Início

Questões de Concursos Técnico legislativo

Resolva questões de Técnico legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q374692 | Português, Pronome, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

As expressões estéticas são vitais para a mente humana e muitos consideram as expressões estéticas importantes para o processo de cura de certos males. Apesar de ainda haver hospitais que não disponibilizam expressões estéticas em suas dependências, profissionais da saúde incorporam expressões estéticas em seus tratamentos.

Os elementos sublinhados acima podem ser corretamente substituídos, na ordem dada, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q334032 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico Legislativo, Câmara de Serrana SP, VUNESP, 2019

A média aritmética do lucro obtido em seis dias de vendas, por um estabelecimento comercial, foi de R$ 3.350,00. Sabendo-se que nos três primeiros dias a soma do lucro foi igual a R$ 9.950,00, é correto afirmar que a soma do lucro dos três últimos dias foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q263426 | Radiologia, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um fluxograma técnico administrativo deve conter informações e
procedimentos como registro do paciente, identificação,
encaminhamento de laudos e arquivamento. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

É obrigação dos técnicos e auxiliares manter, em livro próprio, o registro de todos os procedimentos radiográficos realizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

364Q26910 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes itens, referentes ao regime jurídico dos servidores públicos federais.
Servidor técnico legislativo da Câmara dos Deputados em gozo de licença para tratar de interesses particulares poderá participar da gerência de sociedade privada, sendo-lhe vedado apenas o exercício de atos de comércio.
  1. ✂️
  2. ✂️

365Q6461 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, Senado Federal, FGV

Objetivando melhor estabelecer a separação de competências no âmbito da Federação brasileira, o Legislador Constituinte se pautou por seguir o princípio da predominância do interesse, competindo à União zonas de atuação que guardem relevância nacional, aos Estados aqueles de interesse regional e aos Municípios as de interesse local. Assim, é certo afirmar que é de competência da União editar as leis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q26972 | Segurança e Transporte, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Em relação à segurança corporativa estratégica, julgue os seguintes itens.

O relatório de ocorrência ou periódico, documento simples, conciso e objetivo, é o que relata situações específicas da atividade de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️

367Q27018 | Português, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

    A epidemia de dengue neste ano no Estado de São Paulo tem provocado, em média, mais de uma morte por dia.
    Desde o início do ano, já são ao menos 122 óbitos, segundo levantamento da Folha de São Paulo em 60 dos 645 municípios paulistas. Esse é o maior número em quatro anos e um dos mais altos da série histórica do Ministério da Saúde.
    O pico da doença, no entanto, ainda não chegou. Isso deve ocorrer entre o fim de abril e o começo de maio, devido ao comportamento do clima e à sazonalidade do mosquito transmissor.

(Luiz Carlos Murauskas. Folhapress)
O último parágrafo do texto funciona como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q554746 | Informática, Segurança da Informação, Técnico legislativo, CD, FCC

Um programa capaz de se auto-propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo, de computador para computador, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q265217 | Direito Processual Penal, Das Provas, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao inquérito policial e à prova criminal, julgue os itens subsequentes.

É possível que, na falta de perito oficial, a prova pericial seja realizada por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior, preferencialmente na área objeto do exame, nomeadas pelo juiz da causa.

  1. ✂️
  2. ✂️

370Q19503 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

O papel do Estado de oferecer serviços à população de forma universal e democrática como, por exemplo, a educação pública gratuita, atende à função econômica denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q26969 | Segurança e Transporte, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

No que concerne à segurança da gestão de áreas e instalações e à segurança das telecomunicações, julgue os próximos itens.

A proteção perimetral eficiente consiste em proteger o local contra acessos não autorizados, o que obriga dirigentes, funcionários, visitantes e fornecedores a entrarem na instituição por locais determinados e controlados pela segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️

372Q26970 | Segurança e Transporte, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

No que concerne à segurança da gestão de áreas e instalações e à segurança das telecomunicações, julgue os próximos itens.

A área da segurança localizada entre o prédio da instituição e o cercamento ao redor das instalações de segurança é classificada como zona livre externa.
  1. ✂️
  2. ✂️

373Q27042 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

A evolução da Administração Pública no Brasil fez com que alguns cuidados passassem a ser tomados, principalmente para que a ideia de que políticos clientelistas pudessem utilizar cargos públicos para manter sua influência.

Sendo assim, a investidura em cargo ou emprego público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q544674 | Física, Técnico legislativo, Assembléia Legislativa RN, FCC

A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados. A resistência equivalente de uma associação em paralelo de resistores será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q685560 | Português, Crase, Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Serrana SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

                                             Nero e a lira

        O Brasil ficou chocado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Só diante das chamas terríveis e do patrimônio desaparecido para sempre que alguns perceberam que nunca tinham ido ao espaço museológico agora perdido. Eu já tinha escrito o mesmo sobre os riscos da nossa Biblioteca Nacional e do seu acervo inestimável em condições de risco similar. Aqui em São Paulo, é o caso do Museu do Ipiranga, fechado há tanto tempo. Perde o público, perde a cultura e empobrecemos em um campo já abalado da memória. Até quando? O que mais precisaria queimar no Brasil, para que a gente percebesse que patrimônio é algo que se vai para sempre?
        O descaso tem precedentes terríveis. Em 1978, um conjunto inestimável de quadros virou cinzas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Patrimônio científico foi carbonizado várias vezes: a coleção do Instituto Butantã em São Paulo e do Museu de Ciências Naturais da PUC de Minas Gerais. Coleções insubstituíveis torraram por completo. O Museu da Língua Portuguesa ardeu em chamas, como também a tapeçaria de Tomie Ohtake no Memorial da América Latina: somos o país que usa cultura como material de combustão. Nenhum Nero foi indiciado, ninguém responde, nada se faz com tantos e repetidos avisos trágicos. É uma política de terra arrasada, de resultados eficazes e criminosos.
        Mesmo aquilo que funciona e bem corre o risco do desamparo. A Sala São Paulo enche de orgulho os paulistas e brasileiros. A Osesp é uma joia esculpida com trabalho, talento e muito sacrifício. Manter algo do padrão da Osesp e da Sala São Paulo em um país como o Brasil é quase um milagre. A qualidade material da sala, o esforço de todos e a educação de um público fiel. Por ela passa a fina flor da música brasileira e internacional.
        A cultura brasileira é assim. Muita coisa queimou, projetos sobreviveram em estado precário, e todos aguardam poderes sensíveis ao papel insubstituível da cultura na definição da cidadania. Quando eu vejo o montante do fundo partidário em comparação ao estado precário de orquestras e museus, sou percorrido por uma dor muito forte.
        O que mais terá de silenciar, queimar, desaparecer ou ficar no passado até que acordemos? Quantos artistas deixarão de comunicar seu talento com uma sociedade que necessita desesperadamente de criação e sensibilidade para pensar mais alto e melhor? Alguém aqui acha coincidência que a economia mais forte da Europa, a Alemanha, também seja uma terra de forte investimento privado e público na música enas artes? O que mais precisa desaparecer para sempre, para que governos e eleitores descubram o valor do nosso patrimônio material e imaterial?
        Para nós, pessoas sem poder, resta prestigiar o que ainda existe, visitar mais nossos museus, cobrar dos políticos que elegemos há pouco e valorizar com alunos e filhos os muitos heróis de uma resistência cultural.
            (Leandro Karnal. O Estado de S.Paulo. 18.11.2018. Adaptado)
De acordo com o uso indicativo da crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase:
_______ qualidade material da Sala São Paulo soma-se _______ educação de um público fiel. Somos os heróis que resistem_______ derrocada da cultura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q27016 | Português, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

    A epidemia de dengue neste ano no Estado de São Paulo tem provocado, em média, mais de uma morte por dia.
    Desde o início do ano, já são ao menos 122 óbitos, segundo levantamento da Folha de São Paulo em 60 dos 645 municípios paulistas. Esse é o maior número em quatro anos e um dos mais altos da série histórica do Ministério da Saúde.
    O pico da doença, no entanto, ainda não chegou. Isso deve ocorrer entre o fim de abril e o começo de maio, devido ao comportamento do clima e à sazonalidade do mosquito transmissor.

(Luiz Carlos Murauskas. Folhapress)
Na primeira frase do texto ocorre o emprego da forma verbal “tem provocado".

Esse tempo verbal mostra uma ação que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q26905 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos princípios fundamentais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que empregada, se refere à Constituição Federal de 1988.
Os direitos e garantias individuais previstos na CF têm caráter absoluto.
  1. ✂️
  2. ✂️

378Q19501 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

No  que  tange  ao  ato  de  improbidade  administrativa,  a  própria  Constituição disciplina as sanções aplicáveis. 

Com relação a essas sanções, assinale a alternativa que dispõe de  modo contrário à previsão constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q9199 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Uma proposição logicamente equivalente a “João não recebeu seu salário ou Maria gastou todo o dinheiro” está corretamente indicada na seguinte alternativa opção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q374527 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Uma frase escrita em conformidade com a norma-padrão da língua é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.