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Questões de Concursos Telefonista

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161Q952552 | Atendimento ao Público, Conceito de Comunicação, Telefonista, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre conceitos básicos de telefonia, analise as perguntas abaixo:

O que é DDD? Qual é o DDD de Tangará da Serra? Para fazer ligações locais, é preciso utilizar o DDD?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.

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162Q953334 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A identificação e o registro de chamadas são práticas essenciais para manter a organização no atendimento telefônico, especialmente em ambientes de alta demanda. Essas práticas ajudam a registrar informações importantes e a garantir que os atendimentos sejam rastreáveis e possam ser referenciados posteriormente.

Com base nas práticas de identificação e registro de chamadas, assinale a alternativa CORRETA sobre a implementação dessas práticas no atendimento telefônico.
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163Q953337 | Secretariado, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A comunicação eficaz é essencial para a manutenção de boas relações tanto com clientes internos quanto externos. No ambiente de trabalho, saber como transmitir informações de forma clara, precisa e respeitosa é fundamental para a colaboração e a satisfação geral.

Assinale a alternativa CORRETA sobre práticas de comunicação eficaz com clientes internos e externos.
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164Q953341 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A anotação e a transmissão de recados com precisão são tarefas essenciais para a continuidade do fluxo de comunicação em uma organização. A precisão nas anotações evita mal-entendidos e falhas na transmissão de informações importantes.
Analise as assertivas a seguir sobre a anotação e transmissão de recados e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. A anotação de recados deve ser feita de forma rápida, sem muita preocupação com detalhes, para garantir que a mensagem seja transmitida o mais rápido possível.
II. A transmissão de recados deve ser feita sem alteração de seu conteúdo, mantendo a clareza das informações e transmitindo-as com fidelidade ao que foi anotado.
III. Recados anotados de maneira superficial, sem a verificação do conteúdo, podem ser enviados para o destinatário, desde que a comunicação seja feita dentro de um tempo razoável.
IV. É recomendável que a anotação de recados seja feita de forma clara e completa, incluindo o nome do remetente, o horário, a mensagem e qualquer outra informação relevante que ajude na compreensão do recado.
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167Q890541 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Aconteceu em 2023 a sétima edição do evento que reúne milhares de mulheres do campo, da floresta, das águas e cidades na capital federal, na Esplanada dos Ministérios, com o tema “Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver”. A ação busca a garantia de direitos, demarcação territorial, reconhecimento, valorização e fortalecimento da agricultura familiar e dos territórios como espaço de vida, autonomia dos povos indígenas e das comunidades tradicionais e pelo fim às desigualdades de gênero, classe e étnico-raciais. O evento é chamado de:
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169Q890547 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O Brasil vive em uma Democracia e os cidadãos manifestam sua vontade política em todas as decisões, pelo poder do voto direto. No final do ano de 2024, os brasileiros irão às urnas para eleger
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170Q953329 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

No cargo de telefonista, a correta recepção e transmissão de mensagens são atividades que exigem atenção aos detalhes e organização. O telefonista deve garantir que as mensagens sejam passadas de maneira precisa e eficiente, sem omissões ou distorções.

Assinale a alternativa CORRETA sobre como o telefonista deve proceder ao receber e transmitir mensagens no serviço público.
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171Q953330 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A comunicação eficaz no atendimento telefônico vai além das palavras. Técnicas de comunicação verbal e não verbal são essenciais para garantir que o telefonista consiga transmitir informações de maneira clara e, ao mesmo tempo, captar as emoções e intenções do interlocutor.

Assinale a alternativa CORRETA sobre como o telefonista deve se comportar durante um atendimento telefônico.
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172Q890545 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Telefonista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

“A expressão musical-coreográfica-poética e festiva, que ocorre no litoral norte do estado do Paraná e litoral sul do Estado de São Paulo, possui um conjunto de práticas que envolvem trabalho, divertimento, religiosidade, música e dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres; classifica-se em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados. Está presente em casamentos e batismos, festas de santos padroeiros e aniversários, e nas alianças de ajuda mútua. O ___________ é considerado um Patrimônio Cultural Imaterial desde novembro de 2012.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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173Q953328 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O atendimento telefônico no serviço público exige que o telefonista adote práticas que garantam a eficiência na comunicação, além de refletir a postura ética e acolhedora que se espera de um servidor público. A clareza, cordialidade e empatia são essenciais para promover uma boa experiência ao cidadão e assegurar a efetividade do atendimento.

Assinale a alternativa CORRETA sobre o atendimento telefônico no serviço público.
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174Q953333 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

No atendimento telefônico, a transferência e o redirecionamento de chamadas são funções fundamentais para garantir que o cliente seja atendido pela pessoa ou departamento correto. No entanto, a execução dessas funções exige cuidados para não comprometer a experiência do cliente.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as boas práticas em um ambiente de atendimento telefônico.
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175Q953340 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O uso de sistemas informatizados para o registro de chamadas tem se tornado essencial para otimizar o atendimento e melhorar a gestão de dados no ambiente corporativo. Esses sistemas permitem uma organização eficiente e o armazenamento de informações detalhadas sobre cada interação.

Assinale a alternativa CORRETA sobre o uso de sistemas informatizados para registro de chamadas.
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176Q1034960 | Atendimento ao Público, Qualidade no Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação ao linguajar adotado no atendimento ao cliente, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A utilização de termos eruditos e em desuso é um diferencial desejado, pois demonstra o nível de cultura elevado do atendente.
( ) O uso de termos como “querida”, “filha”, apesar de serem informais, são recomendados para gerar empatia na conversa.
( ) Todas as sílabas das palavras devem ser pronunciadas em tom uniforme, para evitar mal interpretação por parte do ouvinte.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
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177Q1034962 | Atendimento ao Público, Qualidade no Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione as maneiras como um atendente deve tratar os clientes às respectivas definições.

1. Cortesia

2. Flexibilidade

3. Presteza

( ) manifestação de respeito ao usuário e de cordialidade.

( ) demonstração do desejo de servir, valorizando prontamente a solicitação do usuário.

( ) capacidade de lidar com situações não-previstas.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

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178Q953331 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

No atendimento telefônico, é comum que surjam situações de conflito ou insatisfação por parte do cliente. A capacidade de gerir esses conflitos de maneira eficaz é crucial para resolver o problema de forma satisfatória e manter a imagem da instituição positiva.

Assinale a alternativa CORRETA sobre como o telefonista deve agir em situações de conflito.
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179Q953332 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O PABX (Private Automatic Branch Exchange) é um sistema de telefonia que permite a gestão interna de chamadas dentro de uma organização. A configuração e operação adequadas do sistema garantem uma comunicação eficiente, além de otimizar o uso de recursos.

Considerando o funcionamento básico de um sistema PABX, assinale a alternativa CORRETA sobre a sua configuração e operação.
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180Q953335 | Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O controle e o gerenciamento das linhas telefônicas são essenciais para garantir que o sistema de telefonia da organização funcione de forma eficiente e sem sobrecarregar os atendentes. Em ambientes com alto volume de chamadas, é fundamental gerenciar as linhas de forma a evitar congestionamentos e melhorar a experiência do usuário.

Com base nas práticas de controle e gerenciamento de linhas telefônicas, assinale a alternativa CORRETA sobre a gestão dessas linhas.
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