Início

Questões de Concursos Tecnologia da Informação

Resolva questões de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


311Q1035898 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Modelagem de Processos, Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Um Tribunal de Contas adotou a notação BPMN para modelar seus processos e utiliza uma plataforma BPMS para automatizar fluxos críticos.
Um dos processos automatizados refere-se à análise e concessão de prazos para defesa de jurisdicionados, e inclui os seguintes elementos:

• uma tarefa manual em que o analista jurídico avalia o pedido do jurisdicionado.
• um gateway exclusivo que decide entre conceder ou negar o prazo solicitado.
• uma tarefa de serviço que consulta automaticamente o histórico processual do jurisdicionado no sistema de controle de processos.
• um evento de mensagem intermediário que aguarda o envio de documentação complementar pelo jurisdicionado.
• indicadores de desempenho mostrando que o tempo médio de resposta dos jurisdicionados compromete o prazo legal para emissão de parecer.

Com base nos conceitos de modelagem BPMN e automação com BPMS, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q898693 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, TJ MT, FGV, 2024

A Blockchain é uma tecnologia conhecida por sua segurança e transparência. Uma de suas principais características é a descentralização, que elimina a necessidade de uma autoridade central para validar as transações.
Um conceito diretamente relacionado a essa característica da Blockchain é o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q967837 | Redes de Computadores, Roteadores, Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que se segue, a respeito de redes de computadores.

De acordo com o protocolo OSPF para roteamento intra-SA, os roteadores devem transmitir informações de roteamento por difusão apenas para os vizinhos do sistema autônomo, de modo a obter rapidez e economicidade na atualização das tabelas de roteamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q963230 | Informática, Sistema Operacional, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Para configurar um processo de backup automatizado, antes de escolher a unidade de cópia e os arquivos que serão copiados periódica e sistematicamente, usando o sistema operacional Microsoft Windows 10, em português e em condições ideais, um Técnico Judiciário executou, corretamente, os passos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1050020 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Tecnologia da Informação, TCE GO, FGV, 2024

Uma empresa pública contratou serviços de desenvolvimento de software, estabelecendo no contrato cláusulas de nível de serviço (SLA) com penalidade e especificações claras sobre o produto final, assim como condições para o seu aceite. Ao final do prazo, a empresa percebeu que o produto final não atendia integralmente às especificações técnicas acordadas.
Visando proteger os interesses da empresa e o funcionamento do software, indique a medida correta que protege os interesses da empresa e o funcionamento do software.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q1040055 | Sistemas Operacionais, Apache, Tecnologia da Informação, TRT 9 REGIÃO PR, FCC

O TestPlan é o elemento básico para a criação de qualquer script .jmx utilizando o Apache JMeter e descreve uma série de passos que a ferramenta irá executar quando realizar os testes. Ele pode adicionar um componente para simular as ações dos usuários, que agrega todos os demais elementos necessários para a execução dos testes, controlando as ações de pseudo usuários no sistema. Trata-se do componente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q964112 | Direito Administrativo, Teoria das nulidades, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Pedro, servidor público, emitiu três atos administrativos distintos. O primeiro deles foi praticado com vício relativo ao objeto (aplicada pena de advertência quando o correto seria a pena de suspensão). O segundo é válido, sendo totalmente vinculado. Por fim, o terceiro ato administrativo corresponde a um atestado, emitido ao respectivo interessado. A propósito do instituto da revo- gação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q964136 | Governança de TI, ITIL v 3, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considere a ITIL V3 2011. Na Transição de Serviço da ITIL, o processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q991794 | Direito Previdenciário, Segurados Obrigatórios, Tecnologia da Informação, RBPREV AC, IBADE, 2023

Em consonância com a Lei n° 8.213/1991, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1059903 | Segurança da Informação, Políticas de Segurança de Informação, Tecnologia da Informação, TCE GO, FGV, 2024

A ABNT NBR ISO/IEC 27001:2022, NBR ISO/IEC 27002:2022, os CIS v8, SIEM, e a Lei nº 13.709(LGPD) são algumas das diversas normas e leis que trabalham conjuntamente para assegurar a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados no contexto da segurança da informação.
Assinale a opção que descreve corretamente uma contribuição combinada dessas leis e normas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1031240 | Programação, Web, Tecnologia da Informação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

No contexto de desenvolvimento web, faça a associação correta sobre os itens abaixo.
1. HTML. 2. CSS. 3. JavaScript
( ) Define o estilo e o layout da página, separando a apresentação da estrutura. ( ) Define a estrutura básica de uma página web. ( ) Utiliza elementos como <head>, <body>. ( ) Linguagem de programação que adiciona interatividade ao site.
Assinale a opção que apresenta a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1031243 | Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais Distribuídos, Tecnologia da Informação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Os aplicativos que rodam em computadores em escala de warehouse (WSCs) dominam muitas decisões de trade-off de dimensionamento de sistemas. Consequentemente, em uma implantação típica de WSC, são necessárias diferentes camadas de software.
Dessa forma, assinale a opção que apresenta, corretamente, a camada de software com as seguintes características: “Software que implementa um serviço específico. Muitas vezes esta camada é dividida em serviços online e computações offline, já que eles tendem a apresentar requisitos diferentes.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1040203 | Português, Morfologia, Tecnologia da Informação, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Texto associado.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

O conceito de infância, como o conhecemos, consolidou-se no Ocidente a partir do século XVIII. Até o século XVI, pelo menos, assim que conseguissem se virar sem as mães ou as amas, as crianças eram integradas ao mundo dos adultos. A infância, como idade da brincadeira e da formação escolar, ao mesmo tempo com direito à proteção dos pais e depois à do Estado, é algo relativamente novo.

A infância não é um conceito determinado apenas pela biologia. Como tudo, é também um fenômeno histórico implicado nas transformações econômicas e sociais do mundo, em permanente mudança e construção.

Hoje há algo novo nesse cenário. Vivemos a era dos adultos infantilizados. Não é por acaso que proliferaram os coaches. Coach, em inglês, significa treinador. Originalmente, treinador de esportistas. Nesse conceito importado dos Estados Unidos, país que transformou a infância numa bilionária indústria de consumo, a ideia é a de que, embora estejamos na idade adulta, não sabemos lidar com a vida sozinhos. Precisamos de um treinador que nos ajude a comer, conseguir amigos e emprego, lidar com conflitos matrimoniais e profissionais, arrumar as finanças e até mesmo organizar os armários. Uma espécie de infância permanente do indivíduo.

Os adultos infantilizados desse início de milênio encarnam a geração do “eu mereço”. Alcançar sonhos, ideais ou mesmo objetivos parece ser compreendido como uma consequência natural do próprio existir, de preferência imediata. Quando essa crença fracassa, é hora de buscar o treinador de felicidade, o treinador de saúde. É estarrecedor verificar como as gerações que estão aí parecem não perceber que dá trabalho conquistar o que se deseja. E, mesmo que se esforcem muito, haverá sempre o que não foi possível alcançar.

(Adaptado de: BRUM, ELIANE. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca)

Precisamos de um treinador que nos ajude a comer...

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o sublinhado acima está também sublinhado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1040204 | Português, Sintaxe, Tecnologia da Informação, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Texto associado.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

O conceito de infância, como o conhecemos, consolidou-se no Ocidente a partir do século XVIII. Até o século XVI, pelo menos, assim que conseguissem se virar sem as mães ou as amas, as crianças eram integradas ao mundo dos adultos. A infância, como idade da brincadeira e da formação escolar, ao mesmo tempo com direito à proteção dos pais e depois à do Estado, é algo relativamente novo.

A infância não é um conceito determinado apenas pela biologia. Como tudo, é também um fenômeno histórico implicado nas transformações econômicas e sociais do mundo, em permanente mudança e construção.

Hoje há algo novo nesse cenário. Vivemos a era dos adultos infantilizados. Não é por acaso que proliferaram os coaches. Coach, em inglês, significa treinador. Originalmente, treinador de esportistas. Nesse conceito importado dos Estados Unidos, país que transformou a infância numa bilionária indústria de consumo, a ideia é a de que, embora estejamos na idade adulta, não sabemos lidar com a vida sozinhos. Precisamos de um treinador que nos ajude a comer, conseguir amigos e emprego, lidar com conflitos matrimoniais e profissionais, arrumar as finanças e até mesmo organizar os armários. Uma espécie de infância permanente do indivíduo.

Os adultos infantilizados desse início de milênio encarnam a geração do “eu mereço”. Alcançar sonhos, ideais ou mesmo objetivos parece ser compreendido como uma consequência natural do próprio existir, de preferência imediata. Quando essa crença fracassa, é hora de buscar o treinador de felicidade, o treinador de saúde. É estarrecedor verificar como as gerações que estão aí parecem não perceber que dá trabalho conquistar o que se deseja. E, mesmo que se esforcem muito, haverá sempre o que não foi possível alcançar.

(Adaptado de: BRUM, ELIANE. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca)

Identifica-se noção de concessão no segmento que se encontra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1031245 | Governança de TI, Gerência de Processos, Tecnologia da Informação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Na aquisição de software e equipamentos de TI, a definição das especificações técnicas é um fator crítico para garantir que a solução contratada atenda às necessidades da organização. Diante disso, assinale a opção que apresenta a abordagem mais adequada para a elaboração dessas especificações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1040208 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Tecnologia da Informação, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Mateus, servidor público federal, removeu o servidor Pedro para localidade extremamente distante e de difícil acesso, no intuito de castigá-lo. Ocorre que Pedro merecia penalidade administrativa por ter cometido infração funcional mas não remoção. No caso narrado, a remoção, por não ser ato de categoria punitiva, apresenta vício de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1008724 | Raciocínio Lógico, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Assinale a opção que mostre o tipo causal de raciocínio argumentativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1040212 | Sem disciplina, Pontuação, Tecnologia da Informação, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Texto associado.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

O conceito de infância, como o conhecemos, consolidou-se no Ocidente a partir do século XVIII. Até o século XVI, pelo menos, assim que conseguissem se virar sem as mães ou as amas, as crianças eram integradas ao mundo dos adultos. A infância, como idade da brincadeira e da formação escolar, ao mesmo tempo com direito à proteção dos pais e depois à do Estado, é algo relativamente novo.

A infância não é um conceito determinado apenas pela biologia. Como tudo, é também um fenômeno histórico implicado nas transformações econômicas e sociais do mundo, em permanente mudança e construção.

Hoje há algo novo nesse cenário. Vivemos a era dos adultos infantilizados. Não é por acaso que proliferaram os coaches. Coach, em inglês, significa treinador. Originalmente, treinador de esportistas. Nesse conceito importado dos Estados Unidos, país que transformou a infância numa bilionária indústria de consumo, a ideia é a de que, embora estejamos na idade adulta, não sabemos lidar com a vida sozinhos. Precisamos de um treinador que nos ajude a comer, conseguir amigos e emprego, lidar com conflitos matrimoniais e profissionais, arrumar as finanças e até mesmo organizar os armários. Uma espécie de infância permanente do indivíduo.

Os adultos infantilizados desse início de milênio encarnam a geração do “eu mereço”. Alcançar sonhos, ideais ou mesmo objetivos parece ser compreendido como uma consequência natural do próprio existir, de preferência imediata. Quando essa crença fracassa, é hora de buscar o treinador de felicidade, o treinador de saúde. É estarrecedor verificar como as gerações que estão aí parecem não perceber que dá trabalho conquistar o que se deseja. E, mesmo que se esforcem muito, haverá sempre o que não foi possível alcançar.

(Adaptado de: BRUM, ELIANE. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca)

Afirma-se corretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1008753 | Banco de Dados, Concorrência em Banco de Dados, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Uma das maneiras de impedir a ocorrência de deadlocks em bancos de dados relacionais é usar protocolos de prevenção de deadlocks que podem implementar diversas estratégias.
A definição “ Se o timestamp TS(Ti) < TS(Tj), então (a transação Ti é mais antiga que a transação Tj), então Ti tem permissão para esperar; caso contrário (Ti mais novo que Tj) aborta Tj e o reinicia mais tarde com o mesmo rótulo de tempo TS “ descreve a estratégia de prevenção de deadlock denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.