Início

Questões de Concursos Tecnologia da Informação

Resolva questões de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


211Q894497 | Programação, Python, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Um cientista de dados está utilizando Python e SciPy no desenvolvimento de um modelo para prever o preço de venda de imóveis com base em sua área construída, de modo a atender a um sistema de financiamento de imóveis. Para isso, obteve dados da área construída, guardados no vetor area, e dos preços de venda de imóveis, guardados no vetor preco, em uma mesma região nos últimos 3 anos.
Considerando-se esse contexto, qual fragmento de código é adequado para ajustar um modelo de regressão linear entre a área construída dos imóveis (variável independente) e seus preços de venda (variável dependente)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q967847 | Redes de Computadores, SAN Storage Area Network, Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, a respeito de tecnologias e arquitetura de DataCenter.
Network attached storage (NAS) e storage area network (SAN) são redes dedicadas ao armazenamento e ligadas às redes de comunicação de um centro de dados. Na primeira, os computadores e aplicativos acessam os dados por meio do compartilhamento de uma rede que usa protocolos de Internet (IP). Na segunda, cada dispositivo na SAN tem seu próprio endereço IP exclusivo e os arquivos são acessados por meio dos CIFS (common Internet file system) ou NFS (network file system).
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q978616 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Tecnologia da Informação, TRT 1ª REGIÃO RJ, FCC, 2025

Bruno dividiu suas bolinhas de gude em grupos de 3 bolinhas e sobraram duas. Depois as dividiu em grupos de 5 e sobrou uma bolinha. O menor número de bolinhas que Bruno deve adquirir para poder dividir o total de bolinhas em grupos de 3 ou em grupos de 5 sem sobrar bolinhas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q907026 | Arquitetura de Software, Tecnologia da Informação, CENSIPAM, IADES, 2024

Com relação às redes ad hoc, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q964123 | Sistemas Operacionais, Windows 7, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

O sistema operacional Windows 7 oferece, como forma alternativa de interação com o usuário, o prompt de comando. Antonio, utilizando o prompt de comandos, executou o comando ipconfig, obtendo como resultado, dentre outras informações,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1062717 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Um modelo de machine learning foi treinado para prever se determinado email é spam ou não. Ao se avaliar o desempenho do modelo, observou-se que a métrica utilizada representava a proporção de exemplos positivos corretamente identificados em relação ao total de exemplos positivos existentes.
A partir dessas informações, é correto afirmar que a métrica utilizada no referido modelo de machine learning é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q887228 | Segurança da Informação, Tecnologia da Informação, EMATER DF, IADES, 2024

Cada vez mais, sistemas de controle de acesso adotam um padrão aberto cujo funcionamento, de forma simplificada, ocorre da seguinte maneira: um prestador de serviço (SP), em vez de realizar o próprio processo de autenticação do usuário, utiliza um token de autenticação fornecido por um provedor de identidades externo (IdP). Dessa forma, esse token pode ser usado dentro da rede corporativa por intermédio de uma única autenticação. Qual é o nome dado a esse tipo de padrão de login?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q964098 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Em razão do aumento progressivo da concentração de gases do efeito estufa e de alterações no uso do solo, o clima no Brasil do final do século XXI será provavelmente bem diferente do atual, a exemplo do que deverá ocorrer em outras partes do planeta. As projeções indicam que a temperatura média em todas as grandes regiões do país, sem exceção, será de 3º a 6º mais elevada em 2100 do que no final do século XX, a depender do padrão futuro das emissões desses gases.

As chuvas devem apresentar um quadro mais complexo. Em biomas como a Amazônia e a caatinga, a quantidade estimada poderá ser 40% menor. Nos pampas, há uma tendência de que ocorra o inverso, com um aumento de cerca de um terço nos índices gerais de pluviosidade ao longo deste século. Nas demais áreas do Brasil, os modelos climáticos também indicam cenários com modificações preocupantes, mas o grau de confiabilidade dessas projeções é menor. Ainda assim, há indícios de que poderá chover significativamente mais nas porções de mata atlântica do Sul e do Sudeste e menos na do Nordeste, no cerrado, na caatinga e no pantanal.

O cenário apresentado indica que os brasileiros vão conviver tanto com mais períodos de seca prolongada como de chuva forte, às vezes um após o outro. Isso sem considerar a possibilidade do aparecimento de fenômenos com grande potencial de destruição, antes raros no país, como o furacão que atingiu a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em março de 2004. Nas grandes áreas metropolitanas, e mesmo em cidades de médio porte, o avanço do concreto e do asfalto intensifica o efeito ilha urbana de calor, tornando-as mais quentes e alterando seu regime de chuvas.

Esse quadro faz parte do mais completo diagnóstico já produzido sobre as principais tendências do clima futuro no país: o primeiro relatório de avaliação nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), criado em 2009 pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

(Adaptado de Marcos Pivetta. Revista Fapesp, agosto de 2013, p. 16-17)

Nos pampas, há uma tendência de que ocorra o inverso ... (2º parágrafo)

A expressão sublinhada acima deverá preencher corretamente a lacuna que se encontra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1008747 | Banco de Dados, DER, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Além de relacionamentos e atributos, a modelagem de bancos de dados relacionais oferece o conceito de generalização/especialização de entidades.
Com relação à generalização/especialização de entidades (considere o modelo ER de PeterChen), analise as afirmativas a seguir.

I. Por meio desse conceito é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências (especializadas) de uma entidade genérica. O símbolo para representar generalização/especialização é uma elipse.

II. Associada ao conceito de generalização/especialização está a idéia de herança de propriedades. Herdar propriedades significa que cada ocorrência da entidade especializada possui, além de suas próprias propriedades (atributos, relacionamentos e generalizações/especializações), também as propriedades da ocorrência da entidade genérica correspondente.

III. A generalização/especialização pode ser classificada em dois tipos, condicional ou incondicional, de acordo com a obrigatoriedade ou não de a uma ocorrência da entidade genérica corresponder uma ocorrência da entidade especializada. Por exemplo, em uma generalização/especialização incondicional para cada ocorrência da entidade genérica não existe uma ocorrência em uma das entidades especializadas. Já em uma generalização/especialização condicional, nem toda ocorrência da entidade genérica possui uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q887229 | Segurança da Informação, Tecnologia da Informação, EMATER DF, IADES, 2024

A respeito do malware conhecido como worm, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

221Q887231 | Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, EMATER DF, IADES, 2024

No contexto da engenharia de software, qual nome é dado à fase cujo objetivo é elaborar etapas, prazos e estimar demais recursos a serem aplicados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q894496 | Programação, Python, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Em um projeto de análise de dados utilizando Python e a biblioteca Matplotlib, um cientista de dados precisa visualizar rapidamente a distribuição percentual de categorias em um conjunto de dados que está na lista categorias. Para isso, ele decide utilizar um gráfico que represente essa distribuição de maneira intuitiva, optando por um gráfico de setores, também conhecido como gráfico de torta ou de pizza.
Considerando-se esse contexto, qual fragmento de código deve ser usado pelo cientista de dados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q974885 | Arquitetura de Computadores, Placamãe, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Ao ligar um equipamento, o usuário informou que não aparece nada na tela e só se ouvem uns apitos vindos do computador. O procedimento mais adequado do técnico deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q899827 | Programação, Python, Tecnologia da Informação, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2024

Um desenvolvedor de software está trabalhando em uma aplicação web que processa transações bancárias. Para melhorar o desempenho do sistema, ele decidiu implementar a funcionalidade de cálculo de transações de forma assíncrona utilizando a linguagem Python e a biblioteca asyncio. A declaração da função assíncrona a ser chamada começa por:
async def calcular():
Ao rodar o programa, o desenvolvedor recebeu o seguinte erro:
RuntimeError: asyncio.run() cannot be called from a running event loop

Considerando-se esse contexto, uma forma correta de chamar a função calcular é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q899841 | Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2024

Durante o desenvolvimento de um projeto de software em uma empresa de tecnologia, foram identificados diversos problemas relacionados à falta de testes adequados. Muitas funcionalidades do software estavam com bugs, o que gerou retrabalho e atrasos na entrega do projeto. Para resolver esses problemas, a equipe responsável decidiu adotar a prática de Desenvolvimento Orientado por Testes (Test-Driven Development—TDD).
Quais são as etapas do ciclo de TDD que essa equipe deve seguir para garantir a implementação correta das funcionalidades e a redução de bugs no projeto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q907014 | Arquitetura de Software, Tecnologia da Informação, CENSIPAM, IADES, 2024

Considerando o modelo OSI, qual é o firewall criado especificamente para atuar na camada de enlace e que, consequentemente, não afeta o endereçamento IP?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q907015 | Arquitetura de Software, Tecnologia da Informação, CENSIPAM, IADES, 2024

Na segurança da informação, qual é o termo relacionado à fragilidade de um ativo, que pode ser explorada por um agente malicioso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q907018 | Arquitetura de Software, Tecnologia da Informação, CENSIPAM, IADES, 2024

O active directory do sistema operacional Windows inclui um mecanismo que distribui os dados do diretório por meio de uma rede. A esse mecanismo é dado o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q907027 | Arquitetura de Software, Tecnologia da Informação, CENSIPAM, IADES, 2024

Acerca dos soquetes em uma comunicação sob o protocolo TCP/IP, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q964118 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Conceitos Básicos e Algoritmos, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considere o pseudocódigo abaixo.

Função teste(inteiro a, inteiro b): inteiro
var x: inteiro
Início

x ← a
a ← b
b ← x

retorna (b * (x + a) / 2)

Fim.

Algoritmo Principal
var a, b: inteiro Início
Leia (a, b)
imprima (teste(a,b))

Fim

Considerando que a e b receberam, respectivamente, os valores 4 e 3, conclui-se que será impresso o valor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.