Questões de Concursos Tecnólogo em Gestão Pública

Resolva questões de Tecnólogo em Gestão Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q377830 | Administração Pública, Gerencial, Tecnólogo em Gestão Pública, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, a respeito dos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. A centralização administrativa é um dos pressupostos do modelo da administração pública gerencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q700081 | Informática, Tecnólogo em Gestão Pública, IF RO, IBADE, 2019

Um usuário do sistema operacional MS Windows 7 em português deseja selecionar todos os itens da sua área de trabalho, utilizando teclas de atalho.As teclas de atalho para essa situação são CTRL+
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q407419 | Direito Administrativo, Parte Geral, Tecnólogo em Gestão Pública, IFB BA, FUNRIO

Considerando as formas de provimento de cargo público previstas na Lei 8.112/90, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q703620 | Legislação Federal, Tecnólogo em Gestão Pública, IF RO, IBADE, 2019

O Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, foi regulamentado pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. A legislação conceitua nível de capacitação como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q412562 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Tecnólogo em Gestão Pública, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, a respeito de controle externo e interno. O controle interno da administração pública está relacionado à ação exercida sobre si própria por parte da organização responsável pelo desempenho da atividade controlada.
  1. ✂️
  2. ✂️

86Q700707 | Legislação Federal, Tecnólogo em Gestão Pública, IF RO, IBADE, 2019

O Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia prevê que a supervisão do Plano de Carreira e Cargos dos Técnicos-Administrativos em Educação será realizada por uma comissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q711675 | Gestão de Projetos, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

A UFRN tem, em sua estrutura organizacional, a Secretaria de Gestão de Projetos (SGP), responsável por disseminar melhores práticas em gestão de projetos e processos para serem incorporados às rotinas da instituição. No desenvolvimento de suas atividades, a secretaria tem utilizado um importante modelo de gestão de projetos, que foi concebido sob a ótica da simplificação, da integração com o planejamento estratégico e da operação de tarefas. Essa ferramenta utilizada pela SGP é um modelo híbrido que integra à gestão visual as práticas consagradas de gestão de projetos. Esse modelo é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q711052 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

A análise de processos de uma organização requer a revisão dos vários elementos que os compõem. Nesse sentido, a primeira tarefa dessa análise consiste em identificar e mapear os principais tipos de processos organizacionais. Nas organizações públicas, os que entregam valor diretamente aos cidadãos/usuários são os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q698321 | Ética na Administração Pública, Tecnólogo em Gestão Pública, IF RO, IBADE, 2019

Segundo os termos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171, de 22/6/1994):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q377585 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Tecnólogo em Gestão Pública, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir. O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no Governo Getúlio Vargas, demarcou o início das práticas de desburocratização do Estado brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q448622 | Direito Constitucional, Orçamentos, Tecnólogo em Gestão Pública, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos fundamentos legais e aos conceitos básicos do sistema de planejamento, orçamento e financeiro, julgue os itens a seguir. Cabe ao sistema de planejamento e de orçamento do governo federal fazer a gestão financeira e orçamentária.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q681194 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Tecnólogo em Gestão Pública, IF MG, IF MG, 2019

É inexigível a licitação para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q712517 | Gestão de Pessoas, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

Os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas devem ser avaliados de forma contínua para que seja identificada sua real efetividade. Vários são os métodos para avaliar esses programas. O método que objetiva identificar a percepção dos participantes em relação ao conteúdo, ao facilitador e à experiência de aprendizagem é a avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q707418 | Administração Pública, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

A Nova Administração Pública (NAP) surgiu na segunda metade do século XX, entre o fim da década de 60 e o início da década de 70, preconizando a administração gerencial e trazendo, para a esfera governamental, os valores de eficiência, eficácia e competitividade. Um princípio basilar da eficiência na gestão pública tem sido o interesse público, que pode ser incluído no modelo desenvolvido por Kaplan e Norton na década de 80. Para acompanhar o desempenho das instituições, eles sugerem a utilização de indicadores operacionais, além dos financeiros, agrupando-os em quatro conjuntos de parâmetros. O alcance do interesse público, portanto, deve ser medido por meio de indicadores do conjunto, que fazem parte da perspectiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q707716 | Auditoria, Tecnólogo em Gestão Pública, UFRN, COMPERVE, 2019

Texto associado.

Do relatório de gestão de uma universidade, identificaram-se as seguintes instâncias de governança: Ministério da Educação (MEC), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Conselho Universitário (CONSUNI), Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e Conselho de Curadores (CONCURA). Um dos órgão de controle externo é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q448143 | Direito Constitucional, Orçamentos, Tecnólogo em Gestão Pública, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos fundamentos legais e aos conceitos básicos do sistema de planejamento, orçamento e financeiro, julgue os itens a seguir. Cabe às unidades responsáveis pelas atividades de planejamento realizar estudos e pesquisas socioeconômicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q683638 | Legislação Federal, Tecnólogo em Gestão Pública, IF MG, IF MG, 2019

No tocante à forma de ingresso no cargo e desenvolvimento na carreira prevista pela Lei nº 11.091/2005, analise as alternativas a seguir:
I - O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.
II - O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do primeiro nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, salvo se o servidor possuir formação superior ao exigido no edital, o que possibilitará o ingresso no padrão de acordo com a escolaridade e experiência estabelecidas na lei acima referenciada.
III - O concurso para provimento da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderá ser realizado por áreas de especialização, organizado exclusivamente em uma única fase.
IV - A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento não acarretará mudança de nível de classificação.
V - Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 60 (sessenta) meses.
Estão incorretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q685044 | Direito Constitucional, Tecnólogo em Gestão Pública, IF MG, IF MG, 2019

Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas as autarquias e fundações é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Sobre o tema, na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q378406 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Tecnólogo em Gestão Pública, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas para o gerenciamento de processos, ao Prêmio Nacional da Qualidade e aos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Gestão Pública. Aspectos relativos à liderança, pessoas e resultados fazem parte dos critérios de excelência que servem para mensurar o nível de administração de uma organização concorrente ao Prêmio Nacional de Gestão Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q684220 | Português, Interpretação de Textos, Tecnólogo em Gestão Pública, IF MG, IF MG, 2019

Incompetência masculina
Hélio Schwartsman
Pôr mais mulheres em cargos de chefia é provavelmente uma excelente ideia, mas não pelas
razões normalmente apontadas. O psicólogo Tomas Chamorro-Premuzic (University College London
e Columbia) lança valiosas luzes sobre essa questão em “Why Do So Many Incompetent Men
Become Leaders?” (por que tantos homens incompetentes se tornam líderes?).
O argumento do livro é simples. Há poucas mulheres em posição de poder porque os
critérios que usamos para escolher líderes estão errados. Se os corrigirmos, a proporção de mulheres
crescerá rapidamente, e as empresas se tornarão melhores.
A maioria das pessoas não gosta muito de seus chefes diretos. E, segundo o autor, boa parte
delas tem razão. Os critérios pelos quais as empresas selecionam suas lideranças são os piores
possíveis, levando à promoção indiscriminada de homens com fortes traços de narcisismo e
psicopatia, que tornam o ambiente de trabalho tóxico.
O sistema não percebe essa falha porque candidatos narcisistas e psicopatas (categorias em
que há notável predomínio masculino) tendem a ser carismáticos e charmosos e saem-se
especialmente bem em entrevistas, que são uma das principais ferramentas de recrutamento dos
RHs.
Se só criarmos cotas femininas, sem alterar os critérios, nos limitaremos a promover
mulheres com os mesmos problemas das chefias masculinas de hoje.
Para o autor, tudo o que organizações precisam fazer é ficar longe do tipo de personalidade que vem
sendo favorecido até aqui e buscar líderes entre pessoas com alto grau de inteligência emocional.
São as mulheres que se destacam nesse quesito, que comprovadamente promove a cooperação e a
produtividade no local de trabalho.
Chamorro-Premuzic procura fundamentar todas as suas afirmações em trabalhos científicos.
Embora o foco do livro sejam as empresas, boa parte das reflexões pode ser estendida para o mundo
da política.
(Folha de S. Paulo – 16 jun. 2019.)
Com base na leitura do texto, julgue as seguintes afirmações:
I. Sugere-se que as empresas redefinam o perfil de seus líderes, sem que se levem em conta, como
critério de escolha, as diferenças de gênero.
II. No primeiro parágrafo, são apresentados argumentos em favor da ideia da incompetência
masculina.
III. Apresenta-se a concepção de que narcisismo e psicopatia são características inerentes aos
homens.
IV. A incompetência a que o título do texto se refere não diz respeito à capacidade técnica dos
líderes.
V. As empresas têm um ambiente de trabalho tóxico porque favorecem o aumento de desigualdades,
em nome do lucro financeiro.
São corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.