Questões de Concursos Tecnologista Pleno I

Resolva questões de Tecnologista Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q611161 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No referente à linguagem de programação FORTRAN 90, tradicional na área de programação científica, julgue os itens subseqüentes.

A instrução que começa com a expressão TYPE X e termina com a expressão END TYPE X, em que X é o tipo de dados referenciado, permite definir tipos derivados a partir dos tipos intrínsecos da linguagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

442Q612449 | Informática, Aspecto Gerais, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à segmentação de imagens, julgue os itens subseqüentes.

A técnica de segmentação de imagens denominada watershed associa cada mínimo local da imagem (quanto à intensidade em níveis de cinza) a um buraco, e a superfície é preenchida progressivamente a partir desses buracos.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q627848 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Considere um módulo A, componente de um programa computacional. Deseja-se que A tenha baixo acoplamento. Nesse caso, espera-se que A

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q792771 | Engenharia Sanitária, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Em observância aos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma empresa resolveu implantar projeto de coleta seletiva e encaminhamento à reciclagem dos resíduos sólidos gerados em seus escritórios. Esses resíduos constituem-se, primordialmente, de papéis, copos descartáveis e resíduos orgânicos do refeitório. Para a eficácia desse projeto, lixeiras de coleta seletiva foram espalhadas por toda a área da empresa, e o conselho responsável pela implantação do projeto iniciou campanha educativa junto aos seus funcionários.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Conforme padrão empregado em coleta seletiva, as lixeiras de cor verde receberão maior quantidade de resíduos na referida empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

445Q790014 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Acerca da proteção de máquinas e equipamentos, julgue os itens seguintes.

O número de dispositivos de acionamento simultâneos exigido para máquinas cuja operação requeira a participação de mais de um trabalhador corresponde ao número de operadores expostos aos perigos decorrentes do acionamento, de modo que seja similar o nível de proteção proporcionado a cada trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

446Q615025 | Informática, Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas de classificação, julgue os itens a seguir.

A diferença fundamental entre a classificação de Dewey e as dos seus predecessores é que estes utilizavam letras maiúsculas, minúsculas e números, enquanto Dewey passou a utilizar só números, que são mais universais do que as letras.

  1. ✂️
  2. ✂️

447Q612301 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento e à recuperação da informação, julgue os itens a seguir.

As linguagens de indexação podem ser de três tipos: controladas (os termos são extraídos de uma lista feita anteriormente), naturais (os termos são extraídos do documento indexado) ou livres (os termos apropriados são atribuídos livremente).

  1. ✂️
  2. ✂️

448Q613140 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software é o domínio do conhecimento que engloba tecnologias e processos de trabalho que visam a produção sistemática de softwares para atender a requisitos técnicos, com determinados níveis de qualidade e custo. Para tanto, a engenharia de software estuda e define metodologias, técnicas e ferramentas de apoio. Acerca das atividades de engenharia de software e dos meios para realizá-las, julgue os itens a seguir.

Por ocorrer em fase inicial do projeto, a análise de requisitos está impossibilitada de tratar dos modos de teste de validação dos requisitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

449Q612924 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito de linguagens documentárias, julgue os itens seguintes.

A estrutura básica de uma linguagem documentária é dada por intermédio das relações hierárquicas, que podem ser genéricas, específicas ou partitivas e que marcam relações de gênero e espécie e relações entre partes de um todo.

  1. ✂️
  2. ✂️

450Q610642 | Informática, Linguagem SQL, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Os bancos de dados têm um papel central no armazenamento, na organização e na exploração da informação, permitindo a integração dessas funções nos sistemas de tratamento da informação. Acerca dos bancos de dados relacionais e objetorelacionais, suas características técnicas, sistemas gerenciadores (SGBDs), funcionalidades de operação, de administração e de construção de aplicações, julgue os itens seguintes.

A aplicação da operação relacional modificar (modify operation) ao valor de uma chave primária de uma tupla é equivalente a apagar (delete) essa tupla e inserir (insert) uma outra em seu lugar.

  1. ✂️
  2. ✂️

451Q611225 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software visa a sistematização de várias metodologias, técnicas e ferramentas de desenvolvimento que levem à construção de softwares de qualidade, respeitando requisitos de custo e prazo. Acerca dos processos de trabalho, métodos e técnicas da engenharia de software, julgue os itens subseqüentes.

A equação de software de Putnam estabelece uma relação linear entre o tempo cronológico para completar um projeto de software e o esforço humano para esse projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

452Q804253 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com referência a levantamentos geofísicos de campo, julgue os itens subseqüentes.

Na coleta de dados magnéticos em um levantamento aéreo, devem ser evitadas áreas próximas às redes de alta tensão, pois estas podem alterar as medidas realizadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

453Q722600 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

As políticas ambientais têm evoluído no Brasil e no mundo, inclusive com a criação de normas e condutas, na busca por soluções para as questões ambientais. Hoje, tanto os cidadãos comuns quanto as organizações passaram a dar mais importância à proteção ao meio ambiente, preocupando-se, por exemplo, com as mudanças climáticas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A proibição do uso de substâncias que destroem a camada de ozônio-SDOs estabelecida pelo Protocolo de Montreal foi suspensa, por ter afetado os setores produtivos de refrigeração, de aparelhos de ar condicionado e de espumas. No entanto, as discussões relativas a esse tema ainda permanecem intensas.

  1. ✂️
  2. ✂️

454Q610733 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

Há casos em que é útil definir classes para as quais o programador nunca pretende instanciar nenhum objeto. Uma classe desse tipo, denominada classe abstrata, tem o propósito de fornecer uma superclasse da qual outras classes possam herdar interface e(ou) implementação.

  1. ✂️
  2. ✂️

455Q804338 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de técnicas de processamento de sinais aleatórios.

Muitas propriedades de sinais aleatórios podem ser representadas a partir de funções de autocorrelação, associadas às transformadas Z e de Fourier.

  1. ✂️
  2. ✂️

456Q788502 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos riscos de acidentes inerentes às atividades laborais, julgue os itens a seguir.

Para a realização de atividades que envolvam riscos de choque elétrico, eletricistas devem utilizar luvas de raspa de couro como equipamento de proteção.

  1. ✂️
  2. ✂️

457Q611663 | Informática, Linguagem SQL, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Os bancos de dados têm um papel central no armazenamento, na organização e na exploração da informação, permitindo a integração dessas funções nos sistemas de tratamento da informação. Acerca dos bancos de dados relacionais e objetorelacionais, suas características técnicas, sistemas gerenciadores (SGBDs), funcionalidades de operação, de administração e de construção de aplicações, julgue os itens seguintes.

Como parte de seu comportamento padrão (default), a linguagem SQL (structured query language) elimina automaticamente as tuplas duplicadas que aparecem nos resultados das consultas.

  1. ✂️
  2. ✂️

458Q804440 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com referência a levantamentos geofísicos de campo, julgue os itens subseqüentes.

A reconstituição de um sinal geofísico amostrado com taxa de amostragem inadequada é um processo nem sempre possível e pode comprometer o uso de um determinado conjunto de dados coletados no campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

459Q612952 | Informática, Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos metadados, julgue os itens a seguir.

Em princípio, o uso de metadados exige do autor do registro conhecimentos do processo documental de catalogação.

  1. ✂️
  2. ✂️

460Q611695 | Informática, Banco de Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca de SIG, banco de dados e equivalência de software.

Em um SGBD relacional, os dados são organizados na forma de uma tabela, em que as linhas correspondem aos atributos e as colunas, aos dados.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.