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Questões de Concursos Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica

Resolva questões de Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q260156 | Engenharia Elétrica, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das válvulas eletrônicas, que podem ser usadas para amplificar e transformar sinais elétricos, julgue os itens a seguir.

Um diodo tem dois elementos ativos: o catodo e a placa. Quando aquecido, o catodo emite elétrons; só há corrente na válvula quando o catodo está em um potencial mais positivo que a placa.

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63Q251678 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao sistema de combustível dos aviões, julgue os itens a seguir.

O interruptor/relé diferencial liga o gerador à barra elétrica principal, quando a tensão de saída do gerador excede o valor predeterminado da tensão da barra.

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65Q256332 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às técnicas utilizadas em ensaios não destrutivos, julgue os próximos itens.

Para a detecção de trincas em qualquer direção, utilizando-se a técnica de partículas magnéticas, é necessária a indução do campo magnético em mais de uma direção.

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66Q261597 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das boas práticas de manutenção, julgue os itens seguintes.

Ao se apertar um parafuso de cabeça sextavada, deve-se fazê-lo com o auxílio de uma chave de fenda e o torque aplicado deverá ser o recomendado pelo fabricante.

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67Q261564 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às normas aplicáveis ao transporte, ao armazenamento e à manipulação de combustíveis e óleos lubrificantes, julgue os próximos itens.

Os tanques metálicos de armazenamento situados acima do solo deverão estar aterrados.

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68Q256625 | Matemática, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As equipes A, B e C disputaram as finais de um torneio

de futebol, jogando cada equipe contra as outras duas uma vez.

Sabe-se que a equipe B ganhou da equipe A por 2×1; a equipe A

marcou 3 gols; e cada equipe ficou com saldo de gols zero. As

regras do torneio para a classificação final são, nessa ordem:

? maior número de vitórias;

? maior número de gols feitos;

? se as três equipes ficarem empatadas segundo os critérios

anteriores, as três serão consideradas campeãs. Se uma

equipe for campeã ou 3.a

colocada e as outras duas equipes

ficarem empatadas segundo os critérios anteriores, será

considerada mais bem colocada a equipe vencedora do

confronto direto entre as duas.

A respeito dessa situação hipotética e considerando que os três

critérios listados foram suficientes para definir a classificação

final das três equipes, julgue os itens seguintes quanto aos valores

lógicos das proposições apresentadas.

Se a equipe A foi campeã então a equipe C foi campeã ou 2.ª colocada é uma proposição falsa.

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69Q252547 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das boas práticas de manutenção, julgue os itens seguintes.

Ao se aplicar um torque de 12 lbf.ft, utilizando-se um torquímetro de estalo graduado em lbf.in, o referido equipamento deverá ser ajustado para o valor de 1 lbf.in.

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70Q253874 | Português, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nada ilustra melhor a aviação comercial do que a

máxima de que a solução parcial de um problema acaba criando

novos problemas. Essa condenação começou a se manifestar de

maneira trágica com o primeiro jato comercial da história, o

Comet, fabricado em 1949 pela Havilland. Ele veio resolver os

problemas de conforto, privacidade e segurança dos seus

antecessores a hélice, mas foi precocemente aposentado depois

de um acidente ? para ser mais preciso, depois de cinco

acidentes. Os modelos Comet se desintegravam em pleno ar, à luz

do dia, em perfeitas condições meteorológicas. Depois da mais

extensa e cara investigação científica da história dos desastres

aéreos, as autoridades inglesas concluíram que, para satisfazer

o gosto dos viajantes, os projetistas desenharam janelas

panorâmicas no Comet. Isso tornava as viagens mais agradáveis.

Mas, como o vidro e o metal reagem de forma diferente às

pressões aerodinâmicas, a estrutura do Comet acabava cedendo,

e o avião se desintegrava.

O mais intrigante é que as modernas tecnologias digitais

embarcadas, em vez de mitigar os desafios colocados aos

projetistas, tornaram-nos ainda mais flagrantes. Uma dessas

esteve no centro de algumas tragédias: o dispositivo digital

projetado para impedir que os freios aerodinâmicos do avião, em

especial aqueles que invertem o fluxo de ar das turbinas, os

reversos, fossem acionados em pleno voo. Melhor: eles seriam

acionados automaticamente quando do pouso. Os engenheiros

basearam seu dispositivo no que parecia ser algo infalível. Um

leitor digital de altitude trancava os reversos mesmo que o piloto

os acionasse manualmente. A inovação destinada a resolver um

problema acabaria criando vários. Em 1991, um Boeing 767 da

Lauda Air caiu na Tailândia depois que, sem explicação aparente,

os reversos se abriram em pleno voo. A investigação mostrou que

o avião perdeu altitude em uma turbulência e o computador

interpretou o fenômeno como um pouso, acionando os freios.

Como resolver isso sem perder a automação? Os engenheiros

modificaram o dispositivo de acionamento dos reversos, de modo

que os sensores informariam ao computador para abri-los apenas

depois que os dois conjuntos de pneus do trem de pouso tocassem

o solo. A modificação foi considerada perfeita e adotada

universalmente pelos fabricantes. Mas... e há sempre um mas...

dois anos depois um Airbus A320 da Lufthansa não conseguiu

acionar os reversos ao pousar na pista gelada do Aeroporto de

Varsóvia, matando dois dos setenta passageiros. A causa? Ventos

laterais fortes fizeram com que o trem de pouso da esquerda

tocasse o solo nove segundos depois do da direita. O computador,

fiel a sua programação, não acionou os reversos e impediu os

pilotos de ativá-los até que todos os pneus tivessem tocado o

solo. Mais uma modificação foi feita, então, no desenho do

dispositivo. Agora ele apenas informa o piloto, que decide

quando acionar os freios.

Na cauda do Comet. In: Veja, ano 42, n.º 23,

10/6/2009 (com adaptações).

Acerca das ideias expressas no texto acima, julgue os seguintes

itens.

No âmbito da aviação civil, as inovações digitais são sempre determinantes para a solução de problemas encontrados nas aeronaves.

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72Q260057 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito às inspeções e à documentação utilizadas na aviação, julgue os itens a seguir.

As informações sobre a descrição dos sistemas, das instruções de desmontagem e montagem e dos ajustes podem ser encontradas no manual de manutenção.

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74Q254762 | Engenharia Elétrica, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com respeito aos transistores, julgue os itens que se seguem.

Valores baixos de tensões de entrada dão origem a pequenas correntes no interior do transistor, que, por sua vez, causam modificações correspondentes, mas em escala muito grande, na resistência do transistor, fazendo que outras correntes do transistor também sofram grandes alterações.

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75Q254257 | Português, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os motoristas que circulam nas grandes cidades

brasileiras costumam se colocar na posição de sentinela prestes

a enfrentar o inimigo. Qualquer comportamento considerado

inadequado de outro motorista é motivo para o sangue subir à

cabeça ? e para o destempero que se traduz em buzinadas

impacientes, fechadas, palavras e gestos ofensivos. Muitas vezes

o motorista considera intolerável uma pequena infração que ele

próprio costuma cometer. Eu posso, mas os outros não podem, é

o argumento ? quase sempre inconsciente ? nesses casos. Por

trás da selva em que se transformou o trânsito repousa uma

questão intrigante. A maioria dos motoristas só se comporta de

forma agressiva quando está no carro. Fora dele, são pessoas de

temperamento moderado. Por que, então, perdem a compostura

e se tornam feras ao volante? As explicações mais comuns para

essa mudança de atitude dizem respeito à irritação causada por

congestionamentos cada vez mais frequentes, à pressa e ao

estresse da vida moderna. Esses componentes certamente fazem

parte da fúria motorizada, mas não são suficientes para justificá-

la. Segundo estudiosos do comportamento humano, há outras

forças que contribuem para a agressividade no trânsito. As

normas de civilidade são mais frouxas no trânsito porque, dentro

do carro, quem está ao volante se torna anônimo e tem a sensação

de que jamais vai cruzar novamente com os motoristas que

encontra nas ruas. Sob o anonimato, certas noções que formam a

base da convivência humana se enfraquecem. O contato com

olhos nos olhos, fator que sabidamente aumenta a chance de

cooperação entre pessoas, é inexistente. Como resultado, atitudes

intoleráveis na maioria das interações sociais, como a agressão

verbal e o revide a ela, são praticadas com maior liberdade. Para

explicar esse comportamento, o psicólogo canadense David

Wiesenthal, da Universidade York, em Toronto, faz uma analogia

com a sala de aula de uma escola infantil. Quando a professora

apaga a luz para passar um filme, os alunos começam a fazer mais

barulho, pois sabem que será mais difícil identificá-los no escuro.

?O anonimato protege os motoristas das consequências negativas

de suas infrações", disse o psicólogo.

Renata Moraes. Motoristas movidos a fúria. In: Veja,

ano 42, n.º 17, 29/4/2009 (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, relativos às ideias do texto acima

A anonímia que os motoristas se atribuem quando estão dirigindo influencia o desrespeito que demonstram aos valores sociais vigentes.

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77Q260271 | Engenharia Elétrica, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de resistência elétrica, julgue os próximos itens.

A resistência elétrica de um condutor é inversamente proporcional ao seu comprimento, diretamente proporcional a sua seção transversal e inversamente proporcional à resistividade do material do mesmo.

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79Q254202 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O controle do peso e do balanceamento é um dos itens que mais afetam a segurança de voo de uma aeronave e a sua inobservância tem provocado acidentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A aeronave que voa com centro de gravidade fora dos limites previstos estará sujeita a problemas de instabilidade de voo, dificuldades de manobra e de desempenho.

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80Q260492 | Engenharia Elétrica, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das válvulas eletrônicas, que podem ser usadas para amplificar e transformar sinais elétricos, julgue os itens a seguir.

O triodo tem um catodo, uma placa e uma grade de controle. A grade de controle regula a intensidade da corrente de placa. Uma pequena variação na tensão de grade causa uma grande variação na corrente e na tensão de placa.

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