Questões de Concursos Tecnologia em Logística

Resolva questões de Tecnologia em Logística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q944802 | Logística, Tecnologia em Logística, MEC, INEP, 2022

A função de compras é essencial para suprir necessidades de materiais e serviços. A eficiência da área de compras está ligada ao grau de atendimento e ao relacionamento entre comprador e fornecedor, que deve ser o mais adequado e conveniente.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019 (adaptado).

Considerando a importância dos fornecedores no processo de compras, avalie as afirmações a seguir.
I. O surgimento de novos fornecedores, lotes maiores de compras e produtos similares com a qualidade equivalente são situações que permitem melhorar as condições de compra.
II. A escolha dos fornecedores deve priorizar aqueles que atendam aos requisitos de preço, qualidade de produtos e/ou serviços, capacidade operacional, pós-venda, prazo de entrega e melhores condições de pagamento.
III. O maior grau de liberdade de escolha é uma das principais vantagens de se ter muitos fornecedores.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q944803 | Logística, Tecnologia em Logística, MEC, INEP, 2022

O e-commerce representa um canal de venda online. O lojista pode comercializar produtos e serviços por meio de um website, de aplicativo, correio eletrônico, entre outros. Existem vários tipos de e-commerce, como: B2B (business to business), B2C (business to consumer), C2C (consumer to consumer), C2B (consumer to business), B2A (business to administration), M-Commerce (vendas em qualquer lugar e a qualquer hora), S-Commerce (vitrine de rede social) e T-Commerce (do conforto de casa). O omnichannel integra canais online e offline para vendas, pagamentos e atendimentos, o que quer dizer que ele não se limita à internet.

Com base no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o omnichannel, é possível sincronizar estoques entre lojas físicas e virtuais, comprar no site e retirar na loja, comprar no website, trocar ou devolver na loja, comprar na loja itens não disponíveis no momento e acompanhar o pedido pela internet.
PORQUE
II. O omnichannel utiliza ferramentas tecnológicas como cloud computing e business intelligence para integralizar estoques, atualizar em tempo real as informações dos pedidos e oferecer maior exatidão sobre o percurso de entrega dos itens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q944804 | Logística, Tecnologia em Logística, MEC, INEP, 2022

Há inúmeras oportunidades de novos negócios no setor logístico brasileiro. A BR-Express é um dos players mais competitivos do mercado de startups de tecnologia, com o modelo de negócios da economia do compartilhamento. Posicionando-se como uma empresa voltada a reinventar a logística last mile no Brasil, a BR-Expressfoi criada como uma plataforma online que permite a conexão entre os usuários e motociclistas, dentro do conceito de logística urbana destinada a agilizar serviços de entrega expressa em cidades com tráfego intenso. Em um curto período, o aumento exponencial do número de clientes comprovou a demanda da solução de entrega expressa e acelerou ainda mais a oferta de novos serviços, como entrega nacional para plataformas de comércio eletrônico.
WANG, H.; PEREIRA, L. H.; SCARONI, C. M. S. Desafios para startups de tecnologia logística no e-commerce sino brasileiro: O caso da BR-Express. Revista brasileira de casos de ensino em administração, v. 11, n. 2, jul./dez. 2021 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O gerenciamento do last mile pode contribuir para elevar a competividade, proporcionar ganhos de escala e reduzir os custos logísticos.
II. Os objetivos das empresas do ramo varejista são: elevar a satisfação dos clientes, melhorar o atendimento e aumentar o tempo de responsividade.
III. A rede transportadora, ao utilizar a agregação de entrega, aumenta o custo de transporte e facilita a coordenação de rotas e cronogramas.
IV. Os gestores conseguem controlar os processos, monitorando possíveis ocorrências que necessitam de ação imediata e reduzindo os erros operacionais, por meio das ferramentas desenvolvidas pelas startups.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q944805 | Logística, Tecnologia em Logística, MEC, INEP, 2022

A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Esse conceito foi reforçado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída a partir da Lei n. 12.305, de agosto de 2010. Além de cumprir a lei, a empresa pode se beneficiar reduzindo custos, gerando receitas e desenvolvendo um diferencial diante da concorrência.
Disponível em: https://revistamundologistica.com.br/glossario/ o-que-e-logistica-reversa. Acesso em: 15 jun. 2022 (adaptado).

Tendo como referência as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A logística reversa pode se apresentar no formato de pós-venda, em que o produto retorna ao ciclo produtivo antes de ter sido usado pelo consumidor, ou no pós-consumo, no qual o produto foi utilizado e descartado pelo consumidor, pelo término de sua vida útil ou porque sua validade chegou ao fim.
PORQUE
II. A PNRS dispõe sobre princípios relativos à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, inclusive os perigosos, bem como às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.