Com uma proposta moderna e lúdica, muitos docentes têm recorrido a atividades de
gamificação em suas disciplinas. Quando falamos de ensino a distância e da plataforma
Moodle, existem diversas ferramentas acopláveis capazes de estabelecer pontuações
associadas às atividades inseridas no ambiente. Assinale com V (VERDADEIRO) ou com
F (FALSO) as afirmações feitas sobre aplicação de gamificação no Moodle:
( ) A simples implantação do Level Up ! no Moodle, ou de qualquer outra ferramenta de
gamificação, é suficiente para que esse trabalho surta efeito, gerando mais benefícios do
que problemas. Não é preciso que a disciplina seja planejada de modo a considerar a
gamificação.
( ) Com a incorporação da gamificação em uma disciplina, não há mais necessidade de
feedback , pois isso não fará com que o processo de ganho de pontos seja motivante para
os alunos. Nos jogos, o retorno deve ser esporádico, para que se mantenha o engajamento.
( ) O plugin Level UP , quando instalado no Moodle, disponibiliza recursos que permitem usar
elementos de gamificação, tais como pontos, emblemas e quadro de líderes, tríade
conhecida como PBL (points, badges, leaderboards ).
( ) Algumas ferramentas de gamificação utilizam uma barra de progresso e passagens de nível
como meio de motivação. A barra de progresso é uma ferramenta simples e muito usada
em gamificação, pois causa a sensação de se estar progredindo, perto de completar
alguma tarefa que trará uma recompensa.
( ) Pode parecer tolo que um desenho na tela, como a barra de progresso, tenha o efeito da
sensação de se estar progredindo, mas, psicologicamente, a recompensa e o
reconhecimento causam satisfação ao ser humano e o motivam a continuar o processo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA , de cima para baixo:
✂️ a) F, F, V, V, V ✂️ b) V, F, V, V, V ✂️ c) F, F, F, V, V ✂️ d) F, V, V, F, V ✂️ e) V, V, V, V, F