Questões de Concursos Técnico em Segurança do Trabalho

Resolva questões de Técnico em Segurança do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q676380 | Raciocínio Lógico, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



No ano de 1985, o pai de Vítor disse a ele o seguinte: “Se neste ano meu pai estivesse vivo, a idade dele seria a soma da sua idade com o dobro da minha, ou seja, 79 anos”. 
Anos se passaram até que Vítor resolveu calcular qual era a idade de seu pai quando, em 1985, ele havia lhe dito isso. 
Foi então que Vítor, no ano de 2019, já com 41 anos completos descobriu, corretamente, que a idade de seu pai no ano de 1985 era 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q710127 | Português, Grafia das palavras, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Texto associado.

      Todos nós temos grandes expectativas sobre nossa passagem pelo mundo. E não me parece que devemos deixar de tê-las. A sabedoria consiste em compreender que é preciso medir a grandeza com nossa própria fita métrica. Se nos tornamos refens de algo que hoje é determinante na nossa época, por exemplo, que é o reconhecimento da importância de alguém pela quantidade de aparições na mídia, estamos perdidos. Render-se a uma determinação ditada pelo mercado é tão destrutivo como passar a vida tentando agradar a um pai opressor e para sempre insatisfeito, como vejo tanta gente. Em ambos os casos, estaremos sempre aquem, sempre em falta. E, mesmo quem vive sob os holofotes, vive em pânico porque não sabe por quanto tempo conseguirá manter as luzes sobre si.

      Mas de que luzes precisamos para viver? E a quem queremos agradar? Quem e o que importam de verdade? Essa reconciliação é o que nos leva, de fato, à vida adulta, no que ela tem de melhor. Acredito que crescemos quando conseguimos nos apropriar da medida com que avaliamos nossa existência, nosso estar no mundo. Ninguém tem de ser isso ou aquilo, ninguém “tem de” nada. Quem disse que tem? É preciso duvidar sempre das determinações externas a nós – tanto quanto das internas. “Por que mesmo eu quero isso?” é sempre uma boa pergunta.

      Tenho uma amiga que só se transformou em uma chefe capaz de ajudar a transformar para melhor a vida de quem trabalhava com ela quando se reconciliou com suas próprias expectativas, quando descobriu em si uma grandeza que era de outra ordem. Só se tornou uma mãe capaz de libertar os filhos para que estes vivessem seus próprios tropeços e acertos quando se apaziguou consigo mesma. Ela, de quebra, descobriu que era talentosa numa área, a cozinha, na qual até então não via nenhum valor. Ao descobrir-se cozinheira, não pensou em empreender uma nova maratona, desta vez na tentativa de virar uma chef e fazer um programa de TV. Já estava sábia o suficiente para exultar de alegria ao acabar com a boa forma de suas amigas mais queridas.

      Como minha amiga e como todo mundo, eu também acalentei grandes esperanças sobre minha própria existência. Depois do fracasso da minha carreira de astronauta, desejei ser escritora. Acho que ser escritora é o que quis desde que peguei o primeiro livro na mão e consegui decifrálo. É claro que eu não queria apenas escrever um livro de entretenimento. Eu escreveria, obviamente, a maior obraprima da humanidade. Meu primeiro livro já nasceria um clássico. Eu reinventaria a linguagem e ditaria novos parâmetros para a literatura. Depois de mim, Proust e Joyce estariam reduzidos ao rodapé do cânone.

      Não é divertido? Acreditem, eu rio muito. E até me enterneço. No meu quarto amarelo, lá em Ijuí, eu fiz o seguinte plano. Emily Brontë escreveu ‘O Morro dos Ventos Uivantes’ aos 19 anos. Logo, eu deveria escrever minha obra-prima aos 17, no máximo 18. Pois não é que os 18 anos passaram e eu estava mais ocupada com fraldas e com beijos na boca? Bem, eu já não seria tão precoce assim, mas me conformei. Afinal, minha obra seria tão acachapante, tão revolucionária, que mesmo aos 20 e poucos eu seria considerada um prodígio. E os 20 passaram, assim como os 30, e lá vou eu aumentando cada vez mais os “e tantos” dos 40.

      Não desisti de um dia escrever um romance, não. Acho mesmo que ele está mais perto, agora que eu me absolvi de escrever a grande obra da literatura mundial. Mas foi só depois de me apropriar da medida da minha vida que me descobri estonteantemente feliz como contadora de histórias reais. Quando finalmente escrever um romance de ficção, ele só será possível porque vivi mais de duas décadas embriagada de histórias absurdamente reais e gente de carne, osso e nervos. E só será possível porque deverá estar à altura apenas de mim mesma. Só precisarei ser fiel à minha própria voz.

      Porque é esta, afinal, a grande aventura da vida. Desvelar ___ nossa singularidade, o extraordinário de cada um de nós – descobrir ___ voz que é só nossa. Mesmo que essa descoberta não se torne jamais uma capa de revista. O importante é que seja um segredo nosso, um bem precioso e sem valor monetário, que guardamos entre uma dobra e outra da alma para viver com furiosa verdade esse milagre que é a vida humana.

(Texto adaptado especialmente para esta prova. Disponível em: http://desacontecimentos.com/?p=445. Acesso em: 25/10/2019.)

Assinale a alternativa que evidencia, das duas palavras extraídas do texto, uma grafada INCORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q672825 | Português, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.
A onça doente

                                                    Monteiro Lobato

A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de
cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar,
padecia fome das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara – disse ela – corra o mundo e diga à
bicharia que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um,
principiaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco
do mato.
Veio também o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve
a lembrança de olhar o chão. Viu na poeira só rastos
entrantes, não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
— Hum!… Parece que nesta casa quem entra não sai.
O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente,
é ir rezar por ela…
E foi o único que se salvou.

Disponível em: <encurtador.com.br/hALX1>
Acesso em: 25 out. 2019.

Releia o trecho a seguir. 

“Viu na poeira só rastos entrantes, não viu nenhum rastro sainte.” 
As palavras entrante e sainte são formadas a partir do processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q673694 | , Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



Nos locais de manuseio de explosivos, as matérias-primas que ofereçam risco de explosão devem permanecer nas quantidades mínimas possíveis, admitindo-se que o máximo de tempo de permanência desse material nesses locais é de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q674468 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



Analise os itens a seguir relativos às normas legais e administrativas em vigor e que envolvem a utilização dos EPIs. 
I. Seleção do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador está exposto e à atividade exercida, considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido, segundo avaliação do técnico de segurança.
II. Programa de treinamento dos trabalhadores quanto à sua correta utilização e orientação sobre as limitações de proteção que o EPI oferece. 
III. Estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do EPI, visando garantir os custos. 
IV. Caracterização das funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos EPIs utilizados para os riscos ambientais. 
Estão corretas os itens 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q676581 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



O exame médico periódico deve ser repetido de acordo com os intervalos mínimos de tempo em cada situação. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a modalidade a seu respectivo tempo, conforme descrito na NR 7. 
COLUNA I 
1. Trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas.
2. Demais trabalhadores. 
COLUNA II 
( ) A cada ano ou a intervalos menores a critério do médico encarregado ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho ou, ainda, como resultado de negociação coletiva de trabalho. 
( ) Anual, quando os trabalhadores são menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade. 
( ) De acordo com a periodicidade especificada no Anexo nº 6 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condições hiperbáricas. 
( ) A cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 anos e 45 anos de idade.
Assinale a sequência correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q689274 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

A Segurança do Trabalho tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 
No Brasil, a segurança e a saúde ocupacionais estão regulamentadas em uma Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e na Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4). De acordo com o que preconiza a NR-4, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q675240 | Raciocínio Lógico, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



Em um lava-jato, Romário lava dez carros no tempo de 4 horas. Já Bebeto, menos experiente que Romário, lava os mesmos dez carros nas mesmas condições, em um tempo de 6 horas. 
Se Romário e Bebeto trabalharem juntos, eles lavarão esses dez carros em um tempo igual a 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q820684 | Legislação Federal, Lei 8142 1990, Técnico em Segurança do Trabalho, EBSERH, AOCP

Sobre o funcionamento dos serviços privados de assistência à saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q683736 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI - devem ser fornecidos aos empregados pelas empresas sempre que necessário. No que se refere aos EPI’s, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q674888 | , Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



O ambiente com ruído ultrapassando a média de 80 dB(A) em oito horas de exposição pode provocar no trabalhador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q709017 | Português, Crase, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Texto associado.

      Todos nós temos grandes expectativas sobre nossa passagem pelo mundo. E não me parece que devemos deixar de tê-las. A sabedoria consiste em compreender que é preciso medir a grandeza com nossa própria fita métrica. Se nos tornamos refens de algo que hoje é determinante na nossa época, por exemplo, que é o reconhecimento da importância de alguém pela quantidade de aparições na mídia, estamos perdidos. Render-se a uma determinação ditada pelo mercado é tão destrutivo como passar a vida tentando agradar a um pai opressor e para sempre insatisfeito, como vejo tanta gente. Em ambos os casos, estaremos sempre aquem, sempre em falta. E, mesmo quem vive sob os holofotes, vive em pânico porque não sabe por quanto tempo conseguirá manter as luzes sobre si.

      Mas de que luzes precisamos para viver? E a quem queremos agradar? Quem e o que importam de verdade? Essa reconciliação é o que nos leva, de fato, à vida adulta, no que ela tem de melhor. Acredito que crescemos quando conseguimos nos apropriar da medida com que avaliamos nossa existência, nosso estar no mundo. Ninguém tem de ser isso ou aquilo, ninguém “tem de” nada. Quem disse que tem? É preciso duvidar sempre das determinações externas a nós – tanto quanto das internas. “Por que mesmo eu quero isso?” é sempre uma boa pergunta.

      Tenho uma amiga que só se transformou em uma chefe capaz de ajudar a transformar para melhor a vida de quem trabalhava com ela quando se reconciliou com suas próprias expectativas, quando descobriu em si uma grandeza que era de outra ordem. Só se tornou uma mãe capaz de libertar os filhos para que estes vivessem seus próprios tropeços e acertos quando se apaziguou consigo mesma. Ela, de quebra, descobriu que era talentosa numa área, a cozinha, na qual até então não via nenhum valor. Ao descobrir-se cozinheira, não pensou em empreender uma nova maratona, desta vez na tentativa de virar uma chef e fazer um programa de TV. Já estava sábia o suficiente para exultar de alegria ao acabar com a boa forma de suas amigas mais queridas.

      Como minha amiga e como todo mundo, eu também acalentei grandes esperanças sobre minha própria existência. Depois do fracasso da minha carreira de astronauta, desejei ser escritora. Acho que ser escritora é o que quis desde que peguei o primeiro livro na mão e consegui decifrálo. É claro que eu não queria apenas escrever um livro de entretenimento. Eu escreveria, obviamente, a maior obraprima da humanidade. Meu primeiro livro já nasceria um clássico. Eu reinventaria a linguagem e ditaria novos parâmetros para a literatura. Depois de mim, Proust e Joyce estariam reduzidos ao rodapé do cânone.

      Não é divertido? Acreditem, eu rio muito. E até me enterneço. No meu quarto amarelo, lá em Ijuí, eu fiz o seguinte plano. Emily Brontë escreveu ‘O Morro dos Ventos Uivantes’ aos 19 anos. Logo, eu deveria escrever minha obra-prima aos 17, no máximo 18. Pois não é que os 18 anos passaram e eu estava mais ocupada com fraldas e com beijos na boca? Bem, eu já não seria tão precoce assim, mas me conformei. Afinal, minha obra seria tão acachapante, tão revolucionária, que mesmo aos 20 e poucos eu seria considerada um prodígio. E os 20 passaram, assim como os 30, e lá vou eu aumentando cada vez mais os “e tantos” dos 40.

      Não desisti de um dia escrever um romance, não. Acho mesmo que ele está mais perto, agora que eu me absolvi de escrever a grande obra da literatura mundial. Mas foi só depois de me apropriar da medida da minha vida que me descobri estonteantemente feliz como contadora de histórias reais. Quando finalmente escrever um romance de ficção, ele só será possível porque vivi mais de duas décadas embriagada de histórias absurdamente reais e gente de carne, osso e nervos. E só será possível porque deverá estar à altura apenas de mim mesma. Só precisarei ser fiel à minha própria voz.

      Porque é esta, afinal, a grande aventura da vida. Desvelar ___ nossa singularidade, o extraordinário de cada um de nós – descobrir ___ voz que é só nossa. Mesmo que essa descoberta não se torne jamais uma capa de revista. O importante é que seja um segredo nosso, um bem precioso e sem valor monetário, que guardamos entre uma dobra e outra da alma para viver com furiosa verdade esse milagre que é a vida humana.

(Texto adaptado especialmente para esta prova. Disponível em: http://desacontecimentos.com/?p=445. Acesso em: 25/10/2019.)

As lacunas do último parágrafo são correta e respectivamente preenchidas com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q337276 | Matemática, Técnico em Segurança do Trabalho, EBSERH, AOCP

Uma loja de camisas oferece um desconto de 15% no total da compra se o cliente levar duas camisas. Se o valor de cada camisa é de R$ 40,00, quanto gastará uma pessoa que aproveitou essa oferta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q708604 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Chuí RS, FUNDATEC, 2019

O Guia de Análise de Acidentes do Trabalho, do Ministério do Trabalho, na análise de acidentes com base em barreiras, a “sinalização” situa-se caracterizada como barreira: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q675388 | , Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



O perfil profissiográfico previdenciário (PPP) deverá ser emitido em papel e fornecido ao empregado contra recibo, para os efeitos previstos na Instrução Normativa 84. Esse documento deverá ser emitido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q560937 | Informática, Word, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Em relação ao Word, o Editor de Textos mais utilizado atualmente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para salvar um documento, deve?se clicar em Arquivo/Salvar. Se for a primeira vez que o documento é salvo, aparecerá a Caixa de Diálogo Salvar Como, em que se poderá escolher o nome e o local do arquivo.

( ) Para criar um novo documento, abre?se um documento salvo anteriormente, clicando em Arquivo/Abrir. Será mostrada a Caixa de Diálogo Abrir, informando o local onde está o documento e qual documento se pretende abrir.

( ) O Word exibe linhas onduladas verdes abaixo das palavras que estão erradas e linhas onduladas vermelhas abaixo de sentenças que estão com problemas gramaticais.

( ) No menu Modelos de Documentos e Assistentes, o Word fornece vários modelos de documentos, como cartas, currículos, memorando, fax e outros. Como o próprio nome diz, eles servem de modelo para novos documentos.

( ) Os comentários são textos que aparecem impressos na parte superior e/ou inferior de cada página de um documento. Para inserir um comentário em um documento, deve?se clicar em Exibir/Comentário.

 A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q673372 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.



Analise a afirmativa a seguir. 
“Para você ter queimada natural, você precisa da existência de raios.” 
Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/irma-dulce-santa-dulce-dos-pobres-papa/. Acesso em: 26 out. 2019. 

A declaração do pesquisador do Programa Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, corrobora com a tese de que parte das queimadas que atingiram o Brasil em meados de 2019 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q464500 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico em Segurança do Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE

Entende-se como acidente de qualquer natureza aquele de origem traumática por exposição a agentes exógenos (físicos, químicos ou biológicos) que acarrete lesão corporal ou perturbação funcional, causando a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade de laboração. Acerca de acidentes e de doenças ocupacionais, julgue os itens subsequentes.

A concessão do auxílio-acidente independe de carência.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q709393 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Chuí RS, FUNDATEC, 2019

Sobre as eleições municipais que ocorrerão no Brasil em 2020, analise as assertivas abaixo:
I. Para participar das eleições, o partido tem que registrar seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
II. Candidatos a prefeito poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições.
III. Somente pessoas físicas poderão fazer doações para campanhas eleitorais.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.