Início

Questões de Concursos Tecnologista Pleno I

Resolva questões de Tecnologista Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q804444 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos aos elementos magnéticos e às medidas magnéticas.

É correta a apresentação de resultados de medidas de elementos magnéticos por meio de mapas com linhas que representam valores constantes de uma determinada grandeza magnética.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q535061 | Engenharia Civil, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Acerca de execução de obras de construção civil, julgue os itens seguintes.

No controle do concreto por amostragem, são moldados três corpos de prova para cada exemplar da amostra, sendo considerada como resistência do exemplar a média das resistências medidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

483Q786046 | Engenharia Elétrica, Princípios de Ciências dos Materiais, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Considere um trecho de 10 cm de Carbono (grafite), cuja resistividade é: ? = 3 × 10–5 ?·m, com área da secção transversal de 2 mm2. A resistência elétrica desse trecho de Carbono é, em ?,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q615602 | Informática, Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos metadados, julgue os itens a seguir.

O nível de complexidade dos procedimentos de registro do Dublin Core é equivalente ao nível dos procedimentos de registro dos formatos de catalogação bibliográfica, como o MARC 21.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q611106 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito de linguagens documentárias, julgue os itens seguintes.

As linguagens documentárias desempenham importante função na representação da informação documentária, obtida pela análise do texto, cujo objetivo é identificar conteúdos pertinentes, em razão das finalidades do sistema e da representação desses conteúdos, em uma forma sintética, padronizada e unívoca.

  1. ✂️
  2. ✂️

486Q804648 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com referência a levantamentos geofísicos de campo, julgue os itens subseqüentes.

A direção das linhas de vôo em um levantamento aéreo deve levar em conta a direção preferencial das estruturas geológicas encontradas na região estudada.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q613650 | Informática, Banco de Dados, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a SIGs e a banco de dados.

Um SIG relacional tem grande robustez e estabilidade graças à estabilidade do banco de dados relacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q614370 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento e à recuperação da informação, julgue os itens a seguir.

Linguagem de condensação é formada por termos ou códigos que podem ser usados como pontos de acesso em um índice.

  1. ✂️
  2. ✂️

489Q804388 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes à análise espectral.

A representação espectral em termos de médias permite a descrição de relações em um sistema linear invariante no tempo, quando a entrada do sistema é um sinal com energia infinita.

  1. ✂️
  2. ✂️

490Q612548 | Informática, Programação, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A construção de sistemas de informação na atualidade vem sendo influenciada pelo grande sucesso das arquiteturas de sistemas de informação ligadas à Internet, onde há sistemas cliente-servidor em 2 e 3 camadas (3-tier), além de várias outras formas de sistemas distribuídos. No que se refere aos elementos que compõem tais arquiteturas de sistemas de informação, julgue os itens seguintes.

Considerando um sistema cliente-servidor que relaciona um navegador (browser) e um servidor de aplicações implementado em linguagem Java, com páginas JSP (Java server pages), o servidor, antes de enviar dados para o cliente, compila, se necessário, as classes Java, processa as informações e, a seguir, envia os resultados ao cliente.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q610861 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

As linguagens C e C++ permitem a produção de uma gama de programas bastante abrangente, incluindo desde a programação de elementos de hardware e dispositivos até a expressão de conceitos abstratos em aplicações de tratamento do conhecimento. Acerca dessas linguagens de programação, julgue os itens que se seguem.

As linguagens C e C++ dispõem do operador unário sizeof para determinar o tamanho, em bytes, de qualquer tipo de dado durante a execução do programa.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q804724 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a instrumentos magnéticos, observatórios magnéticos e campos induzidos no interior da Terra, julgue os itens que se seguem.

A existência de uma camada metálica no núcleo externo da Terra, com comportamento fluido, é um dos fundamentos da teoria do dínamo, que explica o campo magnético induzido no interior da Terra.

  1. ✂️
  2. ✂️

493Q614049 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A análise estruturada foi, durante um longo período, o principal arcabouço metodológico para o desenvolvimento de software. Acerca das atividades, dos processos de trabalho e das representações gráficas e textuais dessa metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação, julgue os itens a seguir.

Um diagrama de fluxo de dados de nível 0 deve descrever o sistema com um pequeno grupo de transformações, usualmente de 3 a 5 bolas (bubbles).

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q615344 | Informática, CMMI e MPS BR, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software é o domínio do conhecimento que engloba tecnologias e processos de trabalho que visam a produção sistemática de softwares para atender a requisitos técnicos, com determinados níveis de qualidade e custo. Para tanto, a engenharia de software estuda e define metodologias, técnicas e ferramentas de apoio. Acerca das atividades de engenharia de software e dos meios para realizá-las, julgue os itens a seguir.

A gerência da configuração de software é uma das capacidades que uma organização deve apresentar para ser considerada como do nível de maturidade 2 do modelo CMM (capability maturity model).

  1. ✂️
  2. ✂️

495Q615179 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A análise estruturada foi, durante um longo período, o principal arcabouço metodológico para o desenvolvimento de software. Acerca das atividades, dos processos de trabalho e das representações gráficas e textuais dessa metodologia de desenvolvimento de sistemas de informação, julgue os itens a seguir.

Em um modelo entidade-relacionamento, um relacionamento entre duas entidades é sempre bidirecional.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q804395 | Geologia, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos aos elementos magnéticos e às medidas magnéticas.

As medidas diretas do campo magnético da Terra são expressas usualmente em nanotesla.

  1. ✂️
  2. ✂️

497Q614357 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.

O padrão de projeto factory method tem o objetivo de organizar a criação de objetos quando o processo de criação envolve um conjunto de passos seqüenciais, cada um destinado a montar uma parte do objeto, que, em seguida, é incorporada às partes já existentes no objeto, em um processo similar a uma linha de montagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q614037 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software é o domínio do conhecimento que engloba tecnologias e processos de trabalho que visam a produção sistemática de softwares para atender a requisitos técnicos, com determinados níveis de qualidade e custo. Para tanto, a engenharia de software estuda e define metodologias, técnicas e ferramentas de apoio. Acerca das atividades de engenharia de software e dos meios para realizá-las, julgue os itens a seguir.

A métrica DRE (defect removal efficiency) fornece uma medição da habilidade de remoção de defeitos específica das atividades de teste unitário e de integração em um desenvolvimento de software.

  1. ✂️
  2. ✂️

499Q611708 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.

Diagramas de casos de uso são usados para identificar e modelar os requisitos funcionais de um sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q610327 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Quando um método de superclasse é sobrescrito em uma subclasse, a versão da subclasse fica impossibilitada de chamar a versão da superclasse.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.