Início

Questões de Concursos Tecnologia da Informação

Resolva questões de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q967870 | Governança de TI, Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

À luz das Instruções Normativas n.º 2/2008 e n.º 4/2014 do MPOG/SLTI, julgue o item a seguir.
É obrigatório que empresas contratadas para serviços de natureza intelectual ou estratégicos promovam a transição contratual com transferência de tecnologias e técnicas empregadas, sem perda de informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1082Q978625 | Governança de TI, Tecnologia da Informação, TRT 1ª REGIÃO RJ, FCC, 2025

Um Tribunal Regional do Trabalho precisa aprimorar a utilização das práticas da ITIL 4 para melhorar a gestão e a governança de TI, visando garantir a continuidade dos serviços digitais utilizados por magistrados, servidores e jurisdicionados. Para isso, a equipe deve utilizara prática
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q1006024 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de cloud computing, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1084Q967380 | Informática, Editor de Textos, Tecnologia da Informação, CONAB, IADES

No Microsoft Word versão 2010, a opção de dividir a tela em duas está disponível na aba
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q1037016 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos em Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2024

Um sistema autônomo, ou Autonomous System (AS), é uma grande rede, ou grupos de redes, que possui uma gestão comum e uma política unificada de encaminhamento de pacotes. Esses sistemas podem ser agrupados em diferentes categorias, dependendo de sua conectividade e de sua política operacional.
Um AS que mantém ligações com mais de um AS, mas que não permite que o tráfego de um AS ao qual está ligado seja enviado para outro AS através da sua infraestrutura, é categorizado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q963292 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Texto associado.

A mensagem desejada


Brigaram muitas vezes e muitas vezes se reconciliaram, mas depois de uma discussão particularmente azeda, ele decidiu: o rompimento agora seria definitivo. Um anúncio que a deixou desesperada: vamos tentar mais uma vez, só uma vez, implorou, em prantos. Ele, porém, se mostrou irredutível: entre eles estava tudo acabado.

Se pensava que tal declaração encerrava o assunto, estava enganado. Ela voltou à carga. E o fez, naturalmente, através do e-mail. Naturalmente, porque através do e-mail se tinham conhecido, através do e-mail tinham namorado. Ela agora confiava no poder do correio eletrônico para demovê-lo de seus propósitos. Assim, quando ele viu, estava com a caixa de entrada entupida de ardentes mensagens de amor.

O que o deixou furioso. Consultando um amigo, contudo, descobriu que era possível bloquear as mensagens de remetentes incômodos. Com uns poucos cliques resolveu o assunto.

Naquela mesma noite o telefone tocou e era ela. Nem se dignou a ouvi-la: desligou imediatamente. Ela ainda repetiu a manobra umas três ou quatro vezes.

Esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas. Três ou quatro por dia, em grossos envelopes. Que ele nem abria. Esperava juntar vinte, trinta, colocava todas em um envelope e mandava de volta para ela.

Mas se pensou que ela tinha desistido, estava enganado. Uma manhã acordou com batidinhas na janela do apartamento. Era um pombo-correio, trazendo numa das patas uma mensagem.

Não teve dúvidas: agarrou-o, aparou-lhe as asas. Pombo, sim. Correio, não mais.

E pronto, não havia mais opções para a coitada. Aparentemente chegara o momento de gozar seu triunfo; mas então, e para seu espanto, notou que sentia falta dela. Mandou-lhe um e-mail, e depois outro, e outro: ela não respondeu. E não atendia ao telefone. E devolveu as cartas dele.

Agora ele passa os dias na janela, contemplando a distância o bairro onde ela mora. Espera que dali venha algum tipo de mensagem. Sinais de fumaça, talvez.

(Adaptado de: SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2013, p. 71-72)

O segmento Mas se pensou que ela tinha desistido, estava enganado (6° parágrafo) está corretamente reescrito, com a correlação entre as formas verbais preservada, em: Mas se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q1028573 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Um livro de lógica afirma o seguinte:
“Pessoas predispostas a acatar preconceitos raciais, religiosos ou nacionalistas efetuam comumente amplas generalizações, abrangendo todos os elementos de uma classe”.
Esse processo aparece no seguinte exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q963299 | Direito Administrativo, Poder de polícia, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Uma autarquia responsável pela fiscalização sanitária em determinado município autuou um estabelecimento comercial que não atendia as disposições legais, impondo multa à pessoa jurídica. A atuação da autarquia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q967399 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, CONAB, IADES

No Linux, o comando responsável por alterar as permissões de leitura, escrita e execução de um arquivo é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q1028584 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Existem diversos algoritmos de classificação que são amplamente utilizados na resolução de problemas que envolvam problemas de aprendizado de máquina. Com relação aos algoritmos de classificação, analise as afirmativas a seguir.

I. A regressão logística é um algoritmo muito utilizado em ciências biológicas e ciências sociais, ela deve ser usada em problemas de classificação binários, ou seja, problemas para os quais os dados devam ser classificados entre dois grupos distintos e mutuamente excludentes.

II. SVM é um algoritmo cujo objetivo é traçar uma ou mais retas que divida(m) de maneira aproximadamente equitativa, com margem máxima, um conjunto de pontos de um espaço vetorial, que representam os dados do problema estudado. Ele trabalha apenas com dados linearmente separáveis, o que pode, eventualmente, limitar sua aplicação.

III. Árvore de decisão é um algoritmo de aprendizagem não supervisionada, que tem uma variável destino predeterminada. A função da árvore é separar subconjuntos de dados que tenham alguma característica comum, essa característica é chamada de diferenciador e é significativa em relação às variáveis de entrada que podem ser categóricas ou contínuas.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1091Q1006069 | Governança de TI, Tecnologia da Informação, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

Os papéis exercidos no desenvolvimento de processos do ITIL
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1092Q964855 | Arquitetura de Computadores, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2021

O processo de decodificação de uma instrução possibilita determinar o modo de endereçamento utilizado para localizar os operandos. Quando o operando tem magnitude limitada e sua busca não requer um ciclo de memória ou de cache dentro do ciclo de instrução, o modo de endereçamento utilizado pela instrução é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q964857 | Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2021

Na arquitetura TCP/IP, a tarefa da camada inter-redes é permitir que os hosts injetem pacotes em qualquer rede e prover o tráfego dos pacotes até o seu destino, sem garantia de ordem de entrega dos pacotes. Dentre os protocolos utilizados nessa camada, tem-se o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1094Q964095 | Português, Significação Contextual de Palavras, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Em razão do aumento progressivo da concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo, o clima no Brasil do final do século XXI será provavelmente bem diferente do atual, a exemplo do que deverá ocorrer em outras partes do planeta. As projeções indicam que a temperatura média em todas as grandes regiões do país, sem exceção, será de 3º a 6º mais elevada em 2100 do que no final do século XX, a depender do padrão futuro das emissões desses gases.

As chuvas devem apresentar um quadro mais complexo. Em biomas como a Amazônia e a caatinga, a quantidade estimada poderá ser 40% menor. Nos pampas, há uma tendência de que ocorra o inverso, com um aumento de cerca de um terço nos índices gerais de pluviosidade ao longo deste século. Nas demais áreas do Brasil, os modelos climáticos também indicam cenários com modificações preocupantes, mas o grau de confiabilidade dessas projeções é menor. Ainda assim, há indícios de que poderá chover significativamente mais nas porções de mata atlântica do Sul e do Sudeste e menos na do Nordeste, no cerrado, na caatinga e no pantanal.

O cenário apresentado indica que os brasileiros vão conviver tanto com mais períodos de seca prolongada como de chuva forte, às vezes um após o outro. Isso sem considerar a possibilidade do aparecimento de fenômenos com grande potencial de destruição, antes raros no país, como o furacão que atingiu a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em março de 2004. Nas grandes áreas metropolitanas, e mesmo em cidades de médio porte, o avanço do concreto e do asfalto intensifica o efeito ilha urbana de calor, tornando-as mais quentes e alterando seu regime de chuvas.

Esse quadro faz parte do mais completo diagnóstico já produzido sobre as principais tendências do clima futuro no país: o primeiro relatório de avaliação nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), criado em 2009 pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

(Adaptado de Marcos Pivetta. Revista Fapesp, agosto de 2013, p. 16-17)

O assunto central do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q964107 | Raciocínio Lógico, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considere a sequência: 2/5; 3/7; 4/9; 5/11 A diferença entre o número 2 e o 12º termo dessa sequência é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q964130 | Arquitetura de Computadores, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considere:

Os processadores construídos segundo a arquitetura Complex Instruction Set Computer - CISC possuem uma ...I... de complexas instruções ,....II.... de endereçamento (a memória), poucos registradores de dados (propósito geral) e processamento controlado por microprograma. A filosofia é que o ....III.... , então um conjunto poderoso de instruções produziria programas executáveis pequenos, ou seja, com poucas instruções.

As lacunas I, II e III são preenchidas, correta e respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1097Q991780 | Informática, Tecnologia da Informação, RBPREV AC, IBADE, 2023

Qual das seguintes medidas é mais eficaz para proteger um computador contra picos de tensão e quedas de energia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1098Q1039140 | Português, Morfologia, Tecnologia da Informação, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Texto associado.

Atenção: Considere o poema de Fernando Pessoa para responder à questão.

Às vezes, em sonho triste

Nos meus desejos existe

Longinquamente um país

Onde ser feliz consiste

Apenas em ser feliz.


Vive-se como se nasce

Sem o querer nem saber.

Nessa ilusão de viver

O tempo morre e renasce

Sem que o sintamos correr.


O sentir e o desejar

São banidos dessa terra.

O amor não é amor

Nesse país por onde erra

Meu longínquo divagar.


Nem se sonha nem se vive:

É uma infância sem fim.

Parece que se revive

Tão suave é viver assim

Nesse impossível jardim.


(PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997)

É invariável quanto a gênero e a número o termo sublinhado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q974884 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Em ambientes Windows, por padrão, as configurações do sistema operacional e de vários aplicativos ficam armazenadas em uma estrutura de dados conhecida como REGISTRY. O aplicativo padrão da Microsoft que permite visualizar, pesquisar e alterar o conteúdo dessa estrutura é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1100Q894502 | Arquitetura de Computadores, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Uma instrução de máquina pode fazer referência a um ou a mais operandos fontes, e a localização do operando fonte dependerá do modo de endereçamento adotado pela instrução. Em um desses modos de endereçamento, a instrução tem um campo de endereço que contém o endereço de uma palavra na memória, que, por sua vez, contém o endereço completo do operando.
Esse modo de endereçamento é o endereçamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.