Início

Questões de Concursos Tecnologia da Informação

Resolva questões de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q1037004 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Amazonas, Tecnologia da Informação, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2024

Um indivíduo passou a integrar o corpo funcional de uma instituição financeira, sendo alocado no setor de Recursos Humanos. Após análise das necessidades de treinamento, verificou que existiam carências na integração de equipes que exerciam atividades diversas, mas complementares. Diante disso, programou com o seu setor atividades de integração para compartilhar experiências positivas e negativas, buscando conciliar eventuais diferenças de pensamento.

Nos termos do Código de Ética do Banco da Amazônia, constitui um dever acreditar que os resultados positivos e o êxito decorrem da participação conjunta de todos os componentes da Instituição, superando as dificuldades pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q887246 | Governança de TI, Tecnologia da Informação, EMATER DF, IADES, 2024

Acerca do modelo Balanced Scorecard (BSC) como sistema gerencial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q887254 | Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, EMATER DF, IADES, 2024

No modelo de referência OSI, é responsabilidade da camada de apresentação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q1039830 | Segurança da Informação, Assinatura Digital, Tecnologia da Informação, TRT 12 Região SC, FCC

O trecho a seguir descreve uma parte do processo de geração de assinatura digital e troca de mensagens assinadas digitalmente:O primeiro passo no processo de assinatura digital de um documento eletrônico é a aplicação da........ que fornece uma sequência única para cada documento conhecida como ........ No passo seguinte essa sequência única fornecida é codificada com a chave ......... do emissor da mensagem. A consequência disso é a geração de um arquivo eletrônico que representa a assinatura digital dessa pessoa. A partir daí, a assinatura digital gerada é anexada ao material que será enviado eletronicamente, compondo a mensagem ou o documento.As lacunas I, II e III são preenchidas, correta e respectivamente, com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q964114 | Gerência de Projetos, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Segundo o Guia PMBoK 4ª edição, para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe do projeto deve:

I. Selecionar os processos apropriados necessários para cumprir os objetivos do projeto.
II. Usar uma abordagem definida que possa ser adotada para atender aos requisitos.
III. Usar um modelo de qualidade de processo consistente que permita definir o nível de maturidade dos projetos.
IV. Cumprir os requisitos para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q894488 | Engenharia de Software, Scrum, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Ao final da primeira Sprint de um projeto, o time realizou uma reunião, prevista no Scrum, na qual todos os membros do time de desenvolvimento declararam que estavam satisfeitos por usar teste de unidade e que gostariam que o desenvolvimento fosse dirigido por testes, usando a técnica conhecida como TDD, para melhorar o trabalho.
A atividade especificamente designada no Scrum para discutir tópicos como esses é a reunião de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q991786 | Informática, Tecnologia da Informação, RBPREV AC, IBADE, 2023

Qual das seguintes interfaces é usada, principalmente, para conectar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e unidades de CD/DVD, a um computador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q974895 | Informática, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Em um escritório, foram considerados dois locais para instalação de uma impressora com tecnologia laser: próximo a um lavatório e próximo a uma saída de ar-condicionado. O local próximo a uma saída de ar-condicionado foi escolhido por apresentar menor umidade e temperatura, mantendo o papel e tinta (toner) em boas condições, mas apresenta a seguinte desvantagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q974899 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, TJBA, FGV

Os ajustes de parâmetros de POST, relógio do sistema e temporização das memórias podem ser feitos utilizando o serviço de configuração básica de um computador pessoal, conhecido tipicamente como setup. No setup também é possível alterar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q1040205 | Português, Interpretação de Textos, Tecnologia da Informação, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Está correta a redação que se encontra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q1008723 | Português, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Assinale a frase abaixo em que o argumento apresentado está corretamente classificado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q920415 | Informática, Windows, Tecnologia da informação, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Ao fazer uma verificação do uso de armazenamento do dispositivo, um usuário do Windows notou que um aplicativo estava ocupando mais da metade de seu armazenamento. O usuário decide então desinstalar o suposto aplicativo. Qual das seguintes ações resolve pode resolver o problema do usuário de forma mais eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q970341 | Português, Redação, Tecnologia da Informação, TRT 19ª Região AL, FCC, 2022

Texto associado.
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

O canarinho

Atacado de senso de responsabilidade, num momento de descrença de si mesmo, Rubem Braga liquidou entre os amigos a sua passarinhada. Às crianças aqui de casa tocaram um bicudo e um canário. O primeiro não aguentou a crise da puberdade, morrendo uns dias depois. O menino se consolou, forjando a teoria da imortalidade dos passarinhos: não morrera, afirmou-nos, com um fanatismo que impunha respeito ou piedade, apenas a sua alma voara para Pirapora, de onde viera. O garoto ficou firme com a sua fé. A menina manteve a possessão do canário, desses comuns, que mais cantam por boa vontade que por vocação. Não importa, conseguiu depressa um lugar em nossa afeição.
Era um canário ordinário, nunca lera Bilac, e parecia feliz em sua gaiola. Nós o amávamos desse amor vagaroso e distraído com que enquadramos um bichinho em nossa órbita afetiva. Creio mesmo que se ama com mais força um animal sem raça, um pássaro comum, um cachorro vira-lata, o gato popular que anda pelos telhados. Com os animais de raça, há uma afetação que envenena um pouco o sentimento; com os bichos, pelo contrário, o afeto é de uma gratuidade que nos faz bem.
Aos poucos surpreendi a mim, que nunca fui de bichos, e na infância não os tive, a programá-lo em minhas preocupações. Verificava o seu pequeno coche de alpiste, renovava-lhe a água fresca, telefonava da rua quando chovia, meio encabulado perante mim mesmo com essa minha sentimentalidade tardia, mas que havia de fazer?

(Adaptado de: CAMPOS, Paulo Mendes. Os sabiás da crônica. Antologia. Org. Augusto Massi. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 216.)
Nós o amávamos desse amor vagaroso e distraído com que enquadramos um bichinho em nossa órbita afetiva.
O período acima permanecerá correto, conservando seu sentido básico, substituindo-se o segmento sublinhado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q1054837 | Sistemas Operacionais, Virtualização, Tecnologia da Informação, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

Uma máquina virtual permite tanto experimentar novos sistemas operacionais e usar software que roda em outras plataformas, como testar em múltiplos ambientes programas que estão em desenvolvimento. Atente ao que se diz a respeito do processo de realização de snapshots de máquinas virtuais, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O snapshot é o processo de criar uma imagem PNG da máquina virtual imediatamente antes de ser restaurado um snapshot anterior a fim de não se perder o estado corrente da máquina virtual.

( ) Em algumas situações só é possível apagar um snapshot de uma máquina virtual quando esta não está mais em execução.

( ) Os snapshots de uma máquina virtual ficam guardados no disco rígido virtual VDIFS do sistema operacional hospedeiro, não podendo ser diretamente acessados pela máquina convidada.

( ) O estado de uma máquina virtual pode ser restaurado quando se recupera um snapshot previamente realizado, sendo possível tanto voltar no passado como avançar no tempo.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

616Q967801 | Engenharia de Software, Análise de Pontos de Função, Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Sobre os conceitos da técnica de análise de pontos de função, julgue o item subsecutivo.
Quando duas ou mais aplicações mantém e(ou) referenciam a mesma função de dados, deve-se contar os DERs (dados elementares referenciados) de todas as funções de dados das aplicações envolvidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

617Q898682 | Governança de TI, Tecnologia da Informação, TJ MT, FGV, 2024

A norma ISO/IEC 38500 fornece diretrizes para a governança corporativa de TI, ajudando as organizações a usarem a tecnologia de forma responsável e alinhada aos seus objetivos estratégicos.
O princípio que faz parte da norma ISO/IEC 38500 e visa assegurar que a TI atenda às necessidades dos stakeholders, considerando o equilíbrio entre riscos e benefícios é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q898685 | Governança de TI, Tecnologia da Informação, TJ MT, FGV, 2024

A governança de TI é fundamental para alinhar a referida tecnologia com os objetivos estratégicos das organizações.
Um princípio fundamental da governança de TI é que ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q970373 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, TRT 19ª Região AL, FCC, 2022

No PostgreSQL 12, para buscar e exibir apenas as 5 primeiras linhas da tabela processos utiliza-se o comando SELECT * FROM processos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q1035913 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Uma empresa pretende desenvolver uma aplicação de comércio eletrônico com uma interface web amigável utilizando JavaScript (frontend) e um backend desenvolvido em Java (backend). Na fase de especificação, foram definidos requisitos funcionais e não funcionais para assegurar que o sistema seja confiável e de fácil utilização entre os usuários.
Entre eles:

I. Permitir que o cliente se cadastre e faça o login no sistema por meio do navegador web.
II. Garantir que a interface web responda a qualquer interação do usuário em, no máximo, 2 segundos.
III. Assegurar que a aplicação suporte pelo menos 500 usuários simultâneos sem degradação de desempenho.

É (São) requisitos funcionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.