Início

Questões de Concursos Técnico legislativo

Resolva questões de Técnico legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q689240 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Serrana SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

                                             Nero e a lira

        O Brasil ficou chocado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Só diante das chamas terríveis e do patrimônio desaparecido para sempre que alguns perceberam que nunca tinham ido ao espaço museológico agora perdido. Eu já tinha escrito o mesmo sobre os riscos da nossa Biblioteca Nacional e do seu acervo inestimável em condições de risco similar. Aqui em São Paulo, é o caso do Museu do Ipiranga, fechado há tanto tempo. Perde o público, perde a cultura e empobrecemos em um campo já abalado da memória. Até quando? O que mais precisaria queimar no Brasil, para que a gente percebesse que patrimônio é algo que se vai para sempre?
        O descaso tem precedentes terríveis. Em 1978, um conjunto inestimável de quadros virou cinzas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Patrimônio científico foi carbonizado várias vezes: a coleção do Instituto Butantã em São Paulo e do Museu de Ciências Naturais da PUC de Minas Gerais. Coleções insubstituíveis torraram por completo. O Museu da Língua Portuguesa ardeu em chamas, como também a tapeçaria de Tomie Ohtake no Memorial da América Latina: somos o país que usa cultura como material de combustão. Nenhum Nero foi indiciado, ninguém responde, nada se faz com tantos e repetidos avisos trágicos. É uma política de terra arrasada, de resultados eficazes e criminosos.
        Mesmo aquilo que funciona e bem corre o risco do desamparo. A Sala São Paulo enche de orgulho os paulistas e brasileiros. A Osesp é uma joia esculpida com trabalho, talento e muito sacrifício. Manter algo do padrão da Osesp e da Sala São Paulo em um país como o Brasil é quase um milagre. A qualidade material da sala, o esforço de todos e a educação de um público fiel. Por ela passa a fina flor da música brasileira e internacional.
        A cultura brasileira é assim. Muita coisa queimou, projetos sobreviveram em estado precário, e todos aguardam poderes sensíveis ao papel insubstituível da cultura na definição da cidadania. Quando eu vejo o montante do fundo partidário em comparação ao estado precário de orquestras e museus, sou percorrido por uma dor muito forte.
        O que mais terá de silenciar, queimar, desaparecer ou ficar no passado até que acordemos? Quantos artistas deixarão de comunicar seu talento com uma sociedade que necessita desesperadamente de criação e sensibilidade para pensar mais alto e melhor? Alguém aqui acha coincidência que a economia mais forte da Europa, a Alemanha, também seja uma terra de forte investimento privado e público na música enas artes? O que mais precisa desaparecer para sempre, para que governos e eleitores descubram o valor do nosso patrimônio material e imaterial?
        Para nós, pessoas sem poder, resta prestigiar o que ainda existe, visitar mais nossos museus, cobrar dos políticos que elegemos há pouco e valorizar com alunos e filhos os muitos heróis de uma resistência cultural.
            (Leandro Karnal. O Estado de S.Paulo. 18.11.2018. Adaptado)
Leia a frase:
• O que mais precisa queimar no Brasil, para se perceber que patrimônio é algo que se vai para sempre?
De acordo com a conjugação verbal e sem alteração do sentido, tem-se versão correta de reescrita do trecho destacado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q26895 | Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios fundamentais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que empregada, se refere à Constituição Federal de 1988.

Prescinde de previsão legal a exigência de aprovação em exame psicotécnico para habilitação de candidato a cargo público.
  1. ✂️
  2. ✂️

383Q19507 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Determinado  poder  executivo  recém  eleito  decidiu  incluir  no  projeto  de  lei  do  orçamento  anual  as  receitas  pelos  valores  líquidos  já  descontados  os  repasses  obrigatórios  para  outros  órgãos,  bem  como  excluir  desse  projeto  de  lei  o  orçamento  de  suas  entidades  da  administração  indireta  e  do  poder  legislativo  por entender que estes dispõem de receita própria e autonomia  orçamentária para gerir suas despesas. 

Essa medida desrespeita aos princípios orçamentários
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q262815 | Direito Constitucional, Poder Judiciário, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à organização dos Poderes, julgue os itens
consecutivos.

De acordo com a CF, a atividade político-partidária não é vedada aos juízes, que poderão exercê-la mediante autorização prévia do tribunal a que se vinculem.

  1. ✂️
  2. ✂️

385Q350624 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico legislativo, CD, FCC

Lei, portaria de nomeação, impresso, folha, documento textual e papel são, respectivamente, exemplos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q449620 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP, 2018

A Constituição Federal prevê, em seu capítulo sobre a Administração Pública, que o concurso público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q27044 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

As autarquias são pessoas jurídicas administrativas e correspondem a uma extensão da administração direta, visto que prestam serviços públicos e executam atividades típicas do Estado de forma descentralizada.

Sobre as autarquias, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q28119 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP

Texto associado.
Ai que preguiça

     O corpo humano é uma máquina desenhada para o movimento. É dotado de dobradiças, músculos que formam alavancas capazes de deslocar o esqueleto em qualquer direção, ossos resistentes, ligamentos elásticos que amortecem choques e sistemas de alta complexidade para mobilizar energia, consumir oxigênio e manter a temperatura interna constante. Em 6 milhões de anos, a seleção natural se encarregou de eliminar os portadores de características genéticas que dificultavam a movimentação necessária para ir atrás de alimentos, construir abrigos e fugir de predadores.
     Se o corpo humano fosse projetado para os usos de hoje, para que pernas tão compridas e braços tão longos? Se fossem só para ir de um assento a outro, nossas pernas poderiam ter metade do comprimento. Se os braços servissem apenas para alcançar o teclado do computador, para que antebraços? Seríamos anões de membros atrofiados, mas com um traseiro enorme, acolchoado, para nos dar conforto nas cadeiras.
     A possibilidade de ganharmos a vida sem andar é aquisição dos últimos 50 anos. A disponibilidade de alimentos de qualidade acessíveis a grandes massas populacionais, mais recente ainda.
     Para quem já morou em cavernas, a adaptação a um meio com alimentação rica em nutrientes e tecnologia para fazer chegar em nossas mãos tudo de que necessitamos foi imediata. Os efeitos adversos desse estilo de vida, no entanto, não demoraram para surgir: sedentarismo, obesidade e seu cortejo nefasto: complicações cardiovasculares, diabetes, câncer, degenerações neurológicas, doenças reumáticas e muitas outras.
     Se todos reconhecem que a atividade física faz bem para o organismo, por que ninguém se exercita com regularidade?
     Por uma razão simples: descontadas as brincadeiras da infância, fase de aprendizado, os animais nunca desperdiçam energia. Só o fazem atrás de alimento, sexo ou para escapar de predadores. Satisfeitas as três necessidades, permanecem em repouso.
     Vá ao zoológico. Você verá uma onça dando um pique para manter a forma? Um chimpanzé - com quem compartilhamos 99% de nossos genes - correndo para perder a barriga?
     É tão difícil abandonar a vida sedentária porque desperdiçar energia vai contra a natureza humana. Quando você ouvir alguém dizendo que, todos os dias, pula da cama louco de disposição para o exercício, pode ter certeza: é mentira. Essa vontade pode nos visitar num sítio ou na praia com os amigos, na rotina diária jamais.
     Digo por experiência própria. Há 20 anos corro maratonas, provas de 42 quilômetros que me obrigam a levantar às cinco e meia para treinar. Fiz um trato comigo mesmo: ao acordar, só posso desistir de correr depois de vestir calção, camiseta e calçar o tênis. Se me permitir tomar essa decisão deitado na cama, cada manhã terei uma desculpa. Não há limite para as justificativas que a preguiça é capaz de inventar nessa hora.
     Ao contrário do que os treinadores preconizam, não faço alongamento antes, já saio correndo, única maneira de resistir ao ímpeto de voltar para a cama. O primeiro quilômetro é dominado por um pensamento recorrente: “Não há o que justifique um homem a passar pelo que estou passando”.
     Vencido esse martírio inicial, a corrida se torna suportável. Boa mesmo, só fica quando acaba. Nessa hora, a circulação inundada de endorfinas traz uma sensação de paz celestial.
     Por isso, caro leitor, se você está à espera da chegada da disposição física para sair da vadiagem em 2014, tire o cavalo da chuva: ela não virá. Praticar exercícios com regularidade exige disciplina militar, a mesma que você tem na hora de ir para o trabalho.

(Drauzio Varella, Folha de S.Paulo, 11.01.2014, http://zip.net/bgl5Xn~. Adaptado)
Considerando sua relação com o restante do texto, o trecho — Se todos reconhecem que a atividade física faz bem para o organismo, por que ninguém se exercita com regularidade? — permite concluir, corretamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q26897 | Administração Pública, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à organização do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Os requisitos de idade e tempo de contribuição para a aposentadoria voluntária de professor de universidade federal que nunca exerceu qualquer outra atividade laboral devem ser reduzidos em cinco anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

390Q264724 | Segurança, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de segurança de dignitários e de defesa pessoal, julgue os seguintes itens

A proteção é definida, quanto aos graus de segurança de dignitários, como a ação executada pelos agentes de segurança pessoal que visa impedir qualquer ataque direto ao protegido.

  1. ✂️
  2. ✂️

391Q28127 | Informática, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP

No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se criar um atalho de teclado para abrir o programa teste.exe que possui um atalho na Área de Trabalho.

Caso a tecla escolhida para o atalho seja a 4, após ser criado, o atalho de teclado deve ser acionado, pressionando-se a(s) tecla(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q26909 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes itens, referentes ao regime jurídico dos servidores públicos federais.
Um cidadão aprovado no cargo de técnico legislativo da Câmara dos Deputados que não possa comparecer à sua posse por motivos de foro pessoal poderá tomar posse mediante procuração específica.
  1. ✂️
  2. ✂️

393Q19499 | Direito Administrativo, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Dentre os poderes que a administração utiliza na sua tarefa de realizar o interesse público encontra-se o poder regulamentar. No que concerne a esse poder, analise as afirmativas a seguir.

I. O direito brasileiro apenas acolhe regulamentos de execução, que são editados para garantir a fiel execução das leis.
II. No direito brasileiro, além do regulamento de execução, são aceitos em hipóteses taxativas o regulamento autônomo.
III. No direito brasileiro, o único regulamento acolhido é o autônomo, que é editado para a fiel execução das leis.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q28135 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico Legislativo, Câmara de São José dos Campos SP, VUNESP

O governo anunciou nesta sexta-feira (24) que permitirá a compra de divisas estrangeiras pela população para posse e economia, em um momento em que o peso sofre a maior desvalorização em relação ao dólar em mais de uma década. O governo também decidiu diminuir de 35% para 20% a antecipação do imposto que incide sobre a compra de dólares para turismo e nas compras no exterior com cartão de crédito.
Os dólares têm sido escassos no país por causa da fraqueza de suas exportações, do baixo nível de investimento externo devido à desconfiança quanto à economia e pela falta de acesso aos mercados de crédito internacionais após o enorme default em 2002.

(http://g1.globo.com, 24.01.2014. Adaptado)

A notícia refere-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q19963 | Direito Constitucional, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de processo legislativo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q263065 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas regras de redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

A linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

397Q359847 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico legislativo, CD, FCC

Consta na prescrição médica, de um adulto sem restrição hídrica, a administração de 3 (três) milhões de penicilina cristalina. No frasco contendo 5 (cinco) milhões do medicamento em pó é injetado 8 (oito) ml de diluente. Nesta situação, o técnico de enfermagem deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q26919 | Informática, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de conceitos e aplicativos usados na Internet, julgue os itens a seguir.
Quando possível, deve-se optar por conexão a rede sem fio, a qual não é vulnerável a técnicas de invasão e representa o meio de acesso à Internet mais popular e seguro.
  1. ✂️
  2. ✂️

399Q26938 | Direito Penal, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes previstos na parte especial do Código Penal, ao crime de abuso de autoridade e ao que dispõem o Estatuto do Idoso e a Lei contra o Preconceito, julgue os próximos itens.

O agente que atirar com um revólver em via pública no intuito de matar alguém não responderá pelo crime de disparo de arma de fogo, mas tão somente pelo crime que ele pretendia praticar, ou seja, crime doloso contra a vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

400Q9191 | Legislação Municipal, Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, em seus Artigos 126 e 127, trata da criação e manutenção dos Conselhos Municipais, definindo finalidades, funções e responsabilidades dos mesmos, enquanto no Art. 133 veda a remuneração à participação, a qualquer título, nesses órgãos, à exceção do Conselho Municipal de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.