sociais foram aflorados numa conversa preguiçosa. Mas de repente: 
— Cadê Joãozinho?
O outro menino, interpelado, informou que Joãozinho tinha ido em casa apanhar uma bola maior.
— Meu Deus, esse menino atravessando a rua sozinho! Vai lá, João, para atravessar com ele, pelo menos na volta! 
O pai (fica em minúscula; o Dia é da Mãe) achou que não era preciso: 
— O menino tem OITO anos, Maria! 
— OITO anos, não, oito anos, uma criança. Se todo dia morre gente grande atropelada, que dirá um menino distraído como esse! 
E erguendo-se olhava os carros que passavam, todos guiados por assassinos (em potencial) de seu filhinho. 
— Bem, eu vou lá só para você não ficar assustada.
Talvez a sombra do medo tivesse ganho também o coração do pai; mas quando ele se levantou e calçou a alpercata para atravessar os vinte metros de areia fofa e escaldante que o separavam da calçada, o garoto apareceu correndo alegremente com uma bola vermelha na mão, e a paz voltou a reinar sobre a face da praia.
Agora o amigo do casal estava contando pequenos escândalos de uma festa a que fora na véspera, e o casal ouvia, muito interessado — "mas a Niquinha com o coronel? não é possível!" — quando a Mãe se ergueu de repente: 
— E o Joãozinho? 
Os três olharam em todas as direções, sem resultado. O marido, muito calmo — "deve estar por aí", a Mãe gradativamente nervosa — "mas por aí, onde?" — o amigo otimista, mas levemente apreensivo. Havia cinco ou seis meninos dentro da água, nenhum era o Joãozinho. Na areia havia outros. Um deles, de costas, cavava um buraco com as mãos, longe. 
— Joãozinho! 
O pai levantou-se, foi lá, não era. Mas conseguiu encontrar o amigo do filho e perguntou por ele. 
— Não sei, eu estava catando conchas, ele estava catando comigo, depois ele sumiu
A Mãe, que viera correndo, interpelou novamente o amigo do filho. "Mas sumiu como? para onde? entrou na água? não sabe? mas que menino pateta!" O garoto, com cara de bobo, e assustado com o interrogatório, se afastava, mas a Mãe foi segurá-lo pelo braço: "Mas diga, menino, ele entrou no mar? como é que você não viu, você não estava com ele? hein? ele entrou no mar?". 
— Acho que entrou... ou então foi-se embora. 
De pé, lábios trêmulos, a Mãe olhava para um lado e outro, apertando bem os olhos míopes para examinar todas as crianças em volta. Todos os meninos de oito anos se parecem na praia, com seus corpinhos queimados e suas cabecinhas castanhas. E como ela queria que cada um fosse seu filho, durante um segundo cada um daqueles meninos era o seu filho, exatamente ele, enfim — mas um gesto, um pequeno movimento de cabeça, e deixava de ser. Correu para um lado e outro. De súbito ficou parada olhando o mar, olhando com tanto ódio e medo (lembrava-se muito bem da história acontecida dois a três anos antes, um menino estava na praia com os pais, eles se distraíram um instante, o menino estava brincando no rasinho, o mar o levou, o corpinho só apareceu cinco dias depois, aqui nesta praia mesmo!) — deu um grito para as ondas e espumas — "Joãozinho!".
Banhistas distraídos foram interrogados — se viram algum menino entrando no mar — o pai e o amigo partiram para um lado e outro da praia, a Mãe ficou ali, trêmula, nada mais existia para ela, sua casa e família, o marido, os bailes, os Nunes, tudo era ridículo e odioso, toda essa gente estúpida na praia que não sabia de seu filho, todos eram culpados — "Joãozinho!" — ela mesma não tinha mais nome nem era mulher, era um bicho ferido, trêmulo, mas terrível, traído no mais essencial de seu ser, cheia de pânico e de ódio, capaz de tudo — "Joãozinho!" — ele apareceu bem perto, trazendo na mão um sorvete que fora comprar. Quase jogou longe o sorvete do menino com um tapa, mandou que ele ficasse sentado ali, se saísse um passo iria ver, ia apanhar muito, menino desgraçado!
O pai e o amigo voltaram a sentar, o menino riscava a areia com o dedo grande do pé, e quando sentiu que a tempestade estava passando fez o comentário em voz baixa, a cabeça curva, mas os olhos erguidos na direção dos pais: 
— Mãe é chaaata... 

Maio, 1953
(http://www. releituras. com/rubembraga_mae. asp)
A oração que está sublinhada em "A Mãe, que viera correndo" é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q669093 | Informática, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

A respeito dos componentes de hardware necessários para o funcionamento de um computador pessoal, analise as afirmativas a seguir:

I. As memórias RAM são dispositivos de hardware capazes de armazenar dados de forma não volátil. É neste tipo de memória que devemos instalar o sistema operacional do computador. 
II. O processador é um componente presente no hardware do computador que aquece muito durante seu funcionamento. Este tipo de componente opera em conjunto com um dispositivo chamado cooler, que tem como objetivo ajudar no processo de dissipação do calor gerado pelo processador. 
III. A placa mãe é capaz de conectar-se a variados dispositivos através de diversos tipos de conexões. Alguns exemplos de conexões presentes em placas mãe são: USB, SATA e VGA.

É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q43406 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o tipo de escalonamento em que, ao iniciar a execução de um processo, nenhum evento externo cause a perda do uso do processador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q670387 | Redes de Computadores, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Uma das configurações de rede de computadores mais comuns é aquela em que os computadores são conectados através de cabos à equipamentos de interconexão. Estes equipamentos ficam, portanto, posicionados na rede de tal forma que qualquer comunicação entre os computadores deverá obrigatoriamente trafegar através deles. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do dispositivo mais indicado para conectar diferentes redes, criando, portanto, uma rede de maior porte, e é capaz de estabelecer os caminhos mais rápidos para a realização de comunicação entre os computadores. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q560828 | Informática, Memória, Técnico em Informática, MPE RS, MPE RS

Em algoritmos, uma variável representa um espaço de memória identificado e reservado para guardar um valor durante o processamento.

Considere a situação de uma roleta colocada na entrada de um centro de eventos com a finalidade de contar quantas pessoas entram no local. A roleta, inicialmente zerada, soma uma unidade a cada pessoa que por ela passa. Essa informação permite inclusive que a entrada de clientes seja encerrada quando o número registrado pela roleta atingir a lotação máxima. Nesse caso, a variável roleta constituirá um exemplo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q553990 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Do ponto de vista da segurança, os sistemas computacionais têm objetivos gerais que norteiam os modelos e os mecanismos de segurança. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I. A disponibilidade do sistema não é um aspecto de interesse no ponto de vista da segurança, uma vez que ela determina que ninguém possa perturbar o sistema para deixa-lo inutilizável, o que não é desejado para sistemas multiusuário.

II. A confidencialidade de dados consiste em manter em segredo os dados secretos. Assim, se o proprietário de um grupo de dados decidir que esses devem ser disponibilizados apenas para um grupo específico de pessoas, os sistemas devem garantir que não ocorra a liberação dos dados para pessoas não autorizadas.

III. A integridade de dados significa que usuários não autorizados não devem ser capazes de modificar qualquer dado sem a permissão do proprietário, incluindo, por exemplo, a remoção e inserção de dados falsos.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q552567 | Informática, Programação de Sistemas, Técnico em Informática, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das características das principais linguagens de programação, julgue os itens seguintes. Linguagem de programação de alto nível consiste de um conjunto de símbolos, palavras e regras próximo da linguagem humana, e que é fácil de escrever, depurar e manter.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q559163 | Informática, Tipos de Redes Locais, Técnico em Informática, MPE RS, MPE RS

Considere as seguintes afirmações a respeito de VLANs ethernet.

I. Em rede de switches baseada em VLAN, os pacotes de broadcast são propagados apenas para as portas pertencentes à VLAN de origem destes pacotes.

II. Uma mesma porta de um switch pode transportar o tráfego de várias VLANs simultaneamente.

III. Os computadores que fazem parte de uma mesma VLAN devem estar conectados ao mesmo switch.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q43409 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

O contexto de software de um processo de sistema operacional é composto pelos seguintes grupos de informação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q550402 | Informática, Internet, Técnico em Informática, CRM MG, FUNDEP UFMG

Um procedimento simples para melhorar o desempenho é gravar páginas que foram visitadas na web.

Qual é o nome da técnica utilizada para guardar páginas web para o uso subsequente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.