Início

Questões de Concursos Técnico em Radiologia

Resolva questões de Técnico em Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


282Q893219 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Técnico em Radiologia, SESMT, FGV, 2024

O intestino delgado faz parte do sistema digestório e é um tubo que mede, aproximadamente, de 6 a 7 metros, comunicando o estômago ao intestino grosso e que pode ser avaliado por enterotomografia computadorizada ou por enterorressonância magnética.
Assinale o segmento que está situado, em sua maior parte, no quadrante superior esquerdo do abdômen.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q886735 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Na incidência usada na rotina dos estudos radiográficos da coluna cervical AP. O paciente deve permanecer imóvel durante a realização da incidência. A cabeça deve ser posicionada sem rotação, com a região posterior mais próxima do filme radiográfico. Marque a alternativa em que mostra a incidência CORRETA do raio central.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q882953 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Fatores radiográficos são parâmetros e condições controláveis durante a aquisição de imagens radiográficas que afetam a qualidade da imagem e a dose de radiação ao paciente. Esses fatores incluem a tensão do tubo (kVp), a corrente do tubo (mA), o tempo de exposição, a distância entre o tubo e o filme ou detector (distância foco-filme), o tipo de filme ou detector usado, o uso de grades antidifusoras e o posicionamento do paciente. Escolha a resposta que descreva a função de grades antidifusoras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q893218 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, SESMT, FGV, 2024

Existem vários acidentes e formações ósseas, que são detalhes de superfície, que aparecem independentemente da forma básica do osso. A tróclea é uma superfície articular sulcada, como uma polia.
No corpo humano, ela pode ser encontrada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q885820 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, SADMS, SELECON, 2024

Uma articulação pode ser classificada de acordo com sua função, mobilidade ou com o tipo de tecido estrutural.Aarticulação do tipo sindesmose é do tipo fibroso, encontrada entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q893562 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas em Ressonância Magnética, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O componente de um equipamento de ressonância magnética que tem como função formar um campo magnético estático e uniforme, sobre o qual se superpõem os gradientes do campo magnético e os pulsos de radiofrequência necessários para a obtenção das imagens, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q895072 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

De acordo com a RDC Nº 611/2022 ANVISA, existem níveis anuais de equivalente de dose ambiente adotados como restrição de dose para o planejamento de barreiras físicas de uma instalação e para a verificação de adequação dos níveis de radiação em levantamentos radiométricos. Qual o limite dos níveis radiométricos em áreas livres?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q887261 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Curuçá PA, IVIN, 2024

Radiossensibilidade é um termo utilizado para determinar o quão sensível determinado órgão ou região se apresenta ao interagir com radiação ionizante, tendo em vista que cada órgão suporta determinada dose, qual estrutura apresenta maior radiossensibilidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q918524 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Paciente masculino, 25 anos, procura o pronto-socorro com queixa de dor após queda sobre o punho com hiperextensão. Realizou radiografia do punho que identificou um traço de fratura.
Elaborado pelo(a) autor(a).

O osso do punho mais comumente fraturado no mecanismo da queda é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q884819 | Radiologia, Câmara Escura – Manipulação de Filmes, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Os filmes radiográficos desempenham um papel essencial na área da medicina diagnóstica, permitindo a obtenção de imagens internas do corpo humano para identificar condições médicas e lesões. Compreender a composição desses filmes é fundamental para entender como funcionam e como podem ser armazenados e processados corretamente para garantir a qualidade das imagens radiográficas. O filme radiográfico é formado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q882613 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Leia as afirmativas abaixo acerca do chamado Método de Clark:

I. Combina as informações obtidas em duas incidências para dissociação de objetos sobrepostos. II. Corresponde a uma modificação da projeção periapical no intuito de evitar a sobreposição do osso zigomático e do processo zigomático da maxila no ápice de molares superiores. III. Corresponde a uma modificação da técnica periapical no intuito de visualizar completamente terceiros molares angulados. IV.É indicado para determinar a posição vestíbulo-lingual de corpos estranhos, dentes retidos, processos patológicos e anomalias.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q888347 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

A tomografia computadorizada (TC), utiliza um computador sofisticado e um sistema mecânico que prevê imagens anatômicas seccionais nos planos axial, sagital e coronal. Sistemas de tomógrafos são instalações fixas, os tomógrafos moveis podem ser usados, mas não são comuns. São exemplos dos componentes do sistema de tomografia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q888359 | Radiologia, Câmara Escura – Manipulação de Filmes, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

A revelação manual dos filmes de raio X, é uma reação química composta por três características físicas: tempo, temperatura e concentração. As etapas básicas na obtenção da imagem vão desde a formação a fixação da imagem latente. O filme radiológico em sua estrutura possui quatro camadas, sendo a principal a camada de emulsão, que consiste em uma mistura homogênea de gelatina e sais que são os grãos de prata. A partir das etapas de revelação dos filmes, observe a descrição a seguir e marque qual processo está sendo descrito.


“a principal função desde processo é remover a emulsão por dissolução dos cristais não expostos. Outra importante função é endurecer a gelatina da emulsão para deixar resistente a radiografia afim de que a mesma possa ser manipulada.”


Marque a etapa INDICADA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q885832 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, SADMS, SELECON, 2024

O joelho é uma articulação sinovial do tipo bicondilar, importante no movimento de flexão e extensão dos membros inferiores. Os ligamentos colaterais estão conectados nas bordas lateral e medial do joelho e estabilizam a articulação, evitando movimentos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q887696 | Radiologia, Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, Técnico em Radiologia, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Em relação às penalidades, baseando-se no Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Cassação da disponibilidade.
( ) Censura pública.
( ) Advertência confidencial em aviso reservado.
( ) Demissão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q882956 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

A ressonância magnética vem progressivamente sendo adotada no estudo das doenças abdominal sendo o método que fornece mais informações para detecção e caracterização de lesões focais em órgãos parenquimatosos, como lesões hepáticas, esplênicas, pancreáticas e renais. É também muito útil na avaliação dos órgãos pélvicos, em gestantes com suspeita de abdome agudo inflamatório – por não utilizar radiação ionizante, bem como em casos de contraindicação do uso do contraste iodado na TC. Os efeitos determinísticos deste tipo de radiação são aqueles cuja gravidade aumenta com a dose e para os quais existe um limiar de dose abaixo do qual o efeito não ocorre.
Escolha a única opção que não representa os efeitos descritos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q893227 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico em Radiologia, SESMT, FGV, 2024

Você trabalha em um Serviço de Radiologia que usa tecnologia convencional (filmes, écrans, processadoras, câmara escura). Foi decidido a conversão do Serviço para usar aparelhos de Radiologia Digital (CRs e DRs).
Assinale uma desvantagem relativa da Radiologia Digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q889400 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Os ossos do punho são usualmente divididos em fileiras proximal e distal. Constituem a fileira distal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.