Questões de Concurso Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q253249 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos serviços de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir.

Uma aeronave ao chegar a seu aeródromo de destino, voando regras de voo por instrumento (IFR) deverá solicitar ao Serviço de Controle de Aeródromo o procedimento de espera, chegada e descida para realizar o pouso no aeródromo.

22 Q255143 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de

comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os

próximos itens.

No regime transônico, a passagem do fluxo subsônico para supersônico é suave, porém a transição do fluxo supersônico para subsônico é sempre acompanhada por uma onda de choque.

23 Q259062 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos projetos de criação, vários dispositivos e recursos são

propostos com o objetivo de se construírem aeronaves estáveis e de

diminuir, ou até mesmo eliminar, fatores indesejados em várias

situações durante o voo.

Apesar de todos esses cuidados, a estabilidade da aeronave

poderá ser comprometida, devido ao mau carregamento no solo,

comprometendo assim toda segurança do voo. A respeito desse

assunto, julgue os itens subsecutivos.

Spoiler, slot, slat e flap, conhecidos como dispositivos hipersustentadores, funcionam como freios aerodinâmicos e também contribuem para o aumento da sustentação.

24 Q260241 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para

um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o

B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro

tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de

inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de

segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando

uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma

manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima

inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a

tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito

das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Em uma curva glissada, existe excesso de inclinação, pois usa-se demasiadamente as superfícies de comando primárias responsáveis pela rotação em torno do eixo longitudinal.

25 Q255899 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens

subsequentes.

Considere que o comandante de uma aeronave, durante a travessia do Atlântico, entre em contato com o Centro Atlântico e solicite o cheque SELCAL. Nessa situação, confirmada a comunicação estabelecida entre a aeronave e o Centro, o piloto poderá manter o sistema ativado, não sendo mais necessário manter a escuta, pois o sistema SELCAL automaticamente satisfaz esse requisito.

26 Q254454 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para

um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o

B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro

tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de

inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de

segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando

uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma

manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima

inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a

tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito

das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Quanto maior o raio da curva, maior será a potência necessária.

27 Q253945 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para

um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o

B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro

tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de

inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de

segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando

uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma

manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima

inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a

tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito

das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Curvas tradicionais de grande inclinação poderão provocar fatores de cargas negativas.

28 Q256576 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens

subsequentes.

Em testes de equipamento radiotelefônicos, o nível 4 corresponde, de acordo com a escala de clareza de áudio, a sinal de comunicação ininteligível.

29 Q252723 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das regras de tráfego aéreo, julgue os próximos itens.

De acordo com os elementos básicos do circuito de tráfego padrão, a perna de través, compreendida entre a perna do vento e a reta final, consiste na trajetória de voo perpendicular à pista em uso.

30 Q258807 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos projetos de criação, vários dispositivos e recursos são

propostos com o objetivo de se construírem aeronaves estáveis e de

diminuir, ou até mesmo eliminar, fatores indesejados em várias

situações durante o voo.

Apesar de todos esses cuidados, a estabilidade da aeronave

poderá ser comprometida, devido ao mau carregamento no solo,

comprometendo assim toda segurança do voo. A respeito desse

assunto, julgue os itens subsecutivos.

A aeronave estaticamente indiferente possui comportamento dinamicamente indiferente.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.