Início

Questões de Concursos Tecnologista Pleno I

Resolva questões de Tecnologista Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q786457 | Engenharia Elétrica, Propagação, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Considere que em uma fibra óptica se propagam duas portadoras ópticas com frequências f1 e f2; interessa-nos extrair a informação contida na diferença dessas duas frequências. O dispositivo que deve ser utilizado na saída da fibra é um/uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q621413 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

No modelo de desenvolvimento XP (Extreme Programming) há uma atividade na qual os usuários descrevem as funcionalidades que o software deverá possuir. Essa descrição recebe a denominação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q615084 | Informática, Algoritmos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processamento digital de imagens e a assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.

Em muitos casos, a digitalização e a codificação podem facilitar a transmissão e o armazenamento de imagens de forma eficiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

284Q610734 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software é o domínio do conhecimento que engloba tecnologias e processos de trabalho que visam a produção sistemática de softwares para atender a requisitos técnicos, com determinados níveis de qualidade e custo. Para tanto, a engenharia de software estuda e define metodologias, técnicas e ferramentas de apoio. Acerca das atividades de engenharia de software e dos meios para realizá-las, julgue os itens a seguir.

Na gerência de configuração de software, o conceito de baseline, tal como definido no padrão IEEE 610.12-1990, consiste em uma especificação ou produto que foi formalmente revisto e sobre o qual se obteve um acordo, de modo que o baseline serve de referencial para o desenvolvimento e só pode ser modificado por intermédio de procedimentos formais de controle de modificações.

  1. ✂️
  2. ✂️

285Q614110 | Informática, UML, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.

A representação do comportamento dinâmico de um software pode ser realizada em UML com diagramas de rastreamento de eventos, que especificam comportamentos internos de objetos individuais, e diagramas de estados, que especificam o estado global do sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q614878 | Informática, Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos formatos de intercâmbio bibliográfico.

As etiquetas de parágrafos (tags), os indicadores e os subcampos são elementos presentes no formato MARC.

  1. ✂️
  2. ✂️

287Q613118 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

As linguagens C e C++ permitem a produção de uma gama de programas bastante abrangente, incluindo desde a programação de elementos de hardware e dispositivos até a expressão de conceitos abstratos em aplicações de tratamento do conhecimento. Acerca dessas linguagens de programação, julgue os itens que se seguem.

Na linguagem C, o emprego da diretiva #include permite ao programador elaborar arquivos de cabeçalho contendo declarações e definições comuns a vários outros arquivos de programas-fonte. Exemplos de tais declarações são estruturas, uniões, enumerações e protótipos de funções.

  1. ✂️
  2. ✂️

288Q644129 | Informática, Data Warehouse, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

No projeto de um data warehouse corporativo é recomendável projetar todos os modelos dimensionais que a empresa necessita. Uma ferramenta bastante utilizada para facilitar tal tarefa, permitindo a colocação de todos os processos de negócio e suas dimensões, é a chamada Matriz de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q804462 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a instrumentos magnéticos, observatórios magnéticos e campos induzidos no interior da Terra, julgue os itens que se seguem.

A distribuição de observatórios magnéticos na Terra é desigual, com exceção da América do Norte e do Japão, onde o volume de medidas se aproxima da ideal.

  1. ✂️
  2. ✂️

290Q749167 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Quais os arrastos encontrados numa aeronave subsônica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q748928 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

O fator de carga é muito importante para o projeto estrutural de uma aeronave e é uma relação entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q745858 | Economia, MACROECONOMIA, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.

Devem ser providos pelo Estado os bens que têm rivalidade no seu consumo e que excluem os consumidores que não pagam por eles.

  1. ✂️
  2. ✂️

293Q748930 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

O centro aerodinâmico e o centro de pressão de uma aeronave são locais importantes.

É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q592587 | Química, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No referente a monitoramento de gases residuais em sistemas de vácuo, julgue os seguintes itens.

Para o monitoramento da tubulação de vácuo em um sistema UHV (ultra-high vacuum), a coleta de material deve ser feita a montante da primeira válvula de isolamento de vácuo, do lado de dentro da parede de proteção.

  1. ✂️
  2. ✂️

295Q611878 | Informática, Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos metadados, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos dos metadados é tornar os recursos eletrônicos mais visíveis pelos engenhos de busca e sistemas de recuperação.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q594471 | Química, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à cromatografia em fase líquida, julgue os itens subseqüentes.

Nos cromatógrafos líquidos de alta eficiência, o solvente é injetado sob alta pressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

297Q749120 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma aeronave, voando ao nível do mar, registra uma pressão dinâmica de 2 940 N/m2. Qual é a velocidade dessa aeronave, sabendo que a temperatura no voo é de 27 ºC e a constante do ar, considerado com gás perfeito, é R = 280 m2/s2oK?

Dado: Patm = 100.000 N/m2
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q612712 | Informática, Sistemas de Informação, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Algumas características de dados são importantes para a arquitetura e a programação de um SIG. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

O armazenamento com representação vetorial por coordenadas é mais eficiente que o armazenamento com representação matricial.

  1. ✂️
  2. ✂️

299Q786820 | Engenharia Elétrica, Projetos Elétricos, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a planejamento e orçamentação de obras.

Na elaboração de uma rede de planejamento, a duração do caminho crítico corresponde à duração planejada para a obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

300Q788384 | Engenharia Elétrica, Propagação, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

As curvas de dispersão modal de um guia dielétrico laminar (slab) simétrico sem perdas podem ser apresentadas por meio das curvas universais b versus V. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.