Início

Questões de Concursos Tecnologista Pleno I

Resolva questões de Tecnologista Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q543532 | Probabilidade e Estatística, Variáveis Aleatórios, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com relação a variáveis aleatórias, julgue os itens subsequentes.

Considere uma variável quantitativa X com amplitude igual a 12 e valor máximo igual a 15. Nessa situação, X terá o valor mínimo igual a 2 e média igual a 9.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q748857 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

O coeficiente de arrasto induzido é uma função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q612250 | Informática, Tomada de Decisão, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento e à recuperação da informação, julgue os itens a seguir.

Entre os tipos de estratégias de busca, a busca rápida emprega o operador booleano E para recuperar apenas alguns registros, enquanto a estratégia das frações sucessivas usa os operadores booleanos E e NÃO para aumentar um conjunto grande de registros selecionados.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q748841 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

De forma simplificada, a fuselagem de uma dada aeronave pode ser definida como um vaso de pressão cilíndrico de parede fina. Calcule a maior tensão de cisalhamento no plano de um painel de revestimento de fuselagem, com 1 mm de espessura, devido somente à pressurização. Considere que a fuselagem em voo possui um diâmetro igual a 3,4 m e está sob uma pressão interna de 0,12 MPa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q807529 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Tecnologista Pleno I, Ministério da Ciência, CESPE CEBRASPE

Acerca dos programas governamentais mais recentes de estímulo à inovação no Brasil, julgue os próximos itens.

O programa INOVAR, criado em 2000, visa estimular a inovação em micro e pequenas empresas que tenham interesse em participar de programas de investimento, com participação no risco.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q622235 | Informática, Filosofia do SGBD, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

A função principal de um módulo otimizador, presente em diversos sistemas gerenciadores de bancos de dados, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q782143 | Engenharia de Telecomunicações, Internet, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a SIGs e a banco de dados.

A disponibilização de informações geográficas na Internet é essencial para a melhoria do ensino de Geografia. O sítio da National Geographic Society é um exemplo disso.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q611397 | Informática, Linguagens, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No referente à linguagem de programação FORTRAN 90, tradicional na área de programação científica, julgue os itens subseqüentes.

Em função da sintaxe particular das instruções FORTRAN 90, os compiladores dessa linguagem ficam impossibilitados, ainda que com a ajuda de variáveis temporárias, de eliminar subexpressões que aparecem mais de uma vez em uma mesma expressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q541565 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Em determinado local, há 20 pessoas que devem ser distribuídas em duas salas, A e B. Inicialmente, algumas pessoas são colocadas na sala A e o restante na sala B. Em seguida, uma pessoa entre as 20 existentes é selecionada ao acaso. Se a pessoa sorteada estiver na sala A, então ela é removida para a sala B. Caso a pessoa sorteada esteja na sala B, ela será removida para a sala A. Esse procedimento é repetido infinitamente e os sorteios entre as repetições são independentes.

Em face da situação hipotética acima e considerando que Xt seja a variável aleatória que representa o número de pessoas na sala A logo após o sorteio t, julgue os itens a seguir, acerca de processos estocásticos.

Se, imediatamente antes do sorteio t, houver 5 pessoas na sala A, a probabilidade de haver 6 pessoas na sala A, logo após esse sorteio, será maior que 0,70.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q739859 | Economia, Inflação, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Devido aos riscos de aumentos inflacionários, o governo brasileiro tem utilizado políticas monetárias e fiscais contracionistas para enfrentar os efeitos dessa crise.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q785726 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos riscos de acidentes inerentes às atividades laborais, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um empregado da seção de pintura a pistola com ar comprimido recebeu treinamento geral sobre a empresa e treinamento específico sobre a prevenção de acidentes. Depois de quatro meses atuando no setor, ao retirar os óculos de proteção que o incomodavam, jatos de tinta atingiram seus olhos.

Nessa situação, não se considera acidente de trabalho o acidente sofrido pelo empregado.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q640483 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Considere o modelo espiral de ciclo de vida de software no qual as fases sejam:

1. Modelagem, 2. Implantação, 3. Comunicação, 4. Planejamento, 5. Construção A ordem cronológica recomendada para a execução dessas 5 fases é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q721699 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Tecnologista Pleno I, Ministério da Ciência, CESPE CEBRASPE

As políticas ambientais têm evoluído no Brasil e no mundo, inclusive com a criação de normas e condutas, na busca por soluções para as questões ambientais. Hoje, tanto os cidadãos comuns quanto as organizações passaram a dar mais importância à proteção ao meio ambiente, preocupando-se, por exemplo, com as mudanças climáticas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O dióxido de carbono produzido pelo uso de combustível fóssil e o metano, o óxido nitroso e os fluorados liberados em diversas atividades produtivas são apontados como responsáveis por grande parte do desequilíbrio ambiental observado no planeta.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q633373 | Informática, Relacionamentos, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Na modelagem de bancos de dados relacionais há o conceito de especialização total, que impõe que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q541578 | Probabilidade e Estatística, Outros, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Em determinado local, há 20 pessoas que devem ser distribuídas em duas salas, A e B. Inicialmente, algumas pessoas são colocadas na sala A e o restante na sala B. Em seguida, uma pessoa entre as 20 existentes é selecionada ao acaso. Se a pessoa sorteada estiver na sala A, então ela é removida para a sala B. Caso a pessoa sorteada esteja na sala B, ela será removida para a sala A. Esse procedimento é repetido infinitamente e os sorteios entre as repetições são independentes.

Em face da situação hipotética acima e considerando que Xt seja a variável aleatória que representa o número de pessoas na sala A logo após o sorteio t, julgue os itens a seguir, acerca de processos estocásticos.

A seqüência das variáveis aleatórias X1, X2, ..., Xt, ... é uma cadeia de Markov.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q546708 | Física, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

A temperatura efetiva e a temperatura operativa estão entre os índices ambientais usados na avaliação do conforto térmico propiciado por um espaço ocupado. Acerca desses dois índices, julgue os itens subsequentes.

A temperatura operativa é medida diretamente por um termômetro de bulbo seco, quando o ambiente se encontra em condições normais de uso, isto é, com sua ocupação plena, iluminação artificial acionada, portas e janelas fechadas e vazão de ar externo de renovação ajustada ao valor recomendado.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q550194 | Informática, Internet, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Quanto às bibliotecas digitais, julgue os itens seguintes.

Os formatos PDF e Dublin Core, a linguagem HTML e os protocolos Z39.50 e FTP são padrões usados nas bibliotecas digitais.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q642824 | Informática, Linux ou Unix, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Em computador com o sistema operacional Linux, deseja-se copiar o conteúdo do diretório arquivos e de todos os seus subdiretórios para um novo diretório denominado novos. O comando utilizado para realizar a cópia é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q484690 | Geografia, Meteorologia, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Em relação a poluição atmosférica e camada de ozônio, julgue os próximos itens.

A camada de ozônio é a camada da atmosfera que se encontra entre 10 km e 50 km, estando a concentração máxima de ozônio situada, geralmente, na faixa de 20 km a 25 km.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q781680 | Engenharia de Telecomunicações, Internet, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes a SIG e tecnologias de dados geográficos na Web.

Atualmente, existem esforços na padronização para transferência de informações geográficas entre aplicativos diferentes. Exemplo disso é o trabalho do Open GIS Consortium.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.