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Questões de Concursos Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1

Resolva questões de Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q257318 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a reposição de metais de utilização aeronáutica e a tratamento térmico.

Considerando-se a medição de temperatura de um forno de tratamento térmico de metais a partir do uso de um pirômetro, é correto afirmar que, quanto maior for a diferença de potencial criada pelo par termoelétrico (termopar), maior será a temperatura desse forno.

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22Q252565 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

O perfil aerodinâmico de uma hélice assemelha-se ao da asa de um avião. O ângulo de torção da pá da hélice aumenta da raiz para a ponta da hélice e entre os ângulos da pá há o passo chato, o passo bandeira e o passo reverso.

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23Q253690 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Os princípios e procedimentos de peso e balanceamento das

aeronaves de asa fixa aplicam-se, de modo geral, aos

helicópteros, embora estes requeiram mais cuidados em virtude

da aerodinâmica diferenciada.

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24Q254954 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Em um transformador para campainha que reduz a tensão de 110 volts para 11 volts, se houver 20 espiras no secundário, haverá 220 espiras no primário.

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25Q254435 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

A retificação de onda completa é um processo de transformação de corrente alternada em corrente contínua, o que permite o aproveitamento dos dois semiciclos da tensão de alimentação da carga.

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26Q262126 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

A capacidade de uma bateria determina o seu tempo de funcionamento com uma dada taxa de descarga. Por exemplo, uma bateria com capacidade de 90 ampères-hora que tenha funcionado com uma descarga média de 9 ampères deverá ser recarregada após 9 horas de operação.

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27Q253300 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens.

Em diversas aeronaves, utilizam-se vários geradores de corrente alternada em paralelo para aumentar a potência disponível. Antes de dois ou mais geradores de corrente alternada serem ligados em paralelo, é necessário, para que estejam sincronizados, que suas tensões nos terminais sejam iguais e defasadas de 90° e que suas frequências sejam diferentes.

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28Q261742 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a sistemas de combustíveis de aeronaves, julgue os itens subsecutivos.

O indicador de quantidade de combustível do tipo elétrico consiste em um mostrador localizado na cabine da aeronave e em um transmissor que opera por meio de uma boia instalada no tanque de combustível.

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29Q251348 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Após a retirada dos motores de uma aeronave para

manutenção, é obrigatória a instalação de lastros temporários,

que são utilizados para se obter o balanceamento do centro de

gravidade decorrente da falta de equipamentos, nesse caso, os

motores, e são identificados pela pintura amarela.

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30Q257567 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Os compensadores com mola são usados com os mesmos propósitos dos atuadores pneumáticos ou hidráulicos e servem para melhorar as movimentações das superfícies dos grupos primários de voo.

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31Q259641 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Os resistores com 20%, 10% e 5% de tolerância são considerados resistores comuns, enquanto aqueles com 2% e 1% de tolerância são resistores de precisão. Os resistores de precisão são utilizados apenas em circuitos nos quais os valores de resistência são críticos.

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32Q262094 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

A intensidade da corrente elétrica em um circuito é diretamente proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional a sua resistência.

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33Q255938 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

Os ailerons, profundores e lemes de direção permitem as manobras e acrobacias da aeronave nos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.

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34Q254806 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

O motor turbofan constitui-se basicamente de duto de admissão, compressor, câmara de combustão, turbina e bocal propulsor.

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35Q261219 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue os itens a seguir.

Um profissional técnico em manutenção de aeronaves que possui credencial do SIPAER não deve prestar o assessoramento técnico necessário à prevenção de acidentes em sua empresa ou instituição, pois isso só pode ser feito por meio de uma comissão.

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36Q261150 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

O empuxo necessário para mover uma aeronave deve ser maior que o arrasto parasita, que o arrasto de perfil e que o arrasto induzido.

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37Q254499 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

O transistor bipolar é um componente eletrônico constituído de cristais condutores, capaz de atuar como controlador de corrente, o que possibilita que seja utilizado como amplificador de sinais ou como chave eletrônica.

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38Q257573 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Nas aeronaves de alta velocidade, estando o yaw damper (amortecedor de guinada) inoperante, o piloto não deverá utilizar o comando do leme de direção para corrigir tendências de instabilidade de voo dentro dos eixos vertical e lateral, pois isso poderia aumentar a instabilidade e os efeitos de dutch roll.

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39Q259674 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens.

Utiliza-se dispositivo chamado inversor, o qual fornece corrente contínua a partir de uma fonte de corrente alternada, para suprir energia alternada em grandes aeronaves.

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40Q253909 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O balanceamento de uma aeronave é obtido a partir da disposição das cargas na configuração em que o braço médio da aeronave carregada permaneça dentro dos limites de movimento do centro de gravidade (c.g.). Dessa forma, uma aeronave balanceada precisa permanecer perfeitamente nivelada.

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