Início

Questões de Concursos Técnico em Informática

Resolva questões de Técnico em Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q560369 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos componentes de um computador. O padrão PATA é capaz de transmitir dados entre discos rígidos e periféricos com velocidade de até 300 MBps, por padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️

202Q551513 | Informática, Autenticação, Técnico em Informática, TJ RS, FAUGRS

Entre as alternativas abaixo, qual a que corresponde ao mecanismo de autenticação que exige certificado de cliente e servidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q32752 | Informática, Técnico em Informática, DNPM, MOVENS Instituto

HTML é uma linguagem de computador utilizada para formatar, publicar e distribuir informações dentro da internet. Essa linguagem é feita de marcações, ou etiquetas, que indicam qual a formatação ou efeito que define a aparência de um texto, tabela ou imagem, por exemplo. No que diz respeito à linguagem HTML e a suas marcações, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I - <  tr  >
II - <  p  >
III - < a  >
IV - <  li  >
V - <  b  >

( ) Mostra o texto em negrito.
( ) Define um parágrafo.
( ) Define um item em uma lista.
( ) Define um link para outro documento.
( ) Define uma linha em uma tabela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q558861 | Informática, Switch e Pontes, Técnico em Informática, DPE RR, FCC

O switch é um dispositivo usado para interconectar segmentos Ethernet e tem como principal objetivo receber pacotes que chegam a um de seus enlaces e transmiti-los para outro enlace. Os switches
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q32033 | Veterinária, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

De acordo com a Resolução nº 413, que aprova o Código de Deontologia e de Ética Profissional Zootécnico, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q32026 | Informática, Técnico em Informática, CRMV SP, QUADRIX

Pode-se usar uma senha com imagem no Windows 8 e no Windows RT para que até mesmo a entrada em um computador seja mais pessoal. Como o usuário escolhe a imagem e as formas nela, as combinações são infinitas. Logo, uma imagem com senha é, na verdade, mais segura contra hackers do que uma senha tradicional. Pode-se desenhar uma senha com imagem diretamente em uma tela sensível ao toque com o dedo ou pode-se usar um mouse para desenhar as formas ou gestos. Essa senha é composta de quantos gestos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q559653 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

O acesso não autorizado a uma estação de trabalho em uma instituição pode causar diversos danos à mesma. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma medida de redução para este tipo de problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q555499 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Um CI, ou Circuito Integrado, é um componente capaz de realizar somente um tipo de operação, com determinada quantidade de dados. O microprocessador também é um circuito integrado, porém, programável, capaz de realizar várias instruções, uma de cada vez. Sobre os microprocessadores, assinale abaixo a afirmativa falsa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q29799 | Português, Técnico em Informática, CODEVASF, CONSULPLAN

Texto associado.
Alguém paga

Trinta anos após a Declaração de Alma-Ata, aprovada na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, cuja meta era levar “Saúde para Todos no Ano 2000”, um terço da população mundial continua sem acesso a serviços básicos de saúde. Em todo o mundo, centenas de milhões de pessoas sofrem com a falta de alimentos, água potável, moradia, saneamento básico e educação.
A situação persiste e desafia a liderança e a capacidade de ação de autoridades e especialistas porque lida com uma complexa conjunção de fatores políticos, sociais, econômicos e científico-tecnológicos. Problemas globais demandam soluções globais. Nesta categoria está a ampliação do acesso das populações aos medicamentos.
E o ponto central quando se aborda a questão da oferta de medicamentos a “preços acessíveis” são as fontes de financiamento para a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) de substâncias para o tratamento de doenças de larga incidência em países pobres e ricos.
Pois os custos envolvidos nas diversas etapas de P&D de um medicamento são estimados em centenas de milhões de dólares. E o dinheiro precisa vir de algum lugar: Poder Público (isto é, a população), empresas (acionistas e investidores), etc.
Recentemente, um laboratório público anunciou a venda de um novo medicamento a “preço de custo”. Na verdade, a pesquisa do produto foi paga por um consórcio de países e organizações não-governamentais. O tal preço de custo referia-se apenas aos gastos de fabricação. Se o medicamento tivesse de ser desenvolvido integralmente – da pesquisa básica à última fase da pesquisa clínica –, seu preço seria muito maior.
Para o economista Jeffrey Sachs, assessor especial do secretário-geral da ONU para as Metas de Desenvolvimento do Milênio, doenças como a malária poderiam ser superadas por meio de investimentos coordenados mundialmente. Ele reconhece, no entanto, que faltam fundos globais para que este objetivo seja alcançado.
Enquanto a comunidade internacional não chega a um consenso sobre um grande pacto que defina fontes de financiamento, a indústria farmacêutica realiza os elevados investimentos necessários ao desenvolvimento de moléculas inovadoras, que serão mais tarde recuperados no preço de venda desses produtos.
Sem a decisiva contribuição da indústria, a mobilização para o controle da epidemia de Aids não teria tido o sucesso que alcançou, no bojo de um processo que levou à criação de 88 medicamentos e atualmente financia o teste de 92 novas substâncias.
Em 2006, a indústria farmacêutica mundial investiu mais de US$ 75 bilhões na pesquisa de moléculas para o tratamento de milhares de doenças, como tuberculose (19 substâncias), malária (20), doenças materno-infantis (219), doenças predominantes entre as mulheres (mais de 700), etc.
Para além da retórica e de projetos ainda incipientes, o fato é que os principais avanços das últimas décadas na síntese de medicamentos resultaram da iniciativa da indústria farmacêutica e não de governos, organismos internacionais ou ONGs.

(Ciro Mortella, O Globo, 25/08/2008)
Julgue os seguintes itens, a respeito de idéias e estruturas lingüísticas do texto:

I. O texto faz uma crítica à comunidade internacional que não define fontes de financiamento para a produção de medicamentos.
II. “Problemas globais demandam soluções globais” – “demandam”, na frase, pode ser substituído por “exigem”, mantendo o mesmo sentido.
III. Pode-se inferir do 1° parágrafo que dois terços da população têm acesso a serviços básicos de saúde.
IV. As palavras “saúde” e “países” obedecem à mesma regra de acentuação.

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q43413 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

O ______ é um malware que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente. 

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q554523 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico em Informática, Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas GO, UFGO, 2017

O algoritmo de busca e de ordenação que encontra o menor elemento e o troca com a primeira posição, depois o segundo menor com a segunda posição, e assim sucessivamente (n-1 vezes), usa o método de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q557732 | Informática, Software, Técnico em Informática, DPE PR, 2017

Quando é ligado o microcomputador, o primeiro software que é carregado é a BIOS da placa-mãe, que faz a contagem da memória RAM, realiza a detecção rápida dos dispositivos instalados e, por fim, carrega o sistema operacional através de um dispositivo. Este procedimento inicial é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q29809 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Técnico em Informática, CODEVASF, CONSULPLAN

Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual das atribuições NÃO compete ao Presidente da CODEVASF, segundo seu Estatuto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q32382 | Direito Administrativo, Técnico em Informática, DCTA, VUNESP

Conforme dispõe expressamente a Lei n.º 8.112/90, o retorno à atividade de servidor aposentado denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q32395 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico em Informática, DCTA, VUNESP

A falta de espaço em disco na partição de sistema do controlador de domínio é um dos problemas a serem enfrentados na administração de uma rede corporativa.Considerando que as condições sejam adequadas, para resolver esse problema no Windows Server 2008, é possível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q32749 | Governança de TI, Técnico em Informática, DNPM, MOVENS Instituto

O CobiT é um framework de boas práticas para a gerência de um departamento de TI, pois utiliza controles e processos para promover o gerenciamento eficiente e eficaz dos recursos de informática de uma organização. Sua estrutura é representada na forma de um cubo, onde três aspectos da gerência de TI estão interrelacionados. São eles: Critérios de qualidade, Processos de TI e Recursos de TI. No que concerne aos Critérios de qualidade, assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q32750 | Informática, Técnico em Informática, DNPM, MOVENS Instituto

Mídias removíveis são uma forma barata para transportar grandes volumes de dados ou guardar backups em locais remotos. Entre as diversas mídias removíveis no mercado, certamente o CD e o DVD são muito populares. A respeito dessas duas tecnologias, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q672284 | Português, Sintaxe, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.
TEXTO I
Os outros que ajudam (ou não)

    Muitos anos atrás, conheci um alcoólatra, que, aos quarenta anos, quis parar de beber. O que o levou a decidir foi um acidente no qual ele, bêbado, quase provocara a morte da companheira que ele amava, por quem se sentia amado e que esperava um filho dele.
    O homem frequentou os Alcoólicos Anônimos. Deu certo, mas, depois de um tempo, houve uma recaída brutal. Desanimado, mas não menos decidido, com o consenso de seu grupo do AA o homem se internou numa clínica especializada, onde ficou quase um ano – renunciando a conviver com o filho bebê. Voltou para casa (e para as reuniões do AA), convencido de que nunca deixaria de ser um alcoólatra – apenas poderia se tornar, um dia, um "alcoólatra abstêmio".
    Mesmo assim, um dia, depois de dois anos, ele se declarou relativamente fora de perigo. Naquele dia, o homem colocou o filhinho na cama e sentou-se na mesa para festejar e jantar. E eis que a mulher dele chegou da cozinha erguendo, triunfalmente, uma garrafa de premier cru de Château Lafite: agora que estava bem, certamente ele poderia apreciar um grande vinho, para brindar, não é? O homem saiu na noite batendo a porta. A mulher que ele amava era uma idiota? Ou era (e sempre foi) não sua companheira de vida, mas de sua autodestruição? Seja como for, a mulher dessa história não é um caso isolado. Quem foi fumante e conseguiu parar quase certamente já encontrou um amigo que um dia lhe propôs um cigarro "sem drama": agora que parou, você vai poder fumar de vez em quando – só um não pode fazer mal.
    Também há os que patrocinam qualquer exceção ao regime que você tenta manter estoicamente: se for só hoje, massa não vai fazer diferença, nem uma carne vermelha. Seja qual for a razão de seu regime e a autoridade de quem o prescreveu, para parentes e próximos, parece que há um prazer em você transgredir.
    Há hábitos que encurtam a vida, comprometem as chances de se relacionar amorosa e sexualmente e, mais geralmente, levam o indivíduo a lidar com um desprezo que ele já não sabe se vem dos outros ou dele mesmo. Se você precisar se desfazer de um desses hábitos, procure encorajamento em qualquer programa que o leve a encontrar outros que vivem o mesmo drama e querem os mesmos resultados. É desses outros que você pode esperar respeito pelo seu esforço – e até elogios (quando merecidos).
    Hoje, encontrar esses outros é fácil. Há comunidades on-line de pessoas que querem se livrar do sedentarismo, da obesidade, do fumo, do alcoolismo, da toxicomania etc. Os membros registram e transmitem, todos os dias, os seus fracassos e os seus sucessos. No caso do peso, por exemplo, há uma comunidade cujos integrantes instalam em casa uma balança conectada à internet: o indivíduo se pesa, e os demais sabem imediatamente se ele progrediu ou não.
    Parêntese. A balança on-line não funciona pela vergonha que provoca em quem engorda, mas pelos elogios conquistados por quem emagrece. Podemos modificar nossos hábitos por sentirmos que nossos esforços estão sendo reconhecidos e encorajados, mas as punições não têm a mesma eficácia. Ou seja, Skinner e o comportamentalismo têm razão: uma chave da mudança de comportamento, quando ela se revela possível, está no reforço que vem dos outros ("Valeu! Força!"). Já as ideias de Pavlov são menos úteis: os reflexos condicionados existem, mas, em geral, se você estapeia alguém a cada vez que ele come, fuma ou bebe demais, ele não vai parar de comer, fumar ou beber – apenas vai passar a comer, fumar e beber com medo.
    Volto ao que me importa: por que, na hora de tentar mudar um hábito, é aconselhável procurar um grupo de companheiros de infortúnio desconhecidos? Por que os nossos próximos, na hora em que um reforço positivo seria bem-vindo, preferem nos encorajar a trair nossas próprias intenções?
    Há duas hipóteses. Uma é que eles tenham (ou tivessem) propósitos parecidos com os nossos, mas fracassados; produzindo o nosso malogro, eles encontrariam uma reconfortante explicação pelo seu. Outra, aparentemente mais nobre, diz que é porque eles nos amam e, portanto, querem ser a nossa exceção, ou seja, querem ser aqueles que nós amamos mais do que a nossa própria decisão de mudar. Como disse Voltaire, "que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu".

CONTARDO, Calligaris. Todos os reis estão nus. Org. Rafael Cariello. São Paulo: Três Estrelas, 2014.

Em “Também  os que patrocinam qualquer exceção ao regime que você tenta manter estoicamente...”, o verbo em destaque foi empregado corretamente, obedecendo às regras de concordância verbal. Assinale a alternativa em que a obediência a essas regras não foi observada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.