Início

Questões de Concursos Técnico em Meio Ambiente

Resolva questões de Técnico em Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1042318 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os Comitês de Bacias Hidrográficas possuem diversas atribuições, que se classificam em deliberativas, propositivas e consultivas. Um exemplo de atribuição deliberativa dos comitês é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q956583 | Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação ao sensoriamento remoto passivo, analisar os itens.

I. Os equipamentos de sensoriamento remoto passivo empregam sua própria fonte de emissão de luz, e um exemplo clássico dessa tecnologia são os radares.

II. Os dados obtidos pelo sensoriamento remoto passivo são resultantes da captação da radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos diversos componentes da superfície terrestre.

III. O sensoriamento remoto passivo utiliza o altímetro laser para medir a elevação da superfície terrestre analisada.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q1042317 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O gerenciamento das bacias hidrográficas é de suma importância para conciliar os distintos interesses, muitas vezes, conflitantes, em relação aos usos da água.
Em situações de escassez, a legislação garante que o uso prioritário da água é para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q882065 | Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual é a importância da climatologia para o planejamento urbano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1043903 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A técnica de recuperação de um solo que consiste na reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas por determinada intervenção, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q988865 | Direito Ambiental, Técnico em Meio Ambiente, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

As sanções restritivas de direito são, entre outras:

I- proibição de contratar com a Administração Pública, pelo período de até três anos.

II- perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais.

III- cancelamento da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito pelo período de seis meses.

Nos termos da Lei nº 9.605 de 1998, estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1043905 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Entre o manancial de água e sua efetiva distribuição para uma população, um sistema de abastecimento de água é composto, na ordem cronológica de passagem da água, das unidades de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1043908 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As licenças ambientais que devem ser solicitadas para a realização de um empreendimento, em ordem cronológica, são conhecidas pelas siglas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1042304 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O processo de Licenciamento Ambiental Federal (LAF) possui várias etapas que estão relacionadas a etapas da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
Desse modo, relacione algumas das etapas do LAF apresentadas na coluna da esquerda com as etapas da AIA listadas na coluna da direita.

1. Análise de competência
2. Elaboração de termo de referência
3. Requerimento de licença

( ) Definição de escopo dos estudos ambientais.
( ) Verificação da proposta de Mitigação e Gestão dos Impactos Ambientais.
( ) Triagem de projetos, considerando a abrangência dos impactos ambientais.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1042312 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em debates sobre Políticas Públicas para o desenvolvimento sustentável, um conceito destaca a necessidade de superar as desigualdades socioeconômicas e assegurar que os benefícios do desenvolvimento sejam acessíveis a todos os membros da sociedade, independentemente de sua posição inicial.
A esse conceito dá-se o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1042314 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Decreto No 6.040/2007 institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNCT).
Sobre esse decreto, analise as afirmativas a seguir.

I. É um objetivo específico da PNCT garantir o acesso às políticas públicas sociais e a participação de representantes dos povos e comunidades tradicionais nas instâncias de controle social.
II. É um instrumento de implementação da PNCT a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.
III. O estabelecimento de Planos de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais deve ser limitado, convergindo especificamente para um tema, região, povo ou comunidade.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q882062 | Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Com relação à microbiologia ambiental, assinale a alternativa que apresenta o processo que é diretamente associado à ação de microrganismos no tratamento de esgoto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q890002 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Qual dos seguintes materiais não é apropriado para reutilização em um contexto sustentável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q988860 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

São chamados de classe A os incêndios que ocorrem em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1043910 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma técnica para conservação dos solos, utilizada no controle da erosão hídrica, consiste em instalar estruturas hidráulicas compostas de um canal e um camalhão, que são construídos transversalmente ao sentido de declividade do terreno.
Essa técnica é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1042309 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A outorga de uso é o documento que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos, porém há usos que não são sujeitos a outorga, dentre eles a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q988864 | Direito do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

O Equipamento de Proteção Individual (EPI), de fabricação nacional ou importado, só pode ser colocado à venda ou utilizado com a indicação do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1043907 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à técnica de aterro sanitário para disposição de resíduos sólidos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As camadas de lixo são compactadas e cobertas com terra.
( ) Instalam-se dutos captadores de gases e um sistema de captação de chorume.
( ) O solo deve ser protegido com uma manta permeável.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1043909 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os instrumentos de regulação ambiental, que visam atingir os objetivos da gestão ambiental pública, podem ser classificados, de forma geral, em diretos e indiretos.
Os instrumentos de regulação direta são conhecidos como sendo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q988871 | Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

Com base no Art. nº 24 da Portaria GM/MS Nº 888 de 2021, toda água para consumo humano fornecida coletivamente deverá passar por processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.