Questões de Concurso Tecnólogo de Saneamento

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q690541 | Informática, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

Ao navegar pela internet, suponha que você acidentalmente fechou uma aba do navegador Google Chrome.
Assinale a alternativa que contém as teclas de atalho que, quando pressionadas, restauram a última aba fechada do navegador.

22 Q688567 | Não definido, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

Vazamentos na estrutura do cavalete são denominados:

23 Q692368 | Não definido, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

O aparelho que permite que o operador de uma ETA “escute” o vazamento e possa saber o local exato do problema é chamado de:

24 Q687345 | Não definido, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

A manutenção de vazamentos em linhas alimentadoras que carecem de relativa urgência de reparo e não estão, até certo ponto, danificando a pavimentação, nem causando transtorno ao usuário, é chamada de:

25 Q681889 | Português, Interpretação Textual, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

Texto 1 
Estudo encontra resíduos de agrotóxicos na água de 22 municípios de SC
Um estudo feito a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encontrou resíduos de agrotóxicos em amostras de água do abastecimento público de 22 municípios do estado. Foram achadas até substâncias banidas na União Europeia. O estudo contemplou 100 coletas em 90 cidades catarinenses.
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) diz em nota que “nenhuma amostra de água coletada na saída de suas estações de tratamento, em todo o Estado de Santa Catarina, apresenta qualquer inconformidade. Todas as amostras coletadas atendem à Consolidação Número 5 do Ministério da Saúde, portaria que define os padrões de potabilidade da água. Sendo assim, a Companhia reitera que a água distribuída nos municípios do Sistema Casan está completamente dentro dos níveis de potabilidade exigidos”. 
A coleta e a análise das amostras foi feita entre março e outubro de 2018. O parecer técnico foi feito pela professora Sonia Corina Hess, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela explicou que as amostras foram coletadas pelo MPSC, que mandou os resultados para que ela fizesse a análise.
Sobre os resultados, ela afirmou que “substância tóxica na água é óbvio que vai ser perigoso” e que “limites seguros são muito relativos”. 
No total, foram achadas nas amostras sete substâncias banidas na União Europeia (UE). Em 13 dos 22 municípios, foram encontrados resíduos de mais de um agrotóxico.
Segundo o relatório, um dos achados que mais chamou a atenção foi o caso de Coronel Freitas, no Oeste, cuja água é obtida de um manancial subterrâneo. No município, foram encontrados resíduos de dois agrotóxicos que tiveram uso proibido na UE desde 2004 por causa dos danos à saúde humana.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/03/22/estudo-encontra-residuos-de-agrotoxicosna-agua-de-22-municipios-de-sc.ghtml> . Acesso em: 03 set.2019. [Fragmento adaptado].
Sobre o texto 1, é correto afirmar que:

26 Q686927 | Não definido, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

Analise as afirmativas abaixo em relação aos poços tubulares.
1. Os problemas que geralmente ocorrem nos poços tubulares são classificados como de natureza mecânica, principalmente devido às incrustações ou corrosões no poço e também por problemas hidráulicos, ligados à superexplotação dos poços. 2. A obstrução dos filtros e pré-filtros, também denominada de colmatação, pode ser gerada, por exemplo, por acúmulo excessivo de argilas e siltes, por subprodutos da corrosão ou incrustação, por subprodutos do metabolismo bacteriano, por precipitação de compostos de ferro e de manganês e por precipitação química de carbonatos e bicarbonatos de cálcio e de magnésio ou de seus sulfatos. 3. Os problemas hidráulicos podem ser causados, por exemplo, por bombeamentos superiores à taxa de recarga do aquífero (superexplotação), por obstrução de filtros e fraturas, interferências entre poços, bombas mal dimensionadas ou mal posicionadas e pelas próprias caraterísticas hidrológicas ou da própria sazonalidade de alguns aquíferos que irão determinar uma queda de vazão gradativa, em períodos determinados. 4. O aumento da vazão em poços tubulares pode ser causada por: incrustações, deposição ou acúmulo de material estranho nos filtros ou nas fraturas ou poros, por ação bacteriana, pela passagem de areia ou materiais finos da própria formação, por desgaste da bomba, por interferência de poços vizinhos e por superexplotação do aquífero.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

27 Q686261 | Legislação Municipal, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

De acordo com a Lei Complementar no 109 de 3 de março de 2010 do Município de Fraiburgo (SC), somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de quantas horas por jornada?

28 Q689013 | Não definido, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

O sistema de distribuição em que o abastecimento das peças de utilização é feito diretamente com água da rede de distribuição sem reserva é chamado de:

29 Q682160 | Não definido, Tecnólogo de Saneamento, SANEFRAI, FEPESE, 2019

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do teste que é realizado, preenchendo-se a tubulação com água e verificando a ocorrência de vazamentos nas juntas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.