Início

Questões de Concursos Tecnico Industrial

Resolva questões de Tecnico Industrial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q957817 | Português, Interpretação de Textos, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina


O linguista Sírio Possenti, professor da Unicamp, reproduziu semana passada em seu Facebook a chamada de uma dessas páginas de português que pululam na internet: “16 palavras em português que todo mundo erra o plural”.

Comentário de Possenti, preciso: “Pessoas querem ensinar português ‘correto’ mas não conseguem formular o enunciado segundo as regras que defendem (ou defenderiam)”. Convém explicar.

A língua padrão que as páginas de português buscam ensinar obrigaria o redator a escrever “palavras cujo plural todo mundo erra”. Ou quem sabe, mexendo mais na frase para evitar o já raro cujo, “casos de palavras em que todo mundo erra o plural”.

A forma que usou, com o “que” introduzindo a oração subordinada, chama-se “relativa cortadora” – por cortar a preposição – e é consagrada na linguagem oral: todo mundo diz “o sabor que eu gosto”, mesmo que ao escrever use o padrão “o sabor de que eu gosto”.

O problema com o caso apontado por Possenti não é tanto a gramática, mas a desconexão de forma e conteúdo – a pretensão do instrutor de impor um código que ele próprio demonstra não dominar.

No discurso midiático sobre a língua, isso é mato. Muitas vezes o normativismo mais intransigente é apregoado por quem não consegue nem pagar a taxa de inscrição no clube. “Português é o que nossa página fala sobre!”

Mesmo assim, o episódio de agora me deixou pensativo. E se o problema do conservadorismo que não está à altura de si mesmo for além das páginas de português? Poderia ser essa uma constante cultural em nosso paisão mal letrado, descalço e fascinado por trajes a rigor? Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese. Seguem dois casos restritos, mas factuais.

Em abril de 2022, o então presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, submeteu a gramática a sevícias severas ao protestar contra a revelação, pelo historiador Carlos Fico, de áudios em que o STM debatia casos de tortura durante a ditadura de 1964.

“Somos abissolutamente (sic) transparente (sic) nos nossos julgamento (sic)”, disse o general. “Então aquilo aí (sic), a gente já sabe os motivos do porquê (sic) que isso tem acontecendo (sic) agora, nesses últimos dias aí, seguidamente, por várias direções, querendo atingir Forças Armadas...”

Gomes Mattos enfatizou ainda a importância de cuidar “da disciplina, da hierarquia que são nossos pilares (das) nossas Forças Armadas”. Mas disciplina e hierarquia não deveriam ser princípios organizadores da linguagem também? Que conservadorismo é esse?

No início de fevereiro, o reitor da USP publicou uma nota em resposta a uma coluna em que Conrado Hübner Mendes fazia críticas ao STF. Frisando o fato evidente de que a coluna de Mendes expressava a opinião de Mendes, não da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior escreveu que “a liberdade de cátedra se trata de prerrogativa exclusiva dos docentes”.

Sim, é verdade que a expressão impessoal “tratar-se de” tem sido usada por aí com sujeito, como se fosse um “ser” de gravata-borboleta. Trata-se de mais um caso de hipercorreção, fenômeno que nasce do cruzamento da insegurança linguística com nossas velhas bacharelices.

Não é menos verdadeiro que a norma culta do português (ainda?) condena com firmeza esse uso, o que torna digna de nota sua presença num comunicado público emitido pelo mais alto escalão da universidade mais importante do país.


(RODRIGUES, SÉRGIO. Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina. Jornal Folha de S. Paulo, 2024.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)

No 7º§, o autor afirma que “Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese”. A que tese o autor se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q957847 | Informática, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa decidiu consolidar seus servidores físicos em uma única infraestrutura virtualizada para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência. Após a instalação do VMware ESXi, o administrador de TI precisa criar máquinas virtuais que compartilhem os recursos do servidor físico. Contudo, ele também deseja implementar um mecanismo para balancear automaticamente a carga de trabalho entre os servidores físicos disponíveis na infraestrutura virtual. Trata-se da seguinte solução do VMware:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q957848 | Redes de Computadores, Protocolo, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em redes de comunicação, os protocolos são definidos como conjuntos de regras que determinam como os dispositivos se comunicam, permitindo a troca de dados de forma padronizada. No contexto dos protocolos de redes de comunicação, assinale, a seguir, a função principal do protocolo TCP (Transmission Control Protocol).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q957929 | Engenharia de Qualidade, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) garantem que os medicamentos sejam consistentemente produzidos e controlados de acordo com padrões de qualidade previamente estabelecidos. Têm por objetivo gerenciar e minimizar os riscos inerentes à fabricação de medicamentos com vista a garantir a qualidade, a eficácia e a segurança do produto acabado. A concretização desse objetivo de qualidade é responsabilidade dos quadros superiores da gestão e requer a participação e o comprometimento da equipe em diversos departamentos e em todos os níveis da empresa, bem como de seus fornecedores e distribuidores. Para alcançar esse objetivo de qualidade de forma confiável, de acordo com as BPF de medicamentos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q957934 | Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança do Trabalho e Prevenção de Infortúnios, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Todo profissional tem o direito de trabalhar em um ambiente seguro, sendo dever da empresa ou do empregador fornecêlo. A segurança é fundamental quando se fala em laboratórios de análises clínicas, por exemplo, que envolvem riscos gerais e específicos a cada área de atividade. Assim, o profissional que atua nessa área deve conhecer quais são os principais riscos envolvidos em um laboratório de análises clínicas. Esses riscos podem ser classificados em cinco grupos de riscos principais no laboratório de análise clínicas: riscos físicos; químicos; biológicos; de acidentes; e ergonômicos. São consideradas fontes relacionadas a alguns agentes de risco físico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1054245 | Engenharia Elétrica, Acionamentos e Controles Elétricos, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A fim de inspecionar um equipamento de refrigeração comercial, cujo capacitor auxiliar do arranque do motor do compressor apresenta suspeita de defeito, analise os itens a seguir quanto ao estado que se encontra o capacitor.

I. Curto-circuito.
II. Vazamento de gás.
III. Circuito interno aberto.
IV. Deformação na sua estrutura.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q957831 | Legislação Federal, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa de tecnologia, de modo a se beneficiar perante o poder público, oferece vantagem indevida a um agente público. A prática foi descoberta pela Administração Pública. À luz do caso narrado e das previsões da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q957996 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A ergonomia é um fator fundamental na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de bem-estar físico e mental dos colaboradores da Hemobrás. Sobre os princípios de ergonomia aplicados ao ambiente de trabalho, nos termos das normas regulamentadoras em vigor, analise as afirmativas a seguir.

I. Em todos os locais e situações de trabalho deve haver iluminação, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

II. Sempre que o trabalho puder ser executado alternando a posição de pé com a posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para favorecer a alternância das posições.

III. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem possuir altura fixa suficiente para a estatura de diversos trabalhadores e encosto sem projeção para a região lombar.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q1054277 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A titulação, técnica analítica amplamente utilizada, pode ser aplicada para análise e controle de qualidade de produtos em indústrias como farmacêutica, produtos químicos, petroquímicos, alimentos e bebidas etc. Vários parâmetros podem ser determinados como: acidez, alcalinidade, íons de metais e princípios ativos farmacêuticos. Dessa forma, a titulação é a determinação da quantidade de uma substância específica contida em uma amostra pela adição controlada de um reagente, baseada na reação química completa entre a substância e o reagente. Sobre a titulação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na titulação do ácido acético com hidróxido de sódio, o ponto de equivalência ocorre em pH >7.
( ) A solução de concentração conhecida que deve reagir com a solução-problema é colocada em uma bureta graduada e que mostra o volume específico.
( ) Se a solução-problema for uma base, a fenolftaleína ficará incolor; quando a reação de neutralização se completar, ficará, então, rosa.
( ) No ponto de equivalência uma quantidade de matéria igual de NaOH e HCl reage, deixando apenas uma solução doseu sal. Sabe-se que o pH da solução é 7, porque o cátion de uma base forte e o ânion de um ácido forte não hidrolisam e não têm efeito apreciável no pH.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q957927 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A disposição final de materiais residuais no ambiente tem se tornado uma operação extremamente complicada e cada vez mais onerosa, tendo em vista a grande diversidade e periculosidade dos rejeitos químicos gerados. Os resíduos da indústria farmacêutica podem prejudicar o meio ambiente e a vida de animais e pessoas se forem descartados de maneira inadequada. É essencial compreender como gerenciar os resíduos para evitar a contaminação do meio ambiente. Sobre tratamentos de resíduos, analise as afirmativas a seguir.

I. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
II. A precipitação de metais de soluções residuais ocorre através da elevação do pH da solução por meio da adição de hidróxidos, sulfetos, cloretos, sulfatos ou carbonatos.
III. A biorremediação se baseia nos mecanismos naturais de resistência desenvolvidos pelos micro-organismos e pelas plantas e na transformação dos metais em resposta ao estresse causado pela sua presença no meio ambiente.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q957930 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Para garantir a eficácia do processo de esterilização de autoclaves, deve-se tomar alguns cuidados e realizar procedimentos tanto com o equipamento quanto com o material que será colocado nele, como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q957814 | Português, Significação Contextual de Palavras, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina


O linguista Sírio Possenti, professor da Unicamp, reproduziu semana passada em seu Facebook a chamada de uma dessas páginas de português que pululam na internet: “16 palavras em português que todo mundo erra o plural”.

Comentário de Possenti, preciso: “Pessoas querem ensinar português ‘correto’ mas não conseguem formular o enunciado segundo as regras que defendem (ou defenderiam)”. Convém explicar.

A língua padrão que as páginas de português buscam ensinar obrigaria o redator a escrever “palavras cujo plural todo mundo erra”. Ou quem sabe, mexendo mais na frase para evitar o já raro cujo, “casos de palavras em que todo mundo erra o plural”.

A forma que usou, com o “que” introduzindo a oração subordinada, chama-se “relativa cortadora” – por cortar a preposição – e é consagrada na linguagem oral: todo mundo diz “o sabor que eu gosto”, mesmo que ao escrever use o padrão “o sabor de que eu gosto”.

O problema com o caso apontado por Possenti não é tanto a gramática, mas a desconexão de forma e conteúdo – a pretensão do instrutor de impor um código que ele próprio demonstra não dominar.

No discurso midiático sobre a língua, isso é mato. Muitas vezes o normativismo mais intransigente é apregoado por quem não consegue nem pagar a taxa de inscrição no clube. “Português é o que nossa página fala sobre!”

Mesmo assim, o episódio de agora me deixou pensativo. E se o problema do conservadorismo que não está à altura de si mesmo for além das páginas de português? Poderia ser essa uma constante cultural em nosso paisão mal letrado, descalço e fascinado por trajes a rigor? Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese. Seguem dois casos restritos, mas factuais.

Em abril de 2022, o então presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, submeteu a gramática a sevícias severas ao protestar contra a revelação, pelo historiador Carlos Fico, de áudios em que o STM debatia casos de tortura durante a ditadura de 1964.

“Somos abissolutamente (sic) transparente (sic) nos nossos julgamento (sic)”, disse o general. “Então aquilo aí (sic), a gente já sabe os motivos do porquê (sic) que isso tem acontecendo (sic) agora, nesses últimos dias aí, seguidamente, por várias direções, querendo atingir Forças Armadas...”

Gomes Mattos enfatizou ainda a importância de cuidar “da disciplina, da hierarquia que são nossos pilares (das) nossas Forças Armadas”. Mas disciplina e hierarquia não deveriam ser princípios organizadores da linguagem também? Que conservadorismo é esse?

No início de fevereiro, o reitor da USP publicou uma nota em resposta a uma coluna em que Conrado Hübner Mendes fazia críticas ao STF. Frisando o fato evidente de que a coluna de Mendes expressava a opinião de Mendes, não da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior escreveu que “a liberdade de cátedra se trata de prerrogativa exclusiva dos docentes”.

Sim, é verdade que a expressão impessoal “tratar-se de” tem sido usada por aí com sujeito, como se fosse um “ser” de gravata-borboleta. Trata-se de mais um caso de hipercorreção, fenômeno que nasce do cruzamento da insegurança linguística com nossas velhas bacharelices.

Não é menos verdadeiro que a norma culta do português (ainda?) condena com firmeza esse uso, o que torna digna de nota sua presença num comunicado público emitido pelo mais alto escalão da universidade mais importante do país.


(RODRIGUES, SÉRGIO. Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina. Jornal Folha de S. Paulo, 2024.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)

Releia: “No discurso midiático sobre a língua, isso é mato.” (6º§) No contexto em análise, a palavra “mato” foi empregada metaforicamente e pode ser substituída, sem alteração substancial de sentido, pelo termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q957821 | Direito Administrativo, Cargo, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

De acordo com o Código de Ética, Conduta e Integridade da Hemobrás, além da aplicação da penalidade de censura, a Comissão de Ética pode adotar diversas providências no caso de comprovação de falta ética. É correto afirmar que a Comissão de Ética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q957825 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Ana e Mariana são farmacêuticas e, ao tomarem conhecimento de concurso público deflagrado pela Hemobrás, aspiram ocupar cargos na instituição. Assim, passaram a realizar encontros diários de estudos visando à preparação para o certame. Certo dia, as colegas discutiam sobre o Estatuto Social da Hemobrás e suas características essenciais. Ana afirmou que a Hemobrás é uma sociedade de economia mista e tem a forma de sociedade anônima de capital aberto; Mariana, por sua vez, afirmou que os empregados da Hemobrás estarão sujeitos ao regime jurídico estatutário, sendo-lhes garantida a estabilidade após três anos de efetivo exercício nos respectivos cargos, providos mediante concurso público. Da análise do diálogo entre Ana e Mariana, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q957998 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O trabalho em laboratórios, seja para ensino, pesquisa ou diagnóstico, é complexo por exigir esforço físico estático no manuseio de equipamentos específicos, além de demandar intensa atenção, concentração, processamento de informações e tomada de decisão. Considerando as orientações ergonômicas aplicáveis aos postos de trabalho em laboratórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As superfícies de trabalho devem possuir bordas arredondadas (boleadas) para prevenir lesões por contato e aumentar o conforto durante as atividades.

( ) A manutenção da posição neutra da cabeça em relação ao tronco deve ser priorizada para reduzir os efeitos da gravidade e evitar sobrecargas nas articulações e músculos durante a execução das tarefas.

( ) O armazenamento de vidros, objetos perfurocortantes e outros materiais que representem risco de acidentes deve ser evitado em áreas localizadas acima de 130 cm de altura.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q1054291 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“A hematologia é um campo que estuda as células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas), assim como a hemostasia. Portanto, o estudo do sangue bem como os seus diversos componentes e derivados do tecido sanguíneo humano são imprescindíveis para o bom funcionamento nos sistemas transfusionais nos serviços de saúde modernos. Os hemocomponentes são produtos obtidos no serviço de hemoterapia através da centrifugação de uma unidade de sangue total, resultando em hemocomponentes ou componentes utilizados para a realização da transfusão sanguínea.”
(Souza e Santoro, 2019. Cad. Saúde Colet. 27(2):195-201. Adaptado.)

São considerados os principais hemocomponentes do sangue total, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q957818 | Matemática, Aritmética e Problemas, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em um estudo de planejamento logístico para a distribuição de medicamentos hemoderivados, a Hemobrás utiliza um mapa em uma escala em que 2 cm correspondem a 7 km. Uma região nesse mapa possui a forma de um retângulo com lados de 3 cm e 5 cm. A área real dessa região é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q957849 | Redes de Computadores, Meios físicos de transmissão, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Gigabit Ethernet (GbE) é uma tecnologia de rede que permite a transmissão de dados em alta velocidade, atingindo taxas de transferência de até 1 gigabit por segundo (Gbps). Trata-se de uma característica desse tipo de tecnologia de rede:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q957923 | Química, Substâncias e suas propriedades, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Após um dia de trabalho no laboratório fazendo análises e experimentos com carboidratos e lipídeos, um químico foi desafiado pelo seu colega a explicar a relação de biomoléculas. Foi proposto o seguinte desafio:
“Tanto os lipídeos quanto os carboidratos são veículos para o armazenamento de energia. De que forma eles são similares em termos de estrutura molecular e de que forma são diferentes?”

Sobre a resposta do desafio, analise as afirmativas a seguir.

I. Os carboidratos têm grupos aldeído e cetona, assim como alguns esteroides.
II. Os carboidratos possuem vários grupos hidroxila, o que os lipídeos não têm em grande extensão.
III. Lipídeos têm importantes componentes que são de natureza hidrocarbônica. Esses aspectos estruturais implicam que os carboidratos tendem a ser bem mais polares que os lipídeos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q957925 | Química, Substâncias e suas propriedades, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A cromatografia gasosa é um processo de análise química instrumental por separação de compostos químicos de uma amostra complexa. É uma das técnicas mais empregadas em análises qualitativas e quantitativas. O uso da cromatografia gasosa inclui teste de pureza de uma substância em particular, ou separação de diversos componentes de uma mistura. As indústrias farmacêuticas e químicas utilizam esse equipamento para realizar análises de matérias-primas, produtos em processos e produtos finais. Na área médica também é utilizada a técnica de cromatografia gasosa para estudar substâncias endógenas e realizar o controle terapêutico de certas drogas. Sobre a cromatografia gasosa, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.