Início

Questões de Concursos Tecnico Industrial

Resolva questões de Tecnico Industrial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1054232 | Redes de Computadores, Serviços, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Permite que os programas-cliente façam solicitações de arquivos em computadores remotos sobre TCP/IP. Trata-se de um protocolo de aplicativos cliente/servidor.” Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1054239 | Engenharia Mecânica, Sistemas Termomecânicos, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O ar condicionado, com instalação “apenas água”, utiliza como unidade terminal, na maioria dos casos, os fancoils – condicionadores de ar constituídos essencialmente de um ventilador centrífugo, que pode ser de velocidade variável, filtros, uma bandeja de condensador e serpentina. A serpentina, de acordo com o tipo e o funcionamento da instalação, pode ser alimentada tanto de água quente quanto de água fria. Sobre os tipos de instalações fancoils, em “apenas água”, analise as afirmativas a seguir.

I. Evita as perdas por mistura entre água quente e água fria no circuito de retorno comum.
II. Empregada para o condicionamento de zonas perimetrais; representa, certamente, a configuração mais econômica e mais difundida de instalações que utilizam fancoils.
III. Permite aquecer alguns ambientes e, simultaneamente, resfriar outros, pois cada fancoil pode ser alimentado, segundo as necessidades do ambiente, com água fria ou quente.

As afirmativas correspondem aos seguintes tipos de instalações fancoils:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q957824 | Administração Geral, Missão, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

“Missão”, “visão” e “valores” são conceitos fundamentais que definem a identidade, os objetivos e a cultura de uma organização. Tendo em vista tais atributos no contexto da Hemobrás, analise as afirmativas a seguir.

I. A empresa tem como objetivo, em nível federal, produzir medicamentos hemoderivados, exceto os biotecnológicos, cuja competência para a produção é exclusiva de empresas federais que atuam na área de vigilância sanitária.

II. Pode-se afirmar que está incluído no conceito de missão da Hemobrás o atendimento prioritário a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

III. Os valores que orientam a atuação da Hemobrás são classificados em três pilares: 1) Ética e Integridade; 2) Sustentabilidade; e 3) Foco em resultados.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q957922 | Química, Velocidade de Reação, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em um laboratório foram feitas três experiências para a reação do óxido nítrico com hidrogênio a 63oC. Os dados das três experiências foram coletados. De acordo com as experiências 1 e 3, a concentração de H2 é a mesma e a concentração de NO é variada. Nessas experiências, quando a concentração de NO é dobrada, a velocidade quadruplica. Nas experiências 1 e 2, a concentração de NO é a mesma e a variação da concentração de H2 dobra. Nessas experiências, quando a concentração de H2 é dobrada, a velocidade dobra também:

NO(g) + 2H2(g) → N2(g) + 2 H2O(g)

Considerando os dados apresentados, a lei de velocidade para a reação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q957990 | Engenharia de Qualidade, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Sobre a Água Purificada para Injetáveis (API) utilizada na fabricação de produtos parenterais de pequeno e grande volume e da Água Ultrapurificada (AUP) para a realização de análises químicas, analise as afirmativas a seguir.

I. A API pode ser obtida pela técnica de destilação, processo capaz de remover micro-organismos, mas que não remove endotoxinas.

II. A AUP pode ser obtida por tratamento complementar da AP, como exposição à radiação UV ou eletrodeionização.

III. O limite de endotoxinas bacterianas na API é ≤ que 0,25 UE/100 mL.

IV. A contagem do número total de bactérias heterotróficas na API deve ser ≤ 102 UFC/100 mL e a API deve ser isenta de Pseudomonas sp e coliformes.

V. A condutividade máxima da AUP deve ser 0,055 µS/cm (25,0°C) e o valor de carbono orgânico total (COT) deve ser ≤ 0,050 mg/100 mL.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q957810 | Português, Vícios da linguagem, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina


O linguista Sírio Possenti, professor da Unicamp, reproduziu semana passada em seu Facebook a chamada de uma dessas páginas de português que pululam na internet: “16 palavras em português que todo mundo erra o plural”.

Comentário de Possenti, preciso: “Pessoas querem ensinar português ‘correto’ mas não conseguem formular o enunciado segundo as regras que defendem (ou defenderiam)”. Convém explicar.

A língua padrão que as páginas de português buscam ensinar obrigaria o redator a escrever “palavras cujo plural todo mundo erra”. Ou quem sabe, mexendo mais na frase para evitar o já raro cujo, “casos de palavras em que todo mundo erra o plural”.

A forma que usou, com o “que” introduzindo a oração subordinada, chama-se “relativa cortadora” – por cortar a preposição – e é consagrada na linguagem oral: todo mundo diz “o sabor que eu gosto”, mesmo que ao escrever use o padrão “o sabor de que eu gosto”.

O problema com o caso apontado por Possenti não é tanto a gramática, mas a desconexão de forma e conteúdo – a pretensão do instrutor de impor um código que ele próprio demonstra não dominar.

No discurso midiático sobre a língua, isso é mato. Muitas vezes o normativismo mais intransigente é apregoado por quem não consegue nem pagar a taxa de inscrição no clube. “Português é o que nossa página fala sobre!”

Mesmo assim, o episódio de agora me deixou pensativo. E se o problema do conservadorismo que não está à altura de si mesmo for além das páginas de português? Poderia ser essa uma constante cultural em nosso paisão mal letrado, descalço e fascinado por trajes a rigor? Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese. Seguem dois casos restritos, mas factuais.

Em abril de 2022, o então presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, submeteu a gramática a sevícias severas ao protestar contra a revelação, pelo historiador Carlos Fico, de áudios em que o STM debatia casos de tortura durante a ditadura de 1964.

“Somos abissolutamente (sic) transparente (sic) nos nossos julgamento (sic)”, disse o general. “Então aquilo aí (sic), a gente já sabe os motivos do porquê (sic) que isso tem acontecendo (sic) agora, nesses últimos dias aí, seguidamente, por várias direções, querendo atingir Forças Armadas...”

Gomes Mattos enfatizou ainda a importância de cuidar “da disciplina, da hierarquia que são nossos pilares (das) nossas Forças Armadas”. Mas disciplina e hierarquia não deveriam ser princípios organizadores da linguagem também? Que conservadorismo é esse?

No início de fevereiro, o reitor da USP publicou uma nota em resposta a uma coluna em que Conrado Hübner Mendes fazia críticas ao STF. Frisando o fato evidente de que a coluna de Mendes expressava a opinião de Mendes, não da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior escreveu que “a liberdade de cátedra se trata de prerrogativa exclusiva dos docentes”.

Sim, é verdade que a expressão impessoal “tratar-se de” tem sido usada por aí com sujeito, como se fosse um “ser” de gravata-borboleta. Trata-se de mais um caso de hipercorreção, fenômeno que nasce do cruzamento da insegurança linguística com nossas velhas bacharelices.

Não é menos verdadeiro que a norma culta do português (ainda?) condena com firmeza esse uso, o que torna digna de nota sua presença num comunicado público emitido pelo mais alto escalão da universidade mais importante do país.


(RODRIGUES, SÉRGIO. Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina. Jornal Folha de S. Paulo, 2024.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)

Um exemplo de enunciado que ilustra o comentário do professor Sírio Possenti se encontra na seguinte passagem do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q1054280 | Engenharia Química e Química Industrial, Operações Unitárias, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A destilação vem acompanhando a humanidade há 2.000 anos, desde os alambiques de cobre da alquimista grega Maria, passando pelos alquimistas árabes que a aperfeiçoaram a ponto de obter ácido acético concentrado e álcool, e aprenderam a destilar por arraste a vapor para obter essências de plantas, chegando à retorta medieval no ano de 1.600, até chegar à configuração atual por volta do final do século XIX e início de século XX. A destilação está presente atualmente na indústria de bebidas para a produção de vodka, uísque, cachaça etc., nas refinarias de petróleo, na obtenção da gasolina, querosene, óleo diesel etc., nas indústrias de cosméticos e perfumarias alcançar essências, assim como nas diversas indústrias químicas. Sobre destilação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Cada ciclo de vaporização/condensação que ocorre no interior de coluna de fracionamento denomina-se prato teórico. Dividindo o comprimento da coluna pelo número de pratos teóricos, tem-se a altura equivalente do prato teórico HETP. Quanto menor a HETP, mais eficiente é a coluna.
( ) Para se evitar o superaquecimento após a transferência do líquido para o balão, é necessário adicionar pedras de ebulição antes de iniciar o aquecimento. Elas contêm pequenas bolhas de ar em seu interior que vão sendo liberadas gradualmente durante o aquecimento, servindo de núcleos para a ebulição, evitando, dessa forma, o superaquecimento.
( ) A destilação simples é muito útil para separar líquidos com cerca de 100° C de diferença entre os seus pontos de ebulição, ou separar líquidos de compostos que não destilam. Líquidos cuja diferença entre seus pontos de ebulição seja inferior a este valor destilam juntos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1054242 | Engenharia Mecânica, Termodinâmica, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Em um projeto de sistema de refrigeração é fundamental determinar a carga térmica de pico, ou seja, a função do ganho de calor através de alguns fatores como a natureza das paredes externas, vidros etc. Portanto, o cálculo da carga térmica inclui componentes comuns como as cargas externas e internas. Em relação às cargas térmicas externas e internas, analise as alternativas a seguir.

I. O calor liberado pelas pessoas.
II. Os motores elétricos dentro do recinto.
III. A energia consumida pelas lâmpadas incandescentes.
IV. As características dos materiais do piso, paredes, teto, forro falso e vidros das janelas e portas.
V. A temperatura dos espaços adjacentes, ocasionando um fluxo de calor para o espaço condicionado ou dele retirando calor.

Estão relacionadas com as cargas externas apenas as alternativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1054243 | Engenharia de Produção, Administração da Produção, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A confiabilidade dos equipamentos é um objetivo contínuo para promover segurança operacional, qualidade dos serviços, meio ambiente e otimização de recursos. Assinale a afirmativa relacionada à manutenção corretiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1054246 | Engenharia Mecânica, Sistemas Termomecânicos, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O termo “refrigerante” é definido como um fluido que absorve calor, evaporando-se a baixa temperatura e pressão; cede calor condensando-se a uma alta temperatura e pressão. A sua característica, assim como o contexto da aplicação, determina a escolha do seu tipo. Com base nos tipos de refrigerantes e suas características, analise as afirmativas a seguir.

I. Ar: utilizado em aviões onde o peso reduzido é compensado pelo seu baixo coeficiente de eficácia.
II. Amônia: é mais frequente em grandes instalações industriais de baixa temperatura.
III. Refrigerante 12: a sua maior aplicação é em condicionadores de ar. O seu uso tem aumentado em substituição ao refrigerante 22 porque utiliza um compressor menor e mais barato; não é tão agressivo à camada de ozônio.
IV. Refrigerante 22: está sendo evitado o seu uso pelos grandes danos que provoca na camada de ozônio. Usado principalmente em compressores alternativos de equipamentos de refrigeração doméstica e condicionadores de ar de automóveis.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q957836 | Engenharia Elétrica, Análise de Curtocircuitos, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Nos circuitos digitais, as portas lógicas desempenham um papel fundamental na realização de operações lógicas básicas, como AND, OR e XOR. Uma das aplicações avançadas dessas portas é a construção de circuitos aritméticos, como somadores binários. O somador completo (full adder) é um bloco essencial que soma dois bits de entrada e um bit de transporte, gerando um bit de soma e um novo bit de transporte de saída. Considere o circuito de um somador completo cujas entradas são A = 1, B = 1, e Cin = 1 (bit de transporte de entrada). Quais são as saídas S (soma) e Cout (bit de transporte de saída) para as condições dadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q957841 | Engenharia de Automação e Controle, Instrumentação, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Na instrumentação industrial, o monitoramento de variáveis como nível, vazão e características analíticas de fluidos e sólidos é essencial para garantir a eficiência e segurança dos processos. Diversos dispositivos e técnicas são utilizados, como medidores baseados em ultrassom, radar e diferencial de pressão para níveis, além de medidores de vazão por efeito Coriolis ou turbina. Na análise industrial, sensores para pH, condutividade e composição química desempenham papel crucial para controle de qualidade e conformidade com normas. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Medição de nível baseada em ultrassom.

2. Medidor de vazão por efeito Coriolis.

3. Análise de pH em fluidos industriais.

4. Medição de nível por radar.

5. Medidor de vazão tipo Venturi.

( ) Utiliza ondas eletromagnéticas para determinar a distância entre o sensor e a superfície do fluido ou sólido.

( ) Mede a vazão com base na diferença de pressão gerada em um estreitamento do fluxo.

( ) Determina a concentração de íons de hidrogênio em líquidos para indicar sua acidez ou alcalinidade.

( ) Baseia-se na deflexão de tubos vibratórios causada pela massa do fluido em movimento.

( ) Emite pulsos sonoros e calcula o tempo de retorno para medir distâncias.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q957842 | Engenharia de Automação e Controle, Eletrônica Analógica para Engenharia de Automação, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) desempenham papel essencial na automação de processos industriais, permitindo o controle eficiente de variáveis manipuladas e controladas. A variável manipulada é aquela que o sistema ajusta diretamente para influenciar o processo, enquanto a variável controlada é a grandeza que o sistema busca estabilizar em um valor desejado. Com base nesses conceitos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O CLP controla a variável manipulada por meio de comandos aos atuadores, ajustando a saída conforme o comportamento da variável controlada.

( ) A variável manipulada é ajustada diretamente pelo CLP, enquanto a variável controlada é o resultado indireto dessa manipulação.

( ) A medição da variável controlada é realizada por sensores que fornecem dados para o CLP executar o controle do sistema.

( ) Em um sistema de controle de nível de um tanque, a abertura de uma válvula de entrada de água é uma variável controlada, enquanto o nível do tanque é a variável manipulada.

( ) Um CLP pode ser programado para realizar o controle de variáveis em malha aberta ou fechada, dependendo das exigências do processo.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q1054230 | Redes de Computadores, Protocolo, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O PROFIBUS (PROcess FIeldBUS) é baseado em padrões reconhecidos internacionalmente; sua arquitetura de protocolo é orientado ao modelo OSI (Open System Interconnection), de acordo com o padrão internacional ISO 7498. “Funções e ferramentas para a descrição e integração de dispositivos.” A afirmativa se refere à seguinte camada do modelo PROFIBUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1054236 | Engenharia Elétrica, Acionamentos e Controles Elétricos, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Em sistemas de refrigeração é comum a presença de motores elétricos, sendo necessária a utilização de relé de partida para comandar a alimentação do enrolamento de partida do motor e desligá-lo um pouco antes de alcançar a sua velocidade normal. Para isso, há diversos tipos de relés de partida; “destaca-se um tipo de relé que possui uma bobina ligada em série com o enrolamento principal e uma armadura com um platinado de ambos os lados, composto de pesos e molas”. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1054237 | Engenharia Mecânica, Sistemas Termomecânicos, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Condensadores são os elementos do sistema de refrigeração que têm a função de transformar o gás __________, que é descarregado do compressor à alta pressão, em __________. O evaporador é a parte do sistema de refrigeração onde o fluido refrigerante sofre uma mudança de estado, saindo da fase __________ para a fase __________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q957808 | Arquivologia, Funções morfossintáticas da palavra SE, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina


O linguista Sírio Possenti, professor da Unicamp, reproduziu semana passada em seu Facebook a chamada de uma dessas páginas de português que pululam na internet: “16 palavras em português que todo mundo erra o plural”.

Comentário de Possenti, preciso: “Pessoas querem ensinar português ‘correto’ mas não conseguem formular o enunciado segundo as regras que defendem (ou defenderiam)”. Convém explicar.

A língua padrão que as páginas de português buscam ensinar obrigaria o redator a escrever “palavras cujo plural todo mundo erra”. Ou quem sabe, mexendo mais na frase para evitar o já raro cujo, “casos de palavras em que todo mundo erra o plural”.

A forma que usou, com o “que” introduzindo a oração subordinada, chama-se “relativa cortadora” – por cortar a preposição – e é consagrada na linguagem oral: todo mundo diz “o sabor que eu gosto”, mesmo que ao escrever use o padrão “o sabor de que eu gosto”.

O problema com o caso apontado por Possenti não é tanto a gramática, mas a desconexão de forma e conteúdo – a pretensão do instrutor de impor um código que ele próprio demonstra não dominar.

No discurso midiático sobre a língua, isso é mato. Muitas vezes o normativismo mais intransigente é apregoado por quem não consegue nem pagar a taxa de inscrição no clube. “Português é o que nossa página fala sobre!”

Mesmo assim, o episódio de agora me deixou pensativo. E se o problema do conservadorismo que não está à altura de si mesmo for além das páginas de português? Poderia ser essa uma constante cultural em nosso paisão mal letrado, descalço e fascinado por trajes a rigor? Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese. Seguem dois casos restritos, mas factuais.

Em abril de 2022, o então presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, submeteu a gramática a sevícias severas ao protestar contra a revelação, pelo historiador Carlos Fico, de áudios em que o STM debatia casos de tortura durante a ditadura de 1964.

“Somos abissolutamente (sic) transparente (sic) nos nossos julgamento (sic)”, disse o general. “Então aquilo aí (sic), a gente já sabe os motivos do porquê (sic) que isso tem acontecendo (sic) agora, nesses últimos dias aí, seguidamente, por várias direções, querendo atingir Forças Armadas...”

Gomes Mattos enfatizou ainda a importância de cuidar “da disciplina, da hierarquia que são nossos pilares (das) nossas Forças Armadas”. Mas disciplina e hierarquia não deveriam ser princípios organizadores da linguagem também? Que conservadorismo é esse?

No início de fevereiro, o reitor da USP publicou uma nota em resposta a uma coluna em que Conrado Hübner Mendes fazia críticas ao STF. Frisando o fato evidente de que a coluna de Mendes expressava a opinião de Mendes, não da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior escreveu que “a liberdade de cátedra se trata de prerrogativa exclusiva dos docentes”.

Sim, é verdade que a expressão impessoal “tratar-se de” tem sido usada por aí com sujeito, como se fosse um “ser” de gravata-borboleta. Trata-se de mais um caso de hipercorreção, fenômeno que nasce do cruzamento da insegurança linguística com nossas velhas bacharelices.

Não é menos verdadeiro que a norma culta do português (ainda?) condena com firmeza esse uso, o que torna digna de nota sua presença num comunicado público emitido pelo mais alto escalão da universidade mais importante do país.


(RODRIGUES, SÉRGIO. Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina. Jornal Folha de S. Paulo, 2024.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)

A respeito da construção “trata-se de”, citada no 12º§ do texto, são feitas as seguintes afirmativas; analise-as.

I. Na construção “trata-se de”, a partícula “se” funciona como índice de indeterminação do sujeito.

II. Em “trata-se de”, o verbo “tratar” atua como transitivo indireto, com regência da preposição “de”.

III. Segundo as regras da norma culta escrita, o verbo “tratar” não admite a flexão no plural “tratam-se”.

IV. Como em “trata-se de” há sujeito indeterminado, a concordância verbal é sempre feita na 3ª pessoa do singular.

Quantas afirmativas estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q957853 | Engenharia de Automação e Controle, Eletrônica Analógica para Engenharia de Automação, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa de automação industrial está instalando painéis de PLC em uma nova linha de produção. Durante o processo, notou-se que o ambiente de instalação apresenta altos níveis de interferência eletromagnética, o que pode comprometer o funcionamento dos dispositivos no painel. A ação indicada para minimizar os impactos da interferência eletromagnética durante a instalação do painel de PLC é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q957988 | Técnicas em Laboratório, Balanças, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Sobre atributos e cuidados com as balanças analíticas, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q957840 | Engenharia de Automação e Controle, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Na automação industrial, a instrumentação desempenha um papel essencial para monitorar e controlar processos. Sensores e transdutores são utilizados para medir variáveis como temperatura, pressão e deformação, enquanto padrões de calibração garantem precisão e confiabilidade nas medições. Termômetros, pirometria e sensores de deformação são comumente empregados, sendo escolhidos de acordo com a aplicação específica. A compreensão de seus princípios de funcionamento, bem como das condições operacionais, é indispensável para garantir medições corretas e seguras. Sobre instrumentação industrial e seus princípios, analise as afirmativas a seguir.

I. Sensores de deformação baseados em extensômetros operam utilizando a variação da resistência elétrica proporcional à deformação mecânica aplicada.

II. Termômetros de resistência (RTDs) possuem maior faixa de medição e resposta mais rápida do que termopares em aplicações industriais.

III. A calibração de instrumentos de medição é realizada comparando os resultados obtidos com padrões de referência rastreáveis a padrões nacionais ou internacionais.

IV. Em aplicações de medição de pressão em ambientes com vácuo extremo, manômetros Bourdon são mais adequados do que transdutores piezoelétricos.

V. A pirometria permite medições de temperatura sem contato direto, sendo utilizada em ambientes de alta temperatura onde outros sensores não seriam viáveis.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.