Questões de Concursos: Técnico em Mecânica

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61 Q251902 | Mecânica, Diagnósticos e soluções, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

Para se verificar o funcionamento do distribuidor, deve-se abri-lo, acionar o motor e, com o distribuidor aberto e o motor em funcionamento, observar o movimento do eixo e do emissor de impulsos do distribuidor.

62 Q254328 | Mecânica, Ferramentas e ou equipamentos de medição, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às ferramentas e(ou) equipamentos de medição
normalmente utilizados em serviços de reparo de motores a
gasolina, julgue os itens de 7 a 13.

Para a medição da tensão de disparo das velas e da condição de sincronização da ignição, utiliza-se osciloscópio.

63 Q260417 | Mecânica, Ferramentas e ou equipamentos de medição, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às ferramentas e(ou) equipamentos de medição
normalmente utilizados em serviços de reparo de motores a
gasolina, julgue os itens de 7 a 13.

A lâmpada de ponto, no motor em funcionamento, é largamente utilizada porque permite medir tanto o avanço do distribuidor, quanto a rotação do motor, permitindo ao mecânico efetuar os ajustes corretos para o funcionamento da máquina.

64 Q685375 | Português, Interpretação Textual, Técnico em Mecânica, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
TEXTO 1

APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA

                    Eu tenho o sono muito leve, e numa noite
                dessas notei que havia alguém andando
                sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em
                silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que
5              vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela
                janela do banheiro. Como minha casa era muito
                segura, com grades nas janelas e trancas internas nas
                portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro
                que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando
10            tranquilamente.
                    Liguei baixinho para a polícia, informei a
                situação e o meu endereço.
                    Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou
                se já estava no interior da casa.
15                Esclareci que não e disseram-me que não
                havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que
                iriam mandar alguém assim que fosse possível.
                    Um minuto depois, liguei de novo e disse com a
                voz calma:
20                 — Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém
                no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já
                matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12,
                que tenho guardada em casa para estas situações. O
                tiro fez um estrago danado no cara!
25                  Passados menos de três minutos, estavam na
                minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma
                unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos
                direitos humanos, que não perderiam isso por nada
                neste mundo.
30                  Eles prenderam o ladrão em flagrante, que
                ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez
                ele estivesse pensando que aquela era a casa do
                    Comandante da Polícia.
                    No meio do tumulto, um tenente se aproximou
35             de mim e disse:
                    — Pensei que tivesse dito que tinha matado o
                ladrão.
                        Eu respondi:
                        — Pensei que tivesse dito que não havia
40             ninguém disponível.

                                VERÍSSIMO, Luís Fernando. Aprenda a chamar a polícia.
                                                                                                        Disponível em:
                      https://portuguesemdestaque.blogspot.com/p/cronicas.html.
                                                                                               Acesso em jan. 2019.
No Texto 1, percebe-se o uso de uma linguagem mais informal, próxima da língua falada e de acordo com a situação de comunicação retratada. Analise as quatro assertivas a seguir sobre o uso da variante linguística utilizada no texto em análise.
I Em “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)” (linhas 1-2), a imprecisão referente à data é própria da linguagem informal.
II Em “Perguntaram-me se o ladrão estava armado (...)” (linha 13), a ênclise é própria da modalidade oral informal.
III Em “O tiro fez um estrago danado no cara!”  (linha 24), “danado” é uma gíria muito comum e, nesse contexto, significa “enorme”.
IV Em “(...) e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo” (linhas 27-29), há uma problema de concordância, recorrente na variante informal da língua portuguesa.
É verdadeiro o que está contido somente em
 

65 Q686005 | Português, Interpretação Textual, Técnico em Mecânica, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
TEXTO 2
            Em um artigo, publicado em 23 de março de
1999 na Folha de S. Paulo, Carlos Heitor Cony
transcreve um manual de “Sobrevivência na Selva”,
escrito pelo jornalista Leon Eliachar. Eis alguns
mandamentos:                                                                        5
        1) Não sair de casa;
        2) Não ficar em casa;
        3) Se sair, não sair sozinho, nem acompanhado;
        4) Se sair sozinho ou acompanhado, não sair a
pé nem de carro;                                                                    10    
        5) Se sair a pé, não andar devagar, nem
depressa, nem parar;
        6) Se sair de carro, não parar nas esquinas, nem
no meio da rua, nem nas calçadas, nem nos sinais.
Melhor deixar o carro na garagem e pegar                        15
uma condução;
        7) Se pegar uma condução, não pegar ônibus,
nem táxi, nem trem, nem carona;
        8) Se decidir ficar em casa, não ficar sozinho
nem acompanhado;                                                                20
        9) Se ficar sozinho ou acompanhado, não
deixar a porta aberta nem fechada;
        10) Como não adianta mudar de cidade ou de
país, o único jeito é ficar no ar. Mas não num avião. 
            Segundo o colunista da Folha de S. Paulo             25
Carlos Heitor Cony, Leon não seguiu os conselhos
que deu, pois foi assassinado no banheiro de seu
apartamento. O caso dele teria sido passional, já
que se apaixonara por uma mulher casada. De
qualquer forma, segundo o colunista, Leon poderia     30
ter acrescentado um mandamento aos dez que
inventou: “11) Não amar a mulher do próximo nem a
própria.”.
        CONY, Carlos Heitor. Sobrevivência na selva. Folha de São 
        Paulo, São Paulo, 23 mar. 1999.
Assinale a opção em que todas as três palavras retiradas do Texto 2 pertencem à mesma classe gramatical.

66 Q258233 | Mecânica, Sistema de arrefecimento, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a manutenção e reparos em
oficinas mecânicas.

Problemas com o sistema de arrefecimento requerem verificação da válvula termostática, responsável pelo superaquecimento, e do sistema de acionamento do ventilador.

67 Q261253 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

A manutenção preventiva é realizada somente quando necessário e se baseia no acompanhamento visual, acústico e de vibração e na análise do óleo lubrificante.

68 Q260452 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso do intercooler nos motores a dísel, evita-se a pré-ignição, comumente chamada de batida de pino.

69 Q261621 | Eletroeletrônica, Fusíveis, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Relés são dispositivos elétricos que abrem ou fecham circuitos
elétricos por meio de um sinal de tensão, e fusíveis são elementos
de proteção dos sistemas elétricos contra uma possível sobrecarga
ou curto-circuito. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens
seguintes.

A capacidade do fusível está associada a sua cor. O fusível vermelho do tipo faca utilizado nos veículos atuais é calibrado para correntes de 30 A.

70 Q545040 | Física, Mecânica, Técnico em Mecânica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

O aço é fabricado de acordo com as seguintes etapas sequenciais: redução do minério de ferro em alto forno, refino em aciaria e laminação para finalização do produto. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem. O produto obtido da redução do minério de ferro é o ferro-gusa, uma liga de ferro e carbono com elevado teor de carbono e elementos residuais, como silício, manganês, fósforo e enxofre.

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