Questões de Concursos: Tecnologista em Propriedade Industrial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Tecnologista em Propriedade Industrial. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q640032 | Informática, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a materiais magnéticos e a fenômenos envolvidos em processos e magnetização. Em um material não magnético, a permeabilidade magnética é muito maior que 1.

52 Q641054 | Informática, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas digitais. A família TTL (transistor-transistor logic) utiliza transistores bipolares em sua construção, ao passo que a família CMOS (complementary-MOS) adota transistores MOSFET (metal-oxide-semiconductor field effect transistor). Uma das vantagens da família CMOS é a baixa dissipação de potência, se comparada com outras famílias.

54 Q821375 | Legislação Federal, Lei 9279 1996, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas que regem a proteção da propriedade intelectual de programas de computador, julgue os itens seguintes. Em caso de concessão de licença de uso de programa de computador, ao licenciado é permitida a reprodução do programa como instrumento de salvaguarda, não lhe sendo permitido, entretanto, utilizar a versão reproduzida, concomitantemente com a original, em outra máquina, ainda que esta lhe pertença.

55 Q457363 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Quanto aos direitos sobre a marca, julgue os itens que se seguem. Os fabricantes de acessórios de determinada marca podem referir-se a ela para indicarem a destinação dos seus produtos, independentemente de autorização do titular da marca, estando condicionados a observarem a lealdade de concorrência.

56 Q629922 | Informática, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Existem diversos tipos de padrões de medição, os quais são classificados em função do tipo de aplicação, como internacional e nacional; primário e secundário; referência e transferência. Com relação a esses padrões, julgue os itens seguintes. A unidade de tempo é definida atualmente seguindo-se o padrão material, embora, até o final do século XX, essa definição fosse feita com base no padrão de receita.

57 Q822858 | Legislação Federal, Lei 9279 1996, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da propriedade industrial e do direito autoral. Enquanto a apresentação para registro de uma ideia contida em uma patente já registrada infringe direito industrial, a utilização em obra literária de ideia aventada em uma obra literária anteriormente publicada não viola direito autoral se não contiver cópia de trechos.

59 Q340190 | Raciocínio Lógico, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

As proposições A, B e C listadas a seguir constituem as premissas de um argumento:

A: Se a proteção de inventores é estabelecida atribuindo-lhes o monopólio da exploração comercial da invenção por um período limitado de tempo, então o direito de requerer uma patente de invenção contribui para o progresso da ciência.

B: Se o direito de requerer uma patente de invenção é utilizado tão somente para prorrogar o monopólio de produtos meramente “maquiados”, aos quais nada efetivamente foi agregado, então esse direito não só não contribui para o progresso da ciência como também prejudica o mercado.

C: O direito de requerer uma patente de invenção, ou contribui para o progresso da ciência, ou prejudica o mercado, mas não ambos. Tendo como referência essas premissas, em cada item de 101 a 105 é apresentada uma conclusão para o argumento.

Julgue se a conclusão faz que a argumentação seja uma argumentação válida.

O direito de requerer uma patente de invenção estabelece a proteção de inventores atribuindo-lhes o monopólio da exploração comercial da invenção por um período limitado de tempo, mas é utilizado tão somente para prorrogar o monopólio de produtos meramente “maquiados”, aos quais nada efetivamente foi agregado.

60 Q819945 | Legislação Federal, Lei 9279 1996, Tecnologista em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

A respeito dos procedimentos do registro de marcas, julgue os itens de 86 a 90. A análise de oposição feita a pedido de registro de marca fundamentada em suposta imitação tem como requisito a comprovação imediata, no momento de protocolização da oposição, do registro já existente da marca.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.