Início

Questões de Concursos Tecnologista Júnior

Resolva questões de Tecnologista Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q386932 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A necessidade do melhor conhecimento da microestrutura tem levado a um contínuo desenvolvimento das técnicas de microscopia, cujos aumentos máximos possíveis têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Nesse contexto, três tipos de microscopia são utilizados em grande extensão: microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Deve-se destacar que essas técnicas são complementares e cada uma delas tem seu campo específico de aplicação. Com base nos tipos de microscopia, julgue os itens que se seguem.

A melhoria do poder resolvente do microscópio eletrônico está diretamente relacionada ao curto comprimento de onda apresentado pelos raios eletrônicos utilizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

602Q386196 | Biologia, Microbiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Na análise de microrganismos provenientes de um sítio infectado em um paciente foram detectadas as seguintes características:

I apresentam-se arroxeados após coloração pelo método de Gram;

II ao serem colocados em contato com peróxido de hidrogênio, não ouve formação de bolhas;

III em meio de cultura contendo sangue eram capazes de causar halo de hemólise completa em volta das colônias;

IV não hidrolizam PYR (l-pirrolidonil-beta-naftilamida);

V são capazes de hidrolisar o ácido hipúrico.

Com base nas características descritas, julgue os itens que se seguem.

Trata-se de microrganismo beta-hemolítico capaz de causar endocardite.

  1. ✂️
  2. ✂️

603Q384940 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca da coloração histológica nos tecidos.

Na coloração de uma preparação histológica, a etapa que vai da desparafinização à coloração se faz frequentemente passando-se o fragmento inicialmente no xilol, depois em álcool absoluto, álcool a 95% e, finalmente, na água.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q360382 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de cirurgias oncológicas torácicas, abdominais ginecológicas e mastológicas das emergências cirúrgicas oncológicas, julgue os itens a seguir.

A pneumonectomia é a remoção de uma pequena parte do pulmão, geralmente realizado para tratar neoplasias caracterizadas como pertencentes aos estágios IB e IIA.

  1. ✂️
  2. ✂️

605Q383444 | Biologia, Fisiologia Animal, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação às doenças que afetam a mama feminina, julgue os itens subsequentes.

Ectasia ductal acomete com maior frequência os ductos periféricos, ocasionando inflamação crônica e fibrose.

  1. ✂️
  2. ✂️

606Q385319 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos técnicos relacionados aos cortes que influenciam a interpretação da estrutura histológica, julgue os próximos itens.

Cristas interpapilares epidérmicas simulam neoplasia invasora quando aparecem em disposição transversal, circundadas inteiramente pelo tecido conjuntivo das papilas.

  1. ✂️
  2. ✂️

607Q383796 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as características das matrizes empregadas nas análises por espectrometria de massa do tipo MALDI, julgue os itens seguintes.

A matriz ácido alfa-ciano-4-hidroxicinâmico é rotineiramente empregada em experimentos de peptide mass fingerprint.

  1. ✂️
  2. ✂️

608Q384571 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Sobre os lasers e espectros de emissão e excitação dos corantes utilizados em citometria de fluxo, julgue os itens que se seguem.

A compensação é necessária quando são utilizados dois ou mais fluoróforos cujos espectros de emissão se sobrepõem parcialmente, independentemente de seus espectros de excitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

609Q10841 | Radiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com referência ao tubo de um aparelho radiográfico convencional, julgue o item subsequente.
Anodos estacionários são utilizados em aparelhos com alta demanda de carga e de longo tempo de produção de raios X, como os arcos em C para arteriografia.
  1. ✂️
  2. ✂️

610Q384606 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

Por causa da imprecisão da reação de RT PCR, não é possível realizar a quantificação relativa do RNA a partir da curva padrão de DNA.

  1. ✂️
  2. ✂️

611Q384426 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

A quantificação relativa, na PCR de tempo real, pode ser usada para verificar mudanças na expressão de um determinado gene.

  1. ✂️
  2. ✂️

612Q385473 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto ao princípio de compensação de sinais na citometria de fluxo, julgue os próximos itens.

Beads ou contas podem ser utilizadas para realizar a compensação. Nesse caso, deve ser dada preferência àquelas que precisam ser marcadas pelo próprio pesquisador ou técnico responsável, para evitar variação devido a diferenças de marcas de sondas fluorescentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

613Q546256 | Física, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir em relação às atividades administrativas e às técnicas envolvidas no gerenciamento de rejeitos radioativos, de acordo com a norma CNEN-NE-6.05.

Para a transferência de rejeitos de uma instalação e o tratamento desses rejeitos, é necessária a aprovação apenas do supervisor de radioproteção e do titular.

  1. ✂️
  2. ✂️

614Q386085 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Para a obtenção de metáfases a partir de linfócitos de sangue periférico, é necessário que haja crescimento celular em cultura. Após a cultura, diferentes procedimentos permitem que haja metáfases em número e qualidade suficientes para análise dos cromossomos. Com relação aos procedimentos de cultura de linfócitos e obtenção de metáfase, julgue os itens que se seguem.

84 A colchicina impede a formação das fibras do fuso mitótico, interrompendo o ciclo celular na interfase.

  1. ✂️
  2. ✂️

615Q383527 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos de preparo, coleta e transporte de amostras referentes a análises clínicas, julgue os itens a seguir.

A coleta de sangue capilar por punção cutânea é corretamente realizada com lanceta, que deve penetrar 12 mm em região tibial anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

616Q385599 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à divisão celular, julgue os itens a seguir.

Durante a mitose ou meiose, o núcleo celular se desfaz e permite a duplicação dos cromossomos.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q384598 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a imunoistoquimica, julgue os itens que se seguem.

Os métodos histoquímicos normalmente não permitem localização de proteínas específicas, o que pode ser feito pela imunocitoquímica.

  1. ✂️
  2. ✂️

618Q363871 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

A posição de proclive consiste em elevação da cabeceira, os pés são abaixados, oferecendo melhor acesso à cabeça e ao pescoço. Essa posição é indicada para cirurgias de ombro, cabeça e pescoço, oftalmológicas e cirurgias plásticas de face, nariz entre outras.

  1. ✂️
  2. ✂️

619Q386419 | Biologia, Fisiologia Animal, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os mecanismos de desenvolvimento das doenças e suas características morfológicas, julgue os itens de 52 a 56.

Vasodilatação transitória, seguida de vasoconstrição e edema, resulta da produção de histamina e óxido nítrico nos tecidos acometidos por processos inflamatórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

620Q387443 | Biologia, Fisiologia Animal, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Alterações estruturais dos órgãos nem sempre provocam distúrbios, podendo corresponder a variações da normalidade, sem repercussão funcional. Julgue os itens seguintes, relativos à correlação existente entre as alterações estruturais e respectivas repercussões funcionais.

Calcificação da camada média das artérias uterinas está associada ao tromboembolismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.