Questões de Concursos: Tecnologia em Design de Moda

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11 Q683504 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Nos anos 1980, as ombreiras invadiram o guardaroupa das mulheres que, nesse momento, buscavam ocupar espaços predominantemente masculinos no mercado de trabalho. As peças que deixavam os ombros marcados eram um recurso estético que servia para reforçar uma postura feminina mais imponente.
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de grandes ombreiras, no período citado, era recurso utilizado para fazer-se alusão à silhueta masculina. II. A forma de triângulo invertido teve mais destaque nas vestimentas femininas no período mencionado. III. A característica principal do uso de grandes ombreiras era criar uma silhueta ampulheta, com vestimentas desestruturadas.
É correto o que se afirma em

12 Q945184 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Moda refere-se ao gosto ou ao estilo popular atual; o designer de moda expressa o zeitgeist, ou espírito do tempo, em seu trabalho. A moda muda constantemente, e espera-se que o estilista inove a cada estação. Por causa dessa constante pressão pelo novo, é necessário aprofundar cada vez mais as pesquisas de moda e ir além, em busca de nova inspiração e meios de interpretá-la nas coleções.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando asinformações do texto e a relevância da pesquisa para o desenvolvimento de uma coleção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Conforme a metodologia projetual, o designer de moda deve ser um pesquisador que busca conhecer o mundo por várias óticas, um colecionador em busca de novas ideias para o desenvolvimento dos projetos.
PORQUE
II. A função do designer é apresentar novas soluções, considerando fatores socioeconômicos, tecnológicos e culturais no desenvolvimento de produtos que carregam apelos estéticos, simbólicos e ergonômicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

13 Q945177 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas, texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.

É correto o que se afirma em

14 Q945183 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

As características dos tecidos que serão escolhidos para a construção de uma peça deverão ser levadas em consideração durante todo o processo, de confecção da criação à execução final. No momento de montar o plano de corte a ser posto sobre o enfesto, a relação entre o tecido e o fio de cada um dos moldes é fundamental para o bom caimento da peça depois de pronta.
ARAUJO, M. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A linha do fio indicado no molde é responsável pela posição emque essemolde será posto sobre o tecido. II. A posição da linha do fio é marcada em relação a ourela do tecido e corre paralela a ela. III. O fio enviesado forma-se na diagonal da trama com o urdume e melhora o aproveitamento de tecido. IV. A direção do fio longitudinal tem mais estabilidade dimensional do que a direção transversal.
É correto apenas o que se afirma em

15 Q945193 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O marketing tradicional segmenta o mercado em grupos, com base em seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. A segmentação costuma ser seguida pela definição do mercado-alvo, com base na atratividade e na adequação desses segmentos à marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
Em 2022, uma marca firmou parceria com uma emissora de televisão, estreando uma campanha em um reality show. Logo na primeira semana de exposição no reality, a campanha alcançou quase 100 mil interações em seus canais digitais. Seguindo a estratégia de acompanhar o que acontece no reality, explorar em suas redes sociais e monitorar integralmente as oportunidades, a marca reforça o compromisso de estar onde, quando e como o consumidor quiser, por meio de diferentes canais de venda como site, aplicativo e redes sociais.
Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A campanha de marca mencionada no texto é um exemplo de como o marketing digital, devido ao uso de múltiplas plataformas para alcançar o consumidor, inviabiliza a segmentação de mercado, utilizada pelo marketing tradicional.
II. Na mencionada campanha foram utilizadas estratégias de marketing digital explorando-se o reality nas redes sociais como forma de aproximar a marca do seu público, além de conquistar um novo segmento de clientes.
III. As variáveis de segmentação tradicional geográfica e demográfica analisam estilo de vida, aspirações sociais, autoimagem e percepção de valores, permitindo definir-se o perfil do público-alvo por meio das redes digitais.
É correto o que se afirma em

16 Q945178 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Antes de a indústria têxtil ter condições de fornecer tecidos para os fabricantes de roupas, ela precisa desenvolver e produzir tanto as fibras naturais quanto as artificiais. A grande diferença entre a indústria de fibras naturais e a de fibras artificias resulta de métodos operacionais e organizacionais totalmente diferentes, embora o objetivo final de ambos os grupos seja o mesmo: produzir fibras que atendam às necessidades dos consumidores.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012 (adaptado).
A partir da leitura do texto, assinale a opção que agrupa somente fibras naturais.

17 Q945192 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O conceito de sustentabilidade está pautado no relatório “Nosso futuro comum”, criado pela comissão mundial de meio ambiente em 1937. Nele, se afirma que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer que as futuras gerações atendam às suas”. Essa premissa está inclusa na Lei de Educação Ambiental n. 9795/99 e também no artigo 225 da Constituição Federal.
Nesse contexto, algumas empresas e a sociedade em geral vêm desenvolvendo ações baseadas no tripé social, ambiental e econômico que define a sustentabilidade. Um exemplo dessas ações é o cultivo do algodão orgânico com certificações ambientais, visto que é desprovido de agrotóxicos de alto impacto utilizados no cultivo convencional desse produto.

Considerando ostextos apresentados e o uso do algodão orgânico na produção têxtil, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção certificada da fibra de algodão orgânico é uma das estratégias viáveis para o desenvolvimento sustentável de produtos de menor impacto na cadeia têxtil.
II. O desenvolvimento sustentável baseia-se em uma forma de produção com foco na viabilidade econômica, preservação do meio ambiente, e seus recursos naturais, e no bem-estar social.
III. A produção do algodão convencional contribui para o bem-estar social e, em sua maior parte, provém da agricultura familiar de pequenos produtores.

É correto o que se afirma em

18 Q945194 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produtor de moda é o profissional responsável pela criação da imagem de moda e do conceito transmitido nessa imagem, dando sentido a uma história encenada, criando um life style, uma crônica ou uma narração da vida por meio da fotografia. É ele quem escolhe e reúne roupas, acessórios, locação e modelos que irão transmitir o conceito da marca ou da coleção. Suas ações são orientadas por um briefing, no qual se abordam todos os detalhes específicos do tema e o que se deseja alcançar com a produção.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Como há muitas pessoas envolvidas em uma sessão de fotos, é possível que a dispersão ocorra, comprometendo-se o cronograma, o que mostra como o briefing e o roteiro são fundamentais para a otimização e conclusão do trabalho conforme planejado.
II. A comunicação com a equipe é essencial para consolidação das ideias, pois, por meio dela, são recapituladas as referências visuais relativas ao ensaio, casting de modelo, poses e opções de cabelo e maquiagem.
III. Uma sessão de fotos é uma produção complexa que envolve muitas pessoas, adereços e equipamentos, sendo assim, o produtor é fundamental na organização de todos esses elementos, orientando a equipe durante a sessão.

É correto o que se afirma em

19 Q945189 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produto de moda é um artefato de grande influência no cotidiano das pessoas e, portanto, o mercado da moda necessita, cada vez mais, de profissionais que desenvolvam produtos com aspectos relacionados à ergonomia. Há, atualmente, grande preocupação em criar e desenvolver produtos de moda viáveis, ou seja, que estejam de acordo com a metodologia projetual que atenda às necessidades de diferentes usuários, como, por exemplo, proporcionar facilidade de manejo no que diz respeito aos dispositivos de abertura/ fechamento, bom caimento e mobilidade, o que resulta na elaboração de um vestuário inclusivo.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design inclusivo deve estar focado no desenvolvimento de alternativas que atendam às limitações do usuário, a fim de permitir a realização das atividades diárias.
II. O design centrado no usuário está embasado na observação de suas necessidades e preferências, tendo como foco a atenção ao usuário e pautando o desenvolvimento do produto em características específicas.
III. O design inclusivo abrange o desenvolvimento de produtos facilitadores para cada necessidade, além de englobar aspectos estéticos, a fim de se criar um produto atrativo ao usuário.

É correto o que se afirma em

20 Q683516 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Mix de produtos é o nome que se dá à variedade de produtos oferecidos por uma empresa. Ao planejar e desenvolver uma coleção, deve-se considerar qual mix a empresa já possui e definir se ele será mantido, reduzido ou ampliado.
TREPTOW, D. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo:Treptow, 2013 (adaptado).
O mix de produto, em uma coleção, é dividido em três categorias:
1) modelos que trazem as tendências do momento de formas, cores e texturas; 2) peças que trazem tendências atuais ou futuras com atributos mais conceituais, podendo estar ou não em todas as coleções; 3) modelos presentes em quase todas as coleções, peças funcionais, que são garantia de venda em todas as estações.
Com base nasinformações apresentadas, assinale a opção que indica,respectivamente, a denominação das categorias de uma coleção.

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