Início

Questões de Concursos Técnico legislativo

Resolva questões de Técnico legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q19490 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Fabio, Guilherme e Hugo são funcionários da AL-MT. Um deles é  arquivista, outro é contador, e outro é segurança.  As  três  afirmações  seguintes  sobre  esses  funcionários  são  verdadeiras:

•  Fabio é mais velho que o contador. 
•  Guilherme é arquivista. 
•  Hugo não é o mais novo dos três. 


É correto concluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q264779 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Se as proposições P1 e P4 e a proposição “o candidato X é eleito” forem verdadeiras, a proposição P3 será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “não sou atingido por uma benfeitoria que o candidato faça após eleito”.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q26958 | Conhecimentos Específicos, Das Provas, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere ao inquérito policial e à prova criminal, julgue os itens subsequentes.
É possível que, na falta de perito oficial, a prova pericial seja realizada por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior, preferencialmente na área objeto do exame, nomeadas pelo juiz da causa.
  1. ✂️
  2. ✂️

244Q20865 | Arquivologia, Técnico Legislativo, AL SC, FEPESE

O PCD e o TTD são dois importantes instrumentos arquivísticos destinados, respectivamente, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q28118 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP

Texto associado.
Ai que preguiça

     O corpo humano é uma máquina desenhada para o movimento. É dotado de dobradiças, músculos que formam alavancas capazes de deslocar o esqueleto em qualquer direção, ossos resistentes, ligamentos elásticos que amortecem choques e sistemas de alta complexidade para mobilizar energia, consumir oxigênio e manter a temperatura interna constante. Em 6 milhões de anos, a seleção natural se encarregou de eliminar os portadores de características genéticas que dificultavam a movimentação necessária para ir atrás de alimentos, construir abrigos e fugir de predadores.
     Se o corpo humano fosse projetado para os usos de hoje, para que pernas tão compridas e braços tão longos? Se fossem só para ir de um assento a outro, nossas pernas poderiam ter metade do comprimento. Se os braços servissem apenas para alcançar o teclado do computador, para que antebraços? Seríamos anões de membros atrofiados, mas com um traseiro enorme, acolchoado, para nos dar conforto nas cadeiras.
     A possibilidade de ganharmos a vida sem andar é aquisição dos últimos 50 anos. A disponibilidade de alimentos de qualidade acessíveis a grandes massas populacionais, mais recente ainda.
     Para quem já morou em cavernas, a adaptação a um meio com alimentação rica em nutrientes e tecnologia para fazer chegar em nossas mãos tudo de que necessitamos foi imediata. Os efeitos adversos desse estilo de vida, no entanto, não demoraram para surgir: sedentarismo, obesidade e seu cortejo nefasto: complicações cardiovasculares, diabetes, câncer, degenerações neurológicas, doenças reumáticas e muitas outras.
     Se todos reconhecem que a atividade física faz bem para o organismo, por que ninguém se exercita com regularidade?
     Por uma razão simples: descontadas as brincadeiras da infância, fase de aprendizado, os animais nunca desperdiçam energia. Só o fazem atrás de alimento, sexo ou para escapar de predadores. Satisfeitas as três necessidades, permanecem em repouso.
     Vá ao zoológico. Você verá uma onça dando um pique para manter a forma? Um chimpanzé - com quem compartilhamos 99% de nossos genes - correndo para perder a barriga?
     É tão difícil abandonar a vida sedentária porque desperdiçar energia vai contra a natureza humana. Quando você ouvir alguém dizendo que, todos os dias, pula da cama louco de disposição para o exercício, pode ter certeza: é mentira. Essa vontade pode nos visitar num sítio ou na praia com os amigos, na rotina diária jamais.
     Digo por experiência própria. Há 20 anos corro maratonas, provas de 42 quilômetros que me obrigam a levantar às cinco e meia para treinar. Fiz um trato comigo mesmo: ao acordar, só posso desistir de correr depois de vestir calção, camiseta e calçar o tênis. Se me permitir tomar essa decisão deitado na cama, cada manhã terei uma desculpa. Não há limite para as justificativas que a preguiça é capaz de inventar nessa hora.
     Ao contrário do que os treinadores preconizam, não faço alongamento antes, já saio correndo, única maneira de resistir ao ímpeto de voltar para a cama. O primeiro quilômetro é dominado por um pensamento recorrente: “Não há o que justifique um homem a passar pelo que estou passando”.
     Vencido esse martírio inicial, a corrida se torna suportável. Boa mesmo, só fica quando acaba. Nessa hora, a circulação inundada de endorfinas traz uma sensação de paz celestial.
     Por isso, caro leitor, se você está à espera da chegada da disposição física para sair da vadiagem em 2014, tire o cavalo da chuva: ela não virá. Praticar exercícios com regularidade exige disciplina militar, a mesma que você tem na hora de ir para o trabalho.

(Drauzio Varella, Folha de S.Paulo, 11.01.2014, http://zip.net/bgl5Xn~. Adaptado)
O termo ela, em destaque no último parágrafo, faz referência direta à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q27046 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

O regime jurídico dos contratos administrativos estabelecido na Lei nº 8.666/93 confere algumas prerrogativas à Administração Pública.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q263235 | Informática, Windows Explorer, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de
informações e arquivos, julgue os itens seguintes.

No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q19620 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Rio Grande do Norte, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

O Prefeito de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Norte é alvo de investigação sobre possível cometimento de crime de peculato. Caso seja processado, o órgão competente para julgá-lo é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q19508 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

O princípio pelo qual todas as receitas e despesas convergem para um fundo geral, com objetivo de se evitar as vinculações de certos fundos a fins específicos, de forma a apresentar todas as receitas e despesas numa só conta, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q6474 | Informática, Técnico Legislativo, Senado Federal, FGV

Um funcionário do Senado Federal digitou um texto no Word em português. Nessa atividade, selecionou uma citação, mostrada em minúscula, e precisa convertê-la para maiúscula.

Para isso, ele deve utilizar o seguinte atalho de teclado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q338551 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Legislativo, Câmara de Serrana SP, VUNESP, 2019

Um reservatório, com 280 mil litros de água, está sendo esvaziado na razão de 420 litros de água por minuto. O tempo total necessário para que esse reservatório seja totalmente esvaziado é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q9190 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A respeito de funcionário público que permite, mediante o fornecimento de senha, o acesso de pessoas não autorizadas a bancos de dados da Administração Pública, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q365276 | Enfermagem, Processamento de material, Técnico legislativo, CD, FCC

No processo de esterilização de materiais por vapor saturado sob pressão na autoclave, alguns cuidados básicos devem ser observados. Um deles é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q26929 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

P1: Não perco meu voto.
P2: Se eu votar no candidato X, ele não for eleito e ele não me der um agrado antes da eleição, perderei meu voto.
P3: Se eu votar no candidato X, ele for eleito e eu não for atingido por uma benfeitoria que ele faça depois de eleito, perderei meu voto.
P4: Eu voto no candidato X.
C: O candidato X me dará um agrado antes da eleição ou serei atingido por uma benfeitoria que ele fizer depois de eleito.

A partir das proposições de P1 a P4 e da proposição C apresentadas acima, julgue os itens seguintes, que se referem à lógica sentencial.

A proposição C é equivalente à seguinte proposição: “Se o candidato X não me der um agrado antes da eleição, serei atingido por uma benfeitoria que ele fizer após ser eleito”.
  1. ✂️
  2. ✂️

256Q6469 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, Senado Federal, FGV

A respeito da Seguridade Social, conforme o que rege a CRFB, analise o enunciado a seguir:

A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

I. do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei;
II. do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social;
III. sobre a receita de concursos de prognósticos.

Assinale,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q19481 | Português, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Texto associado.
Fora de foco 

      Deve-se ao desenvolvimento de remédios e terapias, a partir de experimentos científicos em laboratórios com o uso de animais, parcela considerável do exponencial aumento da expectativa e da qualidade de vida em todo o mundo. É extensa a lista de doenças que, tidas como incuráveis até o início do século passado e que levavam à morte prematura ou provocavam sequelas irreversíveis, hoje podem ser combatidas com quase absoluta perspectiva de cura.
      Embora, por óbvio, o homem ainda seja vítima de diversos tipos de moléstias para as quais a medicina ainda não encontrou lenitivos, a descoberta em alta escala de novos medicamentos, particularmente no último século, legou à Humanidade doses substanciais de fármacos, de tal forma que se tornou impensável viver sem eles à disposição em hospitais, clínicas e farmácias.
      A legítima busca do homem por descobertas que o desassombrem do fantasma de doenças que podem ser combatidas com remédios e, em última instância, pelo aumento da expectativa de vida está na base da discussão sobre o emprego de animais em experimentos científicos. Usá-los ou não é um falso dilema, a começar pelo fato de que, se não todos, mas grande parte daqueles que combatem o emprego de cobaias em laboratórios em algum momento já se beneficiou da prescrição de medicamentos que não teriam sido desenvolvidos sem os experimentos nas salas de pesquisa.
      É inegável que a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos implica uma discussão ética. Mas a questão não é se o homem deve ou não recorrer a cobaias; cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes em considerar que a ciência ainda não pode prescindir totalmente dos testes com organismos vivos, em razão da impossibilidade de se reproduzir em laboratório toda a complexidade das cadeias de células. A discussão que cabe é em relação à escala do uso de animais, ou seja, até que ponto eles podem ser substituídos por meios de pesquisas artificiais, e que protocolo seguir para que, a eles recorrendo, lhes seja garantido o pressuposto da redução (ou mesmo eliminação) do sofrimento físico.

(O Globo, 21/11/2013)
Embora, por óbvio, o homem ainda seja vítima...”. 

O conectivo que não substitui adequadamente o sublinhado, por  alterar o sentido da frase, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q445218 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP, 2018

Nos termos da Constituição Federal de 1988, são privativos de brasileiro nato os cargos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q6458 | Arquivologia, Técnico Legislativo, Senado Federal, FGV

As especificidades das atividades dos Senadores da República criam uma complexidade sobre a diferenciação entre o que é documento público e privado, que tem na base dessa relação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q265275 | Radiologia, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao uso das radiações no diagnóstico médico e aos
cuidados e riscos que envolvem as técnicas de radiação, julgue os
próximos itens.

Os raios X podem ser nocivos ao ser humano por danificarem moléculas importantes como o DNA.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.