Questões de Concursos Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1

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21Q259641 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Os resistores com 20%, 10% e 5% de tolerância são considerados resistores comuns, enquanto aqueles com 2% e 1% de tolerância são resistores de precisão. Os resistores de precisão são utilizados apenas em circuitos nos quais os valores de resistência são críticos.

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22Q260424 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem

O esboço ou rascunho de um desenho técnico de uma peça deve prover todas as informações necessárias para aqueles que fabricarão a peça.

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23Q259663 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

O vento relativo é o fluxo de ar em volta de uma asa, em repouso ou em voo.

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24Q259412 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem

O diagrama, método de ilustração, é definido como a taquigrafia de um conjunto ou sistema. Usa-se o diagrama esquemático, principalmente, na solução de problemas (troubleshooting).

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25Q261716 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Tendo em vista ser impraticável a um especialista de manutenção contar ou conferir todas as ferramentas de sua caixa no início e no término de seus serviços, foram criadas fórmulas para diversas situações em que é necessária a realização dessas ações. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

O uso de listagens plastificadas em cada caixa auxilia os

mecânicos que dispõem de tempo na realização da contagem

e da conferência das ferramentas, enquanto o desenho de

sombras para cada item auxilia os mecânicos com caixa menos

equipada.

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26Q254806 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

O motor turbofan constitui-se basicamente de duto de admissão, compressor, câmara de combustão, turbina e bocal propulsor.

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27Q260952 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Utilizando-se um torquímetro do tipo catraca ou de estrutura rígida, lê-se visualmente o valor do torque medido no mostrador ou escala montada no punho do equipamento.

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28Q259674 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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A respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens.

Utiliza-se dispositivo chamado inversor, o qual fornece corrente contínua a partir de uma fonte de corrente alternada, para suprir energia alternada em grandes aeronaves.

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29Q256352 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Os cabos de comando 7 × 7 são menos flexíveis que os cabos de comando 7 × 19, utilizados para aplicação nos sistemas de controle primários de voo. Para o tensionamento de tais cabos nas aeronaves, utilizam-se os esticadores, e, em seguida, para frenagem, utilizam-se clipes de travamento.

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30Q259169 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Para conectar partes estacionárias com partes móveis em locais sujeitos a vibração devem-se utilizar tubulações rígidas, pois são mais resistentes.

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31Q261219 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue os itens a seguir.

Um profissional técnico em manutenção de aeronaves que possui credencial do SIPAER não deve prestar o assessoramento técnico necessário à prevenção de acidentes em sua empresa ou instituição, pois isso só pode ser feito por meio de uma comissão.

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32Q258410 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

As normas do SIPAER aplicam-se à ANAC, não se estendendo às organizações governamentais que utilizam aeronaves para o cumprimento das suas atribuições, tais como a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública (Polícia Civil ou Militar) e a Defesa Civil, que possuem um sistema próprio.

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33Q261742 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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No que se refere a sistemas de combustíveis de aeronaves, julgue os itens subsecutivos.

O indicador de quantidade de combustível do tipo elétrico consiste em um mostrador localizado na cabine da aeronave e em um transmissor que opera por meio de uma boia instalada no tanque de combustível.

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34Q260976 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem

Planta é uma representação gráfica detalhada, em uma dada escala, de um edifício, cidade, aeronave etc. Em aeronaves, a planta é o elo entre o engenheiro, que projeta o avião, e o homem que o constrói, mantém e conserta. Em uma planta, pode ser também representado um desenho de trabalho para uma peça de avião ou para um modelo de um sistema.

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35Q254065 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O procedimento de pesagem de uma aeronave deve ser realizado em hangar fechado, considerando o nivelamento horizontal como o de maior importância, sendo a pesagem em área aberta permissível quando a umidade e o vento no local estiverem em níveis negligenciáveis.

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36Q253300 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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A respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens.

Em diversas aeronaves, utilizam-se vários geradores de corrente alternada em paralelo para aumentar a potência disponível. Antes de dois ou mais geradores de corrente alternada serem ligados em paralelo, é necessário, para que estejam sincronizados, que suas tensões nos terminais sejam iguais e defasadas de 90° e que suas frequências sejam diferentes.

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37Q261236 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves é obter maior eficiência durante o voo, pois um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com relação ao teto, à manobrabilidade, à razão de subida, à velocidade e ao consumo de combustível. Como finalidade secundária, é correto citar a segurança do voo.

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38Q254837 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

Sabendo-se que a leveza de um motor aeronáutico, em termos técnicos, é indicada pela razão entre a massa do motor e a sua potência, e considerando-se que o motor A tenha potência igual a 150 HP e massa igual a 120 kg e que o motor B tenha potência igual a 150 HP e massa igual a 720 kg, é correto afirmar que, entre os motores A e B, o motor ideal para uso em uma aeronave é o motor B.

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39Q260470 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Divisor de tensão é um circuito formado por resistores que

permite obter, a partir da alimentação fornecida, qualquer valor

de tensão menor, necessário ao funcionamento dos circuitos.

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40Q251532 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

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A compreensão da relação entre os conceitos de perigo, consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Considere que o proprietário de um avião tenha contratado uma pessoa para atuar como mecânico de aeronaves e que essa pessoa, que tem conhecimento apenas da mecânica de automóveis, possuindo noção de mecânica de aeronaves, tenha apresentado ao proprietário um diploma forjado. Nessa situação, a contratação do mecânico classifica-se como perigo e os erros que o mecânico poderá cometer definem-se como uma consequência.

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