Início

Questões de Concursos Tecnologista Júnior

Resolva questões de Tecnologista Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q386277 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A meiose é um processo complexo e sujeito a erros na segregação dos cromossomos. Esses erros podem levar à formação de gametas aneuploides. Com relação aos erros de segregação dos cromossomos julgue os próximos itens.

A não disjunção cromossômica e o retardo anafásico têm como consequência a alteração do número de cromossomos do gameta e podem levar à formação de gametas aneuploides.

  1. ✂️
  2. ✂️

462Q385006 | Biologia, Biologia Molecular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue os itens subsequentes.

A tipificação molecular do sistema HLA, para definição em alta resolução dos alelos presentes em cada indivíduo, baseia-se na detecção das variações de nucleotídios nos éxons de cada um dos loci relevantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q361202 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relacionados a estrutura física, recursos humanos e materiais no centro cirúrgico.

O dimensionamento de pessoal no centro cirúrgico pode ser fundamentado em metodologias, como funcionários por hora de assistência. O cálculo do número de profissionais de enfermagem mais utilizado é o determinado com base no número de salas de cirurgia e de leitos de recuperação pósanestésica.

  1. ✂️
  2. ✂️

464Q546560 | Física, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à exposição em situação de emergência, devem ser tomadas as medidas necessárias para permitir a avaliação das exposições recebidas por indivíduos do público, como consequência de uma situação de emergência, e para colocação dos resultados dessa avaliação à disposição do público.

O painel de minuteria dos equipamentos de teleterapia com fontes seladas deve possuir luzes de indicação da posição da fonte, sendo a luz amarela para fonte exposta, luz vermelha para fonte em trânsito e luz verde para fonte recolhida.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q384529 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca do transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os itens seguintes.

Um TCTH com mieloblação ocorre quando, para a realização de um transplante alogênico, são utilizadas altas doses de agentes citotóxicos no condicionamento pré-transplante.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q386389 | Biologia, Biossegurança, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com referência à radioatividade, julgue os itens subsequentes.

O 14C é o radionuclídeo de meia-vida mais longa, com cerca de 5.730 anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q10882 | Radiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.
Três fatores são preponderantes na eficiência do detector: eficiência quântica, geométrica e de conversão do sinal.
  1. ✂️
  2. ✂️

468Q383392 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura e à variabilidade dos genes do sistema HLA, julgue os itens subsequentes.

O processamento ou recomposição alternativa é a causa da alta variabilidade do gene HLA-A.

  1. ✂️
  2. ✂️

469Q386487 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao alinhamento múltiplo de sequências, julgue os próximos itens.

O HMMER usa modelos coloridos de Markov para alinhar uma sequência de aminoácidos com um determinado perfil (profile).

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q546507 | Física, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio das normas NN-3.01 e NN-3.05, estabelece requisitos básicos de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante e de radioproteção e segurança para serviços de medicina nuclear. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Em situações de rotina, frequentemente é necessário se adotar uma ação de intervenção para evitar a probabilidade de exposição a fontes de radiação.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q387391 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A microscopia confocal tem sido usada para examinar o papel dos canais iônicos, especialmente o de sódio, na liberação de neurotransmissores. Para isso, uma variedade de corantes fluorescentes é usada para examinar os níveis intracelulares dos íons sódio e cálcio. Acerca desses corantes na imagem confocal, julgue os itens subsequentes. O inconveniente da técnica de corantes na imagem confocal é a degradação dos fluoróforos, o que leva à utilização do confocal para o estudo de fenômenos mais rápidos, no caso de espécimes vivos, ou para estudar detalhes internos das células em espécimes vivos ou fixados.
  1. ✂️
  2. ✂️

472Q385094 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos técnicos relacionados aos cortes que influenciam a interpretação da estrutura histológica, julgue os próximos itens.

Epitélios de revestimento são classificados de acordo com o número de camadas observadas em cortes histológicos perpendiculares á superfície.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q384407 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos de preparo, coleta e transporte de amostras referentes a análises clínicas, julgue os itens a seguir.

Alguns compostos comumente usados para preservar amostras de urina coletadas durante 24 horas são etanol, isopropanol e acetato de etila.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q364001 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Paciente em TCTH em uso de Ciclosporina A deve ser orientado quanto a alguns cuidados no uso desse medicamento, a saber: a necessidade de adesão rigorosa ao horário de administração, a importância de ingeri-la com alimentos, a possibilidade de ingeri-la com outras medicações, a exemplo do Tacrolimus, bem como a necessidade de comunicar ao médico quando for incapaz de ingeri-la devido efeitos colaterais gastrointestinais.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q386791 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A meiose é um processo complexo e sujeito a erros na segregação dos cromossomos. Esses erros podem levar à formação de gametas aneuploides. Com relação aos erros de segregação dos cromossomos julgue os próximos itens.

Translocação equilibrada é uma das causas do aumento na frequência de não-disjunção meiótica.

  1. ✂️
  2. ✂️

476Q385268 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

O microscópio óptico é um instrumento indispensável aos trabalhos laboratoriais, fornece imagens ampliadas e de grande precisão, tornando possível a observação de estruturas invisíveis à vista desarmada. Acerca das possíveis melhoras da qualidade e da resolução na imagem da microscopia óptica de luz, julgue os itens subsequentes.

A ocular capta a luz filtrada pelo condensador e projeta uma imagem real, invertida e aumentada da estrutura, e essa imagem é modificada mediante outro sistema de lentes, que aumenta a imagem projetada, para ser captada pelo olho do observador.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q383485 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Testes não-paramétricos são métodos utilizados na área biomédica que compreendem procedimentos que não necessitam de estimação de variância e da média da população. Acerca de métodos não-paramétricos, julgue os itens a seguir.

O Teste exato de Fisher é utilizado na análise de dados categóricos, como alternativa do teste de Qui-quadrado nos casos de amostras com “n” maior que 40.

  1. ✂️
  2. ✂️

478Q385404 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da interação da radiação com a matéria, julgue os próximos itens.

Bremsstrahlung, ou radiação de frenagem, é o efeito do choque de uma partícula com os elétrons da camada K.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q383881 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, respeito das técnicas de imunomarcação.

A formação do complexo antígeno-anticorpo gera forças hidrofóbicas que expulsam a água intramolecular, produzindo, conforme a concentração do antígeno e do anticorpo, compostos que se precipitam.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q367248 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando que as emergências oncológicas requerem atenção por parte dos enfermeiros, a fim de evitar comprometimentos severos da condição clínica do paciente, julgue os itens que se seguem.

A importância da identificação precoce da síndrome da compressão medular reside no fato de que, se o tratamento for iniciado no período de até sete dias após o surgimento de paresia, haverá possibilidade de reversão do quadro.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.