Início

Questões de Concursos Tecnologista Pleno 2

Resolva questões de Tecnologista Pleno 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q784108 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Redes dos tipos SOM (Self Organizing Map) e LVQ (Learning Vector Quantization) foram propostas pelo finlandês Teuvo Kohonen e encontram atualmente diversas aplicações. Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.

Uma rede SOM com grade quadrada de 10 × 10 neurônios pode ser utilizada para mapear uma distribuição bidimensional oval de dados de treinamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q784149 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A obtenção da função lógica X-OR (Ou-exclusivo), via treinamento representou um marco nos primórdios das redes neurais artificiais. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma rede perceptron multicamadas com função de ativação logística pode fornecer a solução do X-OR via treinamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q615261 | Informática, Dispositivos, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No referente à configuração de roteadores, julgue os itens subseqüentes.

Um roteador que tenha mais de uma interface WAN para um mesmo destino físico não pode ser utilizado como gateway padrão por gerar problemas de troca de tráfego.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q783713 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de controladores nebulosos, julgue os itens que se seguem.

O controlador PID nebuloso permite sintonia adequada em mais de um ponto de operação.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q783779 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A rede de Hopfield é uma rede neural recorrente de camada única, isto é, as saídas estão conectadas às entradas desta rede. A rede de Hopfield discreta pode ser utilizada para armazenar um certo número de padrões binários. Visando a estabilidade do sistema, Hopfield propôs que a matriz de pesos fosse simétrica, com diagonal principal nula. Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Para uma certa condição inicial, após a estabilização da rede de Hopfield, obtém-se como saída apenas o padrão armazenado que é mais próximo ao padrão inicial.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q379019 | Biologia, Taxonomia, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos padrões, reconhecidos internacionalmente, para a catalogação de dados de espécies biológicas, julgue os itens a seguir.

O BioCASe é o protocolo recomendado pelo GBIF para o intercâmbio de dados no padrão DarwinCore 1.4.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q611521 | Informática, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a modelos de dispositivos e a tecnologias de fabricação de circuitos integrados, julgue os itens subseqüentes.

A tecnologia CMOS é caracterizada, entre outros fatores, pela presença de transistores NMOS, construídos sobre um substrato com dopagem do tipo p, e de transistores PMOS, construídos sobre um poço, com dopagem do tipo N, inserido no substrato tipo P.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q549659 | Informática, Linux Unix, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de configurações de firewall em sistemas operacionais Linux com versão de kernel superior a 2.4, julgue os itens subseqüentes.

O comando iptables - I FORWARD -p udp --source-port 53 -j ACCEPT faz com que a porta 53, com protocolo UDP, seja aceita na cadeia de forward.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q615387 | Informática, Segurança da Informação, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à segurança de sistemas de informação.

Determinadas empresas podem sofrer profundas perdas em suas operações e negócios, caso seus sistemas de informações fiquem inoperantes por um curto período de tempo (algumas horas).

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q718909 | Arquitetura, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a ferramentas de CAD, julgue os itens a seguir.

O roteamento de um circuito consiste em determinar a posição relativa de células de forma a minimizar o comprimento das interconexões entre elas.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q614206 | Informática, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a modelos de dispositivos e a tecnologias de fabricação de circuitos integrados, julgue os itens subseqüentes.

O modelo de nível 1 de um transistor MOS no Spice implementa o modelo de Shichman-Hodges, que apresenta boa precisão para efeitos de canal curto.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q613957 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Quanto à linguagem Perl, julgue os itens seguintes.

Essa linguagem tem três tipos de dados embutidos: os escalares, as matrizes de escalares e as matrizes associadas de escalares.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q610211 | Informática, Segurança da Informação, Tecnologista Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à segurança de sistemas de informação.

O projeto de segurança de sistemas é um compromisso entre controle e flexibilização de operações e, desse modo, é impossível garantir 100% de eficácia do mesmo.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q614570 | Informática, Sistemas Operacionais, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à configuração, administração e testes de sistemas DNS (domain name system).

Em sistemas Windows 2000 e Unix, o comando nslookup permite fazer testes de desempenho associados a taxas de transferência de pacotes em vários servidores DNS simultaneamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q614602 | Informática, Protocolo, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca do uso e das configurações de protocolos de roteamento, julgue os itens seguintes.

É necessário definir um número de AS (autonomous system) para o funcionamento do BGP (border gateway protocol), quando configurado em um roteador de borda, entre redes de concessionárias de serviço de telecomunicação diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q378834 | Biologia, Taxonomia, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos projetos taxonômicos e informatização de coleções, julgue os próximos itens.

Sistemas de informação para coleções científicas possibilitam a ampliação de conhecimento, troca de experimentações e descobertas propiciando melhor documentação e monitoramento de alterações ocorridas no manejo de recursos naturais.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q521951 | Auditoria, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A verificação da adequação de um laboratório às normas de qualidade ou à qualificação de fornecedores é feita por meio de auditorias técnicas. A respeito das técnicas de auditoria da qualidade, julgue os itens a seguir.

As normas da série ISO 9000 e a ABNT 17025 exigem que os auditores internos possuam qualificação comprovada por diploma ou certificado de conclusão de curso superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q616278 | Informática, Dispositivos, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No referente à configuração de roteadores, julgue os itens subseqüentes.

Para se configurar um enlace físico entre dois roteadores, é necessário informar ao roteador que tipo de sinalização de enlace uma porta WAN irá utilizar.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q550000 | Informática, Linux Unix, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere a configurações de firewall em sistemas operacionais FreeBSD com versão 4.9 ou superior, julgue os itens a seguir.

O ipfw é o software manipulador das regras de firewall em sistemas FreeBSD para gerenciar o mecanismo de dummynet.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q784026 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Um sistema especialista baseado em lógica nebulosa pode ser treinado como uma rede neural artificial (RNA). Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Um sistema neuronebuloso tem, em comparação com a RNA, a vantagem de apresentar uma componente de explicação. É possível verificar quais regras foram ativas no processo decisório.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.