Início

Questões de Concursos Tecnologista Pleno I

Resolva questões de Tecnologista Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q615274 | Informática, Processo ou Ciclo de Compras, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A denominação Unix refere-se a toda uma família de sistemas operacionais, elaborados pelos mais diversos atores do mundo acadêmico e empresarial. Apesar da enorme variedade de versões e distribuições, uma grande quantidade de princípios é relativamente bem preservada na passagem de um sistema da família Unix para outro. Acerca dos comandos e utilitários existentes nos sistemas Unix, bem como dos recursos existentes para implementação de shell scripts que permitem agregar comandos básicos para obtenção de comandos mais elaborados do Unix, julgue os itens a seguir.

O utilitário make é capaz de verificar dependências entre determinado grupo de arquivos e, em função dessas dependências, realizar diversas operações de atualização sobre tais arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

402Q615557 | Informática, Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas de classificação, julgue os itens a seguir.

Classificação é um meio de ordenar uma multiplicidade de conceitos, idéias e informações, organizando-os em classes, isto é, em grupos de coisas que têm algo em comum.

  1. ✂️
  2. ✂️

403Q592324 | Química, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No referente a monitoramento de gases residuais em sistemas de vácuo, julgue os seguintes itens.

O analisador de gases residuais utilizado deve ser sensível a uma pressão parcial de pelo menos 1 × 10-28 mbar (1 × 10-26 Pa) e ser capaz de varrer uma faixa de massa de 1 a 200 unidades de massa atômica (u).

  1. ✂️
  2. ✂️

404Q614644 | Informática, Programação, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A denominação Unix refere-se a toda uma família de sistemas operacionais, elaborados pelos mais diversos atores do mundo acadêmico e empresarial. Apesar da enorme variedade de versões e distribuições, uma grande quantidade de princípios é relativamente bem preservada na passagem de um sistema da família Unix para outro. Acerca dos comandos e utilitários existentes nos sistemas Unix, bem como dos recursos existentes para implementação de shell scripts que permitem agregar comandos básicos para obtenção de comandos mais elaborados do Unix, julgue os itens a seguir.

Os arquivos de texto contendo scripts do bash (bourne again shell) devem começar com uma primeira linha que contenha o texto #!/bin/sh para especificar ao sistema Unix o programa a ser utilizado para executar o script.

  1. ✂️
  2. ✂️

405Q613881 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

As linguagens C e C++ permitem a produção de uma gama de programas bastante abrangente, incluindo desde a programação de elementos de hardware e dispositivos até a expressão de conceitos abstratos em aplicações de tratamento do conhecimento. Acerca dessas linguagens de programação, julgue os itens que se seguem.

A biblioteca padrão de gabaritos (standard template library — STL) da linguagem C++ contém três componentes-chave: contêineres, iteradores e algoritmos.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q615047 | Informática, Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas de classificação, julgue os itens a seguir.

A classificação decimal universal (CDU), elaborada por Paul Otlet e Henri La Fontaine, está dividida em 10 classes principais, cada uma com três dígitos. Nas notações mais longas, coloca-se apenas um ponto após o terceiro dígito.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q614339 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.

A herança leva a um desafio adicional na elaboração de casos de teste para softwares orientados a objetos, pois objetos das subclasses de uma classe podem ser utilizados em contextos diferentes daqueles dos objetos da classe. Assim, além do conjunto de testes porventura existente para a superclasse, para cada novo contexto de utilização, um novo conjunto de testes deve ser elaborado para cada subclasse.

  1. ✂️
  2. ✂️

408Q804594 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes à análise espectral.

O uso de transformadas Z pode permitir a caracterização da resposta de um sistema linear invariante no tempo, quando o sinal de entrada é de energia infinita.

  1. ✂️
  2. ✂️

409Q612301 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento e à recuperação da informação, julgue os itens a seguir.

As linguagens de indexação podem ser de três tipos: controladas (os termos são extraídos de uma lista feita anteriormente), naturais (os termos são extraídos do documento indexado) ou livres (os termos apropriados são atribuídos livremente).

  1. ✂️
  2. ✂️

410Q594510 | Química, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A amostragem é um aspecto essencial na química analítica. Se a amostragem for indevidamente realizada, de nada adianta fazer uma boa análise, pois a amostra não será representativa do lote — o todo analisado. Julgue os itens seguintes, que versam acerca do processo de amostragem.

De acordo com o teorema de Nyquist, se amostras são coletadas a cada 1 h, a freqüência mais alta que se pode monitorar é de 0,5 h–1, ou um ciclo periódico que dura pelo menos 2 h. Um evento cíclico com período inferior a 2 h — ou freqüência superior a 0,5 h!1 — não pode ser monitorado.

  1. ✂️
  2. ✂️

411Q611687 | Informática, Aspecto Gerais, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere às metodologias de tratamento e disseminação da informação, julgue os itens seguintes.

A descrição de conteúdo, ou catalogação, tem como objetivos conhecer o conteúdo de documentos para informar os usuários, auxiliar nas atividades de eliminação ou conservação de documentos, determinar a forma e o nível de tratamento, estabelecer categorias para armazenamento, armazenar os documentos e introduzir referências de documentos nas ferramentas para facilitar a sua recuperação, como os fichários.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q627848 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Considere um módulo A, componente de um programa computacional. Deseja-se que A tenha baixo acoplamento. Nesse caso, espera-se que A

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q612769 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito de linguagens documentárias, julgue os itens seguintes.

Linguagem documentária é um conjunto de termos, provido ou não de regras sintáticas, utilizado para representar conteúdos de documentos técnico-científicos, com fins de classificação ou busca retrospectiva de informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

414Q724161 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Tecnologista Pleno I, Ministério da Ciência, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos característicos do processo de desenvolvimento brasileiro, bem como as políticas de infraestrutura contidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, julgue os itens seguintes.

No âmbito das políticas de infraestrutura, o PPA incorpora um conceito estritamente técnico do tema, definido como reducionista por alguns analistas, pois, centrado no trinômio energia-transporte-telecomunicações, distancia-se de outros elementos que compõem o conjunto de estruturas e atividades básicas da economia, como o saneamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q594116 | Química, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de tecnologia e controle de salas limpas, julgue os itens que se seguem.

Dependendo do nível de limpeza requerido e das condições do ambiente, pode ser necessário utilizar um filtro de ar, que dilui constantemente as partículas já existentes ou emitidas para dentro da sala limpa, ou um sistema de fluxo laminar, capaz de criar uma varredura constante das partículas da sala.

  1. ✂️
  2. ✂️

416Q592500 | Química, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos métodos espectrométricos de análise, julgue os itens seguintes.

Todos os tipos de radiação eletromagnética apresentam o fenômeno da difração.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q612758 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software é o domínio do conhecimento que engloba tecnologias e processos de trabalho que visam a produção sistemática de softwares para atender a requisitos técnicos, com determinados níveis de qualidade e custo. Para tanto, a engenharia de software estuda e define metodologias, técnicas e ferramentas de apoio. Acerca das atividades de engenharia de software e dos meios para realizá-las, julgue os itens a seguir.

O modelo seqüencial linear para o desenvolvimento de software é caracterizado por tratar com flexibilidade as incertezas existentes no início dos projetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

418Q612515 | Informática, Sistemas de Informação, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a SIGs e a banco de dados.

O ARC/INFO foi o primeiro SIG desenvolvido e tinha como finalidade auxiliar o governo do Canadá. Depois de anos, esse sistema de informação geográfica ainda é um dos mais modernos e mais difundidos no mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

419Q610733 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

Há casos em que é útil definir classes para as quais o programador nunca pretende instanciar nenhum objeto. Uma classe desse tipo, denominada classe abstrata, tem o propósito de fornecer uma superclasse da qual outras classes possam herdar interface e(ou) implementação.

  1. ✂️
  2. ✂️

420Q610538 | Informática, Aspecto Gerais, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à segmentação de imagens, julgue os itens subseqüentes.

Segmentar uma imagem consiste em dividi-la em regiões que são constituídas por pixels (elementos da imagem) que possuam algo em comum.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.