Questões de Concursos Tecnologias Educacionais e Educação a Distância

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21Q903215 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), é INCORRETO afirmar:
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22Q903216 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

O serviço de webconferência possibilita colaboração via internet para realização de aulas, sessões de tutoria, palestras, reuniões de caráter administrativo, treinamento a distância, na utilização dos recursos didáticos e pedagógicos empregados em cursos on-line ou semipresenciais. Sobre as vantagens do serviço de webconferências apresentados a seguir, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
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23Q903206 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Com o avanço das tecnologias e mudanças sociais, novas plataformas educacionais estão surgindo, oferecendo cursos com características massivas, com ambientes virtuais totalmente on-line, proporcionando maior autonomia aos estudantes. Considerando as diferentes siglas de cursos e suas características, assinale a alternativa INCORRETA:
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24Q903212 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Dentre os diversos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) disponíveis para uso na internet, temos os blogs. Marque a alternativa CORRETA sobre esse recurso:
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25Q903213 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE as características dos Massive Open Online Courses (MOOCs):
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26Q903218 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

É comum ouvir frases como “tudo que está na Internet é domínio público, então posso copiar e colar à vontade”. Mas isso é verdade? Quais são os limites? O que você pode copiar e de onde? Quando estamos construindo um curso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ofertá-lo de forma on-line na Web, como um curso EAD, alguns cuidados precisam ser tomados em relação à utilização de materiais de terceiros. Sobre esses cuidados, marque a alternativa CORRETA:
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27Q903222 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

No Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, existe um recurso que pode ser utilizado para propor uma atividade de construção de textos de forma colaborativa entre os participantes que compõem o grupo, possibilitando a criação, correção e complementação de textos de forma coletiva. Aqui estamos falando de que recurso?
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28Q903220 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Sobre algumas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações em educação, marque a alternativa INCORRETA:
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29Q903221 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Em relação aos conceitos de comunicação, linguagem audiovisual e multimídias, conceitos discutidos em Taú et. al. “Tecnologia, Educação e Aprendizagem – Caderno Pedagógico – 1ª Ed.” (2011), assinale a alternativa INCORRETA:
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30Q903209 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Sobre o movimento maker e seus espaços, são feitas algumas afirmações. Marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
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31Q903217 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Com uma proposta moderna e lúdica, muitos docentes têm recorrido a atividades de gamificação em suas disciplinas. Quando falamos de ensino a distância e da plataforma Moodle, existem diversas ferramentas acopláveis capazes de estabelecer pontuações associadas às atividades inseridas no ambiente. Assinale com V (VERDADEIRO) ou com F (FALSO) as afirmações feitas sobre aplicação de gamificação no Moodle:

( ) A simples implantação do Level Up! no Moodle, ou de qualquer outra ferramenta de gamificação, é suficiente para que esse trabalho surta efeito, gerando mais benefícios do que problemas. Não é preciso que a disciplina seja planejada de modo a considerar a gamificação.
( ) Com a incorporação da gamificação em uma disciplina, não há mais necessidade de feedback, pois isso não fará com que o processo de ganho de pontos seja motivante para os alunos. Nos jogos, o retorno deve ser esporádico, para que se mantenha o engajamento.
( ) O plugin Level UP, quando instalado no Moodle, disponibiliza recursos que permitem usar elementos de gamificação, tais como pontos, emblemas e quadro de líderes, tríade conhecida como PBL (points, badges, leaderboards).
( ) Algumas ferramentas de gamificação utilizam uma barra de progresso e passagens de nível como meio de motivação. A barra de progresso é uma ferramenta simples e muito usada em gamificação, pois causa a sensação de se estar progredindo, perto de completar alguma tarefa que trará uma recompensa.
( ) Pode parecer tolo que um desenho na tela, como a barra de progresso, tenha o efeito da sensação de se estar progredindo, mas, psicologicamente, a recompensa e o reconhecimento causam satisfação ao ser humano e o motivam a continuar o processo.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA, de cima para baixo:
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32Q903219 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Acerca da Portaria Nº 90, de 24 de abril de 2019 publicado pelo MEC, que dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu, na modalidade de educação a distância, considere as seguintes afirmações:

I. É permitida a oferta de programa a distância para pós-graduação stricto sensu somente na modalidade profissional, não permitindo a modalidade acadêmica.
II. Pelo fato de ser a distância, os programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos a distância obedecerão às regras e exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dependendo necessariamente de avaliação prévia da Capes, Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, CNE/CES;
III. Em conformidade com o projeto pedagógico e previstos nos respectivos regulamentos sobre pesquisas de campo e atividades relacionadas a laboratórios: estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais e avaliações não são necessárias ser realizadas de forma presencial em um curso de programas stricto sensu a distância.

Está(ão) CORRETA(S):
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