Questões de Concurso Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica

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11 Q252307 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao sistema de controle de geração em corrente contínua de uma aeronave, julgue os itens seguintes.

Quando os geradores de uma aeronave estão equalizados, a leitura nos amperímetros de cada gerador é aproximadamente a mesma.

12 Q261657 | Engenharia Elétrica, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de medidores elétricos, julgue os itens a seguir.

Quando não estiver em uso, é recomendável que o multimedidor fique configurado na posição adequada para medir corrente contínua, na maior escala.

13 Q251766 | Português, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os motoristas que circulam nas grandes cidades

brasileiras costumam se colocar na posição de sentinela prestes

a enfrentar o inimigo. Qualquer comportamento considerado

inadequado de outro motorista é motivo para o sangue subir à

cabeça ? e para o destempero que se traduz em buzinadas

impacientes, fechadas, palavras e gestos ofensivos. Muitas vezes

o motorista considera intolerável uma pequena infração que ele

próprio costuma cometer. Eu posso, mas os outros não podem, é

o argumento ? quase sempre inconsciente ? nesses casos. Por

trás da selva em que se transformou o trânsito repousa uma

questão intrigante. A maioria dos motoristas só se comporta de

forma agressiva quando está no carro. Fora dele, são pessoas de

temperamento moderado. Por que, então, perdem a compostura

e se tornam feras ao volante? As explicações mais comuns para

essa mudança de atitude dizem respeito à irritação causada por

congestionamentos cada vez mais frequentes, à pressa e ao

estresse da vida moderna. Esses componentes certamente fazem

parte da fúria motorizada, mas não são suficientes para justificá-

la. Segundo estudiosos do comportamento humano, há outras

forças que contribuem para a agressividade no trânsito. As

normas de civilidade são mais frouxas no trânsito porque, dentro

do carro, quem está ao volante se torna anônimo e tem a sensação

de que jamais vai cruzar novamente com os motoristas que

encontra nas ruas. Sob o anonimato, certas noções que formam a

base da convivência humana se enfraquecem. O contato com

olhos nos olhos, fator que sabidamente aumenta a chance de

cooperação entre pessoas, é inexistente. Como resultado, atitudes

intoleráveis na maioria das interações sociais, como a agressão

verbal e o revide a ela, são praticadas com maior liberdade. Para

explicar esse comportamento, o psicólogo canadense David

Wiesenthal, da Universidade York, em Toronto, faz uma analogia

com a sala de aula de uma escola infantil. Quando a professora

apaga a luz para passar um filme, os alunos começam a fazer mais

barulho, pois sabem que será mais difícil identificá-los no escuro.

?O anonimato protege os motoristas das consequências negativas

de suas infrações", disse o psicólogo.

Renata Moraes. Motoristas movidos a fúria. In: Veja,

ano 42, n.º 17, 29/4/2009 (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, relativos às ideias do texto acima

Existe uma relação de conformidade entre adultos ao volante e crianças que assistem a um filme na escola, com a luz apagada.

14 Q254382 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das reações aerodinâmicas que atuam em uma aeronave

de asa fixa durante o voo, julgue os itens subsequentes.

A variação do ângulo de ataque do aerofólio de uma asa não provoca alteração no coeficiente de sustentação da aeronave.

17 Q256070 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao sistema de combustível dos aviões, julgue os itens a seguir.

O sistema capacitivo, de medir o nível do combustível no tanque, possui sondas que alteram suas capacitâncias quando o nível de combustível varia no interior do tanque. Um sistema eletrônico detecta essa variação e a converte em leitura da quantidade de combustível.

18 Q253983 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O controle do peso e do balanceamento é um dos itens que mais afetam a segurança de voo de uma aeronave e a sua inobservância tem provocado acidentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O plano de referência, a partir do qual são tomadas todas as medidas para o balanceamento, deve sempre passar pelo nariz da aeronave.

20 Q254293 | Português, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os motoristas que circulam nas grandes cidades

brasileiras costumam se colocar na posição de sentinela prestes

a enfrentar o inimigo. Qualquer comportamento considerado

inadequado de outro motorista é motivo para o sangue subir à

cabeça ? e para o destempero que se traduz em buzinadas

impacientes, fechadas, palavras e gestos ofensivos. Muitas vezes

o motorista considera intolerável uma pequena infração que ele

próprio costuma cometer. Eu posso, mas os outros não podem, é

o argumento ? quase sempre inconsciente ? nesses casos. Por

trás da selva em que se transformou o trânsito repousa uma

questão intrigante. A maioria dos motoristas só se comporta de

forma agressiva quando está no carro. Fora dele, são pessoas de

temperamento moderado. Por que, então, perdem a compostura

e se tornam feras ao volante? As explicações mais comuns para

essa mudança de atitude dizem respeito à irritação causada por

congestionamentos cada vez mais frequentes, à pressa e ao

estresse da vida moderna. Esses componentes certamente fazem

parte da fúria motorizada, mas não são suficientes para justificá-

la. Segundo estudiosos do comportamento humano, há outras

forças que contribuem para a agressividade no trânsito. As

normas de civilidade são mais frouxas no trânsito porque, dentro

do carro, quem está ao volante se torna anônimo e tem a sensação

de que jamais vai cruzar novamente com os motoristas que

encontra nas ruas. Sob o anonimato, certas noções que formam a

base da convivência humana se enfraquecem. O contato com

olhos nos olhos, fator que sabidamente aumenta a chance de

cooperação entre pessoas, é inexistente. Como resultado, atitudes

intoleráveis na maioria das interações sociais, como a agressão

verbal e o revide a ela, são praticadas com maior liberdade. Para

explicar esse comportamento, o psicólogo canadense David

Wiesenthal, da Universidade York, em Toronto, faz uma analogia

com a sala de aula de uma escola infantil. Quando a professora

apaga a luz para passar um filme, os alunos começam a fazer mais

barulho, pois sabem que será mais difícil identificá-los no escuro.

?O anonimato protege os motoristas das consequências negativas

de suas infrações", disse o psicólogo.

Renata Moraes. Motoristas movidos a fúria. In: Veja,

ano 42, n.º 17, 29/4/2009 (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, relativos às ideias do texto acima

As pessoas, em geral, como motoristas, costumam agir de

forma semelhante à postura que adotam em seu cotidiano.

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