Questões de Concurso Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4

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1 Q256038 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

É possível empregar o improved climb performance para aumentar o peso de decolagem, desde que o peso máximo de performance seja limitado pela pista.

3 Q259073 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior.

4 Q258863 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

No processo de improved climb, aumentam-se as velocidades V1 e VR, enquanto a velocidade V2 permanece inalterada.

5 Q254501 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de

comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os

próximos itens.

É possível eliminar o efeito dutch roll diminuindo a área da deriva/leme de direção ou diminuindo a distância dessas superfícies ao centro de gravidade, ou ambas as soluções.

6 Q253454 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

O coeficiente de sustentação, índice que mede a habilidade do aerofólio em produzir força de sustentação, depende exclusivamente do ângulo de ataque.

7 Q253843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de

comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os

próximos itens.

Para aumentar o número de mach crítico, podem ser utilizados perfis laminares ou perfis especiais chamados supercríticos.

8 Q257012 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir,

relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego

aéreo.

O espaço aéreo classifica-se em espaço aéreo inferior, cujo limite vertical inferior é o solo ou água e o superior, o nível FL 235, e espaço aéreo superior, cujo limite vertical superior é ilimitado e o limite vertical inferior corresponde ao nível FL 235.

9 Q258843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um avião a hélice, o alcance máximo é obtido na velocidade correspondente ao ângulo de ataque quando a relação entre sustentação e arrasto for máxima.

10 Q260380 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento de voo inclui a determinação de um conjunto de

procedimentos e de ações visando à realização de uma viagem sem

contratempos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se

seguem.

Antes de realizar um voo, deve-se verificar se o avião possui combustível de contingência, que consiste na quantidade de combustível necessária para se realizar um voo cuja duração seja igual a 10% do tempo de voo entre o aeroporto de destino e o de alternativa.

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