Início

Questões de Concursos Técnico legislativo

Resolva questões de Técnico legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q20869 | Informática, Técnico Legislativo, AL SC, FEPESE

Com base no Microsoft Excel versão 2007 em português, a função que retorna um número arredondado para cima, afastando-o de zero, até o múltiplo mais próximo de significância, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q19964 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca das normas constitucionais e infraconstitucionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q19971 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos agentes públicos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q263706 | Redação Oficial, Forma dos fechos, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas regras de redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

Nos avisos, o fecho adequado é Atenciosamente, visto que tal documento é emitido por ministros para autoridade de mesma hierarquia.

  1. ✂️
  2. ✂️

345Q723984 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distrito Federal, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

O Memorial JK, onde estão depositados documentos e objetos que pertenceram a Juscelino Kubitschek e sua esposa, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q27043 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, segundo a Constituição Federal de 1988, condicionam toda a estrutura das organizações públicas.

Quando o agente público atua de forma imparcial, buscando somente o fim público pretendido pela lei, sem privilégios ou discriminações de qualquer natureza, seu procedimento está baseado no princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q19623 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Rio Grande do Norte, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

A intervenção do Estado nos Municípios só é admitida em casos excepcionais, conforme previsão constitucional. Caso ocorra, o decreto de intervenção é submetido à Assembleia Legislativa do Estado, esteja ela funcionando ou não, para apreciação em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q9192 | Legislação Municipal, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro, o reingresso no serviço público do funcionário aposentado por invalidez, quando insubsistentes os motivos da aposentadoria, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q9198 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Seja a seguinte afirmação: “Se Maria escova os dentes, então ganha sua mesada”.

Uma conclusão necessariamente verdadeira, com base nessa afirmação, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q27035 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

A Constituição Federal garante a remuneração dos servidores públicos organizados em carreira, além do regime de previdência de caráter contributivo e solidário.

Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q19968 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca de técnica legislativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q19618 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Rio Grande do Norte, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

Um cidadão, ao completar 18 anos, decidiu se candidatar para concorrer a um cargo político. Nos termos da CE/RN, ele pode disputar o mandato de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q682499 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Serrana SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

                                             Nero e a lira

        O Brasil ficou chocado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Só diante das chamas terríveis e do patrimônio desaparecido para sempre que alguns perceberam que nunca tinham ido ao espaço museológico agora perdido. Eu já tinha escrito o mesmo sobre os riscos da nossa Biblioteca Nacional e do seu acervo inestimável em condições de risco similar. Aqui em São Paulo, é o caso do Museu do Ipiranga, fechado há tanto tempo. Perde o público, perde a cultura e empobrecemos em um campo já abalado da memória. Até quando? O que mais precisaria queimar no Brasil, para que a gente percebesse que patrimônio é algo que se vai para sempre?
        O descaso tem precedentes terríveis. Em 1978, um conjunto inestimável de quadros virou cinzas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Patrimônio científico foi carbonizado várias vezes: a coleção do Instituto Butantã em São Paulo e do Museu de Ciências Naturais da PUC de Minas Gerais. Coleções insubstituíveis torraram por completo. O Museu da Língua Portuguesa ardeu em chamas, como também a tapeçaria de Tomie Ohtake no Memorial da América Latina: somos o país que usa cultura como material de combustão. Nenhum Nero foi indiciado, ninguém responde, nada se faz com tantos e repetidos avisos trágicos. É uma política de terra arrasada, de resultados eficazes e criminosos.
        Mesmo aquilo que funciona e bem corre o risco do desamparo. A Sala São Paulo enche de orgulho os paulistas e brasileiros. A Osesp é uma joia esculpida com trabalho, talento e muito sacrifício. Manter algo do padrão da Osesp e da Sala São Paulo em um país como o Brasil é quase um milagre. A qualidade material da sala, o esforço de todos e a educação de um público fiel. Por ela passa a fina flor da música brasileira e internacional.
        A cultura brasileira é assim. Muita coisa queimou, projetos sobreviveram em estado precário, e todos aguardam poderes sensíveis ao papel insubstituível da cultura na definição da cidadania. Quando eu vejo o montante do fundo partidário em comparação ao estado precário de orquestras e museus, sou percorrido por uma dor muito forte.
        O que mais terá de silenciar, queimar, desaparecer ou ficar no passado até que acordemos? Quantos artistas deixarão de comunicar seu talento com uma sociedade que necessita desesperadamente de criação e sensibilidade para pensar mais alto e melhor? Alguém aqui acha coincidência que a economia mais forte da Europa, a Alemanha, também seja uma terra de forte investimento privado e público na música enas artes? O que mais precisa desaparecer para sempre, para que governos e eleitores descubram o valor do nosso patrimônio material e imaterial?
        Para nós, pessoas sem poder, resta prestigiar o que ainda existe, visitar mais nossos museus, cobrar dos políticos que elegemos há pouco e valorizar com alunos e filhos os muitos heróis de uma resistência cultural.
            (Leandro Karnal. O Estado de S.Paulo. 18.11.2018. Adaptado)
O trecho em destaque no quarto parágrafo indica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q26939 | Direito Penal, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes previstos na parte especial do Código Penal, ao crime de abuso de autoridade e ao que dispõem o Estatuto do Idoso e a Lei contra o Preconceito, julgue os próximos itens.

Conforme a lei que prevê condutas discriminatórias, cometerá crime de discriminação ou preconceito o agente que impedir o acesso de idoso a edifício público pelas entradas sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

355Q28116 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP

Texto associado.
Ai que preguiça

     O corpo humano é uma máquina desenhada para o movimento. É dotado de dobradiças, músculos que formam alavancas capazes de deslocar o esqueleto em qualquer direção, ossos resistentes, ligamentos elásticos que amortecem choques e sistemas de alta complexidade para mobilizar energia, consumir oxigênio e manter a temperatura interna constante. Em 6 milhões de anos, a seleção natural se encarregou de eliminar os portadores de características genéticas que dificultavam a movimentação necessária para ir atrás de alimentos, construir abrigos e fugir de predadores.
     Se o corpo humano fosse projetado para os usos de hoje, para que pernas tão compridas e braços tão longos? Se fossem só para ir de um assento a outro, nossas pernas poderiam ter metade do comprimento. Se os braços servissem apenas para alcançar o teclado do computador, para que antebraços? Seríamos anões de membros atrofiados, mas com um traseiro enorme, acolchoado, para nos dar conforto nas cadeiras.
     A possibilidade de ganharmos a vida sem andar é aquisição dos últimos 50 anos. A disponibilidade de alimentos de qualidade acessíveis a grandes massas populacionais, mais recente ainda.
     Para quem já morou em cavernas, a adaptação a um meio com alimentação rica em nutrientes e tecnologia para fazer chegar em nossas mãos tudo de que necessitamos foi imediata. Os efeitos adversos desse estilo de vida, no entanto, não demoraram para surgir: sedentarismo, obesidade e seu cortejo nefasto: complicações cardiovasculares, diabetes, câncer, degenerações neurológicas, doenças reumáticas e muitas outras.
     Se todos reconhecem que a atividade física faz bem para o organismo, por que ninguém se exercita com regularidade?
     Por uma razão simples: descontadas as brincadeiras da infância, fase de aprendizado, os animais nunca desperdiçam energia. Só o fazem atrás de alimento, sexo ou para escapar de predadores. Satisfeitas as três necessidades, permanecem em repouso.
     Vá ao zoológico. Você verá uma onça dando um pique para manter a forma? Um chimpanzé - com quem compartilhamos 99% de nossos genes - correndo para perder a barriga?
     É tão difícil abandonar a vida sedentária porque desperdiçar energia vai contra a natureza humana. Quando você ouvir alguém dizendo que, todos os dias, pula da cama louco de disposição para o exercício, pode ter certeza: é mentira. Essa vontade pode nos visitar num sítio ou na praia com os amigos, na rotina diária jamais.
     Digo por experiência própria. Há 20 anos corro maratonas, provas de 42 quilômetros que me obrigam a levantar às cinco e meia para treinar. Fiz um trato comigo mesmo: ao acordar, só posso desistir de correr depois de vestir calção, camiseta e calçar o tênis. Se me permitir tomar essa decisão deitado na cama, cada manhã terei uma desculpa. Não há limite para as justificativas que a preguiça é capaz de inventar nessa hora.
     Ao contrário do que os treinadores preconizam, não faço alongamento antes, já saio correndo, única maneira de resistir ao ímpeto de voltar para a cama. O primeiro quilômetro é dominado por um pensamento recorrente: “Não há o que justifique um homem a passar pelo que estou passando”.
     Vencido esse martírio inicial, a corrida se torna suportável. Boa mesmo, só fica quando acaba. Nessa hora, a circulação inundada de endorfinas traz uma sensação de paz celestial.
     Por isso, caro leitor, se você está à espera da chegada da disposição física para sair da vadiagem em 2014, tire o cavalo da chuva: ela não virá. Praticar exercícios com regularidade exige disciplina militar, a mesma que você tem na hora de ir para o trabalho.

(Drauzio Varella, Folha de S.Paulo, 11.01.2014, http://zip.net/bgl5Xn~. Adaptado)
Em 6 milhões de anos, o ser humano adaptou-se ao movimento com o fim de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q350309 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico legislativo, CD, FCC

Na classificação dos documentos de arquivo, o método funcional é preferível ao estrutural porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q27036 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Após três anos de efetivo exercício, a Constituição Federal brasileira estabelece que o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público tem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q335590 | Matemática, Porcentagem, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Em uma pesquisa eleitoral, foi perguntado aos entrevistados se, dentre os três principais partidos do país, X, Y e Z, haveria um ou mais no qual eles não votariam de jeito nenhum. Os resultados apontaram que, dentre os eleitores pesquisados, 21% não votariam no partido X, 32% não votariam no partido Y e 27% não votariam no partido Z. Além disso, nenhum entrevistado rejeitou simultaneamente os três partidos, mas 5% não votariam em X nem em Y, 2% não votariam em X nem em Z e 6% não votariam em Y nem em Z. Considerando que todos os entrevistados responderam ao que foi perguntado na pesquisa, é correto afirmar que, em relação à amostra pesquisada, aqueles que não rejeitaram qualquer um dos três partidos correspondem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q688123 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Serrana SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia trecho da canção Bom Conselho, de Chico Buarque, para responder à questão
                        Ouça um bom conselho
                        Que eu lhe dou de graça
                        Inútil dormir que a dor não passa
                        Espere sentado
                        Ou você se cansa
                        Está provado, quem espera nunca alcança
                        Venha, meu amigo
                        Deixe esse regaço
                        Brinque com meu fogo
                        Venha se queimar
                        Faça como eu digo
                        Faça como eu faço
                        Aja duas vezes antes de pensar (...)
De acordo com a canção, é correto afirmar que o eu lírico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q26933 | Conhecimentos Específicos, Legislação Penal Especial, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação aos crimes previstos na parte especial do Código Penal, ao crime de abuso de autoridade e ao que dispõem o Estatuto do Idoso e a Lei contra o Preconceito, julgue os próximos itens.
A sanção penal, em abstrato, prevista para o crime de abuso de autoridade consiste em multa, detenção ou perda de cargo e inabilitação para o exercício de função pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.