Início

Questões de Concursos Técnico em Informática

Resolva questões de Técnico em Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q561817 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, MPE RS, MPE RS

O tipo de código malicioso que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor e que permite que tal código seja controlado remotamente chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q647367 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico em Informática, Banco do Pará PA, FADESP, 2018

Um analista de sistemas foi convidado para opinar sobre por que um determinado sistema apresenta desempenho abaixo do esperado. Considerando-se que o analista constatou que o sistema tinha alta taxa de acesso a disco, por demanda de entrada e saída dos processos, o que pode explicar o baixo desempenho é que o sistema operacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q559312 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 4a Região RJ, Instituto Quadrix, 2017

As arquiteturas mais comuns de processadores são CISC e RISC. Processadores com arquitetura RISC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q557018 | Informática, Excel, Técnico em Informática, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Marque a alternativa que corresponde à função que pode ser substituída pela fórmula =(A1+B1+C1)/3 no MS Excel 2003:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q556826 | Informática, Linux Unix, Técnico em Informática, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

Sobre comandos para manipulação de diretório, assinale o comando abaixo que NÃO pertence ao Linux:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q550474 | Informática, Sistema de Processamento de Dados, Técnico em Informática, MPE RS, MPE RS

Considerando-se a taxa de transferência bruta do USB 3.0 no modo SuperSpeed, qual é o tempo aproximado para efetivar a transferência de 1GB de dados de um dispositivo para o computador?

(Considere 1GB = 109 Bytes)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q562561 | Informática, Internet Explorer, Técnico em Informática, DPE PR, 2017

O programa Internet Explore da Microsoft é um programa nativo no MS-Windows 7. Em sua configuração padrão possui qual dispositivo de pesquisa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q550553 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos aos componentes e à organização e arquitetura de computadores. De modo geral, processar e armazenar dados estão entre as funções básicas de um computador.
  1. ✂️
  2. ✂️

530Q558045 | Informática, Windows, Técnico em Informática, DPE PR, 2017

No MS-Windows 7 encontram-se categorias de programas e aplicativos os quais ficam fora da categoria software comercial e software livre. Neste sentido, a qual categoria de programas distribuídos gratuitamente, ou seja, sem que haja custo ao usuário, o enunciado se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q558568 | Informática, Hardware, Técnico em Informática, DPE RR, FCC

Um Técnico em Informática ficou com a tarefa de instalar um leitor/gravador óptico em um PC. Após abrir o gabinete, encaixar e prender o dispositivo no lugar correto, ele conectou o cabo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q552939 | Informática, Linux Unix, Técnico em Informática, MPE RS, MPE RS

Sobre os programas utilitários do Linux, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q557055 | Informática, Linux, Técnico em Informática, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, a respeito da aritmética computacional, da gerência de memória e dos sistemas de arquivos. Tanto no ambiente Windows quanto no Linux, não é possível a criação de arquivos com mais de uma extensão.
  1. ✂️
  2. ✂️

535Q671844 | Segurança da Informação, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.

Quando tratamos de segurança na Internet, uma das questões mais relevantes é a tarefa de autenticação do usuário. Ela evita que pessoas não autorizadas acessem informações que não lhes pertencem. Alguns recursos podem auxiliar no processo de autenticação, como, por exemplo, senhas, certificados digitais, tokens e até mesmo a biometria. A respeito dos certificados digitais, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o tipo de certificado que dispensa o uso de mídia específica, por se tratar apenas de um arquivo de computador, e o tipo de certificado cuja utilização demanda a presença de um hardware específico. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q670376 | Português, Sintaxe, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.
TEXTO I
Os outros que ajudam (ou não)

    Muitos anos atrás, conheci um alcoólatra, que, aos quarenta anos, quis parar de beber. O que o levou a decidir foi um acidente no qual ele, bêbado, quase provocara a morte da companheira que ele amava, por quem se sentia amado e que esperava um filho dele.
    O homem frequentou os Alcoólicos Anônimos. Deu certo, mas, depois de um tempo, houve uma recaída brutal. Desanimado, mas não menos decidido, com o consenso de seu grupo do AA o homem se internou numa clínica especializada, onde ficou quase um ano – renunciando a conviver com o filho bebê. Voltou para casa (e para as reuniões do AA), convencido de que nunca deixaria de ser um alcoólatra – apenas poderia se tornar, um dia, um "alcoólatra abstêmio".
    Mesmo assim, um dia, depois de dois anos, ele se declarou relativamente fora de perigo. Naquele dia, o homem colocou o filhinho na cama e sentou-se na mesa para festejar e jantar. E eis que a mulher dele chegou da cozinha erguendo, triunfalmente, uma garrafa de premier cru de Château Lafite: agora que estava bem, certamente ele poderia apreciar um grande vinho, para brindar, não é? O homem saiu na noite batendo a porta. A mulher que ele amava era uma idiota? Ou era (e sempre foi) não sua companheira de vida, mas de sua autodestruição? Seja como for, a mulher dessa história não é um caso isolado. Quem foi fumante e conseguiu parar quase certamente já encontrou um amigo que um dia lhe propôs um cigarro "sem drama": agora que parou, você vai poder fumar de vez em quando – só um não pode fazer mal.
    Também há os que patrocinam qualquer exceção ao regime que você tenta manter estoicamente: se for só hoje, massa não vai fazer diferença, nem uma carne vermelha. Seja qual for a razão de seu regime e a autoridade de quem o prescreveu, para parentes e próximos, parece que há um prazer em você transgredir.
    Há hábitos que encurtam a vida, comprometem as chances de se relacionar amorosa e sexualmente e, mais geralmente, levam o indivíduo a lidar com um desprezo que ele já não sabe se vem dos outros ou dele mesmo. Se você precisar se desfazer de um desses hábitos, procure encorajamento em qualquer programa que o leve a encontrar outros que vivem o mesmo drama e querem os mesmos resultados. É desses outros que você pode esperar respeito pelo seu esforço – e até elogios (quando merecidos).
    Hoje, encontrar esses outros é fácil. Há comunidades on-line de pessoas que querem se livrar do sedentarismo, da obesidade, do fumo, do alcoolismo, da toxicomania etc. Os membros registram e transmitem, todos os dias, os seus fracassos e os seus sucessos. No caso do peso, por exemplo, há uma comunidade cujos integrantes instalam em casa uma balança conectada à internet: o indivíduo se pesa, e os demais sabem imediatamente se ele progrediu ou não.
    Parêntese. A balança on-line não funciona pela vergonha que provoca em quem engorda, mas pelos elogios conquistados por quem emagrece. Podemos modificar nossos hábitos por sentirmos que nossos esforços estão sendo reconhecidos e encorajados, mas as punições não têm a mesma eficácia. Ou seja, Skinner e o comportamentalismo têm razão: uma chave da mudança de comportamento, quando ela se revela possível, está no reforço que vem dos outros ("Valeu! Força!"). Já as ideias de Pavlov são menos úteis: os reflexos condicionados existem, mas, em geral, se você estapeia alguém a cada vez que ele come, fuma ou bebe demais, ele não vai parar de comer, fumar ou beber – apenas vai passar a comer, fumar e beber com medo.
    Volto ao que me importa: por que, na hora de tentar mudar um hábito, é aconselhável procurar um grupo de companheiros de infortúnio desconhecidos? Por que os nossos próximos, na hora em que um reforço positivo seria bem-vindo, preferem nos encorajar a trair nossas próprias intenções?
    Há duas hipóteses. Uma é que eles tenham (ou tivessem) propósitos parecidos com os nossos, mas fracassados; produzindo o nosso malogro, eles encontrariam uma reconfortante explicação pelo seu. Outra, aparentemente mais nobre, diz que é porque eles nos amam e, portanto, querem ser a nossa exceção, ou seja, querem ser aqueles que nós amamos mais do que a nossa própria decisão de mudar. Como disse Voltaire, "que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu".

CONTARDO, Calligaris. Todos os reis estão nus. Org. Rafael Cariello. São Paulo: Três Estrelas, 2014.

Em “...eles nos amam e, portanto, querem ser a nossa exceção...”, o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q669657 | Português, Morfologia, Técnico em Informática, CRM MT, IDIB, 2020

Texto associado.
TEXTO I
Os outros que ajudam (ou não)

    Muitos anos atrás, conheci um alcoólatra, que, aos quarenta anos, quis parar de beber. O que o levou a decidir foi um acidente no qual ele, bêbado, quase provocara a morte da companheira que ele amava, por quem se sentia amado e que esperava um filho dele.
    O homem frequentou os Alcoólicos Anônimos. Deu certo, mas, depois de um tempo, houve uma recaída brutal. Desanimado, mas não menos decidido, com o consenso de seu grupo do AA o homem se internou numa clínica especializada, onde ficou quase um ano – renunciando a conviver com o filho bebê. Voltou para casa (e para as reuniões do AA), convencido de que nunca deixaria de ser um alcoólatra – apenas poderia se tornar, um dia, um "alcoólatra abstêmio".
    Mesmo assim, um dia, depois de dois anos, ele se declarou relativamente fora de perigo. Naquele dia, o homem colocou o filhinho na cama e sentou-se na mesa para festejar e jantar. E eis que a mulher dele chegou da cozinha erguendo, triunfalmente, uma garrafa de premier cru de Château Lafite: agora que estava bem, certamente ele poderia apreciar um grande vinho, para brindar, não é? O homem saiu na noite batendo a porta. A mulher que ele amava era uma idiota? Ou era (e sempre foi) não sua companheira de vida, mas de sua autodestruição? Seja como for, a mulher dessa história não é um caso isolado. Quem foi fumante e conseguiu parar quase certamente já encontrou um amigo que um dia lhe propôs um cigarro "sem drama": agora que parou, você vai poder fumar de vez em quando – só um não pode fazer mal.
    Também há os que patrocinam qualquer exceção ao regime que você tenta manter estoicamente: se for só hoje, massa não vai fazer diferença, nem uma carne vermelha. Seja qual for a razão de seu regime e a autoridade de quem o prescreveu, para parentes e próximos, parece que há um prazer em você transgredir.
    Há hábitos que encurtam a vida, comprometem as chances de se relacionar amorosa e sexualmente e, mais geralmente, levam o indivíduo a lidar com um desprezo que ele já não sabe se vem dos outros ou dele mesmo. Se você precisar se desfazer de um desses hábitos, procure encorajamento em qualquer programa que o leve a encontrar outros que vivem o mesmo drama e querem os mesmos resultados. É desses outros que você pode esperar respeito pelo seu esforço – e até elogios (quando merecidos).
    Hoje, encontrar esses outros é fácil. Há comunidades on-line de pessoas que querem se livrar do sedentarismo, da obesidade, do fumo, do alcoolismo, da toxicomania etc. Os membros registram e transmitem, todos os dias, os seus fracassos e os seus sucessos. No caso do peso, por exemplo, há uma comunidade cujos integrantes instalam em casa uma balança conectada à internet: o indivíduo se pesa, e os demais sabem imediatamente se ele progrediu ou não.
    Parêntese. A balança on-line não funciona pela vergonha que provoca em quem engorda, mas pelos elogios conquistados por quem emagrece. Podemos modificar nossos hábitos por sentirmos que nossos esforços estão sendo reconhecidos e encorajados, mas as punições não têm a mesma eficácia. Ou seja, Skinner e o comportamentalismo têm razão: uma chave da mudança de comportamento, quando ela se revela possível, está no reforço que vem dos outros ("Valeu! Força!"). Já as ideias de Pavlov são menos úteis: os reflexos condicionados existem, mas, em geral, se você estapeia alguém a cada vez que ele come, fuma ou bebe demais, ele não vai parar de comer, fumar ou beber – apenas vai passar a comer, fumar e beber com medo.
    Volto ao que me importa: por que, na hora de tentar mudar um hábito, é aconselhável procurar um grupo de companheiros de infortúnio desconhecidos? Por que os nossos próximos, na hora em que um reforço positivo seria bem-vindo, preferem nos encorajar a trair nossas próprias intenções?
    Há duas hipóteses. Uma é que eles tenham (ou tivessem) propósitos parecidos com os nossos, mas fracassados; produzindo o nosso malogro, eles encontrariam uma reconfortante explicação pelo seu. Outra, aparentemente mais nobre, diz que é porque eles nos amam e, portanto, querem ser a nossa exceção, ou seja, querem ser aqueles que nós amamos mais do que a nossa própria decisão de mudar. Como disse Voltaire, "que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu".

CONTARDO, Calligaris. Todos os reis estão nus. Org. Rafael Cariello. São Paulo: Três Estrelas, 2014.

Assinale a alternativa em que a colocação do pronome átono não obedece às regras determinadas pela norma padrão culta da Língua Portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q561887 | Informática, Rede de Computadores, Técnico em Informática, Metrô DF, IADES

Considerando que um host precisa enviar dados para outro dispositivo localizado na mesma rede física, assinale a alternativa que apresenta o protocolo utilizado para descobrir o endereço físico (MAC Address) desse dispositivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q637927 | Informática, Software, Técnico em Informática, MPE RS, FCC

O Windows Installer é uma tecnologia específica do IntelliMirror associada ao recurso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q555549 | Informática, Linguagem, Técnico em Informática, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem a respeito das características da linguagem PHP e de compiladores. Na linguagem PHP, o comando explode() permite descarregar os buffers de saída de qualquer backend que o PHP esteja usando, como, por exemplo, um CGI ou um servidor web.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.