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Questões de Concursos Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4

Resolva questões de Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q256038 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

É possível empregar o improved climb performance para aumentar o peso de decolagem, desde que o peso máximo de performance seja limitado pela pista.

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2Q259073 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior.

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3Q257056 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um voo planado, o peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mas aumenta sua velocidade e a razão de descida.

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4Q258863 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

No processo de improved climb, aumentam-se as velocidades V1 e VR, enquanto a velocidade V2 permanece inalterada.

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5Q254501 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de

comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os

próximos itens.

É possível eliminar o efeito dutch roll diminuindo a área da deriva/leme de direção ou diminuindo a distância dessas superfícies ao centro de gravidade, ou ambas as soluções.

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6Q253454 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

O coeficiente de sustentação, índice que mede a habilidade do aerofólio em produzir força de sustentação, depende exclusivamente do ângulo de ataque.

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7Q253843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de

comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os

próximos itens.

Para aumentar o número de mach crítico, podem ser utilizados perfis laminares ou perfis especiais chamados supercríticos.

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8Q257012 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir,

relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego

aéreo.

O espaço aéreo classifica-se em espaço aéreo inferior, cujo limite vertical inferior é o solo ou água e o superior, o nível FL 235, e espaço aéreo superior, cujo limite vertical superior é ilimitado e o limite vertical inferior corresponde ao nível FL 235.

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9Q258843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um avião a hélice, o alcance máximo é obtido na velocidade correspondente ao ângulo de ataque quando a relação entre sustentação e arrasto for máxima.

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10Q260380 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento de voo inclui a determinação de um conjunto de

procedimentos e de ações visando à realização de uma viagem sem

contratempos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se

seguem.

Antes de realizar um voo, deve-se verificar se o avião possui combustível de contingência, que consiste na quantidade de combustível necessária para se realizar um voo cuja duração seja igual a 10% do tempo de voo entre o aeroporto de destino e o de alternativa.

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11Q257556 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das comunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

A mensagem de socorro ou de urgência enviada por uma aeronave que esteja em condição de perigo deve ser transmitida na frequência aeroterrestre utilizada naquele momento e conter o maior número possível dos seguintes elementos: o nome da estação chamada (se o tempo disponível e as circunstâncias permitirem), a identificação da aeronave, a natureza da condição de perigo, a intenção da pessoa em comando e a posição atual com nível de voo e rumo. Essas informações devem ser pronunciadas de forma clara e, se possível, nessa ordem.

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12Q260887 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Se o PMZC for ultrapassado, ocorrerão esforços excessivos na fuselagem da aeronave.

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13Q254594 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às regras de tráfego aéreo, autoridades aeronáuticas e

regras de voo, julgue os itens a seguir.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é a autoridade competente para determinar a suspensão das operações nos aeródromos no Brasil, em virtude de condições meteorológicas e impraticabilidade de área de manobras

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14Q252663 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Na trajetória de decolagem para ultrapassar um obstáculo (obstacle limit), calcula-se a net flight path de voo apenas para aumentar as margens de segurança.

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15Q252358 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um voo ascendente, a tração é maior que o arrasto e a força de sustentação é menor que o peso. Assim, quanto maior o ângulo de subida, maior a diferença entre essas forças.

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16Q253249 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos serviços de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir.

Uma aeronave ao chegar a seu aeródromo de destino, voando regras de voo por instrumento (IFR) deverá solicitar ao Serviço de Controle de Aeródromo o procedimento de espera, chegada e descida para realizar o pouso no aeródromo.

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17Q254843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das regras de tráfego aéreo, julgue os próximos itens.

Com relação às definições das posições críticas, é correto afirmar que, na posição crítica 4, o piloto da aeronave recebe as informações da hora do pouso e a autorização para o táxi até o pátio de estacionamento ou hangar.

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18Q255615 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Fissuras, trincas ou mesmo rupturas de partes da aeronave causadas por peso e fatores de carga acima dos valores previstos em seu projeto são exemplos de deformações permanentes que acometem a estrutura do avião.

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19Q253058 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

A soma do peso operacional de uma aeronave com a carga paga equivale ao peso zero combustível.

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20Q259062 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos projetos de criação, vários dispositivos e recursos são

propostos com o objetivo de se construírem aeronaves estáveis e de

diminuir, ou até mesmo eliminar, fatores indesejados em várias

situações durante o voo.

Apesar de todos esses cuidados, a estabilidade da aeronave

poderá ser comprometida, devido ao mau carregamento no solo,

comprometendo assim toda segurança do voo. A respeito desse

assunto, julgue os itens subsecutivos.

Spoiler, slot, slat e flap, conhecidos como dispositivos hipersustentadores, funcionam como freios aerodinâmicos e também contribuem para o aumento da sustentação.

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